JERUSALÉM — Israel vai se opor a qualquer venda dos EUA de aviões de combate F-35 avançados para o Catar, disse o ministro da inteligência de Israel no dia 11 de outubro, citando a necessidade de manter a superioridade militar israelense na região.

O ministro da Inteligência, Eli Cohen, fez os comentários em resposta a uma reportagem da Reuters de que o Catar – cujas ligações com o Irã perturbam Israel – apresentou um pedido formal a Washington para comprar o jato furtivo da Lockheed Martin Corp.

Os Estados Unidos consultam Israel sobre as propostas de vendas de armas avançadas para outros países da região, sob o princípio de preservar a “vantagem militar qualitativa” de Israel. Algumas dessas vendas avançaram mesmo com objeções israelenses.

Questionado sobre se Israel se oporia a uma venda de F-35 para o Catar, Cohen disse à Rádio do Exército: “A resposta é sim. Nossa segurança e superioridade militar na região são as coisas mais importantes para nós. Nossa região ainda não se transformou na Suíça.”

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments