Na verdade esperava que fossem Mirage III e F-5 fazendo isso.
Depois esperei que fossem Mirage 2000 e F-5 fazendo isso.
Que bom que não chegou ao ponto de ter Super Tucano fazendo isso!
Já que não custa pedir, poderiam ter colocado um A-1 e um F-5.
Opa acabei de perguntar sobre a escolta dos F5 lá no outro post, foto histórica essa.
filipe
Visitante
4 anos atrás
Essa escolta é simbólica, o Gripen nem precisa de escolta de um caça de 2ªGeração de 1960, 1 Gripen sozinho basta…. Imagina a potencia do motor do Gripen, equivale a potência desses dois caças juntos.
Mas acho que a escolta foi válida, é um aparelho bem caro para atravessar parte do Brasil sozinho, esse vôo de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP, deve ser bem mais extenso que atravessar a Suécia.
Por falar nisso, ainda existem pilotos que voaram Mirage 2000 aptos a voarem o Gripen ou todos os pilotos que estarão no Gripen voaram somente os F-5 ou A-1?
Só dois ex cmt do GDA que voaram o M2000 são brigadeiros. Um na reserva. Os pilotos mais novos, à época, são Tenentes Coronéis, comandando (ou comandaram recentemente) UAE de Caça.
Pelas fotos, os F-5 estão, se muito, só com balas no canhão. Não é lá a melhor escolta do mundo também. Se as “ameaças” fossem tão safadas que um canhão de F-5 resolve, honestamente, era só o gripen acelerar que evadiria da mesma com tranquilidade.
A escolta, nesse caso, tem a função de uma escolta de honra. Não é para proteger o Gripen….é algo simbólico, justificado pelo momento, pelo que representa para a FAB e para os brasileiros.
Sem maldade,mas quem não acompanha a tradição militar não entende o simbolismo que esses acontecimentos significam.Eu mesmo as vezes fico vendido..rs
Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.
O pessoal mais novo nunca viu chegada de um novo vetor..
É que nem china nova na zona…
desculpe o comentário..
Coronel desculpe o comentário,eu queria dizer que quando tinha 15 anos vi a chegada dos F-5 aqui em curitiba na década de 70 eles pararam para escala, e depois disso só o A-1 foi o novo vetor.Como cidadão peço permissão para considerar a fab um pouco parte de mim.
Abraço e espero encontrar o senhor em algum voô.
O Cara escreve “Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.” depois explica que não disse o que disse, na verdade o cara de pau nem é militar, apenas escreve mal pra cacete ou é um gozador de marca maior.
A frase dele não foi perfeitamente escrita, mas, contextualmente, dava pra presumir que queria dizer que acompanhava o F5 há 45 anos. O próprio Coronel pode admitir aí que ele entendeu, pois ele sabe muito bem que não é possível um piloto estar na ativa há 45 anos. Afinal, algum piloto já se assumiu um caça com menos de 25 anos Coronel? Presumindo que 25 anos tenha sido o primeiro voo, hoje ele estaria com 70 anos. Seria possível ele ainda estar na aviação de caça? Mesmo se tivesse começado com 20 anos, hoje estaria com 65 anos. Enfim, dava… Read more »
Obrigado Felipe,foi isso que eu quis dizer.Como tem pessoas radicais aqui no fórum ,Se vc ler todos meus comentários, nunca faltei ao respeito com ninguém, até tira a vontade de vir e comentar.Nunca tomei tamanha paulada de um colega de trilogia.
Se vc entendeu o contexto que eu coloquei meu comentário,fico feliz!
Não sou piloto,muito menos cara de pau por passar por aquilo que não sou.
E coronel Neri, peço desculpa novamente pelo sentido da frase colocada no meu comentário.
Abraço a todos!
Exato Nunão.
