Venezuela anuncia a fabricação de drones para defesa
Nicolás Maduro anunciou que em breve a Venezuela fabricará drones polivalentes “para defesa” em aliança com uma empresa aeronáutica recém-fundada este ano, e que neste mesmo dia apresentou dois protótipos de aeronaves de treinamento.
Por meio de ato divulgado pela VTV Maduro afirmou que os veículos aéreos não tripulados serão fabricados na Empresa Nacional de Aeronáutica (EANSA), fundada em fevereiro de 2020 como uma busca e resposta à “independência tecnológica” do país, conforme noticiado pelo Infobae.
A empresa responsável pela produção do drone também apresentou ontem duas aeronaves para treinamento de pilotos e reconhecimento.
FONTE: Noticiero Digital
Nossa isso ai vai dar o que falar aqui no forum!!!
Eu vim pela pancadaria!
?
Kkkkkkkkkkkkkkk….muito bom!!
Já eu vim para ler a besteiras que escrevem.
Estão mais do que certos, e eu quero que isso aconteça mesmo, só assim força um certo pais a fazer o mesmo.
E olhe lá , ainda é capaz de não fazer nada!!!!
O mais provável.
Tá mais do que cabalmente (com)provado que nós sabemos fazer festa, só não sabemos fazer um país.
Se esse “Certo país” for o Brasil, acho que já está fazendo.
Aliás tem feito muito para defesa ultimamente.
Mais do que isso, só mesmo quando convocarem todos os especialistas que aqui comentam, para elaborarem melhores planejamentos, estratégias etc..
Lições aprendidas em Nargorno.
Desejar que a Defesa se fortaleça não é a mesma coisa que torcer por um conflito …
Não obrigatoriamente, termina em conflito. Se fosse regra terminar em conflito, a terceira guerra mundial, já teria ocorrido, faz tempo. Tudo depende do nível de ignorância dos envolvidos.
Porém, desejar ( ou como tu mencionou, orar ) que o vizinho se arme para que o próprio país ( Brasil ) melhore suas defesas já é um pouco de exagero.
Tava na cara que tinha os dedos dos iranianos na jogada, na atual condição da Venezuela dificilmente construiriam um drone do zero, mas montar um com auxílio do Irã aí é bem diferente!
Concordo. Está mais que claro que vão disfarçar a compra do irã com uma suposta fabricação. Só falta querer comprar míssil de cruzeiro ou similares…
Eu ia comentar exatamente isso. Tem a digital do Irã nisso aí.
Perceberam que ambos os drones, tanto dos Iranianos quanto dos Venezuelanos tem o MESMO número na fuselagem?
Isso está é fedendo à propaganda vazia…
Acho que não é propagando vazia. Com certeza a Venezuela vai receber as peças do Irã e montar em seu próprio solo. Nada de desenvolvimento, apensas montagem.
Acorda Brasil!
Por que a certeza? O que o leva à crer que isso será feito ao invés de ser apenas propaganda?
Enfim, também não entendi o por que do ‘Acorda Brasil.” Assim… não é que já tenhamos um novo caça multifuncional no estado da arte para entrar em operação já… ou temos? Hmmmmm….
Nós temos amplas condições de construir nossos próprios drones, existem bons projetos falta apoio do governo que deveria investir na compra de alguns desses modelos para os viabilizar!
A Embraer não fabrica nenhum?
A Stella fabrica um drone que está em fase de teste o Atoba, e a Avibras o Falcão.
Esqueça o Falcão (autonomia de 15 minutos). Projeto descontinuado.
15 Minutos? Aonde você leu isso amigo? Autonomia do Falcão e de 16 horas.
Falcão não voa!!! Já viu alguma imagem? Só se fabrica aquilo que o Governo efetivamente quer compar. Não é o nosso caso, infelizmente.
Não acredito. É sério isso? A Embraer não fábrica drones?? Eu tinha lido faz tempo que iam começar a produzir junto à Elbit. Não vingou isso????
Hj teve live de lançamento do drone armado multi-função brasileiro – Tupan-300
Obrigado. Achei.
https://youtu.be/MwLHWj2l_qw
Vou lá ver. ??
Muito bom, não sabia do projeto ou construção desse drone.
O povo brasileiro não quer saber de drone… só quer auxilio emergencial. Parece que o Estado tem de ser pai de todo mundo!
Se você acha normal deixar seu povo passando fome em uma situação de crise….
O povo brasileiro governa as forças armadas?
Cadê a dicotomia entre uma coisa e outra? Que maluquice! (Eu não compro carro porque gosto de batatas!) Você faz parte do “povo” brasileiro também. Ou você não é brasileiro? E ainda que “povo” não durma pesando em drones de ataque, nada impede a Defesa de adquirir ou planejar produzir no Brasil.
