Conceito de caça stealth da Saab com canhão a laser
O Gripen News no Twitter divulgou imagens de um conceito de caça stealth da Saab de 2016, com um canhão a laser integrado na parte ventral da fuselagem.
O projeto foi originalmente divulgado nesta apresentação da Saab.
O caça é monomotor e possui dois estabilizadores verticais inclinados e eliminando os estabilizadores horizontais na cauda.
A aeronave parece uma evolução sem canard do conceito FS2020/25, um modelo de um caça tripulado de nova geração da Saab divulgado em meados de 2010.
O FS2020/25 tinha dois compartimentos internos para armas e capacidade supercruise.
Monomotor e com canhão a laser.
Será que a conta fecha em termos de energia?
Acho que será possível.
Nos EUA, já existe pelo menos a ideia/o conceito de no futuro integrar nos F-35 um sistema de DIRCM e também uma arma laser que possa pelo menos provocar pequenos danos no alvo…
https://youtu.be/jMx1-yaRLyQ
https://youtu.be/QmRjd7P26jQ
https://youtu.be/rLav0zMHut8
https://breakingdefense.com/2020/09/lockheed-aims-for-laser-on-fighter-by-2025/
Acredito que a única maneira seria algum sistema que possa armazenar a energia necessária para pelo menos um disparo de alguns segundos enquanto o caça não está em combate – e que o motor pode gerar uma “sobra” de energia.
Supercapacitores de grafeno?
Muito esquisito.
no papel pode tudo
Pelos excelentes produtos já desenvolvidos pela SAAB eu não duvido nada. O Brasil se fosse um país sério, e não um curral, poderia embarcar num projeto desses.
Concordo. Uma parceria com os Suecos neste projeto, seria uma excelente oportunidade para nós.e para eles.
Concordo. Aliás, seria o rumo natural das coisas.
Gripen E/F e o novo caça de 5G com participação da indústria nacional.
Falo sim, sou eu que pago a conta dessa joça para ver nossas forças voar avião dos anos 50.
Quem come do meu pirão tem que levar do meu cinturão! ?
Você lá paga conta de nada.
É um defensor do comunismo.
Comunismo não é liberdade.
Canadá e Austrália estão bem.
Ainda bem que Cuba se livrou do imperialismo americano, não foi?
A população é escrava de ditadores mas isso é de menos, né…
Nonato,
Se associar num projeto de alta tecnologia com a Suécia é falar mal do país?
Ou falar que o Brasil historicamente é atrasado tecnologicamente por conta da má influência americana nos governos brasileiros?
Acorde! A Suécia está nos mostrando o caminho da independência sem precisar de coleira no pescoço de nenhum bloco armamentista seja ele capitalista ou comunista.
Se fôssemos uma nação soberana teríamos nos associados aos suecos para o desenvolvimento deste projeto.
Stealth?
Difícil com as dimensões atuais
As dimensões atuais do gripen não comportam transporte interno de mísseis
É a evolução natural do Gripen.
O nosso de “nosso caça embarcado” indica que você é indiano ou que você acredita que o Brasil terá o treja como caça embarcado?
Aliás fiquei também em dúvida de sua comparação do j20 com o mig 1.41 e do f35 com o yak41. A do yak41 com o f35 é pelo pouso e decolagem vertical? Se for, lembre-se que o Harrier já fazia isso antes dele…
PA adquirido dos Chineses ? Pela India? A India não vai comprar nem cigarros na China …talvez no Posto Ipiranga mas na Chine eu aposto minhas fichas que nem a China venderia e nem a India compraria..a não ser que façam um tratado de paz e definam suas fronteiras em um acordo e uma Valsa ….
Parabéns pela equipe da Saab. Sabemos a competência dos profissionais e que se quiserem e tiverem orçamento serão capazes de realiza-lo. Espero que se caso ocorra o Brasil possa embarcar como um coadjuvante nos trabalhos de desenvolvimento e compra, nem que seja para um esquadrão.
Eu, na minha ignorância, prefiro o FS2020
2
Meu comentário ” … a evolução natural do Gripen.” se referia ao FS2020.
Taí uma boa oportunidade, deveríamos procurar a SAAB para entrar no projeto!
A questão é: Será que a SAAB estaria interessada na participação brasileira?
O Futuro da FAB ai gente
Tomará…
A FAB vai de F-35 ou de Tempest .
Calma pessoal, leiam a reportagem, isso é de 2010, e 2016. Já foi abandonado, SAAB está no programa Tempest.
A maioria só lê o titulo. E a maioria dos que leem a matéria não sabem interpretar.
Caro Teropode, pedi calma, porque o pessoal já queria fazer parte de um programa que não existe. Em algum momento escrevi que a SAAB não o fez ou não se adianta ou que está fazendo errado? E mais, como você quer que nós iniciamos algo se nem sabemos fazer? Calma, nosso programa começou com o TOT da mesma SAAB, no futuro estaremos aptos para fazer o mesmo. Abraço.
A SAAB apenas tirou os conceitos do FS2020 para implementar no Tempest, de lembrar que o desenvolvimento do Tempest começou antes de 2020 , mas a participação da SAAB foi esse ano, logo como não desenvolveram nada em 2020 , o FS2020 ficou para conceitos ou ideias de como fazer um caça de 5ª ou 6ª Geração.
Opa, agora ficou claro obrigado pelo complemento. Abraço
Acho dificil a SAAB percorrer um caminho solista no desenvolvimento de um caça de quinta/sexta geração. Os custos para tal, com evidenciam os projetos já encaminhados atulmente, são enormes e não creio que a Suécia sozinha tenha fôlego para bancar um empreendimento desse porte. A parceria com outros é bem-vinda e necessária neste caso, o caminho mais plausível é a associação com os britânicos no projeto Tempest.
Qualquer um dos dois, nessas dimensões, parece ser bastante pequeno….além de um mais feio que o outro! Outra coisa é 5G na FAB….podem esperar sentados…..um 4.5G como o Gripen já é um parto à fórceps…..se vier algum dia um 5G, será em poucas unidades e de prateleira….
Não se empolguem, é só um conceito, acredito que para estudar a viabilidade de um stealth pequeno com lasers e poucos mísseis. Como devem ter esbarrado em algum problema, o projeto foi abandonado. Inclusive por isso que deve ter vindo a público.
pq a Saab não oferece esse futuro caça ao brasil tambem como fez com o gripen
J-20 sueco?
Parece um conceito bem cru ainda. Mas avante Saab!
No final de tudo serão 180 caças avançados :
108 Gripens E/F (FAB) + 48 Gripens M (MB) + 24 FS2020/Tempest (FAB)
Acho esse o número ideal para a nossa aviação de caça.
Aí vc caiu da cama e acordou! Espremendo de todos os jeitos e lados, 72 Gripen para a FAB e algumas unidades de algum caça usado para a MB…….e paramos por aí….qualquer coisa fora disso é devaneio total…sonho…utopia…..
Gostei mas…já que lasers podem ser colocador em torres, o avião não precisa parecer um caça. Uma plataforma stealth full aspect como o A-12 “Flying Doritos”, ao meu ver, seria melhor.
Enquanto na proxima decada estaremos recebendo e aprendendo usar Gripen, o mundo parte para quinta geração! Um projeto que caberia o Brasil hoje seria o britânico, um investimento seguro com uma parceria da Embraer e outras.