Vi o Mock-Up do Gripen na Base Aérea de Brasilia, ao lado de um Mirage 2000 e um F-5 e posso dizer que o Gripen é do mesmo tamanho do Mirage 2000 e muito mais “parrudo” do que o F-5 que ficou pequeno perto.
Na verdade tive até a impressão do Gripen ter a fuselagem mais alta em relação ao solo do que o Mirage.
Em relação ao F 5, assim como ao Mirage. Espero que ao menos uma unidade de cada, acabe em museu aeronáutico … São vetores estrangeiros mas já fazem parte da história. Um, entre muitos problemas desse País ( Brasil ) é que para muitos ele não têm … Infelizmente.
Exato. São 1 F-5EM e 1 F-5FM. O LERX tem formato diferente, e maior, no EM e observem o comprimento da fuselagem, a partir das tomadas de ar até o nariz, bem maior no FM.
Parece que a ideia inicial era fazer escolta com os dois F-5FM (com os ocupantes da nacele traseira fazendo o registro oficial em voo), mas pode ser que um deles tenha dado pane, sendo substituído por um F-5EM.
Pela foto de fato se trata de um F-5EM e um F-5FM.
Espero que só você esteja esperando isso nesse momento e nos próximos 10 anos
Marcelo Silveira 75
Visitante
4 anos atrás
Os pilotos do F-5M babando, contendo a euforia só no profissionalismo exigido pelo treinamento de um verdadeiro piloto de combate, más a emoção interna de uma criança quando calça um tênis novo!
O ALA se perguntando em seus devaneios:
_ Quando vai ser minha vez??
Quando entrar uma fonia rouca do líder quebrando o silêncio rádio.
_Nem pense nisso, o primeiro vôo será meu!
Last edited 4 anos atrás by Marcelo Silveira 75
Andre A Garcia
Visitante
4 anos atrás
Foto histórica!
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Visitante
4 anos atrás
Lindas imagens…
Se na formação estivesse no meio dos dois F-5, iria ficar mais bonita as fotos.
Antes de mais nada parabéns ao Bruno Spadacini pela imagem disponibilizada. Agora não vejo a hora de ver as fotos ou vídeo que os pilotos dos F-5 fizeram.
E quando começarem os exercícios conjuntos na Cruzex por exemplo!!!
Atacantes e defensores, quando um lado trocar os papéis com o outro.
Daí veremos o disparate em que nos encontramos com o que já de melhor na aviação militar e ao mesmo tempo, teremos uma clareza da proficiência de nossos ases.
TB reintero a minha expectativa para os próximos eventos aéreos.
Gripen e KC390.
Bota gente aí visitando estes eventos. Se antes ia lotavam, agora então. Vai super lotar.
willhorv
Visitante
4 anos atrás
Que venham muitos e não fiquem nestes 36 do Brasil de meu Deus…
Na pior das hipóteses, eles podem manter uma marinha falida protegida….um território imenso livre e um povo sem saber o que quer a salvo. Mas só 36 não vai dar conta não!
Salve o caça de todos os tempos para o nosso tempo, espaço e bolso!
Sem devaneios….o melhor que nem em sonhos pudémos sonhar!
Trabalho sério e profissional! Um nome resume e nomeia a todos…
Obrigado Brigadeiro Sato!
Leonardo M.
Visitante
4 anos atrás
Fico imaginando os pilotos da fab querendo fszer um dog fight com o gripen até SP
Antonio Palhares
Visitante
4 anos atrás
Uma foto linda mostrando as duas gerações de caças que chegaram novinhos ao país.
Solskhaer
Visitante
4 anos atrás
Para se deliciar com essas imagens e afagar um pouco o coração. Já está em wallpaper aqui na tela!
Magnífico
Fabio Araujo
Visitante
4 anos atrás
Fotos muito boas, coisa para virar proteção de tela!
