Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force
A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido sobre a Sérvia durante a Operação Allied Force em 27 de março de 1999 é bem conhecida.
O que é menos conhecido é que outro F-117 foi atingido por um sistema de defesa aérea sérvio durante a mesma campanha, mas detalhes do que aconteceu só recentemente foram disponibilizados.
O site The Drive publicou matéria com informações da última edição do podcast The Afterburn, no qual o tenente-coronel aposentado da USAF Charlie “Tuna” Hainline, ex-piloto de F-117, confirmou o que havia sido, por muitos anos, um boato: que um segundo jato stealth foi atingido pelos sérvios, mas conseguiu retornar à base.
Embora observe que muitos detalhes sobre o incidente na Allied Force permaneçam confidenciais, ele forneceu algumas informações sobre o evento.
A “noite interessante” de Hainline, como ele diz, envolveu uma missão com dois F-117, voando contra alvos quase paralelos, separados por cerca de 16 quilômetros. “Tuna” não fornece a data, mas certamente foi depois que os sérvios abateram o primeiro F-117, de acordo com o relato de Hainline. Fontes não confirmadas haviam afirmado anteriormente que este incidente ocorreu em 30 de abril de 1999.
Na noite em questão, Hainline se lembrou de “muita AAA (artilharia antiaérea) e, às vezes, alguns mísseis sendo disparados”. Esses mísseis terra-ar (SAMs) incluíam exemplares do mesmo SA-3 Goa de fabricação soviética que havia derrubado o “Vega 31”, mas havia outros tipos de mísseis em uso na época, também, de acordo com “Tuna”.
Hainline diz que viu mísseis sendo disparados na área onde seu colega estava voando.
De acordo como relato, após o ataque aos alvos, o outro F-117 que fazia dupla com o avião de “Tuna” demorou a aparecer no rendevouz com o avião tanque.
Quando finalmente aquele F-117 surgiu, estava com as luzes apagadas e parecia seriamente avariado. Talvez estivesse voando monomotor.
Depois de reabastecido, o caça furtivo conseguiu retornar à base em segurança.
Sabe-se que na noite que o “Vega 31” foi abatido, os F-117 não contaram com o apoio de aviões de ataque eletrônico como EA-6B Prowler e EF-111 Raven.
“Tuna” não sabe se na noite do segundo F-117 atingido também faltou o apoio dos aviões de ataque eletrônico.
Segredo para combater jatos furtivos: Radares Velhos
Se você quiser abater apenas um avião, e atingir um outro, em centenas de sortida, pode ser uma solução. Talvez comprar flak88 seja tão eficiente quanto…
Vou comprar estilingue e derrubar um F22
Deve ter uma chance muito parecida utilizando esses “radares velhos”
Que nada, é só calcular de cabeça a velocidade, distância e angulo do F22 puxar o estilingue e xablau F22, chupa LM…….. me divirto de ninguém perceber que tô zoando
E mais barato!
Radar velho com processamento digital moderno consegue filtrar o ruido de fundo.
Dizendo os russos é verdade, mas se tuver um radar grandão e moderno AESA de GaN eles conseguem ver de longe um caça furtivo, longe o suficiente para um ataque BVR. pelo menos é o que o SPY 6 tem como capacidade no papel.
Correção: “Segredo para combater jatos furtivos ‘VELHOS’: Radares Velhos”
Ou um sérvio operando as baterias.
É a realidade aparecendo, para reflexão dos que diziam que a derrubada do outro F-117 tinha sido apenas sorte.
As viúvas soviéticas terão orgasmos.
Se os iraquianos tivessem o profissionalismo dos sérvios na operação dos sistemas antiaéreos a invasão do Iraque teria custo muito, mas muito mais caro
**custado
A bagunça era geral. Muito pouco se salvava.
legal, mas complemento com dois pontos
– os sérvios tinham algum aprendizado do Iraque. Os Iraquianos foram surpreendidos na primeira ação em larga escala do F-117, e
– lembro q li (RFA?, há mto tempo) depois do ataque em osirak, vários oficiais de patente mais alta (acima de major) foram punidos. Assim, houve uma perda de experiência. Isso é parecido com o expurgo de Stalin e a paralização da força aérea na invasão.
