IMAGENS: ‘Elephant Walk’ dos caças Gripen da Tailândia
A 7 Wing da Royal Thai Air Force (RTAF) divulgou em 11 de novembro fotos de seus caças multifuncionais Saab JAS-39C/D Gripen conduzindo uma “caminhada de elefante” na base aérea de Surat Thani, no sul da Tailândia.
As imagens foram postadas na página oficial da ala no Facebook e podem ser vistas na galeria abaixo. A “caminhada do elefante” foi realizada para demonstrar a mobilização em grande escala de aeronaves para proteger o espaço aéreo e as águas da Tailândia.
A demonstração incluiu toda a frota de Gripen da RTAF, que é operada exclusivamente pelo 701 Squadron, junto com uma única aeronave Saab 340 Erieye de alerta antecipado aerotransportado (AEW) do 702 Squadron.
A RTAF opera o caça multifuncional desde fevereiro de 2011 e emprega 11 exemplares no total, compreendendo sete JAS-39Cs monopostos e quatro JAS-39Ds bipostos.
A Tailândia opera duas aeronaves Saab 340 Erieye da base aérea de Surat Thani desde dezembro de 2010. A RTAF anunciou no início de 2020 que pretende atualizar essas aeronaves para permitir que executem uma missão aérea mais ampla de alerta e controle antecipado (AEW&C).
Brasil deveria fazer uma foto com 20 f-5 e atrás dois 390
Para o quê? Declaração de hipossuficiência?
dá pra ver que conhece bastante!!!
Concordo, alem de propaganda seria uma demonstração de orgânização e prontidão.
Não precisa ser ultra-moderno e novos para fazerem a diferênça em uma guerra. Lógistica e saber usar o que se tem e mais importante.
Obs. Isso foi demonstrado pela Alemanha no inicio da segunda guerra, quando ela mais avançou e avançou com blindados ultrapassados porem bem usados.
Boa! Aproveita agora lá em Canoas. Além dos -390 inclui o E-99.
Dá pra fazer com aeronaves diferentes? Lá tem um monte de A-1.
Participando do Tínia tem ao redor de 12 F-5, fora os outros todos do Pampa. Quanto ao monte de A-1 lá, tem duas coisas: não existe um monte de A-1….atualmente são só 8 no total e desses, uns 3 ou 4 estão participando do Tínia……e eles estão operando em SM, não em Canoas. Em Canoas tem os F-5 dos 4 esq. que o operam na FAB e 1 KC-130. Em SM, tem uns 12 A-29, os A-1, 2 E-99 e 1 R-35.
Atrás poderiam estar um R99-A em meio a dois KC-390 Millenium.
Na sequência viriam 9 AMX, 9 F-5M e nas pontas outros 6 A-29.
A versão AEW não é mais R-99A…é E-99. Não existem 9 A-1 (AMX)….existirão, pois serão 14, mas atualmente são 8.
Gosto de ver a negativação de uma informação real……a inteligência do brasileiro é algo muito estranho……kkkkkkkkkkkk
É surreal! Seria cômico se não fosse trágico!
Eu já tinha achado uma única foto com dois KC-390 na pista bastante imponente, acho que publicada aqui mesmo no blog, isso seria épico.
Pra que? Gastar combustível a toa!! Já basta a Foice de SP questionar os gastos do EB com Exercícios Militares!! Acho esse Elefantes Andando uma besteira que só serve para fotografia!!
Goste dos RBS-15, deu um toque especial.
Concordo
O RBS15 sempre dá um toque no gripen. O gripen, não sei se em todas as versões, pode levar 4 mísseis desses, uma formidável capacidade contra um alvo marítimo.
Na boa, essa Elephant Walk ta mais para dancinha do elefantinho
Voce só tá acostumado a ver os Elephant Walk americanos.
Obviamente todos os outros países não chegam aquele patamar e você como Brasileiro deveria ficar de bico calado pois a nossa pífia e vergonhosa “força”- Aerea mal consegue fazer isso.
O deles tá melhor do que o Brasilzão!
Bico calado porque a FAB não consegue fazer nem uma meia dança do elefantinho? Nem ferrando! … É uma quantidade pequena de aeronaves pequena sim comparada com a USAF sim!
Outro rancoroso!!
Você devia se informar melhor sobre essa sua pífia Força Aérea, absolutamente não deve ser a minha!! Para de jogar LOL e vai pesquisar!!
Perto do “Jabuti Walk” daqui, eles estão é bem na foto
Calma que o nosso também poderá ser feito em 4 anos com Gripen E, E-99 e C-390!
