Sukhoi conclui produção de caças-bombardeiros Su-34 para a Rússia
A empresa Sukhoi (parte da PJSC UAC da Corporação Estatal Rostec) concluiu a implementação de outro contrato de longo prazo para o fornecimento de um lote de caças-bombardeiros Su-34 ao Ministério da Defesa da Rússia.
Na Fábrica de Aviação de Novosibirsk V.P. Chkalov (NAZ nomeado após V.P. Chkalov) –uma filial da PJSC “Company Sukhoi” fabricou e testou a última máquina do lote final.
“Nós fabricamos cerca de 100 aviões desse tipo no interesse do departamento militar sob um contrato de longo prazo”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da PJSC UAC, Diretor Geral da Sukhoi Company. “Este ano tornou-se importante para nós no sentido de garantir a encomenda de defesa do Estado. Concluímos o cumprimento de nossas obrigações com o Ministério da Defesa sob grandes contratos de longo prazo para o fornecimento de novos equipamentos modernos de aviação.
“Paralelamente, começamos a implementar novos contratos firmados no âmbito do Fórum do Exército, o que nos permitiu continuar nossos empreendimentos e dar trabalho aos nossos funcionários em várias regiões do país.”
A fábrica de Novosibirsk da Sukhoi Company é hoje uma das maiores empresas de construção de aeronaves no circuito UAC. A produção de aeronaves Su-34 e suas versões com capacidades de combate aprimoradas fornecem à planta uma carga estável para o futuro.
A aeronave Su-34 possui alto desempenho de voo, eficácia de combate e capacidade de manobra. O design e a ergonomia de seu cockpit possibilitam a realização de longos voos. A aeronave Su-34 é projetada para destruir alvos terrestres, aéreos e de superfície a qualquer hora do dia e em quaisquer condições meteorológicas.
As principais características do Su-34 são maior capacidade de sobrevivência em combate, sendo equipado com um sistema de reabastecimento em voo e um sistema de controle de armas aprimorado.
FONTE: United Aircraft Corporation
Pode até não ser o melhor caça do mundo, mas pra mim é o mais bonito.
Samuel eu ia dizer o mesmo. Pra mim o mais bonito.
Na verdade é caça-bombardeiro…
Rapaz, acho que você não conhece muitos jatos/caças, não, hein kkkkk… Ou só tem um gosto ruim e ou muito diferente mesmo. Negócio feio da preula que é esse caça! kkkkkkkkk
Mensagens dizendo que o Brasil deveria comprar um lote desse avião em 3, 2, 1…
Kkkk…
Mesagens dizendo que o F-39 cumpre a mesma função, tornando redundante a compra o Su-34 em 3,2,1…
Demorou um pouco mas já tem um dizendo…hahhah
Daqui a pouco aparecem mais.
RCS equivalente a um 737… Mas é uma baita maquina de guerra. Comparado com os nossos A-4, melhor nem comentar…
Usar um 737 para comparar o RCS já é sacagem! Aliás, caças modernos como esse são dotados de sistemas de guerra eletrônicos, diminuindo consideravelmente o engajamento por SAMs ou outras aeronaves.
Caça lindo, mas o bocal de ar lembra um f15, me parece ultrapassado.
Mas é com isso que se ganha guerra,
Força bruta!
Sim, na época do império Romano.
Nem lá.
Alguém poderia me explicar qual ou quais as vantagens de se bombardear alvos em terra, voando com teto de vôo baixo, ficando exposto à defesas de ponto?
Amigo diz qual a chances das defesas anti aérea acertar?
Vamos ver um exército como o do Brasil.
Não tem defesa anti aérea.
Após definida a superioridade aérea derrubado todos os F5 você pode usar um mostro deste para varrer os alvos prioritário.
E em último caso poderá bater de frente contra alguma aeronave imprevista. Vai que um. Super tucano decolou
Na guerra do Golfo muito Tornado foi abatido por fogo advindo de armas de pequeno calibre. Nao é tão facil assim a coisa.
