Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à FAB
Gavião Peixoto – SP, 27 de novembro de 2020 – Em cerimônia realizada nesta sexta-feira na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, designada na FAB como E-99. O contrato prevê ainda a modernização de mais quatro aeronaves do modelo.
“Para a Embraer é um privilégio poder seguir atendendo às necessidades da FAB para manter moderna e atualizada uma aeronave robusta que cumpre um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já comprovou sua eficácia operacional”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Como parte da estratégia de crescimento da Embraer para os próximos anos, temos investido na diversificação de áreas de atuação em defesa e segurança, que vão muito além do avião, com soluções inovadoras para melhor atender às necessidades do mercado global de defesa.”
No processo de modernização foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.
O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.
A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, com mais de 1.200 unidades entregues e 30 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Qual vai ser a diferença pós atualização?
Radar com alcance nominal de 730 km
Capacidade para detectar e acompanhar alvos terrestres e marítimos
Maior capacidade de autodefesa
Novo sistema de comando e controle
Número de tripulantes (aumentou)
Maior capacidade para processar dados
Novo sistema de comunicação
E muitos equipamentos confidenciais
Muito obrigado, foi direto da forma como deve ser!
Noossa! 730 km!!!!, deve ser um excelente radar
E muitos equipamentos confidenciais
Gostei.
Exceto para os nossos amigos e irmãos “americanos”.
Ohhh! Meu Deus… #boramarretar
Será que tem café expresso?
Se não houver igualdade de direitos e comportamentos entre os países e um der mais e o outro menos em coisas como tecnologia, capital, apoio mútuo, terrenos e etc… Um lado prevalecerá por causa do outro que menos está ganhando com essa aliança. Na questão militar foi isso que aconteceu na segunda guerra entre nós e os EUA. Ganhamos rações militares piores, dezenas de relatos de armas dadas por estadunidenses travando ou falhando, e no final não sentamos na mesa dos vitoriosos mesmo sendo o Brasil implacável nesta guerra e não somos no exterior em livros de história vistos por… Read more »
Pois é… não sei as suas fontes. Muito menos aquelas que citam as rações, mas enfim. Está errado. Não é uma questão de opinião. É uma questão de fato.
Sugiro um livro muito interessante chamado “Barbudos, Sujos e Fatigados” do Cesar Campiani Maximiano. É um estudo sério sobre a FEB sem ideologias malucas nas ponderações.
A ignorância é uma benção. Jamais aquele que acredita que todo o mal é culpa de um terceiro vai buscar o conhecimento. Imagine o que aconteceria se ele vislumbrasse que também é responsável?
Meu amigo você realmente desconhece a história.
O Brasil foi chamado para participar da Coreia, não foi porque arregou.
Se quer ser respeitado e reconhecido tem sujar as mãozinhas!
Não sujando, não senta na mesa dos adultos!
Americanos, europeus e no pós guerra japoneses, coreanos…. Esses são nossos irmãos mesmos. Agora os outros que vc idolatra, esquece.
Irmãos que querem nos tirar a Amazônia? kkkkkkkkkkk
E estamos fazendo por onde merece-las?? Eu acho que não!
“rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link.”
Seria o Link-BR2?
Outra dúvida, já não estaria na hora da FAB investir em nova aeronave de maiores dimensões?
Pois mais espaço interno,significa mais combustível, maior alcance, mais conforto para os tripulantes, maior tempo de missão, mais equipamentos etc?
Link-BR2 só em 2022 em 2 F-5M.
BR-2 já virão nos F-39, ou seja um pouco antes.
Inicialmente, provavelmente não.
Lembro de ter lido aqui no aereo que os F-39(de produção) viriam com o BR-2 já da Suécia.
Literalmente o E-99 deve ser o melhor equipamento(comparando ao resto do mundo) que temos em todas as três forças armadas. Ele poderia ter REVO? Poderia… Mas honestamente, pensando que não vamos exatamente enviar E-99 pra invadir a África ou Miami, dá pra se virar muito bem. O mais incrível é que temos uma quantidade decente deles.
