Espera-se que o mais recente helicóptero utilitário tático comissionado e totalmente feito na China, o Z-20, se torne o helicóptero mais produzido do país entrando em serviço não apenas com o Exército Chinês, mas também com as forças aéreas, navais e policiais armadas do país, com mais perspectivas de vendas de exportação, disse o projetista-chefe do helicóptero.

O Z-20 pode desempenhar um papel semelhante ao UH-60 Black Hawk nas forças armadas dos EUA e atingir um número de entregas semelhante ao do helicóptero dos EUA, previram analistas no dia 19 de novembro.

O helicóptero Z-20 será produzido em série e servirá no Exército de Libertação Popular (PLA), bem como na Força Aérea, na Marinha e na Polícia Militar do Povo, podendo até servir no exterior em breve, Deng Jinghui, disse o designer-chefe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da China, da estatal Aviation Industry Corp of China, na China Central Television (CCTV).

Quando o Z-20 estava em fase de projeto, a ideia era que ele se tornasse um helicóptero utilitário de médio porte com amplos cenários de aplicação, assim como a série UH-60 Black Hawk dos EUA, que está em serviço com vários ramos militares dos EUA, disse Wang Ya’nan, especialista em aviação militar e editor-chefe da revista Aerospace Knowledge de Pequim, ao Global Times.

Em termos de tarefas de transporte tático, o Z-20 pode entregar rapidamente equipamentos, mercadorias e pessoal de combate, ou resgatar os feridos da linha de frente. Ele também pode operar em navios de guerra, incluindo navios anfíbios de desembarque e porta-aviões, disse Wang, observando que o helicóptero pode ser modificado em variantes de missões especiais para guerra antissubmarino, patrulha e tarefas de reconhecimento.

Deng disse que espera que o Z-20, o helicóptero de quarta geração da China que representa o mais alto nível tecnológico do país, se torne o tipo de helicóptero mais produzido no país e permaneça em serviço por muito tempo.

Em termos de entregas, o Z-20 poderia atingir um nível semelhante ao UH-60, previu Wang, observando que cerca de 2.000 a 3.000 unidades podem ser fabricadas.

A reportagem da CCTV também revelou que o Z-20 foi testado em ambientes hostis, incluindo planaltos, regiões extremamente frias e regiões com alta umidade e temperaturas antes de seu comissionamento, e o helicóptero é capaz de realizar missões em todas as áreas da China.

Z-20 naval

Mockup da versão naval do Z-20 a bordo de um destróier Type 055
Mockup da versão naval do Z-20 a bordo de um destróier Type 055

O helicóptero Z-20 fez sua estreia pública no desfile militar do Dia Nacional em 1 de outubro de 2019. No China Helicopter Development Forum de 2019, realizado no município de Tianjin no norte da China, Wang Xibao, engenheiro-chefe do AVIC Harbin Aircraft Industry Group, disse ao Global Times que a aeronave usa muitas das tecnologias mais avançadas do mundo, incluindo controles ativos de vibração, fly-by-wire, designs de rotor de baixo ruído e designs aerodinâmicos de alto desempenho para o rotor.

É também o primeiro helicóptero chinês a usar a tecnologia anti-gelo e degelo desenvolvida internamente para rotores, o que torna a China o quarto país do mundo a possuir essa tecnologia, informou a CCTV.

O Z-20 também possui motores domésticos potentes o suficiente para voar em platôs de baixo teor de oxigênio, de acordo com seus fabricantes.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments