F-35 em manutenção

F-35 em manutenção

Segundo o site Ars Technica, o caça F-35 Lightning II vai passar por processo de upgrade nos próximos três anos que vai adicionar bilhões a mais ao custo do programa da aeronave.

O programa Tech Refresh 3 para o F-35 inclui uma atualização do processador central e da memória da aeronave e a substituição do visor panorâmico do cockpit — a tela grande que é a interface do piloto para muitos dos sensores e sistemas da aeronave. Existem também atualizações de radar e algumas mudanças de hardware de manuseio de armas, mas uma grande proporção das mudanças que virão serão no software.

Infelizmente, o software continua a ser o calcanhar de Aquiles do programa F-35, em mais de um aspecto.

Muitas das adições planejadas do Tech Refresh 3 são voltadas para a missão. Há uma série de novos softwares que irão melhorar as capacidades de guerra eletrônica, adicionar mais segurança para o piloto e permitir que o caça carregue uma gama maior de armas e mísseis adicionais.

Cockpit do F-35

Há também a possibilidade de que a Lockheed e a Força Aérea se movam para adicionar suporte para o “Skyborg”, o projeto de drones “atritáveis” da Força Aérea. E a Marinha estará potencialmente adicionando mais recursos para apoiar o F-35 atuando como um observador para mísseis interceptores a bordo de navios contra aeronaves inimigas, mísseis antinavio e possivelmente mísseis balísticos.

Também existe um projeto de software separado que pode ter um impacto ainda maior no dia a dia das operações do F-35. O Automated Logistics Sustainment System do F-35, ou ALIS, tem sido uma fonte de frustração para o DOD desde sua introdução, com muitos problemas de software — especialmente com sua versão “implantável”, destinada a oferecer suporte a operações quando as conexões de rede são lentas ou inexistentes.

O ALIS é pelo menos parcialmente responsável pelos problemas que o DOD teve com o rastreamento de peças sobressalentes para o F-35. Ele também está vinculado à entrega de peças que não estavam prontas para serem instaladas – gerando centenas de milhões de dólares em custos adicionais de mão de obra para o governo. Os problemas eram causados ​​por erros nos logs digitais dessas peças, chamados Logs de Equipamentos Eletrônicos.

Enquanto a Lockheed Martin continua trabalhando em consertos para o ALIS, o DOD planeja substituir tudo por um novo sistema baseado em nuvem, desenvolvido em conjunto com um nome um pouco mais sinistro: Operational Data Integrated Network, ou ODIN. E os militares vão arcar com parte do esforço de desenvolvimento para o ODIN em si, embora ainda não esteja muito claro como o trabalho será dividido entre o DOD e a Lockheed.

Militar da USAF executa inspeção pré-voo em um F-35
Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IBIZ

Esses projetos super bilionários das forças armadas americanas parecem as vezes planejados para serem superfaturados. Os EUA é o país mair rico do mundo e não é a zona que é o Brasil, mas também não são imunes a maracutaias e esquemas corruptos de grandes empresas; só lembrar que lá o Lobby empresarial no congresso é legalizado e turbinado!

Matheus S

Se você estudar a fundo isso, verá que isso é muito pior do que se imagina, como a grande maioria desconhece. Por conta dessa legalização do lobby, surgem até histórias de pagamentos a prostíbulos para os membros da comissão e parlamentares.

Rival Sensor

Errado, justamente por ser o lobby legalizado é que não tem maracutaias, é tudo às claras registrado e declarado, o lobbista nos EUA é uma profissão, ganhar dinheiro lá não é pecado, ilegal é pagar propinas em contas secretas ou através de malas de dinheiro, vcs nunca vão compreender a mentalidade dos americanos, por isso eles são grandes e nós somos nanicos. Experimenta brincar com o imposto de renda americano – IRS, vc sempre vai perder, pois ninguém ganha do IRS, vc pode receber absolutamente qualquer quantia de qualquer lugar, maneira ou pessoa, só não pode deixar de declarar ao… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Rival Sensor
Matheus S.

Não, não estou errado. Essa legalização do lobby não acabou com as malandragens e casos de corrupção no setor da defesa. Já disse e repito, a grande maioria desconhece desses casos e você é apenas mais um deles. Algumas notícias dessa realidade dos EUA no setor da defesa: Audit Cities Pentagon Contractors (informa o abuso generalizado de despesas gerais) Ex-oficial da Unisys admite pagamento de suborno para obter contratos do Pentágono O principal republicano em um painel da Câmara é acusado de aceitar subornos Ex-funcionários do Pentágono condenados [por aceitar subornos e aceitar serviços de prostitutas de empreiteiros] Artigos da… Read more »

Barba

Além dos problemas iniciais que o F 35 teve, também é necessário um constante aperfeiçoamento e atualização do Software. Estamos numa corrida na área da guerra eletrônica e vamos ver quem vai tomar a dianteira.

Caloro

Quem é do meio aeronáutico, sabe que é um processo “normal”dentro da evolução de uma aeronave nova. O que tenta se fazer é minimizar os impactos operacionais, logísticos e financeiro.

Fabio Araujo

Todo projeto termina mais caro e tem mais ajustes do que o planejado, mas no F-35 erraram a mão e teve muito mais problemas o normal.

Rommelqe

Creio que grande parte destes investimentos são destinados não ao F35 mas sim a outros projetos em curso. Logico que este foco também visa uma otimização/atualização do proprio F35

João Bosco

Isso é que é uma aeronave problemática: demora a ser comnstruida e colocada em operação e ainda aparece voltra e meia um problema…além de ser muito cara de manter e operar….Fico imaginando se os pa´ses que participam ou compraram esse acaça passam mpelos mesm,os problemas que os americanos.

João Bosco

meu teclado está igual a esse caça: problemático. KKKKKKK

Luiz

Somos dois.

JuggerBR

Mas diferente do seu teclado, não se conserta o F-35 com meros 50 reais…

Delta

Atualiza sempre ou cai como as porcarias russas ou sem motor como os comedores de morcegos.

ADRIANO MADUREIRA

É um sábio…

Marcio

Processo normal, tecnologia não é barato.. tudo para melhorar o que já é o melhor.

Marcos Andrey

Agora vai…..

Emmanuel

Já fui defensor ferrenho do F-35. Mesmo sendo um caça excepcional, traz mais problemas do que coisas positivas. Faz a Lockheed parecer uma amadora.
Burrice foi parar a produção do F-22.
Fazia um upgrade nele agora enquanto se desenvolvia um substituto para o F-18, F-15 e F-16. Talvez um único caça que atendesse a todo mundo como fez o F-4. Sem essa coisa de ter que ser “istelfi”.
Um projeto como o nosso Gripen, robusto, moderno e pau pra toda obra.

Marcio

“Um projeto como o nosso Gripen, robusto, moderno e pau pra toda obra.”

É pra rir amigo ?

JuggerBR

O projeto tem 25 anos, o primeiro voo tem 15 anos, em teoria vai voar por mais 50 anos, quantos anos pra que pare de dar problemas e entregue efetivamente tudo o que prometeu?

Wagner

Essa grana deve estar é bancando algum black project do DARPA com a Lokheed. Daqui 20 anos saberemos se foi isso ou foi apenas embolsado por alguns salafrários.

Denis

Ai, que sono!
><
O

Last edited 4 anos atrás by Denis