O E-99 é tão bom e tá em tão boa quantidade que a única justificativa pra tê-los é alguém do comando ter pensado que tal nome significava “lagosta”, assinando o pedido por engano.
5 de alerta aereo antecipado e 3 de sensoriamento remoto???É muito???
Sim.
Obrigado por me responder.
Alex Tiago
Mas para o monitoramento contínuo de todo o espaço aéreo brasileiro é pouco, ou não ?
Monitoramento contínuo se faz com radares em terra.
Não precisa ficar monitorando área onde não tem motivo, se puder monitorar os locais de maior risco já é mais do que o suficiente.
Não existe monitoramento contínuo de todo o espaço aéreo brasileiro. Isso é algo absolutamente impossível de ser feito.
O que é possível é utilizar os radares dos CINDACTA, pois eles cobrem boa parte do território, mas claro que há algumas regiões sem cobertura. Fazer isso com aeronaves continuamente seria impossível até para a USAF.
Para o seu propósito, o E-99 (e a quantidade deles) é suficiente.
Quais seriam as regiões sem cobertura? Se for abaixo do FL080 tem muita área. É isso? Acima do FL150 não tem.
Exatamente.
Não quis insinuar que a FAB errou nesse quesito. É que um território continental como o Brasil é impossível de ser 100% monitorado. Sempre haverá falhas. Foi nesse sentido o meu comentário.
Os E-99 e R-99, de inicio foram adiqueridos para atender o SIVAM. no caso só a região norte.
Foi só um golpe que a FAB deu pra criar o CINDACTA 4. Os aviões operam no Brasil todo, desde o início.
Não sei quais suas fontes, mas o espaço aéreo americano, canadense e parte do mexicano é monitorado pela USAF 100% do tempo x 100% da área, não tem lacunas, até o espaço, há radares transhorizontes para monitorar entradas de ICBM’s e etc… Coisa inimaginável no Brasil, nem em sonhos.
Com base em que você diz isso?
boa noite. Com exceção das super potências, diversos países que possuem aeronaves semenlhantes, e não são muitos, operam normalmente entre 2 e 4 aeronaves AEW, e menos ainda tem de sensoriamento remoto.
Realmente sr Marcelo concordo com você porem acredito em um numero adequado para epoca de paz e seria um otimo incremento reabascimento aereo. Paises que mantem 2 ou 3 entendo que a possibilidade de ter semprw 1 em manutenções adversas porem apenas uma opinião pessoal de um leigo. Obrigado pir me responder.
Salvo engano, o radar do nosso E-99 não dá resposta em 360º, há fatias sem cobertura na frente e atrás, não é o ideal para um país monumental como o nosso, o ideal seria o tipo AWACs americanos, com domo girante com 360º de cobertura e, sobretudo, datalink para se comunicar com os caças e pessoal de terra.
Essa cobertura do ERIEY nunca foi problema. Em combate, se o inimigo puder vir de todas direções você está no lugar errado. MUITO errado!
Engano seu pensar que revo é usado apenas para voos longos com translados pra Miami ou África. Algumas vezes o avião deixa de pousar em pistas curtas por causa do combustível a bordo. Com o uso do revo isso não seria mais um problema.
Mesmo se hipoteticamente manda-los (E-99) invadir a África ou Miame não vão servir de nada.
Pois Alem de serem poucos (5 unidades), só servirão para rastrear os caças e mísseis inimigos vindo abate-los.
São aviões de inteligência, portanto não carregam armas!
O E-99 leva combustível suficiente para as missões que executa. Decolando de Anápolis atinge qualquer capital da América do Sul. No nosso caso, a capacidade REVO permitiria a operação do avião a partir de pistas mais curtas, criando uma SURPRESA TÁTICA. Não precisamos ficar 10/11 horas on station. Se houver necessidade realizamos a rendição no ar.
Temos interesses e empresas, nacionais além América latina Cel.
