Nigéria negocia mais caças JF-17 com o Paquistão
Por Muhammad Abdullah
A Nigéria comprou 3 caças JF-17 Block II, com o negócio sendo formalmente iniciado em março de 2019. Não foi um grande negócio de defesa, já que a Nigéria o comprou para fins de teste.
Mas agora há notícias não oficiais de que a Nigéria está negociando com o Paquistão 40 desses magníficos jatos, juntamente com mísseis BVR SD-10, bombas de precisão não guiadas e guiadas e pods de mira.
Algumas reportagens dizem que o número é muito menor, como 7 aeronaves. Mas nada foi confirmado ainda. Mas uma coisa confirmada é que o JF-17 Thunder é agora testado em combate, pois superou os jatos superiores indianos, como o Su-30 MKI.
Se o Paquistão tiver sucesso em vender este grande número, isso será histórico e renderá enormes lucros para o país. Além disso, este negócio pode aumentar a confiança de outros compradores em potencial. Este negócio também pode ser uma grande vergonha para a Índia, já que seus próprios caças Tejas não têm atraído tanto interesse em todo o mundo.
Não apenas a Nigéria, mas 12 outros países também demonstraram interesse em comprar esta fantástica máquina de guerra a preços acessíveis. Esses países já manifestaram interesse em adquirir a aeronave JF-17: Azerbaijão, Zimbábue, Bangladesh, Mianmar, Egito, Irã, Líbano, Malásia, Marrocos, Sri Lanka, Argélia e Sudão.
FONTE: positivepaknews.blogspot.com
Fastastica arma? Um pouco menos né!
olha a fonte: positivepaknews. rsrsrs
Pelos elogios fora do comum, achei por um momento que a fonte seria o Sputnik News
Acredito que essa seja a versão Paquistanesa do Sputnik.
The most funny thing in all these is how the rumours started – a reddit post by a Nigerian fanboy posting his imaginary defence budget.
https://www.reddit.com/r/GlobalPowers/comments/ghr7ci/summary_nigeria_military_procurement_end_of_2024/
Later from 7 jf17 it increased to 40 jf17 as the rumours travelled
O custo beneficio é bom mesmo.
Custo x Benefício é uma coisa, tornar o avião um concorrente do F35 já é outra…
Concorrente do su30, não do f35
Era uma ironia dada a chamada inicial do texto.
Mas não tem nada na região da Nigéria que chegue muito perto do F-35. O JF-17 não terá contestação de poder nessa aérea, já que no melhor dos casos, os países vizinhos usam Su-25.
Contra a velharia soviética, o JF-17 vai dominar a região.
Era uma ironia dada a chamada inicial do texto.
Será tão fantástica essea aeronave?
Com uma fonte dessas, me senti numa discussão de twitter entre indianos e paquistaneses.
Praticamente um F 22 . Que beleza !!!!!!
Pelo que vi, custa a partir de USS 25 mi. Preço similar ao Leonardo M346 que tentam oferecer pra FAB. Um caça moderno a preço de treinador/ataque leve. Não tenho dúvidas de que está longe de ser “magnífico”, mas para quem não tem muito pra gastar pode ser uma boa opção.
Acho que custo x benefício define bem esse vetor. Depende da região que se queira projetar força, está mais do que bom.
…testados em combate pois superou os jatos indianos SU-30 MKI.
Pode isso Arnaldo???
A regra é clara!
Desafiou o Tejas, voou na Cachemira(área de conflito)”fez graça” para operador de radar indiano, fez acionar os PCs do SU-30, sobreviveu, fez o pouso.
Recebe o selo de “Provado em Combate “!
Marcelo, eu gosto do Rafale e do F-18 Super Hornet, mas o selo de “provado em combate” deles tá no mesmo nível desse JF-17, só tacaram bomba em terroristas de AK e havaianas.
O mesmo serve para o F-22, F-35, Su-35, Su-57 e por aí vai.
O engraçado é que trilhões de dólares depois os americanos ainda não conseguiram zerar o pessoal de ak e havaianas em lugar nenhum.
O Super Hornet abateu um Su-22 o ano passado- Pode ser um adversário fácil mas conta. Anda há 20 anos a voar acima do Iraque, Afeganistão, Siria… Largando bombas, fazendo CAP, Intercepção. Provado em combate não é só dogfight, é funcionar em ambiente contestado, ir, fazer missão e voltar. Se o Rhyno não é provado em combate, nenhum avião nos ultimos 40 anos é
Mestre, sério mesmo que você está contabilizando o abate daquela “sucata” soviética? Tá bom, abate é abate, mas o F-18 teve que gastar um aim-9 e um aim-120 para derrubar o Su-22, isso que o Su-22 provavelmente nem viu que tinha um caça atrás dele, provavelmente o aim-120 custa mais caro que aquele Su-22.
