VÍDEO EXCLUSIVO: A história do caça F-5
Os editores do grupo Forças de Defesa/Poder Aéreo lançaram um novo vídeo no canal do Youtube. Trata-se da primeira parte sobre a história do caça F-5. Ao longo de curtos vídeos (até dez minutos cada) mostraremos particularidades dessa história que foram pouco abordadas.
A nossa proposta é que esta seja a primeira série de muitas. Já temos diversos projetos idealizados e ao longo do tempo, conforme estes vídeos ficarem prontos, disponibilizaremos no nosso canal do Youtube. Inscrevam-se no canal para receberem as continuações desse vídeo.
Aproveitem!
;
Com esta narração, o Nunão poderia trabalhar no rádio!
Obrigado pelo vídeo.
O Nunão é profissional na arte da Comunicação.
Foi possível perceber isso. Excelente vídeo!
Ótimo! Teve uma série no History ( acho ), sobre a história de aviões militares, se não me engano o nome era ASAS. Faz muito tempo. Hoje ainda, quero ver se consigo ver o vídeo.
Alexandre faz mais ou menos uns 20 anos. Passava no Discovery toda quartas as 22:00 horas.
Documentário Great Planes. Tem 49 minutos. https://youtu.be/pZQir_yH_J8
Gravei todos em Inglês do primeiro ao último, minha série preferida, infelizmente a umidade destruí as gravações…
É do tempo que o History fazia jus ao nome, agora é só alienígenas construindo pirâmides e americano jeca caçando jacaré.
Outra série muito bacana também era “Combates Aéreos” lembro de ficar de madrugada assistindo.
Também assistia o Combates Aéreos, outra excelente série.
A ideia é essa mesmo! Fazer uma série “ASAS made in Brazil” e totalmente adaptada para a nossa realidade. Já que as TVs normais não se interessam por isso, a gente faz por conta própria.
Ótima idéia ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
O que me impressionou nesse vídeo (do Discovery) foi ver 2 F-5A decolando de uma pista de terra batida. Dava pra ver o trem dianteiro vibrando. Foi uma cena curta, mas dá pra ver bem.
Excelente!!!
Tinha o “Asas” e depois “Combates aéreos”, poderiam ter lançado em DVD.
Ótimo vídeo. O que tem no Youtube são cópias do programa Asas da década de 90 e estão todos em inglês.
Faltou comentar mais sobre o Edgar Schmued. Eu reconheci o nome dele porque foi o principal responsável pelo P-51 Mustang. Na North American ele ainda se envolveu com o F-86 Sabre e o F-100. O cara tinha um currículo invejável.
Segundo a Wikipedia, ele trabalhou no Brasil por 6 anos para a divisão aeronáutica da GM.
Junto ao Tom Jones também ter trabalhado por aqui por 5 anos, fica a impressão de que o sucesso do F-5E no Brasil tem raízes históricas.
Verdade, Clésio, o Tom Jones já se dava bem com brasileiros há tempos:
https://www.youtube.com/watch?v=3oAX1LWLoTs
Exato 🙂
Isso mesmo, Clésio. Só a vida do Schmued já dava um documentário. E coincidências como essa do Tom Jones ter vindo ao Brasil são pouco exploradas por aí.
A Embraer se não me engano também produziu sob licença e em número limitado a empenagem de cauda completa para os F-5!!!
Calma Maurício Viega. Sem spoilers, por favor 🙂
Lembra da concorrência do T-27 para a RAF??? Teve um acidente com um Tucano da “Fumaça” em Londrina-PR você sabe a sequência desta história??? Meu pai foi protagonista!!! Isso sim é spoiler…?
Foi a perda da hélice por conta do lomcovak. Acho que era o Faria. O filho dele foi cmt de Esquadrilha do meu filho na AFA. É você?
Eu estava ao lado da observando a decolagem e consequentemente o pouso, era adolescente na época e sonhava em ser piloto de caça para pilotar os F-5, quando um Tucano não voltou ligaram para o meu pai que era secretario de serviços públicos em Londrina, caso sério, esse tucano nunca mais foi encontrado…
Nunca mais foi encontrado? Nunca ouvi falar disso. Acho que você está enganado. Nenhum Tucano da FAB ¨sumiu¨. Nunca ocorreu.
Me refiro aos destroços, foi tudo removido rapidinho, tinha muita gente da Pilatus interessada em publicidade negativa sobre o Tucano na época…
Me refiro aos destroços, tinha muita gente da Pilatus interessada em publicidade negativa…
Rapaz… Eu tou para ver nação que gosta do F-5 Tiger que nem o Brasil… Toda hora pinta uma reportagem sobre ele… Tou até vendo quando forem aposentar ele… Vai ser uma choradeira…
Acho que na própria Suíça será uma choradeira também. É uma aeronave que foi um tanto quanto subestimada desde o princípio e que ainda presta serviços relevantes. Fico me perguntando qual seria seu limite caso o Tigershark tivesse ido para a frente.