Nada mais lógico que termos aeronaves de inteligência eletrônica capazes de oferecer cobertura a operações de resgate de nacionais em território estrangeiro.
Essa seria a lógica para qualquer força com o mínimo de expressão global.
Isso sem levarmos em conta a ambição nacional em um assento no C.S da O.N.U e missões de paz.as estamos falando de Brasil né?
E para nós, qualquer coisa que atender a vizinhança está bom.
Faríamos como os próprios americanos fazem. Acordo para utilização de pistas com país amigo durante a operação que se fizer necessária. Temos, ou tínhamos, diplomacia para isso em caso de necessidade. Mesmo assim seriam ações extremamente pontuais e muito raras. Difícil fazer um planejamento com base nisso, mas nada impossível de se realizar com os equipamentos que estão no inventário hoje, por exemplo. E é bom esquecermos logo esse negócio de assento permanente no conselho de segurança da ONU. Não vai rolar. Talvez em uns 50 anos ou algo assim possa se chegar perto disso, mas não vejo como possa… Read more »
Muito bem, só faltou a capacidade REVO. Essencial nesse tipo de vetor, agora é hora de já pensar num E190 E2 pra essa função, bem como para EW, ISR e MP.
Nao pode fazer revo se nao incomoda os yankes ,por isso os equipamentos sao tudo pe de boi !!!!
Especifica quais são os equipamentos ¨pé de boi¨. E, vc e a moça, escrevam direito.
Maduro agradece seu empenho na defesa do Bolivarianismo.
Nossos aliados da Coreia do Norte e Irá mandam saudações.
Continue com seu trabalho de desinformação para confundir a população.
Che Guevara vive!!!
Não falei que era no lote
Caro amigo. Equipamentos “pé-de-boi”? Você perguntou isso aos franceses quando vieram ao Brasil para participarem da CRUZEX?
Se fosse o caso de alguém querer fazer o que vc propôs, quem disse que precisaria de REVO? O E-99 poderia decolar de um aeródromo próximo da fronteira. ….São Gabriel da Cachoeira, por exemplo.
Xará, vc fumou o que?
pelo jeito o problema no fumo era no lote…..
No fumo, na cachaça e provavelmente no que quer que tenham injetado heheheheh
É o que disse acima.
Mas !!!!!
Pensava que já era a Segunda celula modernizada…
Na matéria de 2019 no Aero tem um vídeo com
a célula 6703 já com os sensores instalados e seu primeiro voo, da pra ver no
video a matricula 6703.
https://www.aereo.jor.br/2019/08/19/embraer-e-99m-detalhes-da-modernizacao/
em 2018 a FAB entregava a Celula 6702 para ser modernizada. e tem uma foto das duas na 6702 e 6703 na EMBRAER
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/32862/E-99%20-%20Segunda%20aeronave%20radar%20da%20FAB%20%C3%A9%20entregue%20%C3%A0%20Embraer%20para%20ser%20modernizada
Não é mesmo a primeira com a modernização completa. A outra passou inicialmente por uma modernização “parcial”.
Pena o sistema REVO ser de difícil implantação e economicamente inviável…mas está pronto para mais alguns anos de bons serviços.
Todos vão ser modernizados? Os de imageamento e sensoriamento remoto também?
mas ficaria tão caro colocar aquela lança que o KC390 tem e usar ela em um posição semelhante a do H-36 Caracal?
O kc390 já foi instalado desde a fabricação, instalar agora seria como reconstruir o avião do zero, não compensa
Não é só custo, é engenharia, lembre-se que a sonda é apenas uma parte do sistema, tem que levar o combustível até os tanques e isso pede espaço para passar os dutos e afeta o peso e centro de gravidade da aeronave. Da forma que os nossos foram feitos, não tem mais como fazer. Os dos indianos tem, mas sacrificaram outros itens para poder assumir este aumento de peso e o projeto levou anos sanando os problemas que apareciam.