O JF-17 se eu não me engano estava naquele combate contra os caças da índia, onde todo mundo atirou um monte de mísseis e a única coisa abatida foi um velho mig-21.
Mauricio, eu posso não contabilizar, mas é o unico abate por um SH. Mesmo se formos buscar o Hornet não fica muito melhor. Nos ultimos 30 anos é dificl um avião ter um combat record contra outros caças. Mas não acho que o SH precise disso para ser provado em combate. Como eu disse, ele cumpriu as suas missões e mostrou do que é capaz. Não me lembro do JF-17 ter estado nessa acção, penso terem sido apenas F-16 mas posso estar enganado. E lá está, é 1 missão. P.S. Erro meu, o F-18 Hornet tem o melhor combat ratio… Read more »
Maurício!
A diferença do selo JF-17, para o selo de provado em combate do SH-18 e Rafale.
É que os SH e Rafale vem carimbando no peito a insígnia da Medal of Honor!
A melhor forma de tirar a credibilidade do seu produto é ficar elogiando-o de forma completamente desnecessária.
Então aquele pessoal do marketing dos EUA é péssimo, porque eles são os piores entre os que fazem este tipo de coisa!
Já ouvimos algum alto responsável militar dos EUA dizer que um dos seus aviões é invencivel? Que os inimigos tremem de medo do F-22? Que os novos classe Columbia vão fazer tremer de medo os inimigos?
Tirando o idiota da Casa Branca dizer que o F-35 era invisivel, que quase levou um general da USAF a fazer um face palm na TV, nunca ouvi isso deles.
Dizer que o equipamento é de vanguarda é diferente de dizer que é imbativel e fantástico
A noticia é interessante, mas seria mesmo necessário retirar de um site de propaganda Paquistanesa?? Menos…
Amanha surge noticia de Putin comprando umas duzias de JF-17 para substituir os seus agora inuteis Su-30.
Pelo visto contrataram aquele comandante sueco que falou que o Gripen é matador de Sukhoi para fazer a propaganda do JF-17…rsrsrs
HAHA, não duvide que o Gripen pode ser matador de Sukhois
Heinz, tem exageros nessa matéria sobre as qualidades do JF-17 assim como tem exageros quando dizem que o Gripen é um faixa preta matador de Sukhoi, cada um faz o que pode para puxar a sardinha para o seu lado.
Só que o Gripen foi realmente desenvolvido para desafiar o Sukhoi,e outros caças russos.
Allan, desafiar é uma coisa, virar “matador” é outra, o Sukhoi Su-57 foi feito para “desafiar” o F-35 e F-22, nem por isso ele é um matador de Raptor e Lightning.
Parece que esse caça vem mostrando valor e conquistando clientes no exterior.
Sim, Sim…..melhor que o F-16, né….que vc vive chamando de obsoleto…….quanto um e o outro venderam nos últimos 10 anos? 5 anos? Agora, vender algumas unidades….que nem certeza se tem de quantas são……para a Nigéria…….torna ele um caça moderno e vendido para um país importantíssimo? Ora…..Se fosse o F-16, vc diria que é um avião obsoleto e que só é vendido para países párias…. que coerente, né? SQN
.
Segundo a mesma fonte, a Argentina tá comprando 40 desses…
Acho que a mesma fonte sugere que a Argentina vai comprar uns 80 JF-17 ….
Dependendo do nível da propina a Cristina compra até 100, basta ter um louco pra ser fiador. rsrs
Alguém poderia dizer a qual aeronave o JF-17 poderia ser comparável?
Adriano,
Não há muito comparativo hoje… Talvez possamos colocar no mesmo balaio as versões mais simples do F-16 ( talvez um ‘block 50’ ) e só…
Essa aeronave pode até ser colocada em uma categoria a parte. Foi claramente concebida pra ser um “pé de boi” e fazer números em forças aéreas que não tem recursos para operar caças avançados em grandes quantidades. Fosse dado o impulso necessário a sua produção, e poderia ser o novo Mig-21…
Tbm penso eu ser este o Mig-21 do século XXI . 😉
Putz! se chegar ao nível do 16 Block 50 então, a propaganda não está tão exagerada assim. Ainda mais se for 25 milhas cada.
Pelo menos eles produziram seu próprio caça a reação e estão conseguindo vender. Poucos países tem esse privilégio.
