Concepção artística do MALE RPAS

Após vários meses de intensas negociações entre a Airbus Defence and Space e a OCCAR, o Programa do Sistema Europeu de Aeronaves Pilotadas Remotamente de Média Altitude e Longa Resistência (MALE RPAS – Medium Altitude Long Endurance Remotely Piloted Aircraft System) deu um passo decisivo em frente com a conclusão da fase de negociação para o Contrato de Fase 2.

Este grande avanço foi alcançado graças à dedicação contínua e ao impulso inabalável de todos os envolvidos.

Os quatro Estados participantes no programa (PPS) confirmaram no 7º Conselho do Programa em 19 de novembro de 2020 que as condições contratuais, preços e desempenho necessários foram atendidos para permitir o lançamento dos processos de recrutamento nacionais finais do PPS em breve.

Nos últimos quatro anos, o Programa MALE RPAS superou com êxito uma série de marcos significativos. Um Estudo de Definição foi lançado em 2016 para definir requisitos comuns entre Alemanha, França, Itália e Espanha e foi concluído com sucesso em 2018 com o System Preliminary Design Review (SPDR).

Os dois anos subsequentes foram totalmente dedicados a negociar e refinar a oferta da indústria com discussões abrangentes e duradouras para garantir que o contrato atendesse às expectativas do PPS em termos de desempenho, acessibilidade e valor para o dinheiro. Isso foi conseguido com a última BAFO para o Contrato de Estágio 2 preparado pela Airbus Defense and Space GmbH e suas principais subcontratadas (Leonardo, Dassault Aviation, Airbus Defense e Space SAU).

Foi recebida a 18 de novembro de 2020 e engloba o desenvolvimento, a produção e o apoio inicial em serviço (5 anos) de 20 sistemas, com uma duração total de contrato de pouco mais de 13 anos. Presumindo a assinatura do contrato no início de 2021, o primeiro voo está previsto para 2025 e a primeira entrega de itens de série para o PPS está prevista para 2028.

O MALE RPAS é uma capacidade indispensável para facilitar a prevenção internacional de conflitos e gestão de crises durante todas as fases da operação – especialmente no campo da Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR).

O desenvolvimento de um MALE RPAS europeu garantirá a soberania nesta área e fomentará a Base Tecnológica e Industrial de Defesa Europeia (EDTIB).

O MALE RPAS será projetado para se tornar um dos principais pilares de qualquer sistema de combate aéreo futuro e oferecerá às indústrias europeias a oportunidade de participar de um grande programa de Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) projetado para se integrar ao tráfego aéreo civil e operar em espaço aéreo segregado.

FONTE: OCCAR

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