O primeiro caça Gripen da FAB, que chegou de navio ao Porto de Navegantes em Santa Catarina no dia 20 de setembro, foi rebocado pelas ruas da cidade na madrugada desta terça-feira até o aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

A decolagem do avião está prevista para o dia 25 de setembro, quando ele voará até as instalações da Embraer em Gavião Peixoto no interior do estado de São Paulo.

As imagens são do spotter Lean Moraes.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

So no aguardo do primeiro voo em ceus brasileiros

Cristiano

Quando vc e criaça e quer muito brincada com seu brinquedo novo

Pablo

Lembro quando era criança e esperava meu irmão mais velho chegar da locadora com umas fitas de Nintendo na sexta feira. A sensação é parecida hahaha

Lean Morais

Previsão de testes essa semana, quarta ou quinta.

Denis

Fiquei meio emocionado.

Saldanha da Gama

2,

Silas

3

ALISON L C SILVA

Parabens Brasil

Eduardo dos Anjos

Que inveja do cara que esta no cockpit do Gripen hein!

Edison Castro Durval

Pensei exatamente nisso, vai ter história para contar.

Fabio Araujo

Esta chegando a hora do primeiro voo no Brasil!

Solskhaer

Que beleza e que segurança é essa? Cuidado com a criança aí e aguardando o primeiro vôo!

Cristiano GR

Que loucura! Imaginem nós desde o FX acompanhando cada passo, cada notícia sobre o novo caça da FAB, aguardando ancioso para ver ele em fotos em território brasileiro e eis que algumas pessoas, que nem sabiam de nada, nem imaginavam que veriam um caça da perto, passam por ele na rua. Aafff…

tony

Verdade cara la se vão muitos anos, sou um viúvo do su 35, mais vendo as ultimas simulações do caça,e todo o resto na net, tenho que reconhecer que foi a escolha mais acertada sem duvidas

José C. Messias

SHOW!

Ricardo Rosa Firmino

Pensei que seria levado por uma carreta, como são feitos con os F5 de Guarulhos até o PAMA-SP.

Jadson Cabral

Deve ser preferencia da SAAB fazer assim, já que todas as outras fotos dos Gripens sendo entregues para outros países foram assim tbm.

RPiletti

De Guarulhos até o PAMA a distância é bem superior ao que fizeram com o Gripen rodando…

Bueno

olhem o mapa, do porto ao aeroporto são 4km

leandro

Muito bem observado… na verdade eu moro na região… e existe um terminal portuário do mesmo lado do aeroporto, então fica menos de 1 km até o aeroporto.

grato.

Pablo

Ate ia pesquisa isso, era minha dúvida. Grato.

Solskhaer

Também pensei mas ao ver as avenidas curtas aí, esse tratorzinho foi o melhor!

Sérgio Luís

Pelo jeito o asfalto é impecável!!
Mas é uma temeridade esse deslocamento!

ghutoz

metade do trecho é asfalto novo feito semana passada

ghutoz

inclusive foi feito um novo portão no muro do aeroporto exclusivamente para encurtar o caminho

Flanker

Por que? Isso é feito em muitos países. O piso estando em condições, o deslocamento sendo feito em horário sem movimento, com escolta e segurança, não há problema algum…

Camargoer

Olá Sergio. Foi tudo bem planejado. Inclusive as rodas traseiras vieram junto com o avião.

Jowzis

Um pouco off topic, Pergunta de leigo: Faz sentido alocar todos os Gripens em Anapolis? Porque?

oswaldo

Manutencao mais facil, e esta num ponto central do pais.

Nunão

Jowzis, Faz sentido nos primeiros anos de operação sim, pela facilidade logística e de manutenção e de otimização dos custos no início de implantação da aeronave. Se a opção para estes 36 iniciais for realmente por dois esquadrões de 18 aeronaves cada – no caso serão o Jaguar e o Adelphi (este último sendo reativado), continuará fazendo sentido caso sejam encomendados novos lotes para reequipar os outros 4 esquadrões que atualmente voam jatos de combate na FAB, em Santa Cruz, Manaus e Canoas (F-5M) e Santa Maria (A-1 / A-1M). Sendo que idealmente, na minha opinião, apenas uma destas duas… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Nunão
JSilva

Aceito o seu argumento Nunão, no curto prazo pode fazer algum sentido, apesar de notar que serão no mínimo 6 anos pra ter os 36 aqui, tomara que o curto prazo da FAB não se estenda muito além disso. Imagino que um dos sentidos da descentralização é ter meios disponíveis para responder a eventos imprevisíveis, um evento terrorista, um sequestro de avião (como já aconteceu no Brasil), uma invasão de espaço aéreo não autorizada, um avião com pane total nos seus instrumentos de navegação que precise de apoio rápido, etc. Se fosse apenas para um conflito declarado, em que as… Read more »

Last edited 4 anos atrás by JSilva
ted

As bases no EUA tem em media 75 caças, Santa Cruz pode até ser pelo fato da proximidade com os complexos tecnológicos, as outras ficaram com amx e f5, super tucano.

Leonardo M.