Edison Castro Durval
Visitante
4 anos atrás
Eu teria colocado para voar o F5 mais antigo, o primeiro F5 modernizado e o A1 para receber o F39E
Quanto ao F-5 mais antigo, vc se refere ao mais antigo na FAB ou no mundo? Se for o mais antigo na FAB é o 4820, que chegou ao Brasil, vindo da fábrica, em 24/06/1975. Ele foi modernizado e continua operacional. Se for o mais antigo no mundo é o 4856, que foi adquirido usado da USAF e chegou ao Brasil em 23/08/1989 e, por coincidência, foi também o primeiro F-5EM modernizado, entregue a FAB em 17/09/2005.
Alexandre Esteves
Visitante
4 anos atrás
Uma foto tão histórica quanto aquela em que um F-103 tem na ala um F-8, um T-33 e um AT-26. Espero, em breve, estar em moldura na entrada ou no corredor de um Esquadrão da FAB.
Alô, CECOMSAER!
Felipe Morais
Visitante
4 anos atrás
Gostaria de deixar meu registro aqui, nessa foto e nesse momento histórico. Quantos anos que estamos esperando isso.
Parabéns a FAB, à Embraer, à SAAB e a todos os outros envolvidos. Gostaria que a população brasileira no geral pudesse reconhecer o tanto que esse momento é importante para o Brasil.
Meteor e A-Darter são mísseis diferentes, um é BVR outro é WVR. Não são escolhas que concorrem entre si, são complementares.
O que se pode especular é se deixarão realmente de adquirir A-Darter pra comprar IRIS-T, que são mísseis WVR concorrentes, notícia que foi publicada neste ano.
Confessem, vcs esperaram seis anos por isso.
Em meu caso, espero por isso desde meados dos anos 90.
2
3
Quem é o piloto ? Imagina a emoção ?
Marcus Wandt, piloto de testes da Saab.
Eu espero desde o governo FHC.
2
Quem dera que fossem 6 anos apenas.
Na verdade esperava que fossem Mirage III e F-5 fazendo isso.
Depois esperei que fossem Mirage 2000 e F-5 fazendo isso.
Que bom que não chegou ao ponto de ter Super Tucano fazendo isso!
Já que não custa pedir, poderiam ter colocado um A-1 e um F-5.
Os f5 estavam desarmados?
Opa acabei de perguntar sobre a escolta dos F5 lá no outro post, foto histórica essa.
Essa escolta é simbólica, o Gripen nem precisa de escolta de um caça de 2ªGeração de 1960, 1 Gripen sozinho basta…. Imagina a potencia do motor do Gripen, equivale a potência desses dois caças juntos.
Ainda bem q vc explicou…
Estava bem achando q o Gripen estava sendo escoltado, por medo de ser assaltado… rs
kkkkkkkkkkkkkkkkkk parabéns pela ironia…
Mas acho que a escolta foi válida, é um aparelho bem caro para atravessar parte do Brasil sozinho, esse vôo de Navegantes-SC para Gavião Peixoto-SP, deve ser bem mais extenso que atravessar a Suécia.
Abs
Atirador 33,
A Suécia não é tão pequena assim, é maior que grande parte dos países europeus.
Grosso modo, em formato e área a Suécia se assemelha aos estados de Goiás e Tocantins somados. Um pouco menos, mas é uma comparação razoável.
No sentido Leste-Oeste esse trecho voado hoje, de fato, dá pra atravessar o país.
Mas no sentido Norte-Sul vai cobrir cerca de 1/3 da Suécia.
Atirador, não se pode considerar essa escolta nada mais que simbólica, visto que voam desprovidos de mísseis, como se pode observar na imagem.
Claro, essas escoltas, são uma saudação de boas vindas.
Sim mas não é válida no sentido de função de escolta, apenas simbolicamente, como boas vindas.
Eu fico imaginando os pilotos desses dois F-5 pedindo para o tempo passar rápido para eles estarem nos comandos de um F-39E
Por falar nisso, ainda existem pilotos que voaram Mirage 2000 aptos a voarem o Gripen ou todos os pilotos que estarão no Gripen voaram somente os F-5 ou A-1?
