A imagem do post que está circulando nos redes sociais mostra um cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium reabastecendo em voo outro KC-390, com um jatinho Phenom na “paquera”.

A operação deve fazer parte dos ensaios em voo da nova aeronave da Força Aérea Brasileira.

Portugal e a Hungria também encomendaram o KC-390.

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MSomoz

Que bacana. GRANDE feito.

Last edited 3 anos atrás by MSomoz
Paulo

Golaço da Embraer e FAB! Parabéns.

marcos

show

Fernando

O KC390 está provando suas capacidades. O problema são alguns foristas que simplesmente não tem paciência.

A coisa tem que ser feita com muito planejamento e cada capacidade tem um cronograma para ser testada, avaliada e confirmada.

Tutu

Uma dúvida Fernando, o KC-390 já está apto para transportar por exemplo, um Guarani?
Ou ainda serão feitas mais certificações para isso?

Elias E Vargas

Sei que o compartimento de carga do KC-390 abriga tranquilamente 2 unidades do cc URUTU (tamanho e peso)

Caerthal

Fernando, você sabe onde ocorrerão os teste de pouso e decolagem em pistas não pavimentadas? Esse é uma grande tópico.

Fernando EMB

Apenas tenha paciência. Pois testes serão (ou já foram feitos).

Rodrigo Ferro

Li que a Embraer está em negociações avançadas com outros países.
Creio eu, que quando o KC 390 estiver totalmente certificado, teremos boas surpresas.

Pablo

Tem coisas que que não da para esperar muito, hoje o Brasil é muito criticado por ter poucos meios de combate a incêndio. Pelo que vi em um vídeo, o KC só vai estar homologado no fim de 2021 para essa função, quanto antes ele estiver disponível para essa missão, melhor!

Caerthal

Acredito que a prioridade será ter o KC-390 preparado para as operações na Antártida.

Os C-130 ficariam para tarefas menos críticas com o combate a incêndios.

Pablo

mas a ajuda dos KC nessa missão será muito importante.

Marcelo Andrade

Exato Fernando , mais, infelizmente, algumas pessoas acham que construir e integrar um projeto táo complexo como uma aeronave desse porte ou um F-39 é como montar uma geladeira, fazer o que….

Luis Carlos da Costa

Muito bonito! Essa foto me fez pensar em um voo em formação de vários KCs 390, seria de arrepiar.

Michel C

Queremos também um Elefant Walk 😉

Thiago Fernandes

Aguardando ensaios de pouso na Antártica é em pista não preparada na Amazônia é o reabastecimento do Caracal aí sim a cereja do bolo foi colocada

Pablo

Acho que uma importante certificação é o combate a incêndios, isso sim está fazendo muita falta!

Rommelqe

No Brasil temos apenas um sistema de combate a incêndio florestal passível de ser instalado em apenas UM C-130. Tal sistema também é relativamente facil de instalar em um KC390. Aí vc pode dizer: mas só um? Pois é nos USA eles tem somente quatro. Alguem também pode dizer: mas os americanos poderiam ter CEM unidades para combater incêndios e queimadas (notar a diferença…). Pois é o uso de aviões de médio e grande porte no combate a incêndios é muito relativo. É melhor termos uns 30 Ipanemões que possam ser facilmente mobilizados e operar pistas muuuuuito mais improvisadas nas… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

Os estados que compõem a chamada amazônia legal(Amazonas, Acre,Rondônia,Roraima,Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso) correspondem a 5 milhões de quilômetros quadrados e abrange 59% do território brasileiro, e correspondem a 8,7% do PIB nacional,se fosse um país,teria um PIB de R$ 537,2 bilhões de reais. Mas é vergonhoso a falta de cooperação entre eles,que sofrem de um mal em comum,que é por assim dizer,a temporada de incêndios,intencionais ou não. Falta vontade política ! Qual seria o custo de comprarem duas aeronaves C-130 hercules,usadas ou novas,ou de dois KC -390 para usarem e deixarem a disposição deles?! Por que por mais bem intencionado,usar Embraer… Read more »

Pablo

exatamente, a área amazônica é gigante, sei que tem uma grande dificuldade logistica, mas apenas UM único meio de médio porte para uma área que é metade da Europa, acho vergonhoso.

