Rene.
Por um breve momento até acho ridículo também, porém, a aeronave ainda é propriedade da SAAB, e pelo que já falaram, está assegurada. Acredito que também o piloto, em caso de acidente e indenização à família.
Já pensou emprestar seu carro para uma pessoa, e uma das cláusulas (perfil) só permitir indenização em caso de sinistro somente se você for o condutor?
Você ou eu até emprestaria nossos carros, mas lá fora, ainda mais na Suécia, eles têm a cultura de seguir e obedecer regras, diferente de nós aqui.
Last edited 4 anos atrás by Funcionário da Petrobras
FighterBR, a menos que o piloto sueco tenha emprestado seu capacete para algum piloto da FAB, creio que seja o piloto sueco também, e eu acho que já tem piloto brasileiro qualificado para pilotar o Gripen aqui mesmo no Brasil.
A matéria não informa, mas nos comandos estava o piloto de testes da Saab, Marcus Wandt.
Rinaldo Nery
Visitante
4 anos atrás
Off topic: Alto Comando da Aeronáutica selecionou, hoje, a primeira mulher para a promoção a oficial general da história da FAB. Cel Médica Carla Lyrio Martins, atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
Qual o significado disso?
Ela é da área da saúde.
Não deveria ser alguém da área militar propriamente dita?
Ela poderá comandar a FAB ou alguma missão aérea em tempos de guerra?
Nonato.
Ela foi promovida ao quadro de oficiais generais na força.
Patente de Brigadeiro. Que equivale no Exército a General de Brigada e na Marinha a Contra Almirante.
Outra coisa. Não comandará a força em hipótese alguma.
Nonato, as mulheres aviadoras entraram há pouco tempo mas, pelo tempo de serviço, provavelmente teremos Brigadeiros Aviadoras no futuro. Lembre-se que as mulheres entraram na FAB em 1982, nos quadros complementares. Tem que galgar os postos, mais de 40 anos de serviço amigo, fazer cursos de Estado-maior, etc.
Acima de coronel no EB e na FAB, e Capitão-de-Mar-e-Guerra na MB, é chamado de oficial general…..é o generalato. Cada Força, porém, tem sua denominação particular para as 3 patentes do generalato.
Olá Cel.Nery. Sensacional. Parabéns para a FAB e para a Brigadeiro Carla. Há alguns anos, a MB promoveu uma mulher para Almirante e depois um segunda mulher. Agora, com a FAB são três mulheres “generais”. Já temos uma constelação. Sem qualquer surpresa, o EB continua atrasado.
RENAN
Visitante
4 anos atrás
Uma arma relevante para o Brasil
Aleluia
Que centenas sejam comprados
MCruel
Visitante
4 anos atrás
Penso que essa pintura de baixa visibilidade é muito boa! Realmente faz efeito..
MCruel
Visitante
4 anos atrás
Parece passagem de “portões abertos”! Deixa com vontade até quem não é cadete!
Maurício.
Visitante
4 anos atrás
Tudo bem, o Gripen E é uma aeronave bonita e capaz, mas na época do FX-2, muitos malhavam o SH e o Rafale, e uma das principais críticas era sobre a hora de vôo desses aviões, eu só quero ver quanto que vai ficar a hora de vôo do Gripen, creio que não seja tão barata quanto alguns afirmavam na época, mas de qualquer forma, qualquer um dos três, teria a hora de vôo mais cara que um simples F-5, mas a FAB tinha que se modernizar, não poderia ficar parada na época do Vietnã para sempre.
Se cada Gripen que o Brasil comprar voar a média de 2000 horas em toda a sua vida útil, cada caça vai custar em torno de 50 milhões de reais, apenas pra manter voando. Isso se o dólar mantiver esse preço atual.
Isso aí é o valor que atribuíam ao Gripen C/D, para a versão E/F especula-se que deve ficar em torno de 8 a 10 mil dólares…
E esse custo do F/A-18 está muito baixo, talvez seja esse valor para a US Navy e sua enorme escala, mas para quem opera quantidades menores é bem maior, saiu uma matéria aqui no Aéreo, anos atrás, que falava em 24 mil dólares para os SH australianos.
Last edited 4 anos atrás by JSilva
nonato
Visitante
4 anos atrás
Voo de teste?
