Workshop de apresentação do F-39E Gripen
Por Mairton Melo*
Fomos convidados para participar do Simpósio Operacional de apresentação do F-39, ocorrido na Base Aérea de Brasília. O evento contou com apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB), Embraer e Saab.
A FAB informou que o projeto do Gripen segue dentro do planejado. Em 2021 ela espera reeceber 4 aeronaves, ao mesmo tempo em que os primeiros F-5 começarão a ser desativados.
Em 2024 será a vez de começar a aposentar algumas unidades do AMX. E de 2021 até 2026 serão entregues os 36 Gripens adquiridos.
Jackson Schneider, CEO da Embraer Defesa e Segurança, enfatizou em sua apresentação o ganho na capacidade operacional da Embraer ao participar do desenvolvimento do Gripen NG, deixando claro que a empresa em um futuro próximo, terá capacidade de desenvolver seu próprio avião de combate de nova geração.
Destacou também que a partir de 2022 a fábrica em São Bernardo começará a produção de várias unidades do Gripen.
Micael Johansson, CEO da SAAB, começou o discurso pedindo desculpas. Nas palavras dele: não tenho tanta confiança em falar português, então vou falar em inglês pois será melhor do que em sueco.
Interesse da Suécia no C-390
A apresentação iniciou enaltecendo os ganhos da colaboração entre Brasil e Suécia no desenvolvimento do novo avião, destacando a transferência de tecnologia, cooperação entre as empresas envolvidas, a produção no Brasil e a criação do centro de excelência para construção do Gripen F, a versão biposto do avião.
Ao final, ele declarou que a Suécia possui interesse na compra do C-390.
*Essa matéria contou com o apoio de Mairton Melo, do canal de plastimodelismo ToyHobby. Clique no banner para conhecer o canal:
Quando se fala no cronograma de desativação dos primeiros F-5, a partir de 2021, dos AMX, a partir de 2024, se afirma que até 2026 serão entregues os 36 Gripens adquiridos e “não se comenta nada” sobre um 2° lote: “o gato subiu no telhado”.
Sem dúvida que é preciso decidir logo por, pelo menos, mais um lote.
Olá André. O contrato do segundo lote poderá ser assinado até 2024 para que haja continuidade de produção.
Com essa situação econômica atual pós pandemia, em que o endividamento do Brasil está caminhando para 100% do PIB e que o Governo Federal, com pretensões eleitorais, flerta em romper com a única âncora fiscal que o país possui atualmente, é impossível falar em segundo lote neste momento. Primeiro é preciso arrumar as contas públicas, mostrar a quem financia a dívida pública (brasileiros que tem fundos de previdência, correntistas de instituições financeiras, quem investe em fundos de investimento, tesouro direto) que ela não corre o risco de não ser paga no futuro. Depois é preciso dizer qual despesa precisará ser… Read more »
Caro Gabriel. Segundo alguns colegas ex-FAB e outros que trabalham na Embraer, seria necessário um ano para iniciar a fabricação de um avião até sua entrega operacional. Como os últimos F39 do primeiro lote serão entregues em 2026, a FAB teria até 2024 para contratar o segundo lote com folga. “O gato desceu do telhado”.
Meu amigo, eu compartilhava do teu otimismo (torço inclusive).
Porém, conforme o cronograma apresentado, nada leva a apontar na direção da encomenda de um 2° lote.
Nem vou entrar no mérito da questão que, salvo melhor juízo, já foi até mesmo declarado pela própria FAB, que a substituição do F-5/A-1 pelo Gripen não será 1 por 1.
Espero, sinceramente, que minha percepção esteja totalmente equivocada.
Com relação a declaração da própria FAB de não substituir os F-5BR 1 por 1, pegaria essa declaração com pinças._ O fato é que na futura substituição dos AMX, o critério das operações de defesa aérea devera mudar, qualquer esquadrão tera a possibilidade de atuar integralmente ar-ar e ar-terra.__ Mantendo esse raciocinio, eu acharia de bom grado para obter maiores ganhos econômicos, iniciar a negociação para mais F-39 até 2022, então os fornecedores de peças, partes e sistemas poderiam prever seus meios e recursos por um período mais longo, acredito que barateando o produto final. Lembrado: F-5BR=47, AMX=55, F-39 adquiridos… Read more »
Na realidade, são 48 F-5M e 14 A-1M. 55 AMX foi o total recebido pela FAB. Encomendados 56, mas o 5532 foi perdido em acidente antes da entrega oficial. Então, os 48 F-5M e 14 A-1M, totalizando 62 células, equipam 6 esquadrões (4 De F-5M e 2 de A-1M). Um segundo lote de F-39, tb de 36 exemplares, permitiria equipar 6 esquadrões com 12 células em cada um, com a anunciada reativação do Adelphi, podetia se reequiapr o Poker com aeronaves remotamente limitadas e transgerí-lo para Campo grande ou Porto velho…..manteria-se assim, o número de 6 esquadrões de caça.
