Primeiro caça F-39E Gripen da FAB decola de Navegantes (SC) rumo a Gavião Peixoto (SP) – Foto: Saab

Em reprodução da TV local e vídeos feitos por spotters, o primeiro caça F-39E Gripen da FAB decola do Aeroporto Internacional de Navegantes em Santa Catarina.

Atualizaremos este post à medida que novas imagens forem chegando.

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anildo Silva

Bravo!!!!! Que se torne uma rotina nos ceus do Brasil!!!

Guilherme Poggio

Fiquem ligados. Virão outras novidades ao longo do dia.

Falgo

Adianta aí!!!!

André Bueno

De arrepiar!

Leite

Seja bem vindo aos céus brasileiros…

Luiz Antonio

E com o pós-combustor ON !!!

Ulisses

E sem tanques externos!

Thom

Se não me engano, o NG não precisa de pós-combustor, por isso se torna barato operar.

Flanker

Não confunda. Ele possui pós-combustor, tanto que decolou usando o mesmo. Não é obrigatório seu uso para decolar. O Gripen tb não necessita do mesmo para atingir velocidade supersônica. Ele consegue atingir e manter ao redor de Mach 1,1….1,2. Para acelerações mais rápidas e velocidades maiores, necessita do PC.

Reggi

Tem que ser PC … não pode ser Mac?

Jadson Cabral

kkkkkkkkkkkkkk

Flanker

Pode…só que daí fica mais caro…kkkkk

Denis

Linux: Bom, bonito, barato, seguro e, agora, fácil de operar. 😉

marcos

bravo ,bravo

Emerson Musskopf

Que venham muitos outros…

Escobar

Tem um drone e em C-95 na região mas nada do Gripen ainda.

Entusiasta Militar

Bem vindo … 

Clésio Luiz

Nem apareceu no Flightradar24…
🙁

GUILHERME NASCIMENTO

Está voando junto ao Phenom E50P

RPiletti

Na altura de Guaratuba?

Dong Feng
V12 aero

Um pequeno passo para a FAB e um salto gigantesco para o Brasil.

Last edited 4 anos atrás by V12 aero
Fabio
Luiz Antonio

E tem um SC-105 FAB6551 fazendo rotações no litoral de Peruíbe …. just in case !

Dimitrius

Sei que em nosso país as coisas andam mais devagar porém me pergunto qual será o futuro da FAB com relação a diversidade de vetores. Irão padronizar a frota com contratos posteriores para novos F-39? Haveria espaço para uma aeronave como o AMX cumprindo uma missão específica?
Acompanho desde criança o processo de seleção que culminou com o Gripen, é muito legal, finalmente ver a escolha materializada voando nos céus do pais!

Last edited 4 anos atrás by Dimitrius
Camargoer

Olá Dimitrius. Os AMX modernizados vão operar mais uns 15 anos. Para isso serviu a modernização. A FAB tem quase 50 F5M, alguns mais antigos com muitas horas de voo e outros mais novos. Provavelmente, pelos próximos 5 anos, a FAB vai manter os F5M e A1M operacionais enquanto desenvolve o emprego dos F39. Quando o F39 entrar em operação, provavelmente ele vai substituir os F5M mais antigos, com mais horas de voo e que apresentem algum problema ou avaria mais séria. Os F39 serão entregues a partir de 2021 até 2026. Acho que até 2030, 2035, a FAB vai… Read more »

Sequim

Professor, bom seria se a FAB contratasse logo um outro grande lote de 72 unidades, com pagamento nos mesmos moldes do primeiro lote, isto é, começando a pagar após a entrega da última unidade. O desembolso financeiro não seria tão intenso e haveria padronização da frota de uma vez.

Camargoer

Olá Sequim. Uma dúvida que eu tenho seria sobre o desempenho da versão F. Isso vai determinar a composição da frota total de F39 na FAB. Ceio que os lotes posteriores, por envolverem apenas a fabricação do aparelho (já que os mecânicos foram treinados, os pilotos foram treinados, as oficinas estão capacitadas, os engenheiros estão treinados) pode ser feita por meio de lotes sucessivos pequenos sem que isso afete o preço da aeronave. O que poderia encarecer seria a interrupção da cadência e o desmonte das equipes técnicas. Um F39 puro (sem armas, sem treinamento, etc) deve custar uns R$… Read more »

Mayuan

Gostaria muito de ver o primeiro F5 fabricado sair o quanto antes de vôo pelo valor histórico da aeronave.

