Nas fotos, nosso primeiro F-39E Gripen escoltado por dois caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo um leitor do Poder Aéreo, os F-5M eram o 4807 e o 4808 (este foi um dos protótipos da modernização do F-5).

FOTOS: Bruno Spadacini, @spadacinibruno / @sierra_spotter

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Caravaggio

Confessem, vcs esperaram seis anos por isso.

Adriano AR

Em meu caso, espero por isso desde meados dos anos 90.

cwb

2

Rogério Mattos Novais

3

Veiga 104

Quem é o piloto ? Imagina a emoção ?

Gabriel Farias

Marcus Wandt, piloto de testes da Saab.

Cássio Silva

Eu espero desde o governo FHC.

cwb

2

Augusto

Quem dera que fossem 6 anos apenas.

Flight_Falcon

Na verdade esperava que fossem Mirage III e F-5 fazendo isso.
Depois esperei que fossem Mirage 2000 e F-5 fazendo isso.
Que bom que não chegou ao ponto de ter Super Tucano fazendo isso!
Já que não custa pedir, poderiam ter colocado um A-1 e um F-5.

Luciano Franco Bezerra

Os f5 estavam desarmados?

Rene Dos Reis

Opa acabei de perguntar sobre a escolta dos F5 lá no outro post, foto histórica essa.

filipe

Essa escolta é simbólica, o Gripen nem precisa de escolta de um caça de 2ªGeração de 1960, 1 Gripen sozinho basta…. Imagina a potencia do motor do Gripen, equivale a potência desses dois caças juntos.

Alfredo Araujo

Ainda bem q vc explicou…
Estava bem achando q o Gripen estava sendo escoltado, por medo de ser assaltado… rs

Atirador 33

kkkkkkkkkkkkkkkkkk parabéns pela ironia…

Mas acho que a escolta foi válida, é um aparelho bem caro para atravessar parte do Brasil sozinho, esse vôo de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP, deve ser bem mais extenso que atravessar a Suécia.

Abs

Nunão

Atirador 33,

A Suécia não é tão pequena assim, é maior que grande parte dos países europeus.

Grosso modo, em formato e área a Suécia se assemelha aos estados de Goiás e Tocantins somados. Um pouco menos, mas é uma comparação razoável.

No sentido Leste-Oeste esse trecho voado hoje, de fato, dá pra atravessar o país.

Mas no sentido Norte-Sul vai cobrir cerca de 1/3 da Suécia.

Last edited 4 anos atrás by Nunão
Peter Nine-nine

Atirador, não se pode considerar essa escolta nada mais que simbólica, visto que voam desprovidos de mísseis, como se pode observar na imagem.

rui mendes

Claro, essas escoltas, são uma saudação de boas vindas.

Peter Nine-nine

Sim mas não é válida no sentido de função de escolta, apenas simbolicamente, como boas vindas.

JT8D

Eu fico imaginando os pilotos desses dois F-5 pedindo para o tempo passar rápido para eles estarem nos comandos de um F-39E

JSilva

Por falar nisso, ainda existem pilotos que voaram Mirage 2000 aptos a voarem o Gripen ou todos os pilotos que estarão no Gripen voaram somente os F-5 ou A-1?

Jadson Cabral

Devem ter virado brigadeiros. Hoje devem pilotar birô

Rinaldo Nery

Só dois ex cmt do GDA que voaram o M2000 são brigadeiros. Um na reserva. Os pilotos mais novos, à época, são Tenentes Coronéis, comandando (ou comandaram recentemente) UAE de Caça.

Jadson Cabral

Obrigado pela informação, Coronel. Às vezes a gente acaba falando o que não sabe.

Amauri

Sim, mas esse Gripen não está municiado ainda.

Fernando Turatti

Pelas fotos, os F-5 estão, se muito, só com balas no canhão. Não é lá a melhor escolta do mundo também. Se as “ameaças” fossem tão safadas que um canhão de F-5 resolve, honestamente, era só o gripen acelerar que evadiria da mesma com tranquilidade.

