A Força Aérea Sueca (SwAF) manterá vários de seus caças Saab JAS 39 Gripen C/D além de sua data de aposentadoria planejada para 2026, solidificando um plano anunciado anteriormente para compensar uma queda antecipada nos números do Gripen E.

O plano, anunciado pelo Ministério da Defesa sueco em meados de outubro e confirmado pelo fabricante Saab em 23 de outubro, faz parte de um aumento mais amplo nos gastos com defesa nacional em mais de 40% entre 2021 e 2025, revelado pelo ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.

Dos atuais seis esquadrões Gripen C/D em campo pela SwAF, quatro deverão fazer a transição para o Gripen E nos próximos anos. Conforme revelado no último anúncio de Hultqvist, os dois esquadrões pendentes permanecerão operacionais com suas aeronaves Gripen C/D existentes.

Em 2017, o Jane’s relatou pela primeira vez os comentários feitos por um oficial sênior da SwAf, que disse que, com apenas 60 caças Gripen E entregues de 2022 a 2026, o serviço estava discutindo a possibilidade de manter um número de seus 73 caças Gripen C além desta data final de entrega até resolver uma lacuna de números (já havia sido divulgado que vários dos 24 Gripen D de dois lugares provavelmente seriam mantidos como treinadores operacionais).

Embora reter vários Gripen C fosse uma opção, naquela época não havia dinheiro adicional para financiar tal plano. Conforme observado pela Saab, não apenas o dinheiro está previsto, mas uma data “além de 2030” foi definida para sua retenção.

Saab Gripen C e D junto a um Saab 340 AEW

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments