Primeiro caça Gripen da FAB está quase na metade da viagem
O primeiro caça F-39E Gripen brasileiro, que deixou a Suécia a bordo do cargueiro Elke no dia 29 de agosto com destino ao Brasil, está quase no meio do caminho.
No momento da publicação deste post, o navio estava quase na altura da cidade africana de Dakar.
O navio com primeiro Gripen brasileiro deve atracar no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, no dia 21 de setembro, segundo o site MarineTraffic.
O porto de Navegantes fica próximo ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, de onde o Gripen seguirá em voo para a Embraer.
O Gripen E 39-6001 dará continuidade às campanhas de ensaio realizadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro.
O avião também deve voar sobre Brasília-DF no dia 23 de Outubro de 2020, Dia do Aviador.
Bom, será que esse ano ainda chega o segundo? Como anda a programação de entrega dos mesmos?
Queria poder ver essa belezinha voando.
Tenho a mesma duvida, mas acho que nem começaram a montagem do segundo.
O cronograma revisto devido à reprogramação dos pagamentos foi publicado aqui no ano passado:
Meu Deus que cronograma demorado. Quando estivermos recebendo o último Gripen, a sexta geração de caças vai existir. E isso por que são só 36 caças…
Deus nos proteja.
Acontece que a prioridade é outra. Por exemplo, esses pobres aqui estão passando necessidade…
Li essa manchete no Globo, me deu até dó…
“Guedes diz que salário de R$ 39 mil no alto escalão do serviço público é muito baixo“
Eu concordo com o Guedes apesar de ser anti Bozó depois de ter votado nele. Um presidente de banco particular ganha centenas de milhares de reais ao ano, mas o presidente do BC tem que ficar limitado a R$39, qual criatura responsável, competente e inteligente toparia o cargo?
Não foi um bom exemplo, os diretores de estatais e bancos públicos ganham muito mais do que o teto.
Qquer bom advogado ganha mais de R$ 200 mil por mês.
O problema do Brasil é a inversão de impostos. Quem é pobre tem seus ganhos comprimidos pelos impostos indiretos. E quem ganha muito tem um limite de 27% de IR.
A afirmação de que “Qquer bom advogado ganha mais de R$ 200 mil…”, sinto muito Marcos, mas é bem inverídica. Não é qualquer um e não adianta ser apenas bom. Além disso, já teve início, a mais ou menos dois anos, movimentos das OAB nacionais tentando limitar ou até mesmo barrar abertura de novas vagas nas faculdades e universidades regionais. O motivo, o avanço da vertente do IBM Watson voltada para advocacia, que está permitindo reduzir em até 60% a quantidade de advogados e estagiários em um escritório. Esta IA não é voltado para o segmento que atuo, que é… Read more »
Advogado que ganha mais de 200k no Brasil só os Zanini da vida que agora são réus.
Isso é off topic, mas já que mencionaram…
O BC não é banco público, mas uma autarquia. Seu presidente, inclusive, tem status de ministro de Estado e, portanto, sujeito ao teto do funcionalismo.
Sim, o cara aceita ganhando muito menos, pois o cara ganha um poder absurdo, uma network incalculável e, depois que encerra o ciclo, com raríssimas exceções, trabalha aonde quiser na vida, seja no mercado ou na área acadêmica.
Só que um banco tem metas a cumprir, tem maiores riscos que o serviço público. Essa sua comparação foi para lá de tosca. Para ganhar mais tem que trabalhar mais, tem que gerar valor para quem está na outra ponta do serviço.
Vota no PT e aí verá o inferno na sua porta.
É funcionário publico, tem que ter um teto baixo pra esses gastos sim. Já viu a quantidade de benefícios que esses caras tem? Se eles ganharem 36 mil de salário não vão gastar nada porque os benefícios desses malucos cobrem todos os gastos deles
Leu no globo ????? …. rsrsrsrs …. sugiro melhorar suas fontes
Nos ilumine com sua grande sapiência acerca dessas fontes insofismáveis de total verdade, ó grande néscio.
Quer apostar que receberemos todos os 36 antes da Rússia receber 36 su57?
Quisera eu que nossa FAB estivesse no nível da força aérea russa, pelo menos eles estão construindo caças de 5° geração
Pois é, e o pessoal já se preocupando com 2º lote. O primeiro termina em 2026, SE o cronograma atual se manter
O segundo lote será fabricado em Gavião Peixoto.
72 unidades ( 18 Bilplaces + 54 Monoplaces), na prática serão 108 Gripens no total , 36 + 72 = 108, o terceiro lote já não será necessário, até lá teremos caças de 5ª e 6ª Geração entrando em operação nos principais países do mundo, lembrando que o Gripen é da Geração 4 ++ , não adianta produzir muitos, o ideal é substituir o que existe , F-5M de 2020 a 2025, AMX em 2035 a 2040, depois disso teremos muitos F-35s , alguns Tempest + FCAS + FA/XX entrando em operação… Em 2050 a FAB terá de actualizar denovo… Read more »
Pense pelo lado positivo. Cada ano de atraso na entrega é um ano a mais, no futuro, em que teremos caças. Por ora, não estão fazendo falta mesmo…
Acho que seu raciocínio está um pouco errado, quem pensa em se preparar para os perigos de amanhã vai ser pego pelos de hoje, o mundo pode mudar em um instante.