Aproveitaram para passar por lá?
Em que pé estão os testes?
Pablo Maroka
Visitante
4 anos atrás
Duas coisas espetaculares nessa cidade: Gripen NG e a 51!
Dod, você está falando daquela gambiarra que a Boeing apresentou para o SH? Acho que ninguém comprou aquela idéia não.
Groselha Vitaminada Milani
Visitante
4 anos atrás
Esse Gripen já vem tunado … olha o tamanho das rodas e pneus
Groselha Vitaminada Milani
Visitante
4 anos atrás
É o começo de uma nova era na FAB e para os Fabianos ….
Gostaria de ver a versão bi-place. Se possível uma versão Naval e uma específica para guerra eletrônica (como eram os A6 Intruders e o F18 Growler) …. sonhar ainda não paga imposto, ainda …
Na verdade… quase isso hehehehe. O EA-6B foi batizado como ‘Prowler.’ Mas o EA-6A ainda era ‘Intruder,’ ou às vezes chamado de ‘Electric Intruder.’ Poucos EA-6A foram feitos, apenas 28, e todos para o USMC. O último EA-6A foi aposentado no início dos anos 90.
Por falar em trens de pouso, rodas e pneus: dotar a triquilha com uma única roda é uma tendência que pode ser vista em vários outros aviões modernos, entre os quais o F22 e o F35.
F-35C tem 2 rodas no trem dianteiro. Acredito que seja mais pelo uso com as catapultas. O F-35B, que também opera embarcado, mas sem as catapultas, tem 1 roda só.
Last edited 4 anos atrás by Flanker
Rogério Loureiro Dhierio
Visitante
4 anos atrás
Quando vira a São José dos Campos?
Estou com o celular apontando para a base kkkkkkkkk
alex faulhaber
Visitante
4 anos atrás
Por que só uma passagem? Custava fazer a volta e passar de novo?
O fato de no vídeo ter uma passagem não impede que tenha havido outras. Mas quem iria ficar filmando a pista vazia enquanto o avião fizesse a volta?
alex faulhaber
Visitante
4 anos atrás
Imagino os cadetes dentro das salas de aula e escutando o som lá fora rs
Antonio Palhares
Visitante
4 anos atrás
Roberto.
Nem fala. Imagina adrenalina subindo e os corações dos cadetes disparando.
A C
Visitante
4 anos atrás
De fato uma passagem bastante signitificativa que traz motivacao para os cadetes. Mas o que mais chamou atencao foi o desleixo do patio tomado de mato relativamente alto por toda a parte. Dificil de acreditar em tamanha falta de cuidado e percepcao de abandono eh clara.
Como cresceu tanto mato, tem que cortar e arrancar. Para prevenir, basta borrifar uma solucao de agua + vinagre nos regos entre as placas de concreto 1x/mes.
E a pergunta que todo mundo vai perguntar é: quem estava pilotando?
Pergunta no Posto Ipiranga! Desculpa, não resisti… Hahahahahaha
Podem me corrigir mas continuo achando ridículo se for piloto gringo
Rene.
Por um breve momento até acho ridículo também, porém, a aeronave ainda é propriedade da SAAB, e pelo que já falaram, está assegurada. Acredito que também o piloto, em caso de acidente e indenização à família.
Já pensou emprestar seu carro para uma pessoa, e uma das cláusulas (perfil) só permitir indenização em caso de sinistro somente se você for o condutor?
Você ou eu até emprestaria nossos carros, mas lá fora, ainda mais na Suécia, eles têm a cultura de seguir e obedecer regras, diferente de nós aqui.
Provavelmente o piloto sueco. O piloto de testes BR do Gripen ainda está em treinamento na Suécia.
FighterBR, a menos que o piloto sueco tenha emprestado seu capacete para algum piloto da FAB, creio que seja o piloto sueco também, e eu acho que já tem piloto brasileiro qualificado para pilotar o Gripen aqui mesmo no Brasil.
A matéria não informa, mas nos comandos estava o piloto de testes da Saab, Marcus Wandt.
Off topic: Alto Comando da Aeronáutica selecionou, hoje, a primeira mulher para a promoção a oficial general da história da FAB. Cel Médica Carla Lyrio Martins, atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
Qual o significado disso?
Ela é da área da saúde.