Devem ter virado brigadeiros. Hoje devem pilotar birô
Só dois ex cmt do GDA que voaram o M2000 são brigadeiros. Um na reserva. Os pilotos mais novos, à época, são Tenentes Coronéis, comandando (ou comandaram recentemente) UAE de Caça.
Obrigado pela informação, Coronel. Às vezes a gente acaba falando o que não sabe.
Sim, mas esse Gripen não está municiado ainda.
Pelas fotos, os F-5 estão, se muito, só com balas no canhão. Não é lá a melhor escolta do mundo também. Se as “ameaças” fossem tão safadas que um canhão de F-5 resolve, honestamente, era só o gripen acelerar que evadiria da mesma com tranquilidade.
A escolta, nesse caso, tem a função de uma escolta de honra. Não é para proteger o Gripen….é algo simbólico, justificado pelo momento, pelo que representa para a FAB e para os brasileiros.
É surreal ter que explicar isso…
2!!!!!!!!!!!!!
3!!!!
É rir pra não chorar.
1.475!! pelos pensaram que não escreveram tb
Sem maldade,mas quem não acompanha a tradição militar não entende o simbolismo que esses acontecimentos significam.Eu mesmo as vezes fico vendido..rs
Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.
O pessoal mais novo nunca viu chegada de um novo vetor..
É que nem china nova na zona…
desculpe o comentário..
Bastante tempo. Qual esquadrão? Ou PAMASP?
Coronel desculpe o comentário,eu queria dizer que quando tinha 15 anos vi a chegada dos F-5 aqui em curitiba na década de 70 eles pararam para escala, e depois disso só o A-1 foi o novo vetor.Como cidadão peço permissão para considerar a fab um pouco parte de mim.
Abraço e espero encontrar o senhor em algum voô.
O Cara escreve “Eu tenho 45 anos de F-5 na fab.” depois explica que não disse o que disse, na verdade o cara de pau nem é militar, apenas escreve mal pra cacete ou é um gozador de marca maior.
A frase dele não foi perfeitamente escrita, mas, contextualmente, dava pra presumir que queria dizer que acompanhava o F5 há 45 anos. O próprio Coronel pode admitir aí que ele entendeu, pois ele sabe muito bem que não é possível um piloto estar na ativa há 45 anos. Afinal, algum piloto já se assumiu um caça com menos de 25 anos Coronel? Presumindo que 25 anos tenha sido o primeiro voo, hoje ele estaria com 70 anos. Seria possível ele ainda estar na aviação de caça? Mesmo se tivesse começado com 20 anos, hoje estaria com 65 anos. Enfim, dava… Read more »
Obrigado Felipe,foi isso que eu quis dizer.Como tem pessoas radicais aqui no fórum ,Se vc ler todos meus comentários, nunca faltei ao respeito com ninguém, até tira a vontade de vir e comentar.Nunca tomei tamanha paulada de um colega de trilogia.
Se vc entendeu o contexto que eu coloquei meu comentário,fico feliz!
Não sou piloto,muito menos cara de pau por passar por aquilo que não sou.
E coronel Neri, peço desculpa novamente pelo sentido da frase colocada no meu comentário.
Abraço a todos!
Pensei que ele tivesse sido da graxa e estava na reserva. Tem gente assim recontratada pelo PAMASP. Só isso.
kkk explicação bem resumida e didática, mas válida … kkk
Cara desculpa causar tanta polêmica!
Não foi minha intenção….
É verdade. E pode acreditar, representa muito! ??
Finalmente um comentário lógico e coerente
Desse ângulo, ambos os modelos aparentam dimensões similares, embora haja um universo de diferenças que os separam
PS: essa notícia está salvando um pouco deste 2020
Olá RenaZ. Tem as entregas do KC390, o S40 e o S41, além da assinatura das FCT.