Pequeno calibre para mim é 38
Específica aí por favor
Qualquer coisa abaixo de .50
Qualquer coisa abaixo de .50 abateu muito Tornado voando baixo !!! Ai, ao acordar de um sono profundo e repousante…..
Sem querer dar pitaco na conversa de vocês, mas já dando, em termos de AA moderna, pequeno calibre vai até 20 mm, o que inclui a .50 e a 14,5 mm . Médio calibre vai até 40 mm, passando pelo 23 mm, 25 mm, 27 mm, 30 mm, 35 mm. E grosso calibre é acima de 40 mm. Só tem o 76 mm italiano como exemplo.
Bosco agradeço a participação, porém eu duvido da eficiência de armas de tubo. Para anti aérea.
O Wagner falou que vários tornados foram abatido eu acho isso impossível.
Renan,
Na Guerra do Golfo vários Tornados foram abatidos pela AA sim, mas até onde eu sei, por canhões. Os tornados britânicos adotaram um dispersor cativo de submunições denominado JP233 que foi feito para neutralizar pistas de decolagem mas que obrigavam o caça a voar baixo e nivelado e sobrevoar os alvos, no caso, as pistas. Essa tática se mostrou meio que suicida com vários Tornados abatidos pela AA que defendiam as pistas.
Hoje, armas antipista que obrigam o sobrevoo do alvo são obsoletas.
Tornado é um avião caro e ultrapassado nunca cumpriu bem as funções
Na Síria por exemplo, a VKS realiza esse tipo de sortida para aumentar a precisão das “bombas burras”, já que as planadoras de precisão tem um elevado custo. Se não me engano, 19 aeronaves foram perdidas nessa empreitada desde de 2014.
Não foram 19 aeronaves perdidas. Nenhum Su-34 foi abatido. Foram derrubados por MANPADS 1 Su-25; 1 Mi-8 versão SAR que aterrissou em emergência e foi abandonado; e o Su-24 por um F-16 turco. O resto foram perdas por atrito normal.
Não é preciso destruir os F-5 antes, os Su-34 são multimissao e possuem mísseis BVR e radar com mais de 250 km de alcance.
Eles varrem os F-5 dos céus ao mesmo tempo que bombardeiam os alvos em terra.
Para atacar alvos no solo os aviões procuram estabelecer rotas circundando e evitando a artilharia antiaérea. Se não for impossível evitá-las, são criadas missões para destruir a artilharia antiaérea (SEAD) com antecedência, de preferência com armamento de longo alcance (stand-off).
Voce reduz o tempo de exposicao ao radares baseados em terra por conta da curvatura do planeta (expliquem essa terraplanistas); reduz o tempo de reação da AAA de ponto; o uso de obstaculos no terreno tambem ajuda a esquivar de deteccao aerotransportada. Claro, é perigoso. Uma rajada disparada de arma de pequeno calibre, se bem colocada, pode ser fatal. Mas é guerra, meu caro, gente vai morrer.
Pra uma ‘arma de pequeno calibre’ acertar um avião, ele precisa passar a menos de 50 metros de altura do solo. Agora se você estiver falando de fuzis, talvez há uns 800 metros de altura seja possível acertar o jato. Mais fácil acertar a Mega Sena…
Seu desconhecimento sobre armas de fogo é notório. Uma rajada de 5,56 mm pode derrubar um helicóptero, assim como uma rajada de 7,62 mm pode sim derrubar um avião. São armas de pequeno calibre (diâmetro do projétil), no caso .22 e . 30 respectivamente. Sim, são calibres menores (diâmetros do projétil) que um projétil de .38 ou de uma pistola .40… O que muda é a energia do projétil, que no caso dos fuzis é substancialmente maior que os de revolveres e pistolas. Agora, quer saber quantas aeronaves foram derrubadas por tiros de fuzil desde a guerra do Vietnã? Pesquise!… Read more »
Pergunta para os rebeldes sírios, eles sabem muito bem quais foram as vantagens que a RUAF teve ao utilizar esse caça contra eles
Na verdade, o vôo a baixa altitude, serve para sumir do radar de superficie do inimigo ate chegar próxo ao alvo, coisa de 30km. Ai você sobe rápido, lança suas bombas guiadas por satelite e sai em vôo super-sônico e o inimigo que se vire com aa bombas.
Tambem, pode-se lançar misseis a distâncias maiores.
Obs. Nem todo mundo, tem avião de alerta antecipado.
Vinicius, Há basicamente 3 modos de penetração em espaço aéreo contestado. 1- a baixa altitude; 2- em média altitude usando ECM maciça; 3- em média/grande altitude usando stealths. A penetração a baixa altitude ainda é válida por contar com as irregularidades do terreno que permite ao atacante se esconder dos radares, o que dependendo da região possibilita uma aproximação bem reduzida dos alvos visados. É usado principalmente contra um inimigo que não tenha aviões radares. A penetração é feito a baixa altitude mas isso não quer dizer que o ataque se dará a baixa altitude em voo nivelado sobrevoando o… Read more »
Aeronave impressionante! Agora, curiosa a tradição russa em pintar os paineis de instrumentos de um azul esverdeado!
Essa cor dá uma sensação de “tranquilidade” aos pilotos. Ou, pelo menos, é isso o que a “psicologia das cores” diz…
Interessante!
Hahahaha sim, painel de pintado de azul ovo de pato ou verde esmeralda, piloto com luva de couro preta, e cubo da roda pintado de verde. Padrão russo. Kkkk só zoando, é um baita avião.
Kkkkkk desde sempre essas cores
Não se esqueça do “ventiladorzinho de cabine” que quase toda aeronave russa possui. Rsss
Quem pode pode, quem não pode apenas olha.
E parece que os russos estão começando a implantar uma nova doutrina.
A utilização de drones para caçar aviões inimigos.
Eles estão para brincadeiras.
https://militarywatchmagazine.com/article/russia-s-new-stealth-drone-built-to-hunt-enemy-aircraft-okhotnik-tests-air-to-air-combat-performance
Não gosto de olhar para esse caça.
Porque me faz gostar de equipamentos construídos na cortina de ferro.
Pensei que a cortina de ferro tivesse caído junto com o muro de Berlin e o fim da União Soviética.
Sempre que vejo este avião penso se a versão naval poderia ser uma boa alternativa a um porta aviões na missão da defesa de nossa costa. Digo pelo alcance do mesmo e sendo armado com misseis anti-navios.
Newton meu caro: defendo a transferencia da Patrulha Marítima para a MB e a adoção por parte da FAB de um vetor com estas caracteristicas, poderia ser até um Gripen adaptado para guerra anti-superficie, para complementar a capacidade de defesa da Amazônia Azul. Se que o pessoal vai dar umas pedradas no comentário, quem ler é claro…kkkkk, mas um vetor desse estilo para o 7º GAv, com capacidade anti-navio não ficaria nada mal… Além disso, penso que a FAB poderia criar um núcleo com capacidade de interceptação/superioridade aérea(a ser alocado no 1º GDA) baseada em um vetor biturbina para contrabalancear… Read more »
Vocé augere que as missoes realizadas pelo P-3AM passassem a ser realizafos por Su-34??
“Sempre que vejo este avião penso se a versão naval poderia ser uma boa alternativa a um porta aviões na missão da defesa de nossa costa”
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A Aviação Naval Russa não usa o Su-34…
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Essas aeronaves nasceram para substituir os Su-24 e é isso. Até o cockpit é basicamente um Su-24 enxertado em um Su-27, para facilitar as questões doutrinárias e etc.
