IMAGENS: Cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Começam a chegar as imagens da cerimônia do Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).
A data marca os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis e homenageia os integrantes da FAB.
O evento realizado na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, contou com a apresentação da primeira aeronave multimissão F-39E Gripen.
Este post será atualizado com novas imagens ao longo do dia.
Que dia senhores!!!!
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O vetor mais moderno da América Latina, Brasil apesar de suas limitações orçamentária aos poucos está evoluindo.
O Gripen será um dos caças mais modernos da AMÉRICA, apenas atrás de poucas exceções no EUA.
E com misseis Iris-T e Meteor, nem se fala!
Parabéns a FAB e repito quem inventou o avião foi Santos Dummont e não os irmãos Wrigth!
O 14 bis não fazia curvas, o Flyer dos irmãos Wright fazia curvas. A verdade dói mas o conceito de avião está mais ligado aos irmãos Wright.
Quem não fazia era o flyer
Eu até ia falar isto, mas fiquei na dúvida, as vezes a idade nos trai… Abraços
Negativo. Da uma pesquisada na história do voo. Ele tinha leme, profundor e aileron. Se movimentava nos 3 eixos como um avião normal.
De qual dos Flyer vc está falando? O voo do primeiro sequer teve testemunhas!!!
14 Bis decolou e voou de forma autonoma, tinha energia propria, diante de uma multidao.
O aviao dos Wright foi catapultado, “voou” ate onde durou a energia da catapulta, diante de ninguem.
Isso doi muito em quem quer atribuir aos Wright esse mérito.
O grande mérito de Santos Dummont foi justamente ter desenvolvido algo mais pesado que o ar voar pelos próprios meios e fez isso sem qualquer conhecimento acerca do que os Irmãos Wright estavam fazendo e ao mesmo tempo a visão filosófica do SDU, por mais romântica e utópica que fosse, era simplesmente fantástica. O vôo do Flyer foi diante de ‘ninguém’ mas foi bem documentado. Foi muito mais do que um planador. Voou mais longe e mais alto que o 14bis e por mais tempo. Posteriormente inventaram as superfícies de controle que até hoje são utilizadas. Fazia curvas, voava durante… Read more »
O voo do Flyer foi bem documentado por quem?
Voce esta bastante equivocado. O Flyer possuía um motor de 12HP que mantinha o voo.
Ele foi catapultado? Sim, como os caças embarcados dos porta aviões também são catapultados.
O 14 bis foi construído pra voar reto a baixa altura e fez isso por 220 metros, mas o avião dos irmãos Wright fazia curvas.
Isso não muda o fato dos feitos do Santos Dumont mas deixa os ufanistas tristes.
Caças serem catapultados em porta-aviões é uma questao de opção operacional, para levar mais combustível e armas. Esses mesmos caças, quando operando em terra não precisam de catapultas.
O voo do 14-bis foi assistido por centenas de pessoas e documentado com fotos e vídeo. Qual a documentação e registro do voo do Flyer?
Não é questão de ufanismo……é tratar as coisas com o mesmo peso e a mesma medida…
Nunca, o 14bis não usava catapultas e era um avião não um planador .
Os caças da marinha são catapultados também.
Quando operando embarcados, sim. Mas, quando operando em terra, não precisam da catapulta, ao contrário do Flyer.
Voar como o flyer voou, catapultado, até um guarda roupas de seis portas vôa. Quero saber é o depois. E ainda.por cima sem testemunhas? O vôo do 14 Bis foi testemunhado pela Academia de ciências da frança. E o do flyer? Ai fica facil, né?? Santos Dumont poderia ter dito q voou o 14 bis em minas gerais 5 anos antes. E as testemunhas? E a documentação? As mesmas q dizem q o flyer fez aquele prerenso vôo em Kitty Hawk.