Por que baterias brasileiras não funcionaram…. Vão funcionar na nossa defesa?
Na verdade, os F-117 já sobrevoavam Bagdá quando os helicópteros da Força Tarefa Normandia destruíram os radares iraquianos na fronteira, eles não foram detectados.
E olha que eles na época tinham acabado de sair de uma guerra de quase dez anos com os iranianos. Ao invés de terem saído com mais experiencia e lições pra melhorar sua capacidade de guerra saíram mais despreparados, descoordenados e desencorajados.
O Iraque não tinha defesa aérea. A únicas que funcionaram no comecinho da ofensiva foram feitas Brigadeiro Piva.
Depois foi o masacre que conhecemos. Os Sérvios aproveitavam melhor o que tinham e eram mais profissionais e patriotas.
Um problema de regimes ditatoriais é que são baseados acima de tudo em ‘fidelidade’ e ‘puxasaquismo’.
e é fácil reconhecer um regime assim: se a pessoa é julgada mais pelo que ‘discorda do líder’ do que pelo seu campo de saber, é coisa de ditador, que invariavelmente vai recrutar incompetentes lambe-botas
Gostaria dos comentários do Bosco …..
Mas lí em algum lugar que essas Baa’s Sérvia foram modificadas ….
Os próprios a modificaram e melhoraram o algoritmo.
Os caças furtivos não são tão furtivos assim!
Pois imagine tentando entrar no espaço aéreo russo ou chinês.
Será um verdadeiro massacre.
No campo da imaginação, principalmente a sua, tudo e possível. Assim como você deve imaginar stalinbte dando um banho de esponja todas as noites e te colocando parar dormir em um berço de ouro.
lol São sim. O fato de ao longo de uma vida de 25 anos, com participação em várias operações como a Desert Storm e a Allied Force, e milhares de surtidas bem sucedidas, a frota F-117 só ter sofrido uma perda em 1999 contra um sistema SAM SA-3/S-125* é uma grande prova que sim, são extremamente furtivos. *SA-3/S-125 esse que apenas detectou e obteve “lock” no F-117 a cerca de 20km. E muito contribuiu para isso o fato de que os sérvios sabiam por onde o F-117 ia voar, pois este tinha feito sempre o mesmo percurso em todas as… Read more »
tem mais uma estes aviões foram detectado quando eles abriam o compartimento de misseis e bomba deixaram de ficar furtivo apareciam melhor no radar e era só travar e disparar . foi assim que este avião foi derrubado . eles já sabiam por onde voavam só precisavam mais o menos o ponto de onde iam laçar as bombas .também contou com a sorte .
Furtividade não é sinônimo de invisibilidade. Erro comum nessas avaliações.
Essa perda foi um desleixo por parte dos americanos.
Vou te dizer uma parada….
Na guerra tem tiro…. morre até gente….
O super trunfo fica nas barracas…
Qual parte falei de super trunfo pateta? Volta pra cantina kkk
Pô
Se tiver pastel de queijo, eu até vou e fico lendo as perebadas q vcs postam
Já eu ouvi que os sérvios perceberam que a USAF estava sendo complacente, usando sempre a mesma rota de incursão com os F-117. Aí foi questão de colocar algumas baterias na rota e esperar um passar por cima, que acabou acontecendo. Acho que muitos confundem “stealth” com “invisível”, ao invés de “furtivo”. Acho que nunca foi a intenção da USAF que um F-117 pudesse passar por cima de uma bateria sem ser detectado, mas passar de fininho entre radares de defesa, por brechas onde a cobertura radar fosse mais fraca até chegar perto do alvo. O texto acima também fala… Read more »
Aí está a dificuldade que as viúvas sovieticas tem: entender que furtivo e invisível são coisas completamente diferentes. Se no Vietnam os SAMs soviéticos forma muito efetivos e abateram mais aviões que os caças soviéticos, nas centenas de sortidas do f117 na ioguslavia, um foi abatido e um danificado. A tecnologia furtiva não torna o avião invencível, mas dificulta muito o trabalho dos defensores.