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“Digo pelo alcance do mesmo e sendo armado com misseis anti-navios”
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O alcance dele é comparável ao do Gripen E, que também pode levar AShM…
Obrigado pelas considerações. Você falou que não existe uma versão para ataque naval. Uma pena.
Existe a capacidade de levar mísseis antinavio no Su-34 e consequentemente, existe capacidade de realizar ataque naval…
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A questão é que, a Aviação Naval dos russos usa Su-24 até hoje e quando foi comprar uma aeronave nova, foi de Su-30 que é multimissão e pode executar a missão que vocês tanto insistem em inserir o Su-34 no Brasil, além de outras.
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Quem tem poucos recursos, deve focar em meios MULTIMISSÃO.
Nesse caso, em substituição aos porta aviões.
Acredito que a carga e o alcance são enormes, não?
Tai, a cabine dele é muito bonita, sumiram com o festival de relogios analógicos!!!!!
Lembro de uma revista Asas na década de 2000 que trazia uma matéria com este caça… até hoje muito conhecido por possuir ‘banheiro’ e uma galley.
É só deixar no autopilot e um piloto faz o número 2 enquanto o copiloto esquenta uma lasanha. Show
Show demais!!! Creio que os pilotos desse modelo devam tirar uma onda dos colegas que voam outros tipos. E da ate pra levar a vodkazinha! Kkkkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=j7mCdPXvUFM
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Aos 6:40 tu vê a tal “cozinha”. E em seguida, tu vê o tal “banheiro”.
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A Revista Asa escreveu baboseira baseado em tradução meia boca.
Mesmo a galley sendo uma garrafa de moscow mule, e o banheiro sendo um papagaio, eu vou continuar tranquilamente exercendo meu direito adolescente de acreditar num caça-kitnet.
Conferi lá Mestre Bardini…. Bom, mas pelo menos o cara pode dizer que poderia levantar numa emergência kkkkkkk.
Aleluia!! Talvez vendo, eles parem com essa bobagem de banheiro e galley!!
É um excelente avião, mas é tão feio que chega até ser bonito.
Uma poderosa e letal plataforma aérea. Que podendo usar todos os tipos de mísseis modernos. Pode mostar o inferno para os inimigos.
Meu sonho para a aviação naval da MB
É o mais belo avião de combate!
Gosto é gosto……e respeito. Eu acho muito bonita a familia Flanker….mas, com essa seção frontal da fuselagem e aquele nariz, conseguiram destruir a beleza das linhas dos Flankers.
“E conta até com um pequeno toilet e uma mini galley.”
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Pleno final de 2020 e essa mentira ainda não morreu. PQP…
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Tá aí o “toilet” do tal do Su-34:
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Só abrir e dale dentro da garrafa…
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E sabe o que é cozinha???
Duas térmicas pra levar um cafézinho…
Bardini strikes again!! kkkk
Podem não… exageram demais!
Sempre tem um zé que vem com um papinho torto de que dá pra fazer um piquenique dentro do Su-34. Que o Su-34 isso, que aquilo, que é o foderoso que tem 4.000 km de de alcance, imaginando que isso é “raio de combate” e etc… muita coisa pra lá de furada.
12 destes com 2 Brahmos cada e eu quero ver Biden tomar a Amazônia com aquelas banheiras flutuantes da década de 60.
O Iraque tinha muito coisa que isso aí e foi completamente triturado…
O Iraque tinha a 6 maior Força Aérea do mundo na época da Desert Storm e o 4 maior exército. Os analistas americanos só colocavam a máquina de guerra iraquiana atrás da israelense naquela região, em termos de competência. E eles tinham experiência em combate, pois estavam lutando contra o Irã por anos… O problema do Iraque nunca foi incompetência, mas sim moral baixa. . Ter ou não 12 unidades de um caça-bombardeiro, contando com 12 mísseis, não fede nem cheira para encarar os americanos nessa ilusão de “invasão do Brasil”. . Você diz que o Iraque não tinha nada… Read more »
É mesmo, onde estava o AEW&C iraquiano quando os EUA apareceram por lá? Poderiam ter ajudado em algo. Pelo menos isso o Brasil tem, e está bem ativo.