Refizeram o 14 bis nos mesmo molde que foi criado e… VOOU… Fizeram a mesma coisa no flyer e pelo que vi no vídeo, NÃO VOOU… Testemunhas falam o que quiserem ou o que pagaram para elas falarem… já um vídeo da época não…Abraços
nos não… NO..
Eu duvido, que apenas 1 mero americano não diga que os irmãos foram os inventores….Mas a síndrome que o ilustre Nelson Rodrigues nos adjetiva, infelizmente…..
O Flyer possuía um pequeno motor de 12 HP tendo a capacidade de mantê-lo no ar. Ele fazia curvas diferente do 14 bis. Ter sido catapultado não tira o mérito do feito pois nunca vi guarda roupas fazer curvas no ar e manter o voo. A propósito caças da marinha também são catapultado em porta aviões e nem por isso deixam de ser aviões. Seu argumento é fraco.
Eu vi a curva que a reconstrução dele fez, no centenário do alegado vôo. Foi uma parábola muito feia. A do Guarda Roupas seria mais bonita. A única duvida q ficou para mim ali é como que o piloto sobreviveu…
E os caças navais sâo catapultados para ganhar velocidade, pq vc nâo tem.Porta aviões com 1 km de convés. Mas depois disso, voam.
Mas podemos encerrar esta discussão da seguinte forma. eu faço um vôo na replica do 14 Bis e vc na do Flyer. Depois conversamos, ok?
(P.S. favor colocar o seguro de vida em meu nome)
Seu argumento de caças serem catapultados é que é fraco! Os caças embarcados, quando operando em terra, não precisam de nenhuma catapulta…..e todos os aviões tem rodas…..mesmo aqueles que possuem flutuadores, possuem rodas tb…..aqueles que possuem esquis para operar na neve, ttb tem rodas…….
Esse teu argumento de caça catapultado e fraquíssimo, pra não dizer ridículo.
Como nossos A-4 voam se nao tem catapulta para lança-los??
O NAe russo, chinês e indiano nao tem catapulta também, como os caças conseguem levantar voo?
O Flyer I não fazia curva alguma. Aliás, não se sustentava no ar. As imagens que vemos do Flyer voando em circuito fechado são de uma versão muito posterior que voou muitos anos depois.
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Falou e disse..
Porquê alguns querem tirar o mérito do Brasileiro ?
Não é questão de tirar o mérito mas sim de negar a história. Santos Dumont foi um gênio mas não foi o primeiro a voar no mais pesado quero ar.
Em um voo documentado, certificado, com centenas de testemunhas, que foi filmado e fotografado…..foi Santos Dumont o primeiro…..
Em Paris em 1908 na apresentação deles e também do Santos Dumont o Flyer fazia curvas, era um modelo melhorado. Enquanto que o 14 bis voava reto e nivelado.
https://www.google.com/amp/s/www.hipercultura.com/santos-dumont-ou-irmaos-wright/amp/
Em 1908 já era o Flyer III que voava.
Nem o I, que planou supostamente em 1903, nem o II.
Aí vc já está misturando as coisas para justificar sua opinião. Já não estamos falando de primeiro voo nenhum
Poggio, eu fui irônico. A curva q eu quis dizer foi da trajetória de queda
Conceito de avião? Hoje vc viaja em uma aeronave lançada por catapulta e quando ela pousa utiliza esquis no lugar de rodas? Por favor….
Pergunta: os aviões de hoje decolam como? Com trens de pouso ou catapultados a partir de um trilho?
Fim da questão!