Ele foi tão furtivo e tão eficiente quanto propagado.
Eu diria que até bem mais do que esperado.
Que centenas de surtidas?
Vc está repetindo isso até se convencer.
Aquelas realizadas até que as forças da ioguslavia saíssem de Kosovo.
Na sua realidade foram apenas duas, com um avião abatido e outro danificado e o ditador ioguslavia saiu de Kosovo prq estava sol?
SQN. O F-117 teve um desempenho pior do que o do F-16. Esse é o problema. Abatido todo avião é, mesmo os invencíveis e super tecnológicos avióes americanos (invencíveis para vocês fanboys, estou sendo irônica – deixa explicar bem porque vocês tem dificuldade de entendimento).
Nesse dia em questão, o F-117 não estava acompanhado de aeronaves de guerra eletrônica devido ao tempo fechado, e os sérvios foram informados disso através de espiões na Itália.
E tem mais, através também de espiões, os sérvios foram informados das rotas que os F-117 seguia, e por conta dessas situações em geral, tomaram mais coragem para armar uma emboscada para o desfecho que inevitavelmente acabou acontecendo.
A janela de oportunidade só veio no terceiro momento, quando o F-117 abriu as portas do compartimento de bombas, fazendo com que o RCS aumentasse brevemente.
Esqueceu de mencionar que esse evento contou com o equivoco de não ter o apoio de aviões de como o EA-6B e EF-11 o que contribuiu em muito para que os Sérvio tivessem êxito e imagino que durante a permanência da URSS seus oficiais tenha absorvida alguma doutrina em uso de radares.
Estar com total superioridade qualitativa e numerica como a OTAN estava contra a Servia e aceitar um cessar fogo mediado pela Russia, é um sinal de que as operacoes aereas lá nao foram nem um pouco faceis e com os resultados esperados devido ao sucesso atingido contra o debil Iraque. Muita coisa vai surgir ainda desse conflito que esta sob segredo.
Os números:
https://www.airforcemag.com/article/0800kosovo/
Excelente, se o Tonho for capaz de entender inglês, seria muito bom ele ler esse artigo.
Todo avião pode ser detectado por um radar. A questão é a que distância esse avião vai estar do alvo quando ele for detectado. É certo que dois F117 foram atingidos, um deles derrubado. Mas quantas missões os F117 designados para aquele TO cumpriram sem nem serem percebidos direito?
A lição que a usar aprendeu foi que a tecnologia furtiva é tão eficiente quanto se imaginava, afinal ninguém nunca imaginou que tornaria o avião indestrutível, mas a redução drástica das perdas mostrou o sucesso da aplicação da furtividade.
Ué, que histeria? Não houve uma gigantesca redução nas perdas para os SAMs? A adoção da tecnologia furtiva não trouxe um gigantesco ganho tático e estratégico?
Muy furtivo…
Não me lembro onde li uma avaliação sobre radares soviéticos, após testes, descobriram que o antigos radares soviéticos dissipavam tanta potencia que conseguiam detectar aeronaves stealth com pouca precisão, mas detectavam, e considerando o que a Servia usava em meados dos anos 90, é bem possível que seja um desses.
Não fiquei nem um pouco surpreso.
Se depender das histórias contadas pelos americanos, eles até venceram a Guerra do Vietnã.
Assim como a URSS venceu o Afeganistão.
E os americanos foram lá para conferir a história e perderam também.
Os americanos perderam no Vietnã e os soviéticos perderam no Afeganistão. É fácil de entender 🙂
Os americanos perderam no Vietnã e Afeganistão.
Velho tem gente que acredita que a NASA não enviou ninguém para lua e os argumentos apresentados sob a luz da ciência não passa nem no mobral, mas empiricamente no brasil parallelo é tese de doutorado.