Ajude tbm a Suécia e 98% dos paises do planeta que operam aeronaves de 4 geração né? Francamente, cada comentário
Tem algo errado não? Eu contei 36 aeronaves nesse gráfico acima.
1 – 4 – 7 -6 – 8 – 9 – 2…esse protótipo que ta vindo não conta nos 36?
Na realidade, essa aeronave que está vindo é o primeiro de série e faz funções de protótipo. Na ilustração, ele apatece como ja entregue os outros 36 do desenho incluem todos os que serão entregues ao setor operacional e, entre esses 36, esse primeiro também aparece, pois ele só será entregue ao setor operacional depois de vários outros já terem sido recebidos.
Resumindo: esse primeiro é o que aparece no ano de 2019 e tb é um dos outros 36.
Tô igual criança esperando a bicicleta do papai noel .Me lembro quando comprei a primeira revista força aérea e acompanhei toda a novela do projeto FX
Eu também!
Eu também!
lá atrás havia dado Gripen, mas do modelo anterior
Nem me fale… 700000 revistas… todas falavam a mesma coisa.. Rsrsr…
No dia do anuncio, minha esposa torceu feio o pé, em um buraco de calçada. Tive q sair mais cedo do trabalho para resgata-la… a caminho, fui ouvindo a rádio Band News, no momento exato que o Nelson Jobim (se não me engano) estava, em coletiva, anunciando o resultado da FX2 e elegendo o Gripen como vencedor. rsrs
2!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Biroliro vai mandar ligar a metralhadora… Rsrsrsr…
bom que o gripen não tem metralhadora né
Na verdade é um canhão interno.
De um por um??? Ahh lá pra 2030 os 36 já chegarão aqui :/
Esse avião que está vindo seguirá com a campanha de ensaios. Ou seja, o Gripen ainda não está totalmente desenvolvido. Então, qdo estiver desenvolvido, certamente virão mais Gripens de cada vez.
Lamentável né, já éramos para estarmos com pelo menos uns 10 caças Gripen aqui em operação pela FAB.
Concordo, mas as coisas são como são não como gostaríamos que fossem. Se as coisas fossem como gostaríamos que fosse, A Engesa ainda existiria e estaria suprindo o Exército com MBTs, blindados e outros veículos, por exemplo. Caças, a FAB estaria operando a muito tempo caças de fabricação nacional e não de fabricação estrangeira … Enfim, as coisas são como são, infelizmente, não como gostaríamos que fosse.
Como, se ele sequer terminou seu desenvolvimento? Como poderia ter 10 operacionais?!?!
2020, potências correndo atrás da sexta geração de caças, quinta geração fechando 20 anos de existência, e agora que o Brasil está entrando na quarta geração, patético!
O Brasil é o maior circo do mundo…
Não se esqueça que apenas dois países desenvolveram um avião furtivo e o colocaram em operação. Até a Russia segue na quarta geração.
Mais ou menos. A USAF encomendou novos F-15.
Mas a quarta geração está aí desde a década de 80, são 40 anos de gap para um país entre as 10 maiores economias do globo.
A entrada “vergonhosa” do Brasil no mundo de caças de 4a geração com o F-39, demonstra uma vontade maior de criticar do que analisar o tema.
Como bem o Poggio falou, a USAF encomendou unidades do F-15EX. Tanto a ROKAF quanto a JASDF estão construindo e desenvolvendo, respectivamente, projetos de caças de geração 4++.
Então, acredito que só você tenha vergonha.
“O Brasil é o maior circo do mundo” , como você é brasileiro, pode passar a falar em primeira pessoa ao contrário de jogar toda a insignificância que sente para mais de 200 milhões, ou pode ir nos fóruns das outras “potências” frequentar e parar de ter que se sentir tão inferior, setembro amarelo, liga lá para o 0800 de apoio.
Pela sua tranquilidade deve ser alguém que não sente o peso do Estado nas costas como eu, para dar emprego para 600 pessoas, e ainda ver a minha defesa ser feita por aviões dos anos 50, enquanto os vizinhos tem coisa melhor que nós.
Quando crescer e souber o que é IOF, CSLL, IRPJ, ITR, PIS, COFINS, ICMS, etc, etc, aí a gente conversa.
Pois é…
Gozado estes caras que só reclamam, mas não vivem sem uma teta
Com palhaços do seu nível, não tinha como ser melhor.
Vá embora do país então. Aproveita e vai do fórum também. Creio que bem poucos sentirão sua falta.
Sem estresse, o F-39E tem o IRIS-T ou não ?
Espero, de “ter esperança”, que venham muito mais para substituir todos F-5EM e AMX. e E todos “Fabricados no Brasil”! 😉
IRIS-T no lugar do A-DARTER, e isso é motivo de comemoração?