Flanker

A escolta, nesse caso, tem a função de uma escolta de honra. Não é para proteger o Gripen….é algo simbólico, justificado pelo momento, pelo que representa para a FAB e para os brasileiros.

Last edited 4 anos atrás by Flanker
Wagner

É surreal ter que explicar isso…

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!!!

Rafael Cordeiro

3!!!!

É rir pra não chorar.

Taso

1.475!! pelos pensaram que não escreveram tb

cwb

Sem maldade,mas quem não acompanha a tradição militar não entende o simbolismo que esses acontecimentos significam.Eu mesmo as vezes fico vendido..rs
Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.
O pessoal mais novo nunca viu chegada de um novo vetor..
É que nem china nova na zona…
desculpe o comentário..

Rinaldo Nery

Bastante tempo. Qual esquadrão? Ou PAMASP?

cwb

Coronel desculpe o comentário,eu queria dizer que quando tinha 15 anos vi a chegada dos F-5 aqui em curitiba na década de 70 eles pararam para escala, e depois disso só o A-1 foi o novo vetor.Como cidadão peço permissão para considerar a fab um pouco parte de mim.
Abraço e espero encontrar o senhor em algum voô.

Rival Sensor

O Cara escreve “Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.” depois explica que não disse o que disse, na verdade o cara de pau nem é militar, apenas escreve mal pra cacete ou é um gozador de marca maior.

Felipe Morais

A frase dele não foi perfeitamente escrita, mas, contextualmente, dava pra presumir que queria dizer que acompanhava o F5 há 45 anos. O próprio Coronel pode admitir aí que ele entendeu, pois ele sabe muito bem que não é possível um piloto estar na ativa há 45 anos. Afinal, algum piloto já se assumiu um caça com menos de 25 anos Coronel? Presumindo que 25 anos tenha sido o primeiro voo, hoje ele estaria com 70 anos. Seria possível ele ainda estar na aviação de caça? Mesmo se tivesse começado com 20 anos, hoje estaria com 65 anos. Enfim, dava… Read more »

cwb

Obrigado Felipe,foi isso que eu quis dizer.Como tem pessoas radicais aqui no fórum ,Se vc ler todos meus comentários, nunca faltei ao respeito com ninguém, até tira a vontade de vir e comentar.Nunca tomei tamanha paulada de um colega de trilogia.
Se vc entendeu o contexto que eu coloquei meu comentário,fico feliz!
Não sou piloto,muito menos cara de pau por passar por aquilo que não sou.
E coronel Neri, peço desculpa novamente pelo sentido da frase colocada no meu comentário.
Abraço a todos!

Rinaldo Nery

Pensei que ele tivesse sido da graxa e estava na reserva. Tem gente assim recontratada pelo PAMASP. Só isso.

Alexandre Cardoso

kkk explicação bem resumida e didática, mas válida … kkk

Last edited 4 anos atrás by Alexandre Cardoso
cwb

Cara desculpa causar tanta polêmica!
Não foi minha intenção….

FRL

É verdade. E pode acreditar, representa muito! ??

Marcelo Mendonça

Finalmente um comentário lógico e coerente

RenanZ

Desse ângulo, ambos os modelos aparentam dimensões similares, embora haja um universo de diferenças que os separam

PS: essa notícia está salvando um pouco deste 2020

Last edited 4 anos atrás by RenanZ
Camargoer

Olá RenaZ. Tem as entregas do KC390, o S40 e o S41, além da assinatura das FCT.

Dong Feng

S41 esse ano ?

Camargoer

Olá Dong. O S42 será lançado este ano. Os testes serão conduzidos ao longo de 2021.

Vilela

S-41. Lançou o S-40 e agora está quase o S-41.

Camargoer

Olá Vilela. Você tem razão. O lançamento será do S41. Depois que a gente digita errado, não tem mais o editor para corrigir. Obrigado pelo alerta.

Nunão

Renan,
O comprimento é similar, mas o volume interno da fuselagem e das asas não tem comparação, é bem maior, assim como a área alar.

O F-5 é um caça bem “magrelo”.

A imagem faz lembrar voos conjuntos, na FAB, de F-5 e Mirage.