S41 esse ano ?
Olá Dong. O S42 será lançado este ano. Os testes serão conduzidos ao longo de 2021.
S-41. Lançou o S-40 e agora está quase o S-41.
Olá Vilela. Você tem razão. O lançamento será do S41. Depois que a gente digita errado, não tem mais o editor para corrigir. Obrigado pelo alerta.
Renan,
O comprimento é similar, mas o volume interno da fuselagem e das asas não tem comparação, é bem maior, assim como a área alar.
O F-5 é um caça bem “magrelo”.
A imagem faz lembrar voos conjuntos, na FAB, de F-5 e Mirage.
Exato Nunão.
Vi o Mock-Up do Gripen na Base Aérea de Brasilia, ao lado de um Mirage 2000 e um F-5 e posso dizer que o Gripen é do mesmo tamanho do Mirage 2000 e muito mais “parrudo” do que o F-5 que ficou pequeno perto.
Na verdade tive até a impressão do Gripen ter a fuselagem mais alta em relação ao solo do que o Mirage.
Em relação ao F 5, assim como ao Mirage. Espero que ao menos uma unidade de cada, acabe em museu aeronáutico … São vetores estrangeiros mas já fazem parte da história. Um, entre muitos problemas desse País ( Brasil ) é que para muitos ele não têm … Infelizmente.
Olá fiz uma comparação aqui das proporções. O Gripen não é pequeno. Tamanho proporcional ao Mirage 2000. Quem viu o mockup sabe do que estou falando.
Muito legal! Consegue fazer incluindo o Eurofighter, A-1, F-18E e F-35?
Ate consigo, só que hoje acho complicado hehehe.
Coloque o F-16 também se possível..
Outra com os reais concorrentes no FX-2.
Obrigado Juliano.
Fiz diferente, uma comparando o A1 e xavante.
Parabéns, excelente postagem Juliano.
É Pra GLOFICAR DE PÉ!
Lindo!
As feras num céu de brigadeiro.
Não parecem ser o 4807 e 4808 (dois biplaces), pois o F-5 que está no meio parece ser ligeiramente menor.
O do meio é definitivamente um monoposto, fácil ver o formato do LERX mais enflechado do que o outro.
Exato. São 1 F-5EM e 1 F-5FM. O LERX tem formato diferente, e maior, no EM e observem o comprimento da fuselagem, a partir das tomadas de ar até o nariz, bem maior no FM.
Linda imagem belo sucessor dos bicudos
Parece que a ideia inicial era fazer escolta com os dois F-5FM (com os ocupantes da nacele traseira fazendo o registro oficial em voo), mas pode ser que um deles tenha dado pane, sendo substituído por um F-5EM.
Pela foto de fato se trata de um F-5EM e um F-5FM.
As novas fotos indicam ser o 4807 (bi) e o 4844 (mono).
Grande dia !
Até que enfim vendo nossa FAB voando um caça moderno no estado da arte.
Espero que o próximo lote venha da LM na forma de F-35.
Só vc
Não viaja.
Sonhar é de graça, então vai fundo.
Eu ia dizer o mesmo …
F-35? Nem de graça….rsrsrs…???
Espero que só você esteja esperando isso nesse momento e nos próximos 10 anos
Os pilotos do F-5M babando, contendo a euforia só no profissionalismo exigido pelo treinamento de um verdadeiro piloto de combate, más a emoção interna de uma criança quando calça um tênis novo!
O ALA se perguntando em seus devaneios:
_ Quando vai ser minha vez??
Quando entrar uma fonia rouca do líder quebrando o silêncio rádio.
_Nem pense nisso, o primeiro vôo será meu!
Foto histórica!
Lindas imagens…
Se na formação estivesse no meio dos dois F-5, iria ficar mais bonita as fotos.