Até agora, temos 20 pessoas que não usaram auxilio emergencial e 25 que usaram! ahhahhaa
Uai não é dinheiro do povo voltando para o povo???
Perdeu uma excelente chance de ficar quieto sem comentar.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Há milhares – quiçá milhões -, de brasileiros (as) passando toda sorte de necessidades. Então, de acordo com sua posição, não é para ajudá-los? Demais a mais, por acaso a opinião popular vai influenciar as decisões do alto comando das Forças Armadas no que diz respeito ao destinos dos recursos destinados às mesmas? Eles, os militares, com as possibilidades que têm em mãos, é que decidem o que fazer com as mesmas – equipar razoavelmente às unidades para os desafios dos cenários atuais ou não. A responsabilidade, nesse caso, é… Read more »
NÃO TEMOS CAPACIDADE DE CONSTRUIS OS PRÓPRÍOS DRONES! Sinto muito, mas os drones/VANT/SARP (vc escolhe) necessitam de sensores fabricados fora do Brasil. Logo, no máximo podemos construir aeromodelos de final de semana. Até temos algumas (pouquíssimas) empresas fabricantes de drones de uso para agricultura ou para filmagens aéreas, que usam telecomando em frequência civil e sem criptografia. Se pesquisarmos, quando as FFAA passaram a trabalhar com drones/VANT/SARP de verdade e com experiência de combate, chegaremos a mais de 10 anos atrás. Ou seja, nunca foi prioridade para as FFAA (as três). Lembrem-se do SISVANT da PF, que não chegou a… Read more »
A Venezuela está se fortalecendo. Essas idas e vindas de aviões iranianos/russos pra cá, não é por acaso. Tão certos! Estão fazendo o deles. Meu desejo é que o Brasil fomente ainda mais nossa indústria de defesa para que não tenhamos que depender de outros países.
Não, a Venezuela está quebrada, destruída. Rússia e Irã estão se aproveitando da situação para fazer movimentos por aqui. Você acha mesmo que eles levam a sério um palhaço como o maduro que conversa com passarinhos?
??, essa é novidade …
se eles não levassem o maduro a sério a oposição apoiada pelos EUA já tinha o derrubado
A Venezuela estar quebrada não significa nada para países que estão dispostos a ajudá-los.
A Embraer fabrica o que de drones?
Uns quarenta anos atrás, quando surgiram os primeiros drones, foi desenvolvido um drone, mas aí falta de interesse, de orçamento, de vontade….
Quarenta anos? Bota sessenta ou setenta nisso. Usados em combate sobre o Vietnã do Norte, inclusive.
Hmmmm três em negação…
https://www.historynet.com/lightning-bug-war-north-vietnam.htm
Se a EMBRAER já desenvolveu, então ela possui a expertise, certo? Certo! Ela poderia retomar o desenvolvimento caso aja interesse da FAB e das autoridades?
com interesse das forças armadas é dinheiro injetado pode ter certeza que num curto período de prazo a Embraer pode desenvolver é fabricar drones paras mesmas
Eles podem fabricar, mas se essa “empresa” não poder exportar…..vai viver como? De encomendas do governo? Se tiverem auxílios do Ira ou da China, daí é que não vendem.
Como se isso fosse problema para regimes autoritários.
É ruim que vão fabricar alguma coisa, isso é fachada para importar o drone do Irã.
Espero que dê certo.
Se na base do amor, o Brasil não olha para drones do jeito que outros países olham, então que seja por medo.
Já está mais do que na hora de termos drones armados aqui.
Alvos para os Sabres e ST !!!
E os Sabres e ST são alvos para os S300
Que por sua vez, são alvos dos A-1M. ?
A-1M Que são alvos dos Su 35 ??♂️
não sabia que a Venefavela tem SU-35, que eu saia é SU-30, há e o matador de sukhois já chegou no BR, agora é só ter números suficientes que iremos nos contrapor pesadamente contra os SU-30.
Já matou qtos SU até agora?
Que por sua vez, são alvos do Astros 2020 !
O Brasil tem realmente tem investido pouco nesta área. Para o EB, depois da conclusão do SIVAM, da melhoria da Defesa Antiaérea e da Infantaria Mecanizada, esta é uma das prioridades. O problema é o “cobertor curto”. Iniciamos conversações com os israelenses a respeito, mas tudo muito incipiente. A Venezuela, ao contrário, parece estar avançando mais do que Brasil, Chile, Colômbia e Peru nesta área. Só falta mesmo, a Venezuela começar a investir em sua Infraestrutura energética, no Agro e, principalmente na indústria de bens de consumo, como produção de papel higiênico, por exemplo…
Embora a Venezuela tenha o mais efetivo sistema de defesa Antiaérea da região, o Peru conta com baterias Petchora. No caso do Chile a defesa conta com Stinger, Mistral, Migale e NASAMS II.