Este primeiro lote, vai colocar a FAB em outro patamar, o que exigirá ajustes na doutrina, para começar.
Outro ponto, é como somos os primeiros usuários, sempre, repito e garanto, aparecem problemas, problemas estes que precisarão ser analisados e solucionados.
Tanto a questão da doutrina quanto dos problemas, mostraram pontos de melhorias no próximo lote, portanto primeiro, precisamos usa-los, entende-los, saber seus pontos fortes e fracos, para que o próximo lote venha melhorado, e já pensando nas atualizações importantes para o 1o lote.
Eu creio que essa pandemia atrapalhou os planos, mas devemos assinar o segundo lote dentro do prazo!
Esse segundo lote só sai após a IOC dele creio eu. Há riscos financeiros em tudo isso que está sendo feito no desenvolvimento desse projeto.
“Young sea duck, shouldn’t dive so deep”
Buenas.
A COPAC é executora. Quem tem que comentar em 2º lote é o MD ou o CMTAER… Seria melhor se fosse o PR, e melhor ainda se fosse o CN…
Tem espaço, mas não no orçamento atual. Seria um protocolo de intenções, no máximo.
Alguém pode me tirar uma dúvida ?
Já qui os russos possuí o su 35 que é mais moderno que o su 30 eles param de comprar o último e si compram o mais moderno su 35 ?
E depois qui comessarem a receber o su 57 a produção de su 30 e 35 vão parar ou vão possuir de tudo su 30,34,35,57 e miga 35 ?
Perdoem se escreve bobagem .
Nem sempre
Depende como está o planejamento da força, recursos.
O mais moderno pode ser muito caro para operar, vide o F-22 e unidades adicionais de F-15 que a USAF estão adquirindo.
F-35 e os F-18 E/F na Marinha.
O presidente da Embraer Jackson Schneider em sua fala final deixou uma pulga atrás da orelha no bom sentido. Deixou no ar a aquisição do K390 por parte da Suécia e os operadores do Gripen no mundo. Quando um homem, com essa importância fala isso significa que as coisas estão bem adiantadas, se não nem falava nada. Houve a explanação de que o objetivo do Brasil é o Tot para desenvolver aeronaves nacionais.
Bem por aí mesmo. Sem falar que a embaixadora da Suécia estava lá no evento também.
Eu tive a impressão de que toda a apresentação foi uma espécie de apresentação de contas e de oportunidades de negócios; apresentação essa totalmente direcionada ao staff político (presidente Bolsonaro, o Rodrigo Maia, alguns deputados, ministros, adidos militares, etc).
Ou seja… foi um evento para políticos se interessarem pelas oportunidades.
O “problema” é que os C-130 ainda tem alguns anos de vida pela frente. A Suécia não irá antecipar a aposentadoria deles só para comprar o KC-390. Então essa possível compra seria no médio prazo.
Olá Rafael, pode ser isso mesmo, lembrando que Portugal irá receber sua primeira unidade em 2023, se a Suécia decidir pelo KC-390, ela assinaria um eventual contrato em 2021/2022 e receberia lá em 2025 ou 2027. Longo prazo.
Eu também acho. Talvez os suecos usem uma compra do KC-390 como forma alavancar um segundo lote de Gripens, no futuro.
Acho a afirmação de que a Embraer poderá projetar e construir sozinha se assim quiser o próximo caça do Brasil, muito interessante, e ainda que não o faça da pra ter uma ideia do conhecimento adquirido. O Interesse Sueco pelo KC-390, também é outra grande informação. O 2º Lote de Gripen NG ou melhor do F-39 acredito muito que vira sim a ser adquirido, Os Suecos não falam nisso porque esse 2º lote seria todo fabricado aqui no Brasil então não depende deles … Depende como todos sabem da FAB conseguir isso junto a ministério da Defesa e os políticos… Read more »
Acho a afirmação de que a Embraer poderá projetar e construir sozinha se assim quiser o próximo caça do Brasil, muito interessante
Um caça a jato nacional só vai acontecer em uma realidade paralela,porque nesta,não há interesse político,planejamento estratégico ou dinheiro para que o Brasil entre em uma empreitada dessas.
E olha que o executivo da Embraeer se esforçou MUITO em chamar a atenção do Rodrigo Maia e também do presidente.
