IMAGENS: Caça F-39E Gripen da FAB decola de Navegantes (SC)
Em reprodução da TV local e vídeos feitos por spotters, o primeiro caça F-39E Gripen da FAB decola do Aeroporto Internacional de Navegantes em Santa Catarina.
Atualizaremos este post à medida que novas imagens forem chegando.
Bravo!!!!! Que se torne uma rotina nos ceus do Brasil!!!
Fiquem ligados. Virão outras novidades ao longo do dia.
Adianta aí!!!!
De arrepiar!
Seja bem vindo aos céus brasileiros…
E com o pós-combustor ON !!!
E sem tanques externos!
Se não me engano, o NG não precisa de pós-combustor, por isso se torna barato operar.
Não confunda. Ele possui pós-combustor, tanto que decolou usando o mesmo. Não é obrigatório seu uso para decolar. O Gripen tb não necessita do mesmo para atingir velocidade supersônica. Ele consegue atingir e manter ao redor de Mach 1,1….1,2. Para acelerações mais rápidas e velocidades maiores, necessita do PC.
Tem que ser PC … não pode ser Mac?
kkkkkkkkkkkkkk
Pode…só que daí fica mais caro…kkkkk
Linux: Bom, bonito, barato, seguro e, agora, fácil de operar. 😉
bravo ,bravo
Que venham muitos outros…
Tem um drone e em C-95 na região mas nada do Gripen ainda.
Bem vindo …
Nem apareceu no Flightradar24…
🙁
Está voando junto ao Phenom E50P
Na altura de Guaratuba?
Não consegui achar… https://globe.adsbexchange.com/?icao=e49176
Um pequeno passo para a FAB e um salto gigantesco para o Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=uDkW_UAQCOE&feature=youtu.be
E tem um SC-105 FAB6551 fazendo rotações no litoral de Peruíbe …. just in case !
Sei que em nosso país as coisas andam mais devagar porém me pergunto qual será o futuro da FAB com relação a diversidade de vetores. Irão padronizar a frota com contratos posteriores para novos F-39? Haveria espaço para uma aeronave como o AMX cumprindo uma missão específica?
Acompanho desde criança o processo de seleção que culminou com o Gripen, é muito legal, finalmente ver a escolha materializada voando nos céus do pais!
Olá Dimitrius. Os AMX modernizados vão operar mais uns 15 anos. Para isso serviu a modernização. A FAB tem quase 50 F5M, alguns mais antigos com muitas horas de voo e outros mais novos. Provavelmente, pelos próximos 5 anos, a FAB vai manter os F5M e A1M operacionais enquanto desenvolve o emprego dos F39. Quando o F39 entrar em operação, provavelmente ele vai substituir os F5M mais antigos, com mais horas de voo e que apresentem algum problema ou avaria mais séria. Os F39 serão entregues a partir de 2021 até 2026. Acho que até 2030, 2035, a FAB vai… Read more »
Professor, bom seria se a FAB contratasse logo um outro grande lote de 72 unidades, com pagamento nos mesmos moldes do primeiro lote, isto é, começando a pagar após a entrega da última unidade. O desembolso financeiro não seria tão intenso e haveria padronização da frota de uma vez.
Olá Sequim. Uma dúvida que eu tenho seria sobre o desempenho da versão F. Isso vai determinar a composição da frota total de F39 na FAB. Ceio que os lotes posteriores, por envolverem apenas a fabricação do aparelho (já que os mecânicos foram treinados, os pilotos foram treinados, as oficinas estão capacitadas, os engenheiros estão treinados) pode ser feita por meio de lotes sucessivos pequenos sem que isso afete o preço da aeronave. O que poderia encarecer seria a interrupção da cadência e o desmonte das equipes técnicas. Um F39 puro (sem armas, sem treinamento, etc) deve custar uns R$… Read more »
Gostaria muito de ver o primeiro F5 fabricado sair o quanto antes de vôo pelo valor histórico da aeronave.
Olá Mayuan. Eu concordo com você que quando ele for aposentado, deve ganhar um destaque dentro do Musal (ás vezes eu acho que ele nunca poderia ter sido modernizado, deveria ter sido retirado de serviço com todo o painel analógico).
Show de bola, esse delta Canard é lindo DEMAIS!
Para quem acompanhou o FX desde o inicio.
Quem viu os militares comprarem F5 e Mirages novinhos.
Vendo avião de alta tecnologia novos. É emocionante
É verdade, acompanho desde o FX1, com o Viegas querendo articular o Su-30 pra FAB.
Estou feliz com a decisão, espero que aprendamos a fazer e dar manutenção no máximo de sistemas do F-39.
Está voando junto ao Phenom 100 E50P
Como você sabe?
O que um Phenom 100 de propriedade da Embraer, está fazendo decolando de Navegantes, no mesmo horário do Gripen? Ambas indo em direção a GPX?
O primeiro de muitos voos no Brasil.
recolheu o trem de pouso!!! top D+
kkkkkkkkkkkk… Esse foi o melhor comentário.
Rodrigo, o comentário do Bueno é válido. Depois de um translado de navio e de uma preparação rápida para voar para GPX, o piloto, por precaução, poderia ter escolhido voar “sujo”, sem guardar o TDP. Em voos de ensaio, mesmo com a aeronave já madura, é muito comum.
fato!
Vou controlar a euforia.
No aguardo do pouso agora!
Que seja apenas normal tudo o que se espera de uma aeronave de combate moderna.
Sucesso aos envolvidos.
Congratulações só depois do pouso.
Cadê o Galante pra colocar o vídeo do Darth Vader aqui??? kkkkkkkk
Fiquei impressionado com a razão de subida da aeronave. Pra quem tá acostumado com F5 o Gripen parece um foguete.
