Lockheed Martin F-35A

F-35A

Por Giovanni de Briganti

PARIS — O preço do Pentágono de suas duas ofertas concorrentes para a competição de substituição de caças Air2030 da Suíça favorece claramente o Lockheed F-35A em detrimento do Boeing F/A-18E/F Super Hornet.

Conforme notificado ao Congresso em 30 de setembro, o preço dos 40 Super Hornets oferecidos à Suíça foi fixado em US$ 7,45 bilhões, claramente excedendo os 6 bilhões de francos suíços a preços de janeiro de 2018 (US$ 6,52 bilhões na taxa de câmbio de 1 de outubro) que a Suíça reservou para compra de seus novos caças.

Esse orçamento agora está definido, depois de ter sido aprovado pelos eleitores suíços no referendo de domingo, e sob a lei suíça não pode ser excedido.

Consequentemente, ao oferecer o Super Hornet por quase um bilhão acima do orçamento, Washington garantiu que ele fosse excluído da competição e que o F-35 continuasse sendo a única oferta financeiramente compatível dos Estados Unidos. Também competem pelo contrato com a Suíça a Alemanha, com o Airbus Eurofighter, e a França, com o Dassault Aviation Rafale.

Em contraste, a notificação do Congresso para os 40 F-35As oferecidos à Suíça define seu preço em US$ 6,58 bilhões, apenas US$ 6 milhões acima do orçamento suíço e uma diferença que pode ser eliminada pelas flutuações diárias da taxa de câmbio.

Boeing F/A-18E Super Hornet
Boeing F/A-18E Super Hornet

Descrições subjetivas

A diferença de preços não é o único sinal de que o Pentágono está influenciando a escolha da Suíça para o F-35 em detrimento do F-18E.

Em sua notificação ao Congresso, o Super Hornet é apresentado como aprimorando “a capacidade da Suíça de enfrentar as ameaças atuais e futuras” e acrescenta que “As missões principais da aeronave e das armas associadas serão o policiamento do espaço aéreo acima da Suíça e o fornecimento de recursos de defesa nacional”.

Em contraste, a notificação da venda de F-35A afirma que a “proposta de venda de F-35s e mísseis e munições associados fornecerá ao Governo da Suíça uma capacidade de defesa confiável para deter a agressão na região” e “também substituirá os F/A-18s que a Suíça está aposentando e vai aprimorar sua capacidade de autodefesa ar-ar e ar-solo.”

Necessidades de suporte seletivo

Finalmente, a notificação do F-35 ignora a necessidade da aeronave de um alto grau de suporte do contratado por causa das falhas bem documentadas de seu Sistema de Informação Logística Autônoma (ALIS), ao mesmo tempo em que diz que o Super Hornet exigirá um suporte de uma equipe de seis homens durante sua vida útil.

“A implementação da venda [proposta do F-35] exigirá várias viagens à Suíça envolvendo o governo dos EUA e representantes de contratados para revisões/ suporte técnico, gerenciamento do programa e treinamento ao longo da vida do programa. Representantes de contratados dos EUA serão obrigados na Suíça a conduzir Serviços Técnicos de Engenharia do Contratante  (CETS) e Logística Autônoma e Suporte Global (ALGS).”

“A implementação da venda [proposta do F-18E] exigirá a atribuição de seis (6) representantes adicionais do contratado dos EUA para a Suíça em uma base intermitente por uma duração da vida do caso para apoiar a entrega do F/A-18E/F Super Hornet e fornecer gerenciamento de suporte de suprimento, controle de estoque e familiarização de equipamentos.”

FONTE: Defense-Aerospace.com

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