Last edited 4 anos atrás by Nunão
Rodrigo M

Exato Nunão.
Vi o Mock-Up do Gripen na Base Aérea de Brasilia, ao lado de um Mirage 2000 e um F-5 e posso dizer que o Gripen é do mesmo tamanho do Mirage 2000 e muito mais “parrudo” do que o F-5 que ficou pequeno perto.
Na verdade tive até a impressão do Gripen ter a fuselagem mais alta em relação ao solo do que o Mirage.

Alexandre Cardoso

Em relação ao F 5, assim como ao Mirage. Espero que ao menos uma unidade de cada, acabe em museu aeronáutico … São vetores estrangeiros mas já fazem parte da história. Um, entre muitos problemas desse País ( Brasil ) é que para muitos ele não têm … Infelizmente.

Juliano Lisboa

Olá fiz uma comparação aqui das proporções. O Gripen não é pequeno. Tamanho proporcional ao Mirage 2000. Quem viu o mockup sabe do que estou falando.

Vitor

Muito legal! Consegue fazer incluindo o Eurofighter, A-1, F-18E e F-35?

Juliano Lisboa

Ate consigo, só que hoje acho complicado hehehe.

Rodrigo M

Coloque o F-16 também se possível..

Juliano Lisboa

Outra com os reais concorrentes no FX-2.

Rodrigo M

Obrigado Juliano.

Juliano Lisboa

Fiz diferente, uma comparando o A1 e xavante.

frapal

Parabéns, excelente postagem Juliano.

Pablo Maroka

É Pra GLOFICAR DE PÉ!

Overandout

Lindo!

Kemen

As feras num céu de brigadeiro.

Daniel

Não parecem ser o 4807 e 4808 (dois biplaces), pois o F-5 que está no meio parece ser ligeiramente menor.

Clésio Luiz

O do meio é definitivamente um monoposto, fácil ver o formato do LERX mais enflechado do que o outro.

Flanker

Exato. São 1 F-5EM e 1 F-5FM. O LERX tem formato diferente, e maior, no EM e observem o comprimento da fuselagem, a partir das tomadas de ar até o nariz, bem maior no FM.

Leonel Testa

Linda imagem belo sucessor dos bicudos

bbc

Parece que a ideia inicial era fazer escolta com os dois F-5FM (com os ocupantes da nacele traseira fazendo o registro oficial em voo), mas pode ser que um deles tenha dado pane, sendo substituído por um F-5EM.

Pela foto de fato se trata de um F-5EM e um F-5FM.

Adriano RA

As novas fotos indicam ser o 4807 (bi) e o 4844 (mono).

Matheus Augusto

Grande dia !
Até que enfim vendo nossa FAB voando um caça moderno no estado da arte.

Luiz Floriano Alves

Espero que o próximo lote venha da LM na forma de F-35.

José

Só vc

FighterBR

Não viaja.

Matheus Augusto

Sonhar é de graça, então vai fundo.

Alexandre Cardoso

Eu ia dizer o mesmo …

frapal

F-35? Nem de graça….rsrsrs…???

Felipe Morais

Espero que só você esteja esperando isso nesse momento e nos próximos 10 anos

Marcelo Silveira 75

Os pilotos do F-5M babando, contendo a euforia só no profissionalismo exigido pelo treinamento de um verdadeiro piloto de combate, más a emoção interna de uma criança quando calça um tênis novo!

O ALA se perguntando em seus devaneios:
_ Quando vai ser minha vez??
Quando entrar uma fonia rouca do líder quebrando o silêncio rádio.
_Nem pense nisso, o primeiro vôo será meu!

Last edited 4 anos atrás by Marcelo Silveira 75
Andre A Garcia

Foto histórica!

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Lindas imagens…

Se na formação estivesse no meio dos dois F-5, iria ficar mais bonita as fotos.

De baixo para cima lembra um pouco os Mirage…

Gripen !

BEM VINDO !!!!!

Veiga 104

Boa noite. Alguém sabe quem é o piloto ?

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Piloto da Saab…

Veiga 104

Obrigado. Abraço.