Acho que outra lição, além dessa que você citou, é uma que a USAF já havia aprendido antes à duras penas. No momento em que você se torna previsível, você está vulnerável. E não há tecnologia no Mundo que compense por isso.
Centenas de missoes de combate. Décadas em ação. Um único aparelho abatido sob circunstâncias muito específicas, outro danificado. E aí tem que ler comentario de gente que diz “stealth coisa nenhuma, bla bla bla”… Dá uma preguiça…
O abate desta aeronave deveu-se a um conjunto de fatores: Espionagem, rota previsível e o comandante da bateria (Sr. Zoltan) que sempre ficava mudando de posição (Lí que o hodometro de alguns caminhões do sistema marcaram mais de 100 mil K durante o conflito). Outro fator é que a doutrina do exército Sérvio sempre foi a de combater um inimigo superior (OTAN). A quantidade de decoys destruídos foi enorme e provou que os Sérvios foram um duro oponente (Qtde de bombas gastas x alvos concretos).
Se os Sérvios foram um “osso duro de roer” imagina os Russos então. A guerra só é facil nos filmes de Hollywood!
Um avião lindo.
Porém, pode ser deuurubado.
Se voa, pode cair, se navega, pode afundar.
Lindo? Lindo? tu deve achar o X 32 lindo também, tem gosto pra tudo nesse mundo.
Importante salientar sobre a participação ou não dos Prowlers e Ravens.
É a tecla q inúmeras vezes eu bato.
As ações são realizadas com diversas capacidades de forma integrada.
Inclusive a “iluminação” do alvo, q pode ser feita por outra aeronave ou por Op Esp.
Super trunfo é pra jogar na hora do recreio.
Dizer que o F-117 não é furtivo porque foi abatido é bobagem e dizer que as defesas aéreas sérvias tiveram sorte também é bobagem, cada um cumpriu seu papel no teatro de operação. Um ótimo avião contra uma força bem treinada e profissional, abraço.
Fiquei sabendo disso em 2007 para mim não é novidade
era lenda, hj é vdd
iahhh!!!! pronto vamos fechar com S-600.
AAA- para o exercito.
fecha conta e passa a régua!!
Pô, mas que raio de avião “istélfi” é esse que só fica invisível com o apoio de aviões de guerra eletrônica como o EF-111 e o EA-6B? Assim até um C-130 fica invisível
O piloto do Vega 31 era o então Maj Dale Zelko. Esteve em Brasília em 2003. Conheci-o.
Em tese caças stealth não deveriam precisar de apoio de aviões de ataque eletrônico, concordam? A verdade é que não sabemos ao certo o quanto o F-117 era stealth, sua aposentadoria “precoce” pode nos sugerir que talvez ele não fosse tão “invisível” assim. Mas só o fato de diminuir o alcance de detecção já é uma vantagem ao operador. Vale lembrar que na guerra do golfo muitos radares iraquianos foram destruídos por Apache, ou seja, ter um vetor que voa muito baixo (como um helicóptero consegue fazer) tb é uma maneira de ser stealth a grande parte dos radares de… Read more »
Eu li a entrevista do oficial Zelko na RFA. Ele não cita nada sobre porta de baia de bombas aberta, cita que o céu estava claro, que viu os mísseis em sua direção e percebeu que seria atingido, que a rota já devia estar “manjada” e os sérvios competentemente montaram a bateria no lugar certo.
Se a Rússia está vendendo …para quem pagar…radares com a promessa que “enxergam” os “furtivos” … já devem ter “algo” bem melhor na linha de frente.
Boa noite senhores. Sobre a derrubada do primeiro F-117 eu li numa revista de aviação(não era a Sputnick) que não tinha disciplina de rádio por parte dos americanos, havia muita conversa que nada tinha a ver com a missão….o comandante da bateria captou essas conversas……..montou o ataque……… e o resto é história……….
Quanta asneira nesse folhetim bolzo