O processo de crescimento do componente F-35 da Força Aérea Italiana continua por meio da aquisição e consolidação de novas capacidades operacionais

No dia 26 de novembro, pela primeira vez na Itália, foi realizada uma missão de treinamento por um caça F-35A e um F-35B do 13º Gruppo do 32º Stormo sediado em Amendola, com configuração de carga interna e externa conhecido no jargão como “Beast Mode”, indicando a capacidade de carga útil considerável onde a baixa observabilidade não é necessária.

O F-35 é conhecido como a aeronave mais avançada já projetada, o que torna a tecnologia stealth (baixa observabilidade) uma de suas peculiaridades para operar em ambientes “não permissivos”. Todo o equipamento é de fato alojado nas baias internas para minimizar a seção transversal do radar e, portanto, evadir e penetrar nas defesas inimigas mais avançadas.

Ao mesmo tempo, porém, é uma aeronave multifuncional, projetada para maximizar o engajamento de vários alvos.

“Se necessário, e o cenário de uso permitir, a aeronave pode ser configurada em ‘Beast Mode’, certamente renunciando à baixa observabilidade, preservando a fusão de sensores, coleta de informações e recursos de compartilhamento de informações que nos permitem atingir o nível de informação superioridade necessária para uma tomada de decisão eficaz em vários níveis”, são as palavras do Comandante do 13º Gruppo.

Para a Força Aérea, a missão representou a primeira oportunidade de treinamento com esta configuração específica, bem como a primeira oportunidade para a variante F-35B praticar decolagens e pousos “curtos” – no chamado modo STOVL – em “Beast Mode”.

A missão contou ainda com o apoio do Departamento de Voo Experimental, no âmbito da continuação do OT&E (Teste e Avaliação Operacional) do sistema de armas F-35. Esta atividade formativa permitiu ainda a concretização da capacidade de trabalho em equipe do pessoal de manutenção, que está diretamente envolvido na instalação e transporte seguro das armas.

“O treinamento contínuo de pilotos, mantenedores e pessoal de apoio, mesmo nesta configuração, é de fundamental importância para o crescimento constante da Força Armada na utilização dos F-35A e F-35B ao máximo das capacidades alcançáveis”, disse o Cel. Stefano Castelnuovo, Comandante do 32º Stormo.

Com sede em Amendola (Foggia), o 32º Stormo é um dos departamentos de voo da Força Aérea subordinados ao Comando de Combate Aéreo de Roma, através do Comando das Forças de Combate de Milão. Foi a primeira unidade na Europa a operar o F-35A que, desde março de 2018, está integrado ao sistema de Defesa Aérea Nacional, contribuindo para a defesa do espaço aéreo italiano.

Após atingir a Capacidade Operacional Inicial (COI) em 2018, a partir de 2019 participou nas Operações de Policiamento Aéreo da OTAN.

Desde fevereiro de 2020, o 32º Stormo é a única unidade no cenário internacional que opera tanto F-35A (CTOL) quanto F-35B (STOVL), contribuindo para a capacidade Expedicionária da Força Armada.

Além disso, usando as Remotely Piloted Aircraft (RPA) MQ-1C e o MQ9-A, realiza operações nacionais e da coalizão de Inteligência de Vigilância e Aquisição de Alvos (ISTAR). Com a aeronave MB-339, completa o treinamento dos pilotos das RPA para manter um nível adequado de treinamento nas aeronaves pilotadas tradicionais.

FONTE: Força Aérea Italiana

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