Ahhh pois é… isso aí realmente faria uma enorme diferença contra os EUA.
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E99 + F5M + Derby faz qualquer piloto de Raptor tremer na base…
Pelo menos veríamos o que nos atingiu. Já no Iraque as AAs vieram disparar depois que boa parte de sua frota havia sido destruída em solo, e eles nem sentiram o cheiro do que se aproximava…
Toma e nem precisa “ir lá” … detona o sistema de distribuição de energia(Torres) “brincando” com os já datados BGM-109… ??????? a Banânia via submarinos , destroyer, F-35C… a mais de 200km da Costa.
Meu Deus…..sério isso?! Kkkkkkk
Complicadinho você, hem??? Da amizade Trump/Bolsonaro você critica e diz que somos capacho dos EUA. Agora com o Biden globalista você não gosta porque ele vai querer nos tomar a Amazônia. O que você quer então é que o Brasil finja que os EUA non ecziste. rsrsss Acho isso meio difícil. De alguma forma temos que ter algum tipo de reação com eles. O que você sugere? Quanto ao lado puramente belicista, te afirmo que se os EUA de Biden ou a China ou a Europa um dia quiserem “internacionalizar” a Amazônia, tal fato se dará no terreno político ideológico.… Read more »
Seria esse o F18 Grouler da Rússia? Acredito que seja polivalente para executar estas missões e autônomo o suficiente para ele mesmo ser o principal vetor de ataque.
É sem dúvida uma excelente máquina! As últimas fotos mostram são bem
Aliás, a família Flanker é de tirar o chapéu, o fôlego e colocar no topo a força aérea russa.
Mas pra mim o mais bonito é o F15 Strike Eagle…
É impressão minha ou o Lenin tá no cockpit do avião na 7ª foto?
Simplesmente lindo e mortal como a maioria dos caças russos.
Seria um bom substituto dos nossos AMX-A1 caso tivéssemos um melhor ORÇAMENTO(e ignorando o barulho que os EUA vão fazer sobre isso), ou seria melhor apostar somente em um único vetor (EMBRAER/SAAB F-39E/F) para essa tarefa?
Nosso caça Gripen é o assassino de sukhois
100, Combate entre caças não é igual luta de boxe onde há divisão por pesos. No combate entre caças um caça leve pode ter que enfrentar um pesado e os projetistas têm isso em mente. Tendo isso em vista se formos avaliar caças de mesma geração como é o caso do Su-35 e do Gripen não há nenhum impedimento do segundo se sagrar vencedor de grande parte dos embates tendo em vista que os fabricantes equalizam da melhor forma possível as características de seu produto de modo a melhor explorar as “fraquezas” do adversário. Um Su-35 é sem dúvida mais… Read more »
Só complementando meu pensamento, ninguém projeta um caça imaginando que ele vá perder. Todos se esforçam para que seu produto saia vencedor. O fato dele ser leve, médio ou pesado não é de per si, fator determinante no resultado do embate entre eles, fosse assim só existiram caças só leves ou só médios ou só pesados e sabemos que há caças das três variantes e da mesma geração. Só reforçando, o que os engenheiros buscam é equalizar a discrição com a capacidade de percepção e armas de alcance condizentes. Em vista disso o caça hoje com características mais vantajosas é… Read more »
Caça tão bom que nem é mais fabricado. 180 caças? numa guerra longa contra a Rússia, por exemplo, logo seriam abatidas e não haveria como repor. Se o F-22 fosse o supra-sumo, teriam mantido.
Você insiste em ser visceral e passional. Não entendeu bulhufas o que eu disse e já levou para o lado pessoal (ideológico). Tentar manter um mínimo diálogo técnico com você é como jogar xadrez com pombos. Desisto!