Foi nítido durante a apresentação da Embraer o esforço do Shneider em destacar que “o Gripen é um ótimo negócio, o KC-390 é um ótimo negócio, aviação militar dá muito dinheiro, DINHEIRO karai!” e isso ele dizia olhando bem no fundo do olho do Rodrigo Maia (que tava na primeira fila, encostado no palco).
Acredito que possa sim (tem ou terá capacidade para isso)… só que não depende dela…
A tendência atual é produzir partes em varios paises de um único projeto e comprar os sistemas ou até turbinas que não são disponiveis de quem tem._ Isso se aplicou ao Eurofigther, F-35, C-390 e outros, se aplicará ao Tempest e ao FCAS.__ Como lideres aeronauticos na America Latina, deveriamos propor essa perspectiva futura a alguns paises Latino Americanos e Portugal, mas a America Latina em geral nessa parte é um “poço sem fundo”, govêrnos se vão e govêrnos vem e mudam tudo.
Uma bela aeronave para nos recolocar no topo das forças aéreas latino americanas!
“Ao final, ele declarou que a Suécia possui interesse na compra do C-390.”
Muuuuuito interessante . . . . .
Boa noite Senhores camaradas do Aereo e da Trilogia!
Muitas boas notícias neste mês para os que amam a FAB. Além da apresentação oficial do F39, tivemos no mesmo dia o primeiro vôo do T27M no PAMA de Lagoa Santa – MG. O vôo teve duração um pouco mais de 2 horas.
CM
2021 inicia desativação do F-5M e começam entregas do F’39. Bem, o GDA opera entre 8 e 10 F-5M. Cjegando 4 Gripen em 2021, da para desativar todos os F-5 do GDA, basta deixar 2 para fazer o alerta até o F-39 estar apto para assumir. Resta a questão não respondida ainda pela FAB: qual vetor irá equipar o Grupo de Caça, o Pampa e o Pacau……talvez inicie a desativação apenas com a substituição do F-5 no GDA….mas, precisará manter o F-5 nos outros 3 esquadrões. E o A-2 começará a ser desativado em 2024? Faltando 2 anos para a… Read more »
Flanker,
A desativação de A-1 começando em 2024 deve ser de aeronaves não modernizadas e que ainda servem aos dois esquadrões de Santa Maria. O fim do programa A-1M, totalizando 14 aviões modernizados, deve ocorrer por essa época.
Não, meu caro Nunão! Desde final de novembro de 2019, os exemplares não-modernizados que ainda operavam junto aos modernizados, foram todos estocados. Hoje, o Poker e o Centauro operam apenas as células modernizadas, que somam 8 entregues até agora.
Não sabia disso, tem a fonte?
(Não é desafio, é que eu quero ler mesmo, ano passado foi difícil pra me manter atualizado)
Revista Força Aérea n⁰ 124 pág 60. Nessa edição, tem uma matéria sobre os 30 anos de operação do A-1 na FAB, nas páginas 50 à 63. E não percebi mais a operação de células não-modernizadas, mesmo. A distinção entre os exemplares modernizados e os nao-modernizados é possível mesmo em voo a baixa altura. Nas aproximações, na final para pouso e nos táxis e pousos e decolagens dá facilmente para observar os itens como o radome grande e as protuberâncias do MAWS. Gosto bastante de observar os pousos e decolagens aqui em SM.
Fusão entre Embraer e Saab, acho que seria uma boa, para os dois lados…
Minha opinião…
E abrir mão da mais importante empresa brasileira de defesa?Acho que não.
Uma coisa será verdade…não teremos 2 lote…até pq não sabemos que governo estará no poder em 2024.
Ou a FAB segura por mais um tempo os F5 e AMX , ou nosso espaço aéreo será patrulhado por apenas 36 gripens..
Concordo plenamente, a FAB deve segurar por mais tempo os caças F-5 e AMX A-1, ou nós só teremos apenas 36 Gripens para a defesa do nosso espaço aéreo.
Nisso surge outro problema, que é o fator orçamentário. Infelizmente o Brasil não terá condições de manter os 53 caças F-5 e os 60 caças AMX A-1 além dos 36 Gripens que estão por vir.
Seria bastante custoso manter esse monte de aeronaves, por outro lado seria excelente mantê-las até concluir o segundo lote, mas com um orçamento baixo é muito difícil disso aí acontecer. É triste, muito triste…
Meu caro, a FAB tem 48 F-5M….e nunca possuiu 60 A-1….encomendou 56, recebeu 55 e modernizará 14…..desses 14, foram entregues 8 até agora ….e todos os que não serão modernizados foram estocados. Portanto, São 48 F-5M e serão 14 A-1M……seus números estão equivocados.
É lamentável, os 36 Gripens já deveriam serem entregues até 2023. Estamos muito atrasados infelizmente!!!