Na verdade ele é produzido na China
obrigado RR…
Gripen C
https://www.saab.com/products/gripen-c-series
FA-50
https://www.koreaaero.com/EN/Business/FA50.aspx
e
Tejas Mk1
https://hal-india.co.in/Product_Details.aspx?Mkey=54&lKey=&CKey=20
…são os caças mais comparáveis ao JF-17 que conheço.
obrigado DSC…
Esse JF-17 pode até ser de qualidade duvidosa.
Más é tão bonito quanto o Mirage 2000-5 MK2.
“Mas uma coisa confirmada é que o JF-17 Thunder é agora testado em combate, pois superou os jatos superiores indianos, como o Su-30 MKI”.
Quando e onde? Caô puro, isso nunca aconteceu.
Melhor que o Su 30 Indiano?? ahh va! kkkkk
Argentina, tá ouvindo???
Para países pobres, está ótimo. Mas pra combater o Boko Haram, o Super Tucano já deve ser suficiente…
“…40 desses magníficos jatos…” e “… fantástica máquina de guerra…” Fab desista do 2o lote de gripen e até mesmo um de 5a geração, J17 é a solução…. Que eua, venezuela, rússia, frança e o resto do mudo se cuidem…..
kkk, já devem estar tremendo, kkk.
Estou me referindo à França, Rússia, EUA. Venezuela não conta, os caças deles ainda voam? Se voam, os pilotos venezuelanos conseguem fazer algo de útil para eles mesmos, com os caças? França, Rússia, EUA, passariam por cima do JF e nem notariam que atropelaram algo.
kkkk verdade, mas não se esqueça…40 desses magníficos jatos e fantástica máquina de guerra que atropelou sem pena os su30 indianos. abraços
Essa fonte é paquistanesa? Pelo nível de propaganda parece!
A fonte é Paquistanesa sim.
Vergonha alheia desse texto.
Muito exagerado nos adjetivos mas sem dúvida é um excelente custo benefício, muito melhor que o tejas e provavelmente no mesmo nivel de aviões russos nao atualizados
Para quem precisa de algum vetor supersônico ( como a Argentina ) é uma possibilidade a ser estudada.
Nessa venda ai poderia esta incluso a venda do no nosso missil anti radiacao Mar-1 para a nigeria,mais preferirão descontinuar a fabricação do missil !!!
Preferiram* é o correto….preferirão seria se eles fossem preferir no futuro….
O sucesso do JF-17 se deve mais ao fato dos pilotos paquistaneses serem bons do que necessariamente uma superioridade tecnológica frente ao Su-30MKI.
No combate digital, mais vale os aniônicos do que a uélila. Se um MIG21 da Índia abateu um F-16 do Paquistão foi devido aos sistemas instalados por Israel. A integração de armas avançadas torna a aeronave capaz.
O que seriam aniônicos? Sei o que sao, mas no caso, acho que nao cabe. E uélila? Seria por acaso aviônicos e célula?
Fosse eu piloto de Gripen, não gostaria de ter uma aeronaves dessas na minha cola. O problema é que a contaminação ideológica e o vassalismos reinante só ver virtudes nas aeronaves ocidentais!
Se fosse piloto de Gripen, não estaria aqui falando essa bobagem.
Gripen C, com o MS20? Eu preferiria estar no Gripen, com certeza!
se você fosse um piloto de Gripem e permitisse que esse caça entrasse na sua cola, você não seria um piloto muito bom…
positivepaknews.blogspot.com
Sério isso? Um blog?
Nada contra a aeronave simpática, mas vamos melhorar a fonte aí…
Para o Paquistão o caça JF-17 Block II é sem dúvida um excelente avião local, principalmente no teatro de operação chino/indiana caríssimo que não da prá competir.
Acredito que, pelo andar da carruagem, um dia esse caça vai voar com o cocar da Força Aerea Argentina um dia…
Bom dias.
Não entendo muito, quanto a maioria. Mas seriam viáveis para interceptação de voos clandestinos no lugar dos tucanos, pois tem os mesmos preços ? Pois são mais rápidos? Pouparia os gripens para missões de mais alto nivel. É penso que estes seriam caros demais para fazer policiamento.
Abraços.
Para isso seria melhor manter os F-5 atualizados. Já temos os aviões e o conhecimento.
Gripen podia concorrer nesses mercados. Mas ele não tem uma boa produção pra abaixar o preço, sem encomenda não tem como produzir mais pra abaixar o preço… O grifo está preso nesse círculo vicioso.