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Cara essa picuinha é pura tolice. Para começo de história, nem os irmãos Wright, nem Santos Dumont “inventaram” o avião. A virtude dos três foi reunir as descobertas de diversos pioneiros, somar às suas próprias genialidades e chegar a um produto final que funcionou. Tenho grande respeito e admiração pelo Santos Dumont, mas o 14 Bis era uma pipa motorizada. Como já foi dito por outros colegas voou (melhor seria dizer elevou-se no ar) a poucos metros de altura e por uns tantos metros. Um feito fantástico para a época. O Flyer I, era motorizado sim, e tal como o… Read more »
O uso da catapulta não é irrelevante! Não é da natureza do avião, dá maneira que o conhecemos, decolar com catapultas! Ah, Mas é os aviões embarcados? Eles usam catapultas para não precisarem construir um convés de 600/700 ou 1000 metros! Os mesmos aviões embarcados, quando em terra, não precisam de catapulta. E nenhum avião usa esquis para pousar….as vezes usam esquis para uso na neve, mas as rodas estão lá tb. Olha para o Flyer e olha para o 14-bis. Examina a maneira como cada um decolou, voou e pousou. Qual dos dois se assemelha mais ao que conhecemos… Read more »
Caro Flanker, com todo o respeito, estamos falando dos primórdios da aviação. Não havia uma concepção única de como deveriam ser os mais pesados que o ar. O 14 Bis era “ao contrário” dos aviões de hoje. O Flyer I tinha esquis e um motor fraco, mas na minha opinião tinha uma aparência mais próxima dos aviões mais eficientesque vieram nos anos seguintes. Inicialmente o 14 Bis era atrelado ao Balão 14 para facilitar a decolagem. Vê a semelhança no uso de ajuda para decolar? Porém o arrasto gerado pelo balão não permitia que o Bis atingisse uma boa velocidade.… Read more »
O Flyer I foi pilotado? Se não, creio que a curva foi um vento cruzado, porque não havia controle remoto na época.
Eu entendo o que vc argumentou, mas como se discute aqui o primeiro voo, de forma documentada, com testemunhas e registrado oficialmente, eu considero que o 14-bis atingiu esse feito primeiro. E sua conformação, com rodas e decolagem por meios próprios são preceitos básicos do avião até hoje. Um abraço.
De acordo com o dicinário Aurélio avião é …”Aeronave utilizada como meio de transporte, equipada com asas, mais pesada que o ar e propelida por um (ou mais de um) motor de explosão, que aciona uma (ou mais de uma) hélice, ou por turbina a gás (nos modelos a jato), podendo aterrissar em solo ou na água, dependendo do tipo”.
Bom depois desta explicação e como diria o Cid Moreira:”Boa noite”
Parabéns FAB..Belas imagens..só estragpu..bom deixa pra lá…
Belo dia!
Mas a FAB ainda vai aprender à fazer transmissões ao vivo hehehehehe.
Ainda assim, as mensagens do Brig Bermudez e do Min. da Defesa foram boas. Bem vindo ao Gripen.
A geração de imagens e transmissão ao vivo foi da TV Brasil, que há anos não consegue transmitir direito nem desfile de 7 de Setembro. E olha que não faltam oportinidades de cerimônias dia sim e o outro também pra treinar.
Câmeras mal posicionadas, diretor aparentemente mais perdido que cachorro em mudanças. O show de horror de sempre.
Por sorte eu não tenho acesso à TV Brasil. Fui direto no canal da FAB. Achei realmente estranho porque os vídeos da FAB no YouTube geralmente são bem produzidos, mesmo sabendo que são gravados e editados para fazerem o upload em seguida. Diria que a TV Brasil precisa treinar um pouco mais 😛
O pessoal da Tv Brasil precisa fazer estágio nas grandes redes de Tv aberta.
Ninguém aqui duvida da importância do acontecimento e de sua comemoração. Mas fico com um gosto meio amargo na boca quando vejo a quantidade de autoridades, discursos, entrega de medalhas (!), desfiles, etc, enquanto estou em frente a um BIMec vendo os recrutas sendo dispensados por falta de verba.
Qual o problema da entrega de medalhas? É uma data magna. Quer mais medalhas que nos EUA?
Estão desfilando d+, já passou da hora de entrarem em operação.
O caça ainda está passando por testes em nosso território. Ainda vai demorar um bom tempo.