Camargoer

Olá Mayuan. Eu concordo com você que quando ele for aposentado, deve ganhar um destaque dentro do Musal (ás vezes eu acho que ele nunca poderia ter sido modernizado, deveria ter sido retirado de serviço com todo o painel analógico).

Heinz Guderian

Show de bola, esse delta Canard é lindo DEMAIS!

Antonio Palhares

Para quem acompanhou o FX desde o inicio.
Quem viu os militares comprarem F5 e Mirages novinhos.
Vendo avião de alta tecnologia novos. É emocionante

WVJ

É verdade, acompanho desde o FX1, com o Viegas querendo articular o Su-30 pra FAB.
Estou feliz com a decisão, espero que aprendamos a fazer e dar manutenção no máximo de sistemas do F-39.

GUILHERME NASCIMENTO

Está voando junto ao Phenom 100 E50P

Daniel

Como você sabe?

GUILHERME NASCIMENTO

O que um Phenom 100 de propriedade da Embraer, está fazendo decolando de Navegantes, no mesmo horário do Gripen? Ambas indo em direção a GPX?

Fabio Araujo

O primeiro de muitos voos no Brasil.

Bueno

recolheu o trem de pouso!!! top D+

Rodrigo M

kkkkkkkkkkkk… Esse foi o melhor comentário.

GUILHERME NASCIMENTO

Rodrigo, o comentário do Bueno é válido. Depois de um translado de navio e de uma preparação rápida para voar para GPX, o piloto, por precaução, poderia ter escolhido voar “sujo”, sem guardar o TDP. Em voos de ensaio, mesmo com a aeronave já madura, é muito comum.

Silas

fato!

Marcelo Silveira 75

Vou controlar a euforia.
No aguardo do pouso agora!
Que seja apenas normal tudo o que se espera de uma aeronave de combate moderna.
Sucesso aos envolvidos.
Congratulações só depois do pouso.

Silas

Cadê o Galante pra colocar o vídeo do Darth Vader aqui??? kkkkkkkk

Matheus

Fiquei impressionado com a razão de subida da aeronave. Pra quem tá acostumado com F5 o Gripen parece um foguete.

Berga

Notei isso também!! Ganhou altitude muito rápido!

SJ1

Haha, eu tava caminhando na praia qdo ouvi o barulho, mas rapidamente sumiu no céu e nem consegui ver. A camuflagem e o tamanho ajudam. Minutos antes um BH passou voando sobre o mar, mas não consegui distinguir de quem era.

Last edited 4 anos atrás by SJ1
Tomcat

Pelo jeito havia várias pessoas em Navegantes antenadas no que estava acontecendo! Muito bom ver esse tipo de interesse no Brasil.

Antonio Palhares

Existem pessoas que gostam do país, de suas forças armadas e do imperativo destas contarem com material de elevado conteúdo tecnológico.

Valdez Oliveira de Araujo

Sempre teve…o pouso do An225 aqui foi um evento…

Maurício.

Parece mentira, mas essa eterna novela mexicana está tendo o seu fim.

Rogério Loureiro Dhierio

Sem palavras. Emocionante.

Moisés Veloso

“Se a defesa da Pátria é a meta, pode a seta veloz sibilar, que do abrigo decola alerta, ao combate o possante Jaguar”.

Gilson

vi um comentário perguntando? e o tanque de combustível externo. o avião não vai voar até os EUA.

Solskhaer

Subiu rápido meu querido F-39 para uma longa história nos céus desse pais!

MMerlin

Seguem algumas fotos.
Os entusiastas que estavam no aeroporto infelizmente puderam perceber a característica da aeronave para decolagem em pista curta. Foi possível ver o F-39 levantando voo mas ficou ruim de filmar.
comment image
comment image

Overandout

Infelizmente? Não entendi

MMerlin

Infelizmente porque alguns entusiastas (me incluo nesta lista) estavam apontando as câmeras do meio para o fim da pista, uma vez que algumas aeronaves comerciais estavam escondendo a visão de uma boa parte do início pro meio da pista.
E o F-39 decolou rápido, razoavelmente antes do meio. O piloto foi “ansioso”, rs.
Mas quem deve ter chorado foi o pessoal que estava lá esperando a decolagem lá no fim da pista, sem equipamento apropriado e sobre um monte de areia colocado dentro da casa de um vizinho do aeroporto.

