Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira
O Comando da Aeronáutica celebra, nesta sexta-feira (23/10), o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data marca os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos-Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris, e homenageia os integrantes da FAB, que atuam no cumprimento da missão institucional de “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”. Está prevista a presença do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na capital federal, o evento será realizado na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 10h30, com apresentação da primeira aeronave multimissão F-39E Gripen. Essa é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia.
O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que estão sendo realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o final de 2021.
Durante o evento, serão respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.
História – O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, rememora o primeiro voo do 14-Bis realizado por Alberto Santos-Dumont. O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.
Atualmente, os aviadores da FAB atuam em prol da sociedade brasileira nas mais diversas regiões por todo o País.
Serviço:
Evento: Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira
Local: Ala 1 – Base Aérea de Brasília. Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília.
Data e Horário: sexta-feira (23/10), às 10h30.
Dia memorável para a nação brasileira. Segue uma releitura do 14 bis para o dia de hoje.
Desculpa, mas não entendi essa releitura.. rs
A objetivo é simplesmente mostrar um conceito de aeronave baseada nos princípios do 14bis com a tecnologia de hoje. Ou seja, utilização de asas e canards duplos, motor pusher e cockpit para 1 piloto.
Marcus, muito legal!!! Veja que Santos-Dumont estava a frente de seu tempo! Tem um livro dele chamado: “O que eu vi e o que nós veremos!”
Que o dia de hoje 23/10/2020 represente o início de um novo ciclo de sucesso para a FAB.
Também gostaria que houvesse um novo ciclo. Mas não é a realidade do Brasil.
Estava vendo ontem: Singapura, uma Cidade Estado menor que a Ilha de Florianópolis, tem 40 F15 e 60 F16.
É verdade, e quem acompanha meus comentários sabe das críticas que faço às FFAA brasileiras. No entanto, quem são os vizinhos de Singapura? Quais os nossos? É evidente que o Brasil não tem tanta preocupação com a sua defesa, ainda mais sendo historicamente um país que pensa em curto prazo…
Ademais, Singapura fez essas compras de prateleira. Por mais críticas que se façam, a experiência e tecnologia que conseguimos no projeto Gripen NG não tem comparação.
Exatamente, uma crítica sem fundamento!
Israel e outro exemplo que podemos citar. Tem F-15, F-16, F-35 e se não investissem na defesa, sua existência estaria em um risco muito maior!!
Simplesmente, Israel não existiria!!1
Astolfo,
As propostas da França e EUA para internacionalização da Amazônia, como os constantes ataques de pesqueiros chineses na costa brasileira, são ameaças reais.
No mais, trata-se de uma cidade mais bem preparada que um país com um todo.
Isso não existe, Marcos. Singapura está inserida em outro contexto, como os colegas acima já explicaram.
O único contexto diferente é falta de objetivo.
Ameaças reais mas muito recentes, tanto é que podemos ver que esse ano as forças armadas se movimentaram bastante e fizeram exercícios como nunca, se levarmos em conta o contexto de crise mundial pelo covid.
Comparação de Super Trunfo!!! Nada a ver!!!
2!!!
Parabéns aos aviadores e seja muito bem vindo o nosso novo “Jaguar”!
P.S.: O céu está bastante nublado na capital, pode tirar um pouco do brilhantismo da apresentação.
https://youtu.be/hGGXpBkksjw Gripen chegando em Brasília.
Ótimo ! Vou ver na TV. E parabéns aos aviadores !
Moro em Brasília e ontem vindo para o trabalho vi um F5 e o Gripen voando… me arrepiei! parecia que tinha ganho um presente.
Obrigado FAB por ter feito a MELHOR escolha!!
Obrigado pela divulgação.
Acompanhando agora, canal 1 em São Paulo.
Parabéns a todos aviadores do Brasil
1º Parabéns a todos aviadores !!!
Estou assistindo aqui a cerimonia , Só esperando a passagem do “Bichão” “”” quem será que vai pilotar ???
Marcus Wandt.
Pois é pensei que hoje poderia ser um piloto brasileiro
Que ideia fixa!!!
Cada um no seu quadrado, a produção da FAB para a transmissão tá sem saber fazer os cortes com melhor acabamento, colocando uma foto do Gripen, por minutos na tela… Minutos na TV são horas para o teles espectador.
O ruim foi o corte por causa do horário eleitoral.
Parabéns pro cêis !!!!!
Deu até um nózinho aqui no gogó…