Teria que modificar o airframe pra colocar a sonda, simplesmente inviável.
Sim, todos. A modernização dos R-99 será realizada pela Albatross.
Alguma capacidade stealth do ERIEYE? E99 trabalha em alguma frequência VHF?
Os rádios ou radar? Os rádio, obviamente: VHF, UHF e HF.
Radar. Mas creio que ele trabalha na banda S, exclusivamente na UHF. Procede?
Boa tarde, pergunta de leigo
Qual é o alcance do radar se o avião estiver no solo?
SDS
Acredito que ele fica limitado pela curvatura dá terra, então em tese uns 30 Km.
Quem for mais íntimo desde sistema poderia complementar.
O E-99 funcionaria como um radar de solo, sendo assim seu alcance próximo ao solo sendo afetado pela curvatura dá terra.
O ERIEYE não pode ser ligado no solo.
Refrigeração?
Não. Segurança para as pessoas que estão próximas.
Desculpe Rinaldo, quais seriam os riscos? Para aprender mesmo.
O mesmo risco ao se expor ao raio X. Ondas de alta potência.
mais de 700Km
Excelente notícia!
Excelente notícia!!! Aos poucos a FAB vai se transformando na mais bem equipada das 3 forças…F-39, E-99M, A1-M, F5M, ST, C-390, Sabres…enfim boas notícias para a FAB e para a defesa do país!!! Acho que o que necessitaríamos de maior quantidade de meios, principalmente F-39, A1M, +Sabres ou Helis equivalente…é o que penso, não sei a opinião dos amigos…mas o que tira o sono de qualquer brasileiro quanto a defesa nacional é a falta de um sistema de defesa anti-aérea de médio e longo alcance…precisamos de boas notícias urgentemente neste quesito…
@Rinaldo Nery
Pela primeira vez na história, eis o interior do E-99 divulgado pela FAB
Esse tipo de filmagem não compromete o sigilo dos equipamentos do avião?
Nunca antes na história desse país cumpanheiro.
Se está em dúvida, não deveria ter divulgado.
Se você está em dúvida sobre isso, não divulgue, pois pode comprometer a segurança da aeronave !!
Pessoalmente eu discordo. Os países fornecedores desses equipamentos sabem muito bem o que foi enviado para o Brasil. E não há porque duvidar que eles troquem informações entre si.
Segurança está a nível de software. Códigos de encriptação, principalmente. Fora uma ou outra informação que apareça na tela, caso esteja ligada. Isso que é o principal para se manter em segredo.
Alguns militares no Brasil ainda tem, na minha opinião, uma mentalidade meio atrasada em termos de segurança de informação. Não pode tirar foto disso ou daquilo, mesmo sem saber se tal coisa revela algo importante ou não.
Exatamente, sem falar que se vc procurar acha vídeos, fotos, arquivos do interior do E-3 Sentry a rodo na internet.
Os caras escondem painel de F5 desativado. Medo de passar vergonha?
Literalmente o primeiro resultado no google.
Faça nos o favor, pesquise antes de falar m*rda.
oia, até que é bem espaçoso!
É sim.
Bardini, Galante.
Mandei materia interessante sobre F39 e Míssil Abramos indiano.
Seria interessante trazer para debate.
Abs.
Vi o 6701 essa semana, na quarta, voo baixo, orbitando.
Olha fico muito feliz com este programa, modernização de todas as aeronaves é uma ótima notícia
Excelente! A capacidade dessa máquina é incrível! Parabéns FAB e Embraer!
O contrato de modernização destas aeronaves foi assinado em 2013. Façam as contas e tirem as conclusões. Nove anos depois, “gloriosamente” é entregue o primeiro aparelho.????
Fiz as contas….2013 para 2020 são 7 anos e não 9……
Hahahaha. Bom exemplo de nível de comentário que tem inundado esse espaço, infelizmente!
Deve ser o primeiro caso na FAB de uma unidade moderna recebendo mid life upgrade sem estar totalmente obsoleto e ultrapassado.
