F-35 em manutenção

F-35 em manutenção

Segundo o site Ars Technica, o caça F-35 Lightning II vai passar por processo de upgrade nos próximos três anos que vai adicionar bilhões a mais ao custo do programa da aeronave.

O programa Tech Refresh 3 para o F-35 inclui uma atualização do processador central e da memória da aeronave e a substituição do visor panorâmico do cockpit — a tela grande que é a interface do piloto para muitos dos sensores e sistemas da aeronave. Existem também atualizações de radar e algumas mudanças de hardware de manuseio de armas, mas uma grande proporção das mudanças que virão serão no software.

Infelizmente, o software continua a ser o calcanhar de Aquiles do programa F-35, em mais de um aspecto.

Muitas das adições planejadas do Tech Refresh 3 são voltadas para a missão. Há uma série de novos softwares que irão melhorar as capacidades de guerra eletrônica, adicionar mais segurança para o piloto e permitir que o caça carregue uma gama maior de armas e mísseis adicionais.

Cockpit do F-35

Há também a possibilidade de que a Lockheed e a Força Aérea se movam para adicionar suporte para o “Skyborg”, o projeto de drones “atritáveis” da Força Aérea. E a Marinha estará potencialmente adicionando mais recursos para apoiar o F-35 atuando como um observador para mísseis interceptores a bordo de navios contra aeronaves inimigas, mísseis antinavio e possivelmente mísseis balísticos.

Também existe um projeto de software separado que pode ter um impacto ainda maior no dia a dia das operações do F-35. O Automated Logistics Sustainment System do F-35, ou ALIS, tem sido uma fonte de frustração para o DOD desde sua introdução, com muitos problemas de software — especialmente com sua versão “implantável”, destinada a oferecer suporte a operações quando as conexões de rede são lentas ou inexistentes.

O ALIS é pelo menos parcialmente responsável pelos problemas que o DOD teve com o rastreamento de peças sobressalentes para o F-35. Ele também está vinculado à entrega de peças que não estavam prontas para serem instaladas – gerando centenas de milhões de dólares em custos adicionais de mão de obra para o governo. Os problemas eram causados ​​por erros nos logs digitais dessas peças, chamados Logs de Equipamentos Eletrônicos.

Enquanto a Lockheed Martin continua trabalhando em consertos para o ALIS, o DOD planeja substituir tudo por um novo sistema baseado em nuvem, desenvolvido em conjunto com um nome um pouco mais sinistro: Operational Data Integrated Network, ou ODIN. E os militares vão arcar com parte do esforço de desenvolvimento para o ODIN em si, embora ainda não esteja muito claro como o trabalho será dividido entre o DOD e a Lockheed.

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