De baixo para cima lembra um pouco os Mirage…
Gripen !
BEM VINDO !!!!!
Boa noite. Alguém sabe quem é o piloto ?
Piloto da Saab…
Obrigado. Abraço.
Veiga, tem matéria aqui sobre o piloto, é só descer algumas reportagens
Obrigado amigo.
Marcus Wandt, piloto de testes da Saab
Que show.
Antes de mais nada parabéns ao Bruno Spadacini pela imagem disponibilizada. Agora não vejo a hora de ver as fotos ou vídeo que os pilotos dos F-5 fizeram.
Tem um vídeo no canal do Caiafa:
https://youtu.be/uMJCGS95rVU
E quando começarem os exercícios conjuntos na Cruzex por exemplo!!!
Atacantes e defensores, quando um lado trocar os papéis com o outro.
Daí veremos o disparate em que nos encontramos com o que já de melhor na aviação militar e ao mesmo tempo, teremos uma clareza da proficiência de nossos ases.
TB reintero a minha expectativa para os próximos eventos aéreos.
Gripen e KC390.
Bota gente aí visitando estes eventos. Se antes ia lotavam, agora então. Vai super lotar.
Que venham muitos e não fiquem nestes 36 do Brasil de meu Deus…
Na pior das hipóteses, eles podem manter uma marinha falida protegida….um território imenso livre e um povo sem saber o que quer a salvo. Mas só 36 não vai dar conta não!
Salve o caça de todos os tempos para o nosso tempo, espaço e bolso!
Sem devaneios….o melhor que nem em sonhos pudémos sonhar!
Trabalho sério e profissional! Um nome resume e nomeia a todos…
Obrigado Brigadeiro Sato!
Fico imaginando os pilotos da fab querendo fszer um dog fight com o gripen até SP
Uma foto linda mostrando as duas gerações de caças que chegaram novinhos ao país.
Para se deliciar com essas imagens e afagar um pouco o coração. Já está em wallpaper aqui na tela!
Magnífico
Fotos muito boas, coisa para virar proteção de tela!
Eu teria colocado para voar o F5 mais antigo, o primeiro F5 modernizado e o A1 para receber o F39E
Acredito que foi mais fácil, para não dizer econômico, enviar os F-5, que partem de Santa Cruz, do que mandar os A-1 que agora operam apenas do RS.
Eram F-5 do Pampa, meu comentário acima ficou então sem lógica, rs.
Quanto ao F-5 mais antigo, vc se refere ao mais antigo na FAB ou no mundo? Se for o mais antigo na FAB é o 4820, que chegou ao Brasil, vindo da fábrica, em 24/06/1975. Ele foi modernizado e continua operacional. Se for o mais antigo no mundo é o 4856, que foi adquirido usado da USAF e chegou ao Brasil em 23/08/1989 e, por coincidência, foi também o primeiro F-5EM modernizado, entregue a FAB em 17/09/2005.
Uma foto tão histórica quanto aquela em que um F-103 tem na ala um F-8, um T-33 e um AT-26. Espero, em breve, estar em moldura na entrada ou no corredor de um Esquadrão da FAB.
Alô, CECOMSAER!
Gostaria de deixar meu registro aqui, nessa foto e nesse momento histórico. Quantos anos que estamos esperando isso.
Parabéns a FAB, à Embraer, à SAAB e a todos os outros envolvidos. Gostaria que a população brasileira no geral pudesse reconhecer o tanto que esse momento é importante para o Brasil.
Alguém sabe se a FAB vai de Meteor ou DARTER?
Meteor e A-Darter são mísseis diferentes, um é BVR outro é WVR. Não são escolhas que concorrem entre si, são complementares.
O que se pode especular é se deixarão realmente de adquirir A-Darter pra comprar IRIS-T, que são mísseis WVR concorrentes, notícia que foi publicada neste ano.
Agradecido pelo esclarecimento!