Um lindo aviao e com grande capacidade de combate. Mas o Gripen ainda assim foi a melhor opcao para o Brasil. Nao deixaria de ser interesssnte a compra de algumas celuas para estudo e engenharia reversa com intuito de agregar
funcionalidades e autonomia do Su-34 num futuro Gripen Naval.
Essa eu nunca tinha lido…
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Agora “seria interessante” comprar Su-34 com o motivo de se fazer engenharia reversa, sabe-se lá diabos do que ou pq e, aplicar os “canhecimentos adquiridos” disso aí no desenvolvimento de um Gripen Naval.
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Vocês realmente se esforçam imaginando coisas, em!?
Ah calaboca Bardini! Vc so vem nos comentarios encher o saco. Nao posta nada que agregue conhecimento ao assunto e so sabe criticar. Vc deve ser um desses velhos ranzinzas da geracao Boomer, um velho recalcado de mal com a vida. So vem nos comentarios causar discordia. Ate parece que Israel, China, Russia e ate os EUA nao fazem engenharia reversa e nem espionagem industrial e militar.
Peço desculpas por ter atacado a sua excelente e impecável argumentação técnica, que tanto agregou ao debate quando compartilhou a muito bem elaborada ideia para o desenvolvimento de um novo produto SAAB, que foi baseada em joça nenhuma e amparada por um “pq os outros fazem”…
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Pqp, meu nobre pirralho, não fodi!
nossa… falou o “ispecialista” de internet… expert em mau humor com doutorado em babaquice… aqui nos temos os famosos BBBs… os velhos boçais, bisonhos e babacas que so sabem vir nos comentarios causar discordia. bando de velhos recalcados da geraçao Boomer que ainda vivem como se estivessem na decada de 60, 70 e 80.
Há um aqui que não se sabe se é ele ou o US Defense quem está digitando, tal a similaridade.
Sim… esse US Defense e tbm o tal HMS Tiroless escrevem da mesma forma … e alguns outros comentaristas iguais a eles so vem no blog para causar discordia… gente que nao agrega nada e a unica coisa que faz é ir no comentario dos outros criticar ou ficar vomitando baboseira ideologica.
Sem entrar na discussão de vocês dois, mas por que vc sugere que o Su-34, que não é uma aeronave naval, poderia colaborar no desenvolvimento de um Gripen naval?
Flanker… eu sugiro a engenharia reversa para aumentar a nossa expertise no desenvolvimento de um produto nosso… desmontar, estudar e aprender a fazer. O maior exemplo de uso da engenharia reversa é Israel que por esse motivo desenvolveu e muito sua industria de defesa. Aprendendo a fazer entao o Brasil poderia aprimorar um futuro Gripen Naval com os conhecimentos adquiridos e nao so estudando o Su-34 mas tbm muitos outros vetores. O problema aqui na Trilogia é implicancia que alguns tem com armamentos que nao sejam dos EUA. Agora diga Flanker, vc nao imagina o quanto os EUA gostariam de… Read more »
Que avião fantástico. Parece a mesma concepção do A-6 Intruder. E os russos não economizam no tamanho!
Eu ainda acho que deveríamos ter umas 24 unidades dessas para formar um esquadrão especializado em bombardeio noturno com camuflagem condizente.
De longe, esse é meu avião de caça predileto! Oxalá a MIG ou SUKHOI faça um caça com menor assinatura de radar, com baia de armas, com essa cabine, com empuxo vetorado, sem para isso usar a porcaria de tinta stealth que a LOCKED MARTIN usa em F-22 e F-35, que descasca com o mau tempo como pintura de parede ruim … Essa concepção de cabine de caça merecia um prêmio internacional de design! Ainda pode melhorar, mas já é muito boa mesmo, e os USA não tem mais o F-111 Aardwark(Sei lá se escrevi isso direito …). Os assentos… Read more »