O Brasil (FAB) bobeou, ofereceram o caça e a produção local do mesmo, na época o AMX era a bola da vez e declinaram o projeto, o mesmo ocorreu com o Gripen na época…
Se o Brasil tivesse adquirido o F-20 Tigershark na época os hermanos iriam berrar bastante mas seria uma aquisição e tanto. Fora dizer que fosse realizar revitalização como fizeram com o F-5 seria TOP. Mas sonhar ainda não custa nada… O Guedes ainda não descobriu essa mina de ouro… kkkkkkkkkkkkkkk
As viúvas do F-5 Tiger irão se apresentar com todo o gás, choramingando … tens razão.
kkkk
Se gostar de avião, cujo projeto foi espetacular para o seu tempo, considerando que ‘Era apenas para nações amigas” e esse mesmo projeto ser capaz de receber tantas atualizações a ponto de permitir mudanças de doutrinas, é ser “viúva”, então sou uma delas. Se desconsiderar o B-52 não consigo identificar outro projeto que chegou perto dos Tiger em termos de longevidade e dignidade.
Não podemos julgar uma aeronave e seu projeto, pelas decisões dos seus operadores.
Comparável ao B-52, e os F5s ( acho ), só o Tupolev Bear ( o com hélices contra-rotativas, se estou correto, é esse ). Não lamento a partida de nenhuma aeronave, por melhor que seja ou tenha sido. E mais, acho, que se ainda pudessem fazer mais upgrades nos F5s, no futuro, novos aviônicos, motores ( inclusive ) seria interessante, pela confiabilidade dela ( até onde conheço o assunto, sou leigo no assunto ). Mas não passa de uma máq., e não lamento a partida / substituição de nenhuma máquina. A única coisa que lamento, é o descaso com que… Read more »
Eu acrescentaria nessa lista os C-47/DC-3 e os PBY Catalina, que além de sua folha de serviços durante a SGM (Arará sendo um bom exemplo), carregaram o piano na região Amazônica até 1980, se não me engano, quando passaram à ter Búfalos o suficiente para executar o serviço.
Até hoje existem muitos Catalina voando.
Bem Lembrado Leandro.
Caro Alexandre Cardoso apenas para complementar seu comentário, realmente são máquinas e entendo que o resultado dos respectivos projetos, a rigor, são julgados pelo tempo também. Um projeto realmente diferenciado é justamente aquele que excede as expectativas dos seus projetistas, guardados os devidos patamares tecnológicos para os quais foram projetados. O Tiger é um projeto da década de 50 que com upgrades, atende alguns requisitos de 60 anos depois (quando digo alguns requisitos me refiro a aviônicos e por extensão as respectivas operacionalidades). O Tiger cumpriu seu papel já há muito tempo. Minha dúvida é se as células que estão… Read more »
Se olharmos bem esta foto de lado do T-38 Talon dá pra perceber certinho de onde veio o F-18 Hornet
A foto do começo da matéria? É o protótipo do F-5A…..o N-156F.
Olhei novamente a foto do T-38 e não parece, o estabilizador vertical (?) do F18, lembra o do F5, mas as semelhanças param aí. Ao menos percebi somente isso, no resto é tudo diferente. Perfis, etc.
Onde que eu viu T-38 nesse tópico? Não aparece T-38 nem em foto e nem no vídeo….
Off Topic:
Memórias do Xavante por Alberto Bidon Côrtes – Jambock, Jaguar e Mestre Pacau
https://www.yumpu.com/pt/document/read/12763917/cronicas-de-um-guerreiro-xavante-reservaer
Muito legal! Pena que voei somente 70 horas de AT-26.
tá vendo moço moço que tava ranzinza com o AT-26….rzrzrz…e tem mais…tenho certeza de ja ter lido de um abate de F-16 numa navalhada….mas são materiais tão antigos que tá dificil de achar…vou começar a gravar e baixar copias na minha maquina pois percebi que varios sites sairam do ar e levaram bom material embora…tem um outro depoimento de um exercício em que um elemento de xavante conseguiu de forma sincronizada a outro ataque a uma base, penetrar a baixa altura e que no ultimo momento subiram e fizeram ataque picado….e na simulação…a pista foi pro espaço…
http://www.catalogocdd.com.br/modelismo/opusculo_emra.pdf
Coloquem legendas em inglês…
Ótima ideia, Nonato. Lembrando que o You Tube já tem uma função que realiza a tradução das legendas (capturadas via CC) para vários idiomas.
Rapaz, batei foi fé agora, que narração top.
Parabéns Nunão e equipe!!!
Como sugestão, façam uma matéria sobre o Xavante, seu desempenho na Africa do Sul e memórias de nossos pilotos sobre ele!!!
Excelente vídeo, vai se tornar um documentário! Parabéns!
Parabéns ao Fernando pelo vídeo e ao PA pela série. Muito legal. Mantenham por favor, porque material não faltará e nem audiência.
Quanto à Northrop, qualquer coisa que eu disser seria NADA pelo que esses caras já fizeram e continuam fazendo em termos de tudo que “avoa”.
Obrigado, Luiz Antonio. Para manter precisamos do suporte de vocês, se inscrevendo no canal e curtindo o vídeo.
estou inscrito, desde a primeira chamada. Valeu. Vamos em frente
Parabéns ficou muito tecnicamente o vídeo e a informações foram bem passadas sem encheção de linguiça e trouxe mais conhecimento a todos
Saudades dos primórdios da TV a cabo no canal Discovery onde passa o seriado Wings…. era muito conteúdo, uma hora de programa. Aprendi muito ali junto a revista aviões de guerra.