Nunão

Veiga, tem matéria aqui sobre o piloto, é só descer algumas reportagens

Veiga 104

Obrigado amigo.

JT8D

Marcus Wandt, piloto de testes da Saab

Rogério Loureiro Dhierio

Que show.

OSEIAS

Antes de mais nada parabéns ao Bruno Spadacini pela imagem disponibilizada. Agora não vejo a hora de ver as fotos ou vídeo que os pilotos dos F-5 fizeram.

Marcos R

Tem um vídeo no canal do Caiafa:
https://youtu.be/uMJCGS95rVU

Last edited 4 anos atrás by Marcos R
Rogério Loureiro Dhierio

E quando começarem os exercícios conjuntos na Cruzex por exemplo!!!

Atacantes e defensores, quando um lado trocar os papéis com o outro.

Daí veremos o disparate em que nos encontramos com o que já de melhor na aviação militar e ao mesmo tempo, teremos uma clareza da proficiência de nossos ases.

TB reintero a minha expectativa para os próximos eventos aéreos.

Gripen e KC390.

Bota gente aí visitando estes eventos. Se antes ia lotavam, agora então. Vai super lotar.

willhorv

Que venham muitos e não fiquem nestes 36 do Brasil de meu Deus…
Na pior das hipóteses, eles podem manter uma marinha falida protegida….um território imenso livre e um povo sem saber o que quer a salvo. Mas só 36 não vai dar conta não!
Salve o caça de todos os tempos para o nosso tempo, espaço e bolso!
Sem devaneios….o melhor que nem em sonhos pudémos sonhar!
Trabalho sério e profissional! Um nome resume e nomeia a todos…
Obrigado Brigadeiro Sato!

Leonardo M.

Fico imaginando os pilotos da fab querendo fszer um dog fight com o gripen até SP

Antonio Palhares

Uma foto linda mostrando as duas gerações de caças que chegaram novinhos ao país.

Solskhaer

Para se deliciar com essas imagens e afagar um pouco o coração. Já está em wallpaper aqui na tela!
Magnífico

Fabio Araujo

Fotos muito boas, coisa para virar proteção de tela!

Edison Castro Durval

Eu teria colocado para voar o F5 mais antigo, o primeiro F5 modernizado e o A1 para receber o F39E

Marcelo Mendonça

Acredito que foi mais fácil, para não dizer econômico, enviar os F-5, que partem de Santa Cruz, do que mandar os A-1 que agora operam apenas do RS.

Marcelo Mendonça

Eram F-5 do Pampa, meu comentário acima ficou então sem lógica, rs.

Flanker

Quanto ao F-5 mais antigo, vc se refere ao mais antigo na FAB ou no mundo? Se for o mais antigo na FAB é o 4820, que chegou ao Brasil, vindo da fábrica, em 24/06/1975. Ele foi modernizado e continua operacional. Se for o mais antigo no mundo é o 4856, que foi adquirido usado da USAF e chegou ao Brasil em 23/08/1989 e, por coincidência, foi também o primeiro F-5EM modernizado, entregue a FAB em 17/09/2005.

Alexandre Esteves

Uma foto tão histórica quanto aquela em que um F-103 tem na ala um F-8, um T-33 e um AT-26. Espero, em breve, estar em moldura na entrada ou no corredor de um Esquadrão da FAB.
Alô, CECOMSAER!

Felipe Morais

Gostaria de deixar meu registro aqui, nessa foto e nesse momento histórico. Quantos anos que estamos esperando isso.

Parabéns a FAB, à Embraer, à SAAB e a todos os outros envolvidos. Gostaria que a população brasileira no geral pudesse reconhecer o tanto que esse momento é importante para o Brasil.

Tio Velho Comuna

Alguém sabe se a FAB vai de Meteor ou DARTER?

Nunão

Meteor e A-Darter são mísseis diferentes, um é BVR outro é WVR. Não são escolhas que concorrem entre si, são complementares.

O que se pode especular é se deixarão realmente de adquirir A-Darter pra comprar IRIS-T, que são mísseis WVR concorrentes, notícia que foi publicada neste ano.

Tio Velho Comuna

Agradecido pelo esclarecimento!