KC390 test
On board “paquera”
https://youtu.be/7-JYuL-r2yM
Trocaram o radar?
Não. Não precisa.
Concordo, mas em outros sites disseram que trocaram. Achei estranho justamente pelo radar atual ser moderno.
Foi realizada uma atualização no software. Enhanced ERIEYE.
Oi!
O tema de alguns comentários deveria ser a matéria da reportagem, mas acabou descambando para outros assuntos e aí começa às discordâncias que as vezes não acaba bem.
Quanto a discussão fica a critério individual da interpretação de cada um.
Mas replico enunciado do Comte. Farinazo (oficial da reserva da Marinha) do ARTE DA GUERRA:
” – Não existem países amigos ou aliados.
O que existem são interesses alinhados”.
Lembrem-sem que na 2ª GM os EUA, URSS e a China eram aliados.
Muito bem posto. Parece discussão de bairro isso, feita por pré adolescente. Talvez seja apenas para mascarar nossas incapacidades.
Se voltar uns pouco anos, para o início da guerra, a Alemanha nazista e a urss eram aliados formais, com a urss sendo a maior fornecedora de matérias primas para os nazistas. Apenas 3 anos depois de assinado o acordo de aliança, estavam em guerra.
Mesmo o Brasil, naquele período, puxava a sardinha para os dois lados, tentando tirar vantagens.
Será? https://www.financialexpress.com/defence/south-south-cooperation-brazil-expresses-interest-in-indo-russian-brahmos-ng-missiles/2137164/
Putin agora quer se aproximar do Bolsonaro depois que ele perdeu o dono dele. Mas Brahmos eu acho muito, talvez S-300?
Comentário ridículo de quem pouco sabe.
Bem… Em 2022 o E-99 terá completado 20 anos quando entrou em serviço na FAB… É comum vermos, mundo a fora, vetores chegando a essa idade e sendo substituídos por vetores mais novos e capazes. É claro que existem situações na qual esses vetores ficam por mais décadas ainda, especialmente quando atuam em funções específicas, caso dos bombardeiros B-52, mas como coloquei, com essa idade, muitas potências preferem vender esses vetores, pois possuem vida útil suficiente e capacidades ainda interessante para possíveis clientes/parceiros, esse dinheiro se reverte no reinvestimento de novas tecnologias e a manutenção de sua capacidade manufatureira, além… Read more »
Não concordo. Se a plataforma é robusta, se aceita modernização, e se a FAB a considera suficiente… Então é totalmente desnecessário se gastar dinheiro com os plataforma AEW quando existem outras necessidades.
Entretendo isso não impede o início de estudos para, daqui uns 10 a 15 anos termos então um substituto.
De fato, mas a FAB necessita de outras plataformas baseadas no E2 190 agora. Como o substituto do P-3 e aviões de ISR e EW. Aviões indispensáveis pra uma AF moderna.
Por que agora? Os sistemas do P-3 São plenamente válidos e as asas estão sendo substituídas/reconstruídas ….os E-99 estão sendo modernizados e os R-99 tb serão em breve….então, dentro de 15 anos, mais ou menos, seus substitutos deverão estar entrando em operação. AÍ sim, se for interesse da Força e da indústria, seus substitutos poderão ser fornecidos por opções nacionais….
O E-99 está para A FAB como o E-3 está para a USAF….e o avião norte-americano entrou em serviço em 1977……
Vou na linha de raciocínio do Fernando. Estudos devem ser iniciados. Muitos países gostariam de ter um E-99M (Colômbia, Chile, Peru, Espanha, África do Sul, Argélia, Marrocos, Egito, Polônia…). Talvez a EMBRAER aceitasse os E-99 de volta como forma de pagamento dos E-190E2 AWACS, e repassaria para esses países. Quando cmt do 2°/6° já havia falado ao EMAER sobre essa possibilidade. E também numa visita do Jobim à Anápolis.
Excelente notícia
A que distância o E-99 pode identificar um F-35?