General russo denuncia aumento de voos da OTAN próximos à Crimeia
Os militares russos acusaram na sexta-feira os EUA e seus aliados de provocar tensões na região do Mar Negro com um aumento acentuado no número de patrulhas de bombardeiros e voos de inteligência.
O general Sergei Rudskoi, chefe do Estado-Maior Russo, acusou os EUA e outros membros da OTAN de aumentar significativamente o escopo de suas atividades militares na região.
“Os EUA e seus aliados da OTAN terão total responsabilidade por uma possível escalada da situação na região”, disse ele em um briefing.
Rudskoi apontou para uma série de voos dos bombardeiros estratégicos B-52 dos EUA em agosto e setembro sobre os mares Negro e de Azov, alegando que as missões tinham como objetivo simular ataques de mísseis contra instalações no sul da Rússia. Ele disse que os bombardeiros voaram a uma distância de 11 quilômetros (menos de 7 milhas) da fronteira russa.
Depois de lançar três bombardeiros B-1B sobre o Mar da Sibéria Oriental na semana passada, os militares dos EUA disseram que os exercícios em andamento pretendiam mostrar a “capacidade da Força Aérea de executar continuamente missões de voo e manter a prontidão em apoio aos nossos aliados e parceiros”.
O general russo observou que os Estados Unidos e seus aliados da Otan também intensificaram seus voos de inteligência perto da Crimeia , que, segundo ele, aumentaram 40% em relação ao ano passado. Ele acrescentou que em uma ocasião em 4 de setembro, cinco aviões de reconhecimento da OTAN estavam voando na área perto da Crimeia ao mesmo tempo.
A Rússia laçou seus caças para interceptar e escoltar os bombardeiros e aviões de reconhecimento dos EUA e da Otan em 27 ocasiões somente neste mês, disse Rudskoi. Ele acrescentou que os navios de guerra da OTAN também estavam passando períodos mais longos no Mar Negro este ano.
Os laços entre a Rússia e o Ocidente chegaram ao ponto mais baixo do pós-Guerra Fria após a anexação da península da Crimeia pela Rússia em 2014.
A Rússia irritou-se com o posicionamento de forças da OTAN no Báltico e acusou as manobras da aliança perto de suas fronteiras representam uma ameaça à segurança. A aliança e Moscou também trocam acusações cada vez mais frequentes por voos militares.
Rudskoi acusou a Rússia de propor à OTAN reduzir as atividades militares ao longo da fronteira e discutir medidas adicionais para ajudar a prevenir incidentes militares, mas a aliança impediu as propostas.
FONTE: MilitaryTimes
Os EUA deviam ficar mais preocupados com a China do que com a Russia!
O que a Rússia tem a ver com a Crimeia?
HIstoricamente muito mais do que a Ucrânia. Era uma região Russa já no século XVIII, quando foi tomada dos turcos, por Potemkim. Tem uma projeção natural no Mar negro, para o canal do Bósforo, porta de saída para o Mediterrâneo.
Billy.
Vai estudar história.
A Crimeia é Russa desde 1792, Tempos da imperatriz.
Catarina, A grande.
É mesmo? Pra que voltar no Sec XVIII? Voltemos a 2014/15, Sr sabichão.
Wild Billy, Excelente pergunta. . É verdade que temos, todos nós, estudar história. Afinal, quem “não conhece sua história está condenado a repeti-la”, já dizia o velho Edmund Burke. . Mas não apenas história. Geografia também. Afinal, andam juntas, de mãos dadas. . Olhe o mapa, sempre o mapa. Separando a Europa da Ásia, cortando a Rússia de norte à sul, desce os Montes Urais, com o norte gelado e o sul terminando no Mar Cáspio, que fica de lado (mais ao leste) do Mar Negro. Logo abaixo do Mar Cáspio está o Cáucaso… … e ali tem alguns países… Read more »
Excelente relato histórico. Parabéns.
Perfeita aula.
Ivan.
Muito obrigado. Um texto maravilhoso e preciso.
Cheio de mapas e detalhes. O que acrescenta muito para quem valoriza o conhecimento.
Um abraço fraterno e respeitoso.
Torre Malakoff (portão monumental do arsenal da marinha no Recife), no Recife em homenagem a uma das guerras da Crimeia.
Excelente, sr. Ivan. Acrescento aqui uma pesquisa acerca do período em que a Crimeia passou à Ucrânia (1954, por decreto de N. Krutshev). Em caráter exclusivamente ilustrativo e construtivo dessa história: “Khrushchev informed his comrades of the decision to deliver Crimea to Ukraine incidentally, on the way to lunch. ‘Yes, comrades, there is an opinion to deliver Crimea to Ukraine,’ he said casually. No one dared to express any protests, because a word of the first face of the Communist Party was law. “The agenda of the session of the Presidium of the Central Committee of the Communist Party of… Read more »
Pq os russos estão reclamando de vôos perto da Ucrânia???
