Eurofighter Tranche 4

Eurofighter Tranche 4

O Bundeswehr deve receber 38 novos caças do tipo Eurofighter: O comitê de orçamento do Bundestag alemão liberou 5,5 bilhões de euros em sua reunião de 5 de novembro.

Além dos jatos, está prevista a compra de peças de reposição, equipamentos de teste de serviço de solo e ferramentas especiais (BPS). O objetivo é aumentar a disponibilidade de peças de reposição e aumentar a prontidão operacional da aeronave. O plano é entregar os novos jatos até 2025. A Força Aérea deve receber a última aeronave dessa tranche em 2030.

O primeira tranche do Eurofighter está sendo substituído

O projeto de aquisição do quarto Tranche, também conhecido como Projeto Quadriga, substituirá gradualmente os Eurofighters do primeiro lote de produção (Tranche 1), que foram adquiridos entre 2003 e 2008. Uma vez que as aeronaves do Tranche 1 só podem ser usadas como peças e sobressalentes para aeronaves de combate, elas estão freqüentemente desatualizadas, por essa razão esta primeira série deve ser substituída.

Além disso, as principais peças de reposição e troca para o Tranche 1 não são mais fabricadas. No médio prazo, isso significaria que os jatos teriam que ser revisados ​​extensivamente e seriam custosos. Com as 38 novas aeronaves, a frota do Eurofighter terá, no futuro, uma gama uniforme e mais flexível de capacidades.

Novo radar AESA da Hensoldt para o Eurofighter

Equipado com tecnologia de radar moderna

Os novos Eurofighters serão equipados com um moderno radar E-scan. Isso permitirá que os pilotos descubram e rastreiem melhor os alvos ar-ar e ar-solo. Isso também é possível para vários alvos simultaneamente e independentemente um do outro. Além disso, o radar tem maior imunidade a contramedidas e interferências. Em junho de 2020, a Comissão de Orçamento aprovou a aquisição e integração do mesmo sistema de radar para os Eurofighters nos Tranches dois e três.

Centro de teste e desenvolvimento Eurofighter em construção

As novas aeronaves a serem adquiridas também se destinam a substituir os dois Eurofighters que foram destruídos em um acidente no ano passado. Além disso, três das 38 máquinas são destinadas para fins de teste. Estes serão atribuídos ao futuro centro nacional de teste e desenvolvimento Eurofighter. O centro se destina a fornecer suporte significativo para sistemas futuros e desenvolvimento do moderno radar E-scan, entre outras coisas.

Cockpit do Eurofighter

Sistema de armas confiável

O Eurofighter é o esteio dos esquadrões de aviões de combate alemães. Os jatos bimotores representam, portanto, capacidades essenciais do Bundeswehr para proteger o espaço aéreo alemão e para lutar contra oponentes no solo e no ar. Este moderno sistema de armas é adequado para uso em defesa aérea, bem como para ataques aéreos. A aeronave foi originalmente projetada como caça de superioridade aérea e mais tarde foi habilitada a desempenhar outras funções. Graças às suas opções versáteis de rede, a aeronave de combate pode ser usada em associação com outras forças aéreas, bem como com forças terrestres e navais.

Contribuição do Bundeswehr para a OTAN

Com a aquisição do quarto tranche do Eurofighter, a Alemanha será capaz de garantir suas contribuições para os objetivos de planejamento da OTAN nas capacidades de Capacidade Avançada de Combate Aéreo e Capacidade Conjunta de Ataque de Precisão. O projeto de aquisição deve permitir que 140 Eurofighters desempenhem de forma confiável as suas tarefas durante o período mais longo possível.

O projeto aprovado pelo comitê de orçamento do Bundestag alemão em 5 de novembro de 2020, com um volume total de cerca de 5,5 bilhões de euros, foi apresentado como uma conta de 25 milhões de euros. Este termo inclui todos os projetos de aquisição e desenvolvimento da Bundeswehr com um volume de investimento de 25 milhões de euros ou mais. Isso exige a aprovação separada do comitê de orçamento do Bundestag alemão antes da conclusão do contrato.

FONTE: Ministério da Defesa Alemão

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