Sem estresse, na verdade eu queria perguntar do IRST e não do IRIS-T.
Foi mal aê!
NÃO, NÂO tem! Satisfeito? Já que é isso que parecem querer ouvir.. Agora podem para de repetir isso???
Sem estresse, na verdade eu queria perguntar do IRST e não do IRIS-T.
Foi mal aê! 😉
Na minha opinião,seria melhor usar algum outro caça para fazer a tarefa dos AMX,deixar a superioridade aérea e o ataque ao solo nas mãos do Gripen é colocar todos os ovos em uma única cesta,apesar do caça estar apto a fazer ambas as tarefas.
No meu entendimento teríamos a chamada economia de escala. Acho até que os A-4 da AvMB poderiam ser substituídos pelos Gripen. De preferência que todos os próximos lotes sejam do ‘F-39F’
A economia gerada (logística, treinamento, produção, etc.) utilizando um único vetor que pode executar múltiplas missões é, no momento, a melhor solução para a FAB, Allan. Sinceramente, não desejo ver nenhum outro modelo pelos próximos 15. As empresas participantes do ToT devem absorver tudo o que devem e podem. A FAB deve utilizar o nível técnico técnico dos pilotos, somado ao nível tecnológico da aeronave, para expandir seu nível de planejamento estratégico e analisar em um níver hard a performance e deficiências do F-39. Com isto, seria possível desenvolver um novo caça com a SAAB e Suecia. Mas agora, não… Read more »
MMerlin,eu entendo o que a FAB está buscando ao optar por operar um único vetor,mas ao meu ver eu ainda acho uma estratégia equivocada apesar dos ganhos econômicos. Eu sou a favor que a FAB desenvolva um novo caça nacionalmente para substituir os AMX e futuramente o Super Tucano.
Allan,
Não seria melhor desenvolver o caça já com a expertise do F-39 ? E esse novo caça ser o que vai substituir inclusive o o F-39.
Ricardo,seria possível,basta haver verbas e vontade política,eu defendo que o próximo caça brasileiro seja nacional,desenvolvido usando a tecnologia adquirida da SAAB,mas o Gripen será usado por uns 40 anos,então teria que ser um projeto de longo prazo,mas sinceramente acho difícil de acontecer. Mas no médio prazo eu defendo a aquisição no estrangeiro de outra aeronave para substituir os AMX porque seria mais rápido e mais barato.
Quem serão os pilotos de teste aqui no Brasil? Suecos ou brasileiros?
Brasileiros estão sendo preparados para essa função com o auxílio dos suecos.
Será um excelente aprendizado, em especial para a Embraer, que já possui massa crítica de profissionais para reter esse conhecimento e, em outras áreas, tem também muito a ensinar. No entanto, no que diz respeito a caças de alto desempenho, a Embraer vai dar um salto.
Seja muito bem vindo!!
Esfregando as mãos, aqui!
Vixe! Como o pessoal adora discutir especulações.
kkk, adora, morre de paixão … kkk
Tudo seguindo conforme programado!
Chega logo desgraça!!
Atravessando o Atlântico a 13 nós?!?
Cadê o supercruise?!!?! Enganaram a gente!!!!!!
Kkkk boa Nunao!
esqueceram de instalar o Snorquel … kkk
Dai está tendo de vir dentro de um navio. kkk
A aeronave não está homologada…não pode vir voando…!
Eu sei que não tem está voando…
A velocidade de Fabricação e entrega depende de várias coisas, mas se o Brasil quisesse todos em 4 anos , acho que pagando a vista , kkk levava, pagamento parcelado, entrega parcelada,kkkk…..lembrem que estão fabricando também para a suécia, lembrem que quanto mais tempo a linha de produção estiver ativa melhor para o fabricante,é o tempo que vão tentar outrad vendas, então não é de interesse da SAAB entregar tudo em 2 anos , nem a FAB solicitou pressa, tudo esta no planejamento. Os 5 C 390 Millenium de Portugal vão ser entregues em 2 anos?
Salvo engano, uma das questões contratuais era o Brasil só começar a pagar depois de receber o último aparelho. Isso fazia parte do oferecimento da proposta sueca, com financiamento direto do Governo Sueco. Não sei se ficou essa situação contratual. A partir dessa premissa, quanto mais tempo demorar para entregar o último aparelho, mais tempo irá demorar para que se comece a pagar a primeira parcela, e consequentemente todos os pagamentos. Que, assim que entregarem o último, comecem a negociar e fechem rapidamente o negócio do segundo lote, pois, o final da vida útil dos F 5 e A 1,… Read more »
Estou ligado no pagamento, só irônia minha,por isso coloquei uns “kkkk”
Sinceramente prefiro esperar pra ver essa aposentadoria dos A1 em 2030, pelo menos se considerarmos o tempo de vida do F5 e as escassas quantidades já contratadas do Gripen.
Tenho certeza que a SAAB vai fabricar na velocidade que atenda seus clientes e mantenha a linha de montagem o maior tempo possivel, a própria FAB vai precisar de tempo para treinar novos pilotos, aposentar /redistribuir os