Não deveria ser alguém da área militar propriamente dita?
Ela poderá comandar a FAB ou alguma missão aérea em tempos de guerra?
Nonato.
Ela foi promovida ao quadro de oficiais generais na força.
Patente de Brigadeiro. Que equivale no Exército a General de Brigada e na Marinha a Contra Almirante.
Outra coisa. Não comandará a força em hipótese alguma.
Nonato, as mulheres aviadoras entraram há pouco tempo mas, pelo tempo de serviço, provavelmente teremos Brigadeiros Aviadoras no futuro. Lembre-se que as mulheres entraram na FAB em 1982, nos quadros complementares. Tem que galgar os postos, mais de 40 anos de serviço amigo, fazer cursos de Estado-maior, etc.
Então, General no Exército, Almirante na Marinha e BRIGADEIRO na Aeronáutica.
FAB Oficial Brigadeiro
Sim.
E TODOS esses que você citou são considerados Oficiais Generais.
Seria estranho um Cel. não saber disso não acha?
Rodrigo M, e etc … simplesmente o texto foi copiado de outra fonte que escreveu General. E diversos sites consta exatamente o mesmo texto.
E Brigadeiro por acaso está errado?
Almirante está errado?
E nenhum momento estou corrigindo o Sr. Rinaldo Nery, nem foi essa a intenção.
Chama-se Generalato, o Quadro de Oficiais-Generais das FFAA: , MB começa em Contra-Almirante, EB começa em General de Brigada e FAB em Brigadeiro!
Acima de coronel no EB e na FAB, e Capitão-de-Mar-e-Guerra na MB, é chamado de oficial general…..é o generalato. Cada Força, porém, tem sua denominação particular para as 3 patentes do generalato.
Como é bom ver alguém querer pagar de sabichão e ser colocado em seu devido lugar. Tenta mais uma vez Groselha vitaminada.
Felipe Morais, O PROFESSOR DE DEUS, você sabe o que é um Brigadeiro? Um Almirante???
E Brigadeiro por acaso está errado?
Almirante está errado?
Vai tomar grozelha … Felipe, lacra menos, seu lugar tá aqui guardado.
Ótima noticia ! Minha mãe foi da primeira turma do Quadro Feminino de Oficiais.
Olá Luigi. Que legal. Quando conversar com sua mãe, fala que eu queria parabeniza-la.
Olá Camargoer. Pode deixar ! Tenho muito orgulho dela. Saiu do interior de Goiás e virou oficial da FAB chegou a tenente coronel e foi para a reserva.
Legal Luigi, você seguiu a carreira militar tb?
Opa Marcelo ! Na verdade não, acabei fazendo direito mas olhando para trás eu me arrependo de não tentar Epcar/AFA.
Olá Cel.Nery. Sensacional. Parabéns para a FAB e para a Brigadeiro Carla. Há alguns anos, a MB promoveu uma mulher para Almirante e depois um segunda mulher. Agora, com a FAB são três mulheres “generais”. Já temos uma constelação. Sem qualquer surpresa, o EB continua atrasado.
Uma arma relevante para o Brasil
Aleluia
Que centenas sejam comprados
Penso que essa pintura de baixa visibilidade é muito boa! Realmente faz efeito..
Parece passagem de “portões abertos”! Deixa com vontade até quem não é cadete!
Tudo bem, o Gripen E é uma aeronave bonita e capaz, mas na época do FX-2, muitos malhavam o SH e o Rafale, e uma das principais críticas era sobre a hora de vôo desses aviões, eu só quero ver quanto que vai ficar a hora de vôo do Gripen, creio que não seja tão barata quanto alguns afirmavam na época, mas de qualquer forma, qualquer um dos três, teria a hora de vôo mais cara que um simples F-5, mas a FAB tinha que se modernizar, não poderia ficar parada na época do Vietnã para sempre.
O custo da hora de voo do Gripen está em torno dos 5 mil dolares. Já o F18 fica em 11 mil e o Rafale 16 mil dólares.
Oh loco!! Só p ficar bem claro, valores de:
28 mil reais;
61 mil reais e pasmem;
89.600 reais.
Até o Gripem p realidade brasileira não é barato de se voar.
Marcos, é como eu disse antes, a FAB vai entrar em uma nova era, tanto na capacidade como nos gastos, quero ver como a FAB vai se portar.