Triste né…
Os 36 caças já deveriam estarem aqui em fase de testes, mas só temos 01 até agora…
Muito triste isso..
Na verdade não. Está dentro do cronograma anunciado. Ter 36 caças em testes é complicado demais. Melhor fazer os testes com um pequeno número para homologar toda a frota de uma vez. IOC ano que vem.
Não está, está bem atrasado infelizmente. Em 2025 é que teremos todos os 36 caças gripen do primeiro lote, o que se não houvesse atraso, seria já em 2021/2022.
Até onde eu sei, a finalização das entregas e FOC seria em 2024. Início das entregas das aeronaves de série e IOC seria 2021.
Pode ter mudado, mas ainda assim acho o atraso de um ano algo bem razoável, ainda mais que praticamente o Mundo inteiro perdeu esse ano (2020). Depois poste suas fontes, mas vou dar uma procurada nisso.
OBS.: NUNCA vi planejamento de ter os 36 caças em 2021/2022. Até porque isso não faria o menor sentido.
Se o Brasil tivesse com um bom orçamento militar, com certeza daria.
Ou não. O Brasil já tem um bom orçamento militar. Só que gastamos demais em pagamentos ao invés de investimento. Mas normal. Faz parte. Pode ser que se o Brasil tivesse assinado com a SAAB antes, o projeto teria decolado antes. Mas uma vez assinado o acordo, as engrenagens assumiram velocidade própria porque o programa já estava sido financiado. A partir daí é o ritmo de desenvolvimento normal, que na minha opinião ocorreu com poucos problemas, se é que houveram. O programa está ocorrendo de forma transparente e está sempre sendo atualizado por SAAB/EMBRAER/FAB. A cadência na produção das aeronaves… Read more »
Não misture as coisas…..
Dia do Aviador (Sueco)…
…pois até hoje só piloto sueco que voa o 1o Gripen E da FAB no Brasil.
Melhor que colocar alguém não-qualificado, né?
Engano seu. O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da FAB, voou o Gripen na Suécia em 20 de agosto passado.
Pode até ter voado, mas um voo não dá a experiencia e qualificação para testes desse piloto sueco que, salvo engano, foi o primeiro piloto a voar um Gripen E.
Meu caro, o Major Aviador Peres está lá treinando exatamente para isso, ser um dos pilotos de teste do Gripen no Brasil. ?
E daí? Se nao foi ele o puloto hoje, é porque não era para ser ele….era para ser o sueco. Ponto! Mas, que picuinha sobre quem era o piloto! Meu Deus!
Leia minha frase : “no Brasil”. Não tem piloto brasileiro atualmente voando o 1o Gripen E da FAB no Brasil, qualificado para testes e voos.
Mesmo 6 anos após assinatura do contrato entre Brasil e Saab…
Tá, e daí?
Estou impressionado. Esse rasante é muito melhor do que as centenas de vídeos que já vi no youtube. Foi algo realmente expetacular. Os melhores 4 segundos da minha vida.?
Pois o bicho deu uma passada aqui em casa possivelmente vindo de São José dos Campos sentido capital SP, seguindo a Via Dutra. Espetacular o som da turbina. Nunca tinha ouvido nada igual
Parabéns a força aerea brasileira pelo dia do aviador e FAB…parabéns também pelo exitoso processo de licitação que resultou nesse espetacular caça…não se dobrou a pressões politicas escolhendo o que melhor se encaixava na estrutura da fab…e hj vemos o mais moderno e capaz caça da america latina aqui em nosso território…sempre acompanhei o processo fx e achei que nunca contemplaria essa realização…que venham mais lotes e tambem a versão naval para a MB.
Não tenho vergonha de dizer, me correu um “lagrimon” naquela passagem baixa !!!!
Chupa! Chile.
Parabéns a FAB!!!! Feliz dia do Aviador.