Pablo

se for analisar, tem países Europeus muito menores, com muito menos área e com muito mais meios de combate a incêndio.
Se não me engano, a Grécia é um exemplo disso.

Ricardo Campelo

Sensacional!!! Acompanho o desenvolvimento do KC-390 desde o túnel de vento e ver essa certificação de um reabastecendo o outro realmente emociona!!! Parabéns a nossa EMBRAER que é sem sombra de dúvidas a melhor empresa aeroespacial do mundo!!!!!

Rommelqe

Caro Ricardo: considero essa matéria que vc citou, a respeito dos ensaios em modelo reduzido do KC390, como sendo a melhor de todos os tempos da trilogia!
ABs

Fabio Araujo

Que foto bela, e sem dúvida deve ser ensaio!

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Cinturão de Orion

Orgulho para todo o Brasil.

Glasquis 7

Acredito que estejam realizando fotografias e videos institucionais. Isso explicaria o jatinho do lado

sj1

Exato, as famosas aeronaves “paquera”.

USS Rafael Peralta

Não. Todo vôo de ensaios é feito com uma aeronave “Paquera” nela pode ir engenheiros e técnicos acompanhando cada fase do ensaio.

Flanker

O Paquera não faz somente imagens institucionais. Sua função principal é acompanhar todo o voo, observando e registrando todo e qualquer acontecimento, o comportamento da aeronave e doa sistemas sendo testados.

Luiz Antonio

PT-ZNG e PT-ZNJ nos céus de Gavião Peixoto pelo FLightRadar24 neste exato momento, bem pertinhos um do outro …. será outro teste ? Não vejo nenhum avião paquera.

Valter Sales

Alguém sabe quando o 4º KC 390 será entregue à FAB?
Será ainda em 2020?

Marcelo Andrade

Valter, segundo a FAB sim, em Dezembro será entregue masi um.

Luiz Antonio

KC-390 FAB2853 também nos céus neste momento, saiu de Boa Vista e está na proa de Anápolis ! 3 KC-390 rasgando os céus no momento !

Bueno

Peguei o E-99 FAB6701 e um C130 FAB2461 entrando no Uruguai .
será que esta indo da uma espiadinha nos hermanos ?

https://www.flightradar24.com/261ff813

Bueno

correção do off
C130 FAB246 esta em um perfil de voo para  REVO ou SAR na fronteiroa com Uruguai
https://www.flightradar24.com/261fe9db

FighterBR

Sábado ou domingo aqui em Bagé, o E-99 também quase tinha entrado no Uruguai. O KC130 estava abastecendo dois A-1.

FighterBR

Ou pode ter entrado no Uruguai, pq o E-99 quando estava indo em direção ao Uruguai desligou o transponder no flightradar

Pablo

tu é de Bagé?

Flanker

O KC-130 2461 está operando a partir de Canoas e o E-99 6701 (junto com o 6704) operando a partir de Santa Maria. Eles estão participando do EXOP Tinia 2020.

cesar

E aquele KC390 de testes que saiu da pista? Há notícias?

Curiango

Videos do Guarani entrando no compartimento e o Astro aguardando as fotos dos testes

Fernando EMB

Já foram feitos testes de carregamento…ou seja das viaturas entrando no compartimento (era um mockup). Embarcaram M113, caminhão de bombeiro, Astros, e até um blackhawk.
Mas acho que ainda não foram transportados.

helbfell

Perda total amigo. o primeiro KC que seria entregue a FAB o substituiu para o termino da campanha de testes. Creio que foi o ZNF que sofreu o sinistro.

GripenBR

Parabéns ao projeto e produto KC 390. Colaboração saudável entre industria tecnológica e Estado. Agora é ecomendar (financiar o desenvolvimento e garantir um lote mínimo Viável) de um drone de ataque “Tupiniquin” dentro de parâmetros que a Embraer provavelmente superará como sempre. Para garantir a letalidade encomendar também a SIATT, Avibras ou quem quer que seja quem tenha a capacidade de fazer (cotado moeda nacional) mísseis e bombas miniaturizados. Caminho que Turquia trilhou com praguimatismo.

Rodrigo M

Isso Pragmatismo… Pragmatismo… Agora e sempre.