Como seriam os custos com um país inimigo dentro de nosso territorio?
Se cada Gripen que o Brasil comprar voar a média de 2000 horas em toda a sua vida útil, cada caça vai custar em torno de 50 milhões de reais, apenas pra manter voando. Isso se o dólar mantiver esse preço atual.
Isso aí é o valor que atribuíam ao Gripen C/D, para a versão E/F especula-se que deve ficar em torno de 8 a 10 mil dólares…
E esse custo do F/A-18 está muito baixo, talvez seja esse valor para a US Navy e sua enorme escala, mas para quem opera quantidades menores é bem maior, saiu uma matéria aqui no Aéreo, anos atrás, que falava em 24 mil dólares para os SH australianos.
Voo de teste?
Aproveitaram para passar por lá?
Em que pé estão os testes?
Duas coisas espetaculares nessa cidade: Gripen NG e a 51!
Maroka (congratulações) se tu não largar a 51 de lado vai continuar chamando Gripen E de Gripen NG…rsrsrsrrsrsrsrr….
Tá falando do Mondial do Palestra? kkkkkkkk
Se for a Gavião Peixoto, vá até Bueno de Andrade e coma as melhores cozinhas.kkkkk
A melhor coxinha do mundo
Coxinhas? 😀
Oi Fábio. Antes, vá almoçar em Araraquara no “Salto Grande”…. é ali pertinho também.
Confirmo a informação. Em Bueno de Andrade tem as melhores coxinhas do mundo.
Só não pode abastecer com a 51.
postei no lugar errado foi mal
O gripen pode usar pod weapons, para aumentar a furtividade ?
Dod, você está falando daquela gambiarra que a Boeing apresentou para o SH? Acho que ninguém comprou aquela idéia não.
Esse Gripen já vem tunado … olha o tamanho das rodas e pneus
É o começo de uma nova era na FAB e para os Fabianos ….
Gostaria de ver a versão bi-place. Se possível uma versão Naval e uma específica para guerra eletrônica (como eram os A6 Intruders e o F18 Growler) …. sonhar ainda não paga imposto, ainda …
Os A-6 Intruder é a versão de ataque. A versão de guerra eletrônica é o EA-6 Prowler.
Obrigado.
Na verdade… quase isso hehehehe. O EA-6B foi batizado como ‘Prowler.’ Mas o EA-6A ainda era ‘Intruder,’ ou às vezes chamado de ‘Electric Intruder.’ Poucos EA-6A foram feitos, apenas 28, e todos para o USMC. O último EA-6A foi aposentado no início dos anos 90.
Isso me lembra de um filmão, Flight Of The Intruder. Quem viu???
https://youtu.be/4aWLk36djRE
Por falar em trens de pouso, rodas e pneus: dotar a triquilha com uma única roda é uma tendência que pode ser vista em vários outros aviões modernos, entre os quais o F22 e o F35.
F35 naval tem duas.
Faz sentido, afinal o impacto é bem maior ao pousar em porta aviões, em vertical ou não.
F-35C tem 2 rodas no trem dianteiro. Acredito que seja mais pelo uso com as catapultas. O F-35B, que também opera embarcado, mas sem as catapultas, tem 1 roda só.
Quando vira a São José dos Campos?
Estou com o celular apontando para a base kkkkkkkkk
Por que só uma passagem? Custava fazer a volta e passar de novo?
O fato de no vídeo ter uma passagem não impede que tenha havido outras. Mas quem iria ficar filmando a pista vazia enquanto o avião fizesse a volta?
Imagino os cadetes dentro das salas de aula e escutando o som lá fora rs
Roberto.
Nem fala. Imagina adrenalina subindo e os corações dos cadetes disparando.
De fato uma passagem bastante signitificativa que traz motivacao para os cadetes. Mas o que mais chamou atencao foi o desleixo do patio tomado de mato relativamente alto por toda a parte. Dificil de acreditar em tamanha falta de cuidado e percepcao de abandono eh clara.
Como cresceu tanto mato, tem que cortar e arrancar. Para prevenir, basta borrifar uma solucao de agua + vinagre nos regos entre as placas de concreto 1x/mes.
Música para os ouvidos !!!!!!!!!!!!