Acredito na influência direta do Irã.
E que isso irá melhorar muito as capacidades da Venezuela.
É aos venezuelanos estão a fazer a parte deles e o Brasil? Vai demora quanto tempo para produção de drones em massa?
Cara nem se deram o luxo de altera o numero de designação/modelo [!]….
Olhem as duas fotos ambos modelos tem escrito P071A-007
Tinha percebido justamente isso. Esse papo de feito na Venezuela parece ser a maior balela. O Irã mandou para Maduro fazer propaganda. Só mudaram o escudo das forças aéreas. LOL!
Putz,,, Que medo da Venezuela #sqn.
Agora sim, temos uma empresa “competente” de um país “democrático” que faz jus a aquisição do “nosso patrimônio” que é a EMBRAER.
Diferente da Boeing do Império ditatorial EUA, a EANSA da Venezuela tem todos os requisitos técnicos para ser uma ótima parceira… KKKKK
Nós poderíamos ter trazido eles para a nossa esfera de influência, hoje estaríamos podendo fazer um meio de campo, mediação. Vendendo produtos e serviços, e de quebra mantendo a Venezuela sob controle. Mas uma política externa mais do que acéfala e submissa- burra mesmo- tenta tornar a Venezuela o “inimigo necessário” a qualquer custo. O resultado é esse: estão se armando fora, e Rússia e Irã nas nossas fronteiras. Parabéns aos jumentos e seus seguidores na luta contra o “comunismo”.
Perfeito. Eua, e outros países lidam com ditadores vendendo pra eles. Se não fossemos um anão diplomático e político estaríamos vendendo muito em toda AL, África, OM.
É melhor vc “Jair” se acostumando.
A Stella Tecnologia está desenvolvendo o drone Atobá, ele pode carregar até 70kg de carga útil e parece ser promissor. Mas como aqui é o Brasil, o governo não dá a mínima para esse tipo de iniciativa, o que faz projetos inovadores como esse quase sempre morrerem na praia. Os militares não apoiam a indústria nacional e depois vão comprar produtos de empresas estrangeiras pagando uma fortuna por causa da ToT. É lamentável.
Não creio que a Venezuela esteja investindo alguma coisa. O Maduro está apenas entregando o que resta do país para interessados em explorar um naco da caça em troca de se manter vivo e no poder às custas da miséria do povo.
Esse drone da venezuela eu derrubo com a espingarda de dois canos que pertenceu ao meu pai !!!
Os armênios e os Sauditas achavam o mesmo dos drones do Azerbaijão e do Irã…
Legal a legenda da foto do drone iraniano “Drone iraniano muito semelhante ao apresentado na Venezuela”. Não é “muito semelhante”. É o mesmo!
Inveja não faz, também fabricamos os nossos. O que falta mesmo é uma grande aquisição.
Temos o CÁRCARA 2, AVIBRAS FALCÃO, ACAUÃ ( o primeiro da américa do sul a realizar um decolagem automática), Horus FT-100 , Hermes 450 ( esse é estrangeiro), temos o CAÇADOR, e também o ATOBÁ. Ou seja, temos tecnologia própria para termos uma grande e diversificada esquadrilha de drones.
Era pra o BRASIL tá noticiando essas coisas.. Mas não.. É a Venezuela.. Venezuela..
Tupan-300
É só espalhar quentinhas e papel higiênico na fronteira que eles se rendem..
As nossas tragédias são sempre de uma profunda banalidade para os outros…
Deitado em berço esplêndido…. degustando caviar e lagosta…
Não aceitando o clamor da sociedade para uma defesa aerea de medio e longo alcance…..
Enquanto a miseŕavel venezuela se torna uma ameaça bem debaixo do nosso nariz..
A farra de drones entrando no territorio brasileiro…
Auxiliando o trafico de drogas….
Espionando nosso país …
Ajudando no desmatamento da regiao amazonica…
Será algo épico…
E o prejuizo gerado por estes crimes irá nos custar o quíntuplo do investimento neste tipo de defesa.
Já temos um projeto de drone e sistema propulsor próprio em andamento: Tupan, da SIAAT e Turbomachine.
Não me animaria muito, não pela falta de capacidade das empresas envolvidas, mas o projeto está sendo tocado por conta própria e os engenheiros da Torbomachine deixaram entender que os políticos nem as forças armadas estão apoiando…ainda vai ter reunião e estudos (novidade sqn) das forças armadas a respeito.
