A Força Aérea Brasileira divulgou novas imagens do primeiro voo do caça F-39E Gripen no espaço aéreo brasileiro. Nas imagens, o avião é acompanhado por dois caças F-5M a caminho das instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Essa é a ideia, mas sempre pensei que faríamos isso com a SAAB. Mas eles já estão no programa tempest, logo teremos que tomar uma decisão muito importante, porque se ficar parado, todo esse tot será perdido, a tecnologia evolui muito rápido. Abraço.
É exatamente isso que vai acontecer. Melhor ir tirando cavalinho da chuva pra não se decepcionar no futuro. A FAB vai voltar a operar uma aeronave no estado da arte só depois de 40 anos. O Gripen será o caça da FAB pelos próximos 40 anos. Não dá pra imaginar de onde tiraríamos dinheiro pra desenvolver um caça de 5 ou 6 geração.
RenanZ
Visitante
4 anos atrás
Espetacular!
Marcos Rêgo
Visitante
4 anos atrás
Muito, muito, muito, muito bonito!
Queira ver a repercussão desses fatos na imprensa especializada sul-americana.
Veja o site argentino Zona Militar, é muito bom. Mas eles apenas replicam o que está aqui, e os comentários são poucos.
Pablo
Visitante
4 anos atrás
poe na tela mais “ibagens” por favor!!
Last edited 4 anos atrás by Pablo
Saldanha da Gama
Visitante
4 anos atrás
Meu caro, eu acho um 2o lote imprescindível e talvez um 3o seria o país da Alice, mas com o conhecimento adquirido, poderíamos e temos condições de desenvolver um de 5a geração ou até mais além no lugar do 3o lote, afinal foi para podermos desenvolver um caça BRASILEIRO e avançado, que gastamos $$$$ na transferência de tecnologia. Abraços
Saldanha, eu discordo. O desenvolvimento de uma nova aeronave é algo que leva anos e anos, enquanto a contratação de um novo lote de aeronave já em linha de produção (que não impede que novos sistemas sejam incorporados para posteriormente sejam ‘retrofitados’ às aeronaves anteriores) é algo completamente diferente e bem mais fácil de se fazer. Realmente o número ideal seria acima de 100, mas no contexto econômico atual eu acho difícil que isso se realize. Resta torcer para que aconteça, justamente para dar maior escala de produção, ter a possibilidade de substituição de toda a frota de F-5’s e… Read more »
Vocês devem estar malucos… a Embraer levou 10 anos e gastou mais de 5 bilhões pra desenvolver um cargueiro pra FAB só comprar 28 e ainda assim ter problemas pra pagar… imagina se íamos desenvolver sozinhos uma aeronave de 5º geração…
Não tem ar condicionado. Quando dá calor o piloto abre uma janelinha parecida com o “quebra vento” do fusca. Só não pode fazer isso quando estiver supersônico
Parabéns a FAB e ao Sgt Johnsson pelas lindas fotos!!!
Agora o segundo momento histórico será o vôo do Gripen F e o terceiro o disparo do Meteor em céus brasileiros.
Last edited 4 anos atrás by Michel Moreira
Djorkaef
Visitante
4 anos atrás
Um gripen contra todos os f5 em
Operacao no brasil…quem leva?
Belas e históricas fotos, esta já virou fundo de tela
Antonio Renato Cançado
Visitante
4 anos atrás
Perguntinha: POR QUÊ F-39E?
O Gripen é o 39o. modelo de caça operado pela FAB?
E pra termos a versão “e” dele, não deveríamos ter operado antes as versões “A”, “B”, “C e “D”?
Só pra saber…
Wagner
Visitante
4 anos atrás
Belíssima ave! Alguém sabe dizer se a FAB adotará para o Grippen o mesmo padrão de pintura cinza e verde?
Solskhaer
Visitante
4 anos atrás
Esse par hoje dia 21 de outubro com varias passagens sobre a Esplanada dos Ministérios. Me deliciei..
Belas fotos, com um céu lindo desses Acho que o piloto sueco deve ter babado na viagem.
Haaa sim, com certeza!
Aposto que a gente baba mais quando vamos para lá.
Ahhhhh as suecas!!!
A FAB já tem pilotos qualificados no Gripen…
Não me canso de ficar arrepiado!!! Rezo para que aproveitem o Tot gasto, façam mais 1 lote e depois desenvolvam o 5a geração “HARPIA”
Essa é a ideia, mas sempre pensei que faríamos isso com a SAAB. Mas eles já estão no programa tempest, logo teremos que tomar uma decisão muito importante, porque se ficar parado, todo esse tot será perdido, a tecnologia evolui muito rápido. Abraço.