FERNANDO A F SOARES

O sistema de reabastecimento em voo do KC-390, salve engano, é de uma empresa britânica. Acredito que outros componentes ingleses também estão incorporados ao avião.
Pergunto: isso não inviabilizaria a compra do Kc-390 pela Argentina? Especialmente no que diz respeito a capacidade de reabastecer outros aviões!

Grozelha Vitaminada Milani

O que inviabiliza é a situação econômica da Argentina. Com um governo socialista, a crise do COVID-19 e lockdown – com a economia local entrando em colapso, acho complicado o BNDES, a Embraer e o Governo Federal bancar esse cheque sem fundos e ou ser fiador de uma operação dessas com Los Hermanos … se tem alguém que pode comprar é o Chile, mas não acho que pecisem nesse momento. Talvez Colombia, mas Tio San não vê com bons olhos … mas a quantidade é pouca … de grão e grão vamos implacando o bichão.

RENAN

Parabéns aos envolvidos um grande feito a nação

Jef2020

Show…certamente será utilizado em material para marketing do avião no exterior…creio que o Phenom não estava na paquera e sim filmando e fotografando o “namoro entre os KCs”.

Marcelo Mendonça

Jef, no jargão do josnalismo, a aeronave que fica “filmando e fotografando” é chamada de paquera

Wagner

Ibagens quero ibagens

Robson Bandeira

Propaganda demais na pagina e alguns comerciais sequer permitem que o internauta feche, acho uma falta de respeito!

Salim

Parabens a todos envolvidos pela competencia .

Marcelo Mendonça

Mais informações sobre esta notícia, com mais detalhes.

https://forcaaerea.com.br/revo-entre-kc-390/

Roger

Sensacional. Olha só o nível da FAB. Primeiro foi a questão do reabastecimento do helicóptero, um marco. Agora um KC abastecendo o outro. Parabéns FAB!

Rommelqe

Parabéns para os envolvidos! Realmente um KC390 reabastecendo um outro é um feito muito importante. As influencia mútuas principalmente nos efeitos aerodinâmicos causados pelo reabastecedor no que está recebendo combustível deve ser muito interessante. É claro que o KC390 é muito mais estável do que um caça o qual, por sua vez, é mais estavel (controlável) do que um super cougar. Imagino que a velocidade de ambos os KC390 durante a transferencia de combustível deve ser bem alta! Na medida que o combustivel é transferido, o reabastecedor perde peso e o reabastecido ganha. Só para estabelecer a ordem de quais… Read more »

Justin Case

Olá, Rommelqe.
Pelo que pude ver no flightradar24, estavam usando FL150 ou FL170. com TAS de 280Kt a 300Kt, o que resulta IAS em torno de 230KT.
Abraço,
Justin

Rommelqe

Prezado Justin: muito obrigado!!! Suponho portanto que quando reabastecendo um HM225 deve ser uma velocidade da ordem de uns 240 KT, correto? Grande abraço

Justin Case

Como a velocidade máxima de cruzeiro desse helicóptero deve ser de aproximadamente 150kt, acho que o reabastecimento deve-se dar entre 120 e140kt. Não vai ser fácil para um KC-390 pesado.

Justin Case

Complementando…
Da Aviation Week – Pilot Report – April 19, 2019:
“The control laws for the sidestick can be changed fundamentally for aerial refueling. While it was difficult in normal law to get the aircraft into a stable
position behind the tanker to approach the drogue, it felt significantly more stable after the law change, as the sidestick was now strongly dampened to make small, precise changes easier.”
Justin

Rinaldo Nery

Parece que o fly by wire da EMBRAER é bem superior ao da AIRBUS (projeto mais antigo). Disseram-me que, ao mover um sidestick o do outro lado se move também, no KC-390. No A320/321/330, o outro não se move. Isso é horrível durante a instrução, porque o instrutor não sabe o que o aluno está fazendo. Foi um dos causadores da queda AF447 (um companheiro de turma participou da investigação).

Justin Case

Olá, amigos.
.
KC-390 PT-ZNG tem feito voos diários nesta semana próximo a Anápolis. 
Realiza órbitas a 135 Kt e 1500 ft.
Seria ensaio para reabastecimento de helicópteros?
Abraços, 
.
Justin