Notei isso também!! Ganhou altitude muito rápido!
Haha, eu tava caminhando na praia qdo ouvi o barulho, mas rapidamente sumiu no céu e nem consegui ver. A camuflagem e o tamanho ajudam. Minutos antes um BH passou voando sobre o mar, mas não consegui distinguir de quem era.
Pelo jeito havia várias pessoas em Navegantes antenadas no que estava acontecendo! Muito bom ver esse tipo de interesse no Brasil.
Existem pessoas que gostam do país, de suas forças armadas e do imperativo destas contarem com material de elevado conteúdo tecnológico.
Sempre teve…o pouso do An225 aqui foi um evento…
Parece mentira, mas essa eterna novela mexicana está tendo o seu fim.
Sem palavras. Emocionante.
“Se a defesa da Pátria é a meta, pode a seta veloz sibilar, que do abrigo decola alerta, ao combate o possante Jaguar”.
vi um comentário perguntando? e o tanque de combustível externo. o avião não vai voar até os EUA.
Subiu rápido meu querido F-39 para uma longa história nos céus desse pais!
Seguem algumas fotos.
Os entusiastas que estavam no aeroporto infelizmente puderam perceber a característica da aeronave para decolagem em pista curta. Foi possível ver o F-39 levantando voo mas ficou ruim de filmar.
Infelizmente? Não entendi
Infelizmente porque alguns entusiastas (me incluo nesta lista) estavam apontando as câmeras do meio para o fim da pista, uma vez que algumas aeronaves comerciais estavam escondendo a visão de uma boa parte do início pro meio da pista.
E o F-39 decolou rápido, razoavelmente antes do meio. O piloto foi “ansioso”, rs.
Mas quem deve ter chorado foi o pessoal que estava lá esperando a decolagem lá no fim da pista, sem equipamento apropriado e sobre um monte de areia colocado dentro da casa de um vizinho do aeroporto.
Bah mas que “azar” kkkkk ainda assim invejo vocês
Será que a Fab ou Embraer vão filmar o vôo e o pouso em Gavião Peixo?
Acredito que já deve ter pousado.
Certeza que será realizado todo o registro do voo! Logo veremos nas redes…
Nesse momento inclusive, deve estar havendo uma sessão de fotos e filmagens…
44 anos no esqueleto e me encheu os olhos de lágrima… Que coisa linda! Obrigado Deus por me permitir ver esse dia histórico!
estou no F5 kkkk
so atulizando as paginas para ver as novidades………
Duas coisas que eu queria ver antes de partir daqui. Um caça supersônico de ponta fabricado no Brasil e o lançamento do SN-BR Álvaro Alberto. Uma delas Deus já me concedeu
2,
E assim voa o 1º Gripen- E da Fab. Bem- vindo ao espaço aéreo brasileiro.
Parece que voou ou está voando ao lado de um Embraer E175-E2.
amigo quando o avião estava preste a entrar na pista de decolagem tinha um pássaro na pista pertinho do avião, o GRIPEN inicia a entrada na pista e o pássaro voa para o lado esquerdo, ainda bem que deus é brasileiro, imagina se esse pássaro voa em direção a entrada de ar da turbina e entra. fiquei assustado com as consequências.
Que emoção meus amigos!!! Coisa linda de se ver e ouvir. Parabéns a FAB e a todos nós.
A Embraer já divulgou fotos dele em GPX.
Já está no solo em GPX.
Tem um Embraer VC 99B e chegando agora um C-99A pela região tb.
Chorei papai
Já pousou em Gavião Peixoto!!!
O 4100 demonstrou ser um verdadeiro integrador das Forças Armadas: chegou como marinheiro, marchou como infante e agora voou como aeronauta!
É isso que queremos: união em alto nível agregando muito valor aos brasileiros assegurando paz e prosperidade com muita ordem e devido progresso. Seja muito benvindo.
O Gripen NG é um caça puro sangue, Bonito D+ Bem vindo !!! Parabéns, Primeira decolagem de incontáveis nesse céu abençoado,
Que Voe cada vez mais alto !!!
putz… caiu um cisco aqui no canto do olho…
orgulho de ser brasileiro, nas adversidades e também nas conquistas!
2
Seria legal se um F-5 tivesse acompanhado até Gavião Peixoto.
Foi noticiado que ele seria escoltado por F-5’s que estavam na Base Aérea de Florianópolis,só não sei se até Gavião Peixoto. Vamos aguardar talvez algumas fotos ou vídeos..
Queremos os 36 Gripen pra ontem.
Temos uma aernonave EMBRAER20 “under test” sobrevoando Gavião Peixoto!! Seria o Gripen??
Quem sabe hein Escobar? Mas acredito que não seja pois havia acabado de pousar. De qualquer forma o tempo voa…então qualquer momento é significativo. Já trabalhei algumas vezes na Suécia e posso te garantir que eles são muito disciplinados, trabalhadores e competentes. Nós, brasileiros, muitas vezes também somos assim. Estes trabalhos são realizados por profissionais de muitíssima competência e porque não dar continuidade natural aos procedimentos? Afinal, é uma tarde de quinta feira e há muito o que fazer! E pra ser um pouco menos “frio”: o 4100 deve estar alegre com o sol do Brasil….lá na suécia quando começa… Read more »
Tenho outro video, como posso mandar?
Dia histórico.
É, tá aí o avião de papel. Bom negociar com gente séria!
Pancada esse ronco e essa velocidade em take off!!!
Esperamos tanto pra ver isso …até emociona…
O piloto estava usando a potência máxima na decolagem? Se não estava, o motor é muito potente pq parece q levantou pouso com uns 500 metros de pista apenas