Quem não se emocionou com essa passagem baixa, está mentido….rsrsrsrs
https://youtu.be/xSIy8Gm9Y4Q
Acompanhei de perto. Barulho dos motores muitooo alto. Foi show!!!
Barulho do motor dá uma diferenciada em relação aos outros caças.
Assisti ao evento todinho pelo celular.rs
Na hora da passagem do Gripen E, o som da turbina da máquina até arrepiei aqui e , realmente, quem não se emocionou não pode se dizer tão fâ de aviação militar não viu.
Parabéns FAB//Brasil por finalmente entrarem no estado da arte da aviação de transporte e caça!!!
Bem vindo Gripen e que seja glorioso o seu reinado nos céus do Brasil impondo respeito nos céus da AL !!!
Parabéns a FAB.
Esperava a muito tempo este dia…
Que venham logo os 36 …para dar descanso merecido aos bravos F5.
Mas 36 ainda é pouco pelo tamanho do nosso Brasil.
Vamos lembrar que além dos F5, os A1 também não duram muito,assim como os A4 da Marinha
E dependendo do governo que estará no poder depois de 2025…ficaremos somente com 36.
E os pilotos brasileiros habilitados a voar o Gripen E no Brasil ?
Nada ?
Contrato do Gripen NG para o Brasil foi assinado em 2014.
6 anos e não teve tempo de preparar os pilotos brasileiros voando Gripen E Demo, protótipos e os 1os de produção ?
Ata você quer que a FAB tenha uma turma completa habilitada para voar um avião que ainda não está totalmente homologado e operacional. Procure outra coisa pra malhar, porque aí você falou muita besteira. O contrato foi assinado em 2014, mas e o primeiro voo foi quando? A certificação foi quando?
Exatamente!!
Acompanho o program Gripen NG desde 2007. Sei das datas exatas que você pergunta e várias outras.
Gripen Demo voa há muito tempo. Há alguns anos os 1os protótipos do Gripen E.
Por que nenhum piloto brasileiro participou no desenvolvimento do Gripen E desde 2015 ? Mesmo que voasse Gripen Demo ?
Já que estamos pagando pelo desenvolvimento do Gripen NG, não é compra de prateleira, certo ?
É isso aí camarada, vamos problematizar!
Pra que comemorar um dia tão especial, esperado há anos? Vamos ficar fazendo perguntinha besta pra aparecer! Quer uma melancia pra pendurar no pescoço?
Exatamente! Quando não tem problema, cria -se!
Essa é uma aeronave bonita e de respeito….
É muito bonito ver o Gripen com nossas cores no nosso céu, logo teremos alguns esquadrões!
Bem legal, que seja o inicio de uma bela trajetória.
É difícil dizer quem inventou o avião. Mais difícil ainda dizer quem fez o primeiro voo. Na verdade um dos que primeiro voaram foi o alemão Otto Lilienthal, que na década de 1890 realizou centenas de voos com seus planadores. Aliás, o seu conceito de planador foi copiado pelos irmãos Wright. O primeiro voo com motor pode ser atribuído ao alemão que residia nos Estados Unidos Gustave Whitehead, que segundo jornais de 1901 publicaram, realizou seus voos em Connecticut. Cabe destacar que o primeiro avião produzido em série foi o Demoiselle de Santos Dumont, este sim um avião já dentro… Read more »
Ironia mode ON;
“Pelo menos ninguém vai reclamar do Patch comemorativo, afinal o IRST está lá, bem claro !”
Ironia mode OFF:
kkkkkkkkkkkk
Exato! Quem sabe parem de reclamar por uns tempos….
Faltou reclamarem da pintura…
Rasante do Gripen na cerimônia de entrega foi um momento “orgasmático”…rsrsrs
Será que vão vender essa bolacha?
Quero colocar uma no meu terno e sair na rua.
Seja muuuuito bem vindo Gripen e Parabéns à nossa Força Aérea Brasileira!!