Last edited 4 anos atrás by MMerlin
Overandout

Bah mas que “azar” kkkkk ainda assim invejo vocês

Hilton

Será que a Fab ou Embraer vão filmar o vôo e o pouso em Gavião Peixo?

Daniel

Acredito que já deve ter pousado.

Berga

Certeza que será realizado todo o registro do voo! Logo veremos nas redes…

Berga

Nesse momento inclusive, deve estar havendo uma sessão de fotos e filmagens…

MCruel

44 anos no esqueleto e me encheu os olhos de lágrima… Que coisa linda! Obrigado Deus por me permitir ver esse dia histórico!

Bueno

estou no F5 kkkk
so atulizando as paginas para ver as novidades………

JT8D

Duas coisas que eu queria ver antes de partir daqui. Um caça supersônico de ponta fabricado no Brasil e o lançamento do SN-BR Álvaro Alberto. Uma delas Deus já me concedeu

Saldanha da Gama

2,

Santiago

E assim voa o 1º Gripen- E da Fab. Bem- vindo ao espaço aéreo brasileiro.

Felipe Maia

Parece que voou ou está voando ao lado de um Embraer E175-E2.

Gilson

amigo quando o avião estava preste a entrar na pista de decolagem tinha um pássaro na pista pertinho do avião, o GRIPEN inicia a entrada na pista e o pássaro voa para o lado esquerdo, ainda bem que deus é brasileiro, imagina se esse pássaro voa em direção a entrada de ar da turbina e entra. fiquei assustado com as consequências.

Odair Botelho

Que emoção meus amigos!!! Coisa linda de se ver e ouvir. Parabéns a FAB e a todos nós.

Fernando EMB

A Embraer já divulgou fotos dele em GPX.

Fernando

Já está no solo em GPX.

Escobar

Tem um Embraer VC 99B e chegando agora um C-99A pela região tb.

Last edited 4 anos atrás by Escobar
André

Chorei papai

Rommelqe

Já pousou em Gavião Peixoto!!!
O 4100 demonstrou ser um verdadeiro integrador das Forças Armadas: chegou como marinheiro, marchou como infante e agora voou como aeronauta!
É isso que queremos: união em alto nível agregando muito valor aos brasileiros assegurando paz e prosperidade com muita ordem e devido progresso. Seja muito benvindo.

Rodrigo Maçolla

O Gripen NG é um caça puro sangue, Bonito D+ Bem vindo !!! Parabéns, Primeira decolagem de incontáveis nesse céu abençoado,

Que Voe cada vez mais alto !!!

Silas

putz… caiu um cisco aqui no canto do olho…

orgulho de ser brasileiro, nas adversidades e também nas conquistas!

Saldanha da Gama

2

alex faulhaber

Seria legal se um F-5 tivesse acompanhado até Gavião Peixoto.

Rodrigo M

Foi noticiado que ele seria escoltado por F-5’s que estavam na Base Aérea de Florianópolis,só não sei se até Gavião Peixoto. Vamos aguardar talvez algumas fotos ou vídeos..

Alexandre

Queremos os 36 Gripen pra ontem.

Escobar

Temos uma aernonave EMBRAER20 “under test” sobrevoando Gavião Peixoto!! Seria o Gripen??

Rommelqe

Quem sabe hein Escobar? Mas acredito que não seja pois havia acabado de pousar. De qualquer forma o tempo voa…então qualquer momento é significativo. Já trabalhei algumas vezes na Suécia e posso te garantir que eles são muito disciplinados, trabalhadores e competentes. Nós, brasileiros, muitas vezes também somos assim. Estes trabalhos são realizados por profissionais de muitíssima competência e porque não dar continuidade natural aos procedimentos? Afinal, é uma tarde de quinta feira e há muito o que fazer! E pra ser um pouco menos “frio”: o 4100 deve estar alegre com o sol do Brasil….lá na suécia quando começa… Read more »

Daniel

Tenho outro video, como posso mandar?

Allan Lemos

Dia histórico.

Nilo Rodarte

É, tá aí o avião de papel. Bom negociar com gente séria!

José Netto

Pancada esse ronco e essa velocidade em take off!!!

CLAUDIÃO

Esperamos tanto pra ver isso …até emociona…

João Ricardo

O piloto estava usando a potência máxima na decolagem? Se não estava, o motor é muito potente pq parece q levantou pouso com uns 500 metros de pista apenas