Que inveja poder ver de perto o Gripen e de “graça” sem precisar ir até uma base aerea ou show aereo.
Quem é de região e tava acordado se deu bem

Alessandro Vargas

Em qual hangar ele deve estar, alguém saberia informar? Pois a FAB, ao que consta, não possui instalações próprias de hangaragem no aeroporto de Navegantes

Leandro Costa

Tecnicamente a aeronave está sob os cuidados da EMBRAER/SAAB, que devem ter alugado as instalações no local.

LUIS NATAL

Quanto a infraestrutura, toda a área de um aeródromo público é de propriedade da União, administrado por uma Empresa (pública ou Privada) e seus hangares concedidos (posse) à terceiros. Tenho certeza que, com o apoio da FAB, não houve dificuldade na hangaragem da aeronave. Alem disso trata-se de uma questão de segurança nacional.

Rinaldo Nery

Não duvido que seja o hangar da Havan.

Camargoer

Olá Cel.Nery. Se a FAB usou o hangar da Havan, o pessoal civil vai ter que usar terno verde e gravata amarela.

Rinaldo Nery

Nada mais patriótico!

Camargoer

Olá Cel.Nery. Nada mais, patriótico.

RafaelGM

Que p***a de logística é essa?! Fizeram isso pelo fato de ser o primeiro e para querer mostrar o brinquedo?

Flanker

Realmente, Galante. Eu não sei qual o problema que muitos veem nesse tipo de deslocamento. Algo normal, feito com toda a segurança, organização prévia e profissionalismo. Outros países tb fazem o mesmo….basta procurarem na internet outros exemplos.

Camargoer

Olá Flanker. No documentário Fahrenheit 9/11 de 2004, o Michael Moore mostra o translado de misseis intercontinentais pelas ruas de uma cidadezinha até a empresa que faz a manutenção dos foguetes. Imagino que, ao contrário do filme do Superman de 1978, a marinha e a força aérea dos EUA transportaram os mísseis equipados com suas ogivas nucleares, o que permitiu ao Lex Luthor rouba-los para explodir a falha de San Andres.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Tanto tem logística, que escolheram Navegantes, porque a distância entre o porto e o aérodromo é de 1,5km. Se escolhessem Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá, etc… certamente seria mais dificil.

Clésio Luiz

Que p***a de comentário é esse? Desinformado e cheio de inveja?

Rodrigo M

No Foicebook o lar da ignorância, a gente até entende esse tipo de comentário.. Mas aqui???
A que nível descemos..

Geovano Negherbon

Relaxa jovem. Logística super adequada, deslocamento super curto, asfalto novo, combinação perfeita. Tudo certinho. Pare com esta mania de se achar inferior em tudo.

TeoB

Já que não teve desfile de 7 de setembro aki em SC esse ai compensou…

Wilson

Não entendi e acho que só a FAB pode explicar a decisão de desembarcar em Navegantes. O aeroporto de navegantes tem uma boa pista de 1700 m (com folga para o Gripen), OK. Fica perto do porto, também OK. Mas é um aeroporto civil com instalações modestas. Não seria melhor a Base Aérea de Florianópolis?

JSilva

Mas o Gripen tem essa vantagem, opera com pouco infraestrutura. E ele não vai ficar lá por muito tempo, a maior dificuldade é justamente o transporte do porto para o aeroporto, e Navegantes é o que mais facilita isso. Qual seria a logística para fazer um transporte do caça para a Base de Florianópolis?

Geovano Negherbon

Meia hora de deslocamento, sem problemas, aeroporto com estrutura. Por que mandar para Florianópolis que esta a 100Km do porto? Para o caminhão correr o risco de bater na estrada, atrapalhar o transito. Ser racional ajuda as vezes, fica a dica.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Precisamos de ao menos 72 desse brinquedo para ficarmos minimamente protegidos!!

Camargoer

Olá Leonardo. Eu não sei. Talvez a FAB precise de 60, ou 90. Além disso, será preciso determinar quantos serão da versão F ou da versão E. Esse número só poderá ser estimado com mais exatidão após a avaliação do desempenho da versão F. Acho que por enquanto qualquer número

marcos

eu queria saber a hora da decolagem, moro aqui perto e gostaria de ver ao vivo.

pgusmao

Informação “ultrassecreta” da FAB!!!

Last edited 4 anos atrás by pgusmao
Lean Morais

Eu que filmei

Rogério Loureiro Dhierio

Já que ele pode decolar de pistas curtas, já poderia ter taxiado no final da rua, ligado o motor e mandado bala no GE.

Sairia rasgando pelo asfalto e ao levantar voo levaria consigo uns “Kichute” e linhas de pipas espalhadas nos fios. O único risco seria não ver uma lâmpada pública apagada por já ter queimado a uns 5 anos ou mais e daí bater uma asa ou mesmo o bico do nariz na dita cuja.

Brincadeiras a parte. Que venham todas as “crianças” acompanhadas de mais um ou dois lotes.

Claudio

Pelas imagens, acredito que ele tenha passado em frente a casa da minha ex sogra, que pena que ainda não esta armado e operacional, poderia descarregar em cima da bruaca.

ADRIANO MADUREIRA

Todo país transporta assim,seja em cima de um caminhão ou puxado por um tratorzinho…

Depender de brasileiro,ele deveria ter levantado voo de dentro do porto.

comment image
comment image
comment image
comment image

comment image

Para quê complicar se o aeroporto fica próximo ao porto?!

comment image
comment image
comment image
comment image