Sim ! Nosso dia vai chegar! Gripens E e F , o E-99M já modernizado, e os KCs novinhos. Nossa força aérea estará bem na fita.
Ai ai, que preguiça, deixa eu deitar um pouco aqui na rede.
Fico imaginando se algum dos operadores do Gripen ao redor do mundo virão para as futuras Cruzex.
Ou seria mais fácil o Brasil participar dos encontros dos operadores do Gripen para troca de experiências?
Lindas fotos. Em breve, será a nossa vez de fazermos fotos como estas.
Esse caça é bonito mesmo! E tem se saído bem em todos os países que o adotaram!
Fizemos um “elephant walk” de AH-2 Sabre. Linda a disponibilidade dessas aeronaves na FAB.
OFF – Foguete pega fogo após ter lançamento interrompido na Base de Alcântara, no Maranhão
https://oglobo.globo.com/sociedade/foguete-pega-fogo-apos-ter-lancamento-interrompido-na-base-de-alcantara-no-maranhao-24742991?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo
https://brazilianspace.blogspot.com/2020/11/bs-urgente-nota-informativa-sobre.html
A nota do COMAER afirma “operação interrompida”. Aqui vai uma dúvida que ficou coçando na cabeça do “Tico” (o “Teco” anda sumido já ha dois dias): Um foguete de combustível sólido, até onde eu sei, quando acionados os dispositivos pirotécnicos para lançamento é o mesmo que tentar segurar um raio em trovoada. Não tem jeito, ou o “bicho” sobe como manda o figurino e todo mundo fica feliz na foto, ou então, alguma zebra ocorre na propulsão e ou no sistema de controle e o “Zé do Boné” aperta o botão de destruição e se dirige ao Sanitário Mais Próximo,… Read more »
Eles colocaram na nota que o procedimento de lançamento foi cancelado e após isso houve um pequeno incêndio que foi rapidamente controlado, então o incêndio não atingiu o combustível sólido pois se tivesse atingido não teriam controlado rapidamente!
Imprensa canalha!!! só sabem que existe a Base quando ocorre algum incidente!! Safados tinha que ser fechado!!! Mas a hora deles está chegando!!!
Depois vai ficar top a FAB fazer uma foto desta só com os KC-390 e outra com os Gripen’s ,show !!!
Pelo menos os Gripens deles estão entregues e operacionais. A FAB não conta com o vetor. Ainda temos muitos testes, integrações e certificações….etc…Até parece o submarino atomico.
Pois é, não sei se teremos gripens operacionais para fazer uma foto assim. Por causa dessa declaração da “pólvora”, do nosso Brancaleone, o Gripen NG poderá sofrer embargos e ficará sem motor e outros mais de 15 componentes americanos vitais para que o gripen levante do chão. E, também, creio eu que o Presidente Biden não vai deixar barato tal declaração. O presidente Bolsonaro não sabe que o Gripen Brasileiro tem vários componentes americanos. Que vergonha.
Os Americanos não são burros, um embargo desses abalaria as relações entre Brasil-EUA permanentemente, creio que não seja esse o desejo deles.
OBS: Também não duvidaria nada se aparecesse logo após o embargo do Gripen os Chineses oferendo seus J-10, ou os Russos com os Su-35 loucos para se embrenhar mais na zona de influência dos Estados Unidos.
É isso mesmo, Tutu. Talvez o J-10 porque o Su-35 é muito para a FAB daria muito trabalho operar. E trabalho não seria muito interessante.
Olha , sem desmerecer equipamento chinês e russo, em caça quarta geração o Gripen e uma solução bem superior. Brigar co EUA e burrice no mais alto estágio de degeneração mental so visto em atitudes de Hitler e Mussolini e demais malucos história que só levaram desgraças a seus países e a seu povo.
Prefiro não comentar……
Olha é lglzinho e talz, mas vamos ser sinceros, beira o ridículo perto das potências. Mais humilhante que isso só se o presidente do Brasil ameaçasse os EUA com pólvora, soja e minério de ferro.
Rro
Só para me tirar uma dúvida: uns tempos atrás eu vi uma foto de 7 A-1 em um mini elephant walk na Ala 4. Procurei em tudo que é lugar no Google e não achei! Alguém tem essa foto ou sabe onde encontrar? Pensei que tinha aqui no Aéreo, mas não encontrei.
Seria top a FAB fazer algo semelhante com uma aeronave E-99 no fundo e na frente uma mistura de caças F-5M, A1M e A-29 …
Parabéns Tailândia, Bela demonstração prontidão. Hoje temos capacidade de fazer o mesmo e no futuro também com gripen. Torço para mais gripens e um caça de quinta geracao na fab.