É exatamente isso que vai acontecer. Melhor ir tirando cavalinho da chuva pra não se decepcionar no futuro. A FAB vai voltar a operar uma aeronave no estado da arte só depois de 40 anos. O Gripen será o caça da FAB pelos próximos 40 anos. Não dá pra imaginar de onde tiraríamos dinheiro pra desenvolver um caça de 5 ou 6 geração.
Espetacular!
Muito, muito, muito, muito bonito!
Queira ver a repercussão desses fatos na imprensa especializada sul-americana.
Veja o site argentino Zona Militar, é muito bom. Mas eles apenas replicam o que está aqui, e os comentários são poucos.
poe na tela mais “ibagens” por favor!!
Meu caro, eu acho um 2o lote imprescindível e talvez um 3o seria o país da Alice, mas com o conhecimento adquirido, poderíamos e temos condições de desenvolver um de 5a geração ou até mais além no lugar do 3o lote, afinal foi para podermos desenvolver um caça BRASILEIRO e avançado, que gastamos $$$$ na transferência de tecnologia. Abraços
Saldanha, eu discordo. O desenvolvimento de uma nova aeronave é algo que leva anos e anos, enquanto a contratação de um novo lote de aeronave já em linha de produção (que não impede que novos sistemas sejam incorporados para posteriormente sejam ‘retrofitados’ às aeronaves anteriores) é algo completamente diferente e bem mais fácil de se fazer. Realmente o número ideal seria acima de 100, mas no contexto econômico atual eu acho difícil que isso se realize. Resta torcer para que aconteça, justamente para dar maior escala de produção, ter a possibilidade de substituição de toda a frota de F-5’s e… Read more »
Penso como vc, que o que deve (ou irá) acontecer é desenvolver “direto” um de 5a geração, como o Projeto (ou esboço) FS2020.
Vocês devem estar malucos… a Embraer levou 10 anos e gastou mais de 5 bilhões pra desenvolver um cargueiro pra FAB só comprar 28 e ainda assim ter problemas pra pagar… imagina se íamos desenvolver sozinhos uma aeronave de 5º geração…
Caro Jadson. Os EUA gastaram mais do que isso para fazer apenas vinte bombardeiros B2. Tudo depende do interesse estratégico no projeto.
É muito bonito e da um sentimento de orgulho ver a nossa soberania protegida por militares dentro destas máquinas maravilhosas.
Pergunta de quem só entende de avião de papel.. Tem ar condicionado nesse cockpit?
Vc é um fanfarrão, pedi pra sair kkkkkk !!!!!!
Não tem!!! É ventilador de teto!!!!
Olá Fresney. Tem ar condicionado sim. Si não pode ligar na subida ou na ultrapassagem porque tira potência do motor.
Não tem ar condicionado. Quando dá calor o piloto abre uma janelinha parecida com o “quebra vento” do fusca. Só não pode fazer isso quando estiver supersônico
E acreditaram… kkkkkk
De arrepiar… Que venham mais unidades !!
Parabéns a FAB e ao Sgt Johnsson pelas lindas fotos!!!
Agora o segundo momento histórico será o vôo do Gripen F e o terceiro o disparo do Meteor em céus brasileiros.
Um gripen contra todos os f5 em
Operacao no brasil…quem leva?
Quem tiver mais motivado
Pela sua teoria, entao, bastaria contratar um coach motivacional pros nossos Pilotos e deixar eles com avioes da decada de 70….
Ou quem tiver mais fé….
Lindas imagens, não vejo a hora de ver o Gripen operacional aqui na BACO.
Gostaria de compartilhar com os colegas que ainda nao conhecem o video:
https://www.youtube.com/watch?v=iljVzauaIx0
Belas e históricas fotos, esta já virou fundo de tela
Perguntinha: POR QUÊ F-39E?
O Gripen é o 39o. modelo de caça operado pela FAB?
E pra termos a versão “e” dele, não deveríamos ter operado antes as versões “A”, “B”, “C e “D”?
Só pra saber…
Belíssima ave! Alguém sabe dizer se a FAB adotará para o Grippen o mesmo padrão de pintura cinza e verde?
Esse par hoje dia 21 de outubro com varias passagens sobre a Esplanada dos Ministérios. Me deliciei..