Meu receio é ver as empresas envolvidas no projeto falirem e os pançudos procurarem depois um drone lá fora com o ToT (transferência para o bolso)
Vamos torcer, acho difícil a Siatt falir, pois já está com o Mansup, a Turbomachine parece estar bem adiantada em microturbinas.
Pois é. Vamos ver até quando nossas FAAs ficam brincando de operar Stones importados. Se não fosse a falta de visão da FAB, já estaríamos que vários esquadrões de Vant Falcão voando. Provavelmente a Avibras já estaria desenvolvendo uma evolução armada do Falcão para as 3 forças. Mas os “hiper estrategistas” dos brigadeiros resolveram cancelar a encomenda inicial do Falcão (mesmo tendo investido uma grana nos projetos SNC, DPA Vant que é usado no Falcão e muito provavelmente no MT-300) para adquirir o Hermes israelense. Vamos ver agora, e hoje temos mais opções como o Atobá, FH-200TH da Flight (acho… Read more »
Tupan-300
“Tupan-300” ????
Uhum, projeto em andamento. Furo de reportagem do Caiafa
Já temos os alvos dos Gripen NG
não tem como negar…esse drone é iraniano sim.
Maduro anunciou que a Venezuela vai fabricar drones. Durante o discurso foi possível ver o Mock-up do drone iraniano Mohajer-6 (capaz de levar 2 mísseis ar-terra)
https://pbs.twimg.com/media/EnRd58QW8AEncq3?format=jpg&name=medium
KKKK quando eu li “empresa aeronáutica recém-fundada este ano, e que neste mesmo dia apresentou dois protótipos de aeronaves de treinamento”, e sem ver a próxima foto, me veio a cabeça “parece aquelas apresentações de maquetes iranianas” … hehehe não deu outra. Importaram o veículo iraniano, com o selo de “fabricacion local”… hehehehe
Deveria produzir alimentos para o povo faminto!
O drone em si não parece grande coisa, mas pode fazer um estrago em alguma refinaria ou usina igual o ataque na Arábia Saudita e depois fingirem que não foi com eles. O Brasil tem que focar seriamente na fronteira com a Venezuela.
Pode ter certeza que se Brasil entrar em uma guerra o estrago seria gigantesco. Já viu os hangares da FAB? Eles usam telhas de zinco! Em tese um drone de fabricação iraniana poderia inutilizar um Gripen que custa milhões de dólares. Para isso um grupo de Comandos poderia escoltar o operador de drone até uma distância necessária. Nas Malvinas os comandos britanicos inutilizaram Pucarás dentro da ilha usando explosivos C4, uma ação de alto risco. Se fosse hoje poderiam ter feito a uma distância mais segura usando drones. O custo benefício é enorme, já que um Avião de Combate vale… Read more »
Desculpe mas, tenho entendido que eles inutilizaram os Puca acionando os ejetores.
É impressionante como sao justamente os países sob fortes sançoes e embargos economicos que conseguem desenvolver tecnologias sensíveis na area de defesa.Enquanto isso aqui no Brasil nada anda e sofremos ate mesmo cortes no setor de P&D. Quantos cientistas e pesquisadores o Brasil ja perdeu para EUA, Israel e Europa? E agora vemos uma Venezuela cambaleante desenvolver seus proprios sistemas, tendo eles ajuda ou nao. E o Brasil deitado eternamente em berço esplendido.
Temos projetos iguais ou superiores aos montes no Brasil ( tudo com a farra das verbas de pesquisa da Finep) mísseis ,drones,veículos de todo tipo…mas na hora do vamo ver vai tudo pra gaveta e o dinheiro do contribuinte pro lixo, afinal não pagam lobby em dólar pra “oficial patriota”
Daí compram o mesmo equipamento que passaram anos de pesquisa e recursos desenvolvendo…..compram la fora a incrível quantidade “dissuasoria” de uns quatro ou cinco…pra criar doutrina sabe ?!
Triste que a maioria dos cometários postados neste fórum são apenas besteiras e discussões políticas…não se aproveita grande coisa…o fato é que a Venezuela estará, remontando, alguns drones iranianos em uma empresa de fachada em seu território, enquanto o Brasil, que importou alguns drones para a polícia federal anos atrás em uma operação mal sucedida, ainda sofre para colocar os mesmos em estado operacional, algumas vezes por problemas burocráticos, outras por operacionais, e quanto a fabricação, não passamos de alguns estudos e projetos de poucos modelos nacionais.
Cria uma empresa no inicio do ano e ja de cara apresenta dois produtos de alta tecnologia? Muita genialidade a curto prazo.
Vai ser que nem aquele drone português.