Kra é muito mais do que isso, A Russia esta a cada dia sendo cercada por todos os flancos, ai aparece a Ucrania querendo abaixar as calças para a OTAN, por troca de banana.
seria a mesma coisa que seu vizinho deixar seu inimigo te vigiar da casa dele
Ué não entendi. Abaixar as calças em troca de banana ? A Ucrânia perdeu parte do território (Crimeia) e pode perder mais (Donbass) e vc quer que eles não se apoiem na OTAN ? Quer que eles percam mais território e fiquem quietos ? Deixar os russos levarem metade do país ? É isso mesmo que vc quis dizer ou entendi errado ?
Valdir.
A Crimeia é Russa desde 1792.
Questão de estudar história.
Se é russa desde 1792, põe que foi tomada agora pelos… russos ? Se já era deles… o que estava fazendo com a Ucrânia ? Perdeu, tá perdido.. tem REcomquistar.. olha os argentinos que tentaram e não levaram.. e colonizaram lá antes dos ingleses.. quem tem o maior porrete leva, sempre foi assim e sempre será assim
VALDIR.
No tempo da União Soviética a Ucrânia vazia parte da mesma, e a Crimeia foi transferida para Ucrânia. A frota Russa de guerra sempre esteve ancorada nela. Por questão estratégica e de segurança. Quando a Ucrânia mudou de lado, e mais de oitenta por cento dos habitantes com a nacionalidade Russa. O governo Russo tornou de fato e direito a posse.
A Ucrânia entrou no jogo de ficar do lado Americano e Europeu em troca de entrar na EU e o OTAN. Sair totalmente da esfera de influência de Moscou! E até agora não conseguiu nada! Está tendo um plesbicito em breve sobre a venda de terras para estrangeiros na Ucrânia. Veja em que situação esta agora, jogou alto e perdeu tudo!
Criméia! Não Ucrânia.
Os russos deviam se preocupar com a China…maior risco russo na minha opiniao vem da China.
Sim, esses tempo atrás os chineses estavam falando sobre Vladvostok…
Vai sonhando aí minion, China e Russia tem parceria inquebravel.
Gostei dos mapas.
Parabéns.
.
Forte abraço,
Ivan, o antigo.
A quem interessar…
History of Crimea in Six Maps.
https://blog.education.nationalgeographic.org/2014/03/06/history-of-crimea-in-six-maps/
Olhando esse mapa do NATGEO a região da antiga Táurida, ao norte da Crimeia, também têm fortes ligações históricas com os Russos. Fazia parte do projeto grego de Potemkim e Catarina. Sorry, Ukraine…
Verdade, imagine se olhássemos o Mapa do Brasil antes dos Portugueses, era todo dos tupi–guarani e diversas outras etnias qui residentes…. que papo de atraso da poxa… Crimeia era da Ucrânia e a Rússia invadiu… e pronto.
É só a Rússia devolver a Crimeia à Ucrânia, e tudo termina de boa.
Ninguém mandou a Rússia anexar a Crimeia.
Se a geopolítica funcionasse de forma tão simplista assim.
E perder um dos portos mais vitais da Russia, demonstrar fraquesa e abrir um precedente. Isso nunca vai acontecer.
Justamente, logo, a Rússia que arque com as consequências.
Consequências de que homem? Se for para falar em consequências, em penas… Então temos Santos com penas muito mais pesadas.
É o mesmo que pedir para os Estados Unidos da América devolverem os territórios tomados do México. ” De boa”.
A Crimeia é da Russia. Fim
Põe tudo na mira dos S-400, quando os radares deles alertarem que estão na mira de alguém quero ver não diminuir a presença deles lá.
Por na mira é fácil, quero ver é ter culhões de disparar neles em espaço aéreo Internacional ou ucraniano…depois é só aguentar as consequências.
-Rapaz!
-Será que tem alguém que acha que uma guerra nuclear com a Rússia (com a provável derrota desta) terá consequências apenas locais?
E isso sem falar nas consequências econômicas e ambientais!
salve amigos:
há alguns anos a Rússia aumentou os voos de bombeiros estratégicos no entorno da Europa.Um general russo disse “Europa pode dormir em paz..”
Agora é hora de algum general da otan dizer:”Rússia pode dormir em paz…”
segue o baile..
Os europeus choram porque os russos voam perto das suas costas.
Os russos choram porque os europeus voam perto da sua costa.
Os americanos choram por tudo.
Os chineses choram por tudo.
E no final das contas, ninguém sai no tapa.
Novos tempos.
Caro Emmanuel, . Infelizmente não é bem assim. Os conflitos acontecem para valer… …e – as vezes – saem literalmente “no tapa”. . No Planalto de Doklam que fica entre Índia e China, do ladinho do Nepal à oeste e Butão à leste, forças em patrulha do exército indiano foram as vias de fato recentemente contra sua contraparte do exército chinês “no tapa”. . . O conflito “esbofeteante” morreram cerca 20 indianos e um número não informado (estimativa de mais de 40) chineses, todos militares. . Apesar da luta ter sido com paus e pedras, ambos os contendores possuem armas… Read more »
Ops.
A imagem do mapa não colou.
Agradeço se os amigos editores puderem limpar o lixo que ficou.
Atenciosamente,
Ivan.
Isso é que é medo da ascensão chinesa. O assunto é Crimeia e o cara vem ideia furada para cultivar o medinho da China
É nessa brincadeira que um acidente acontece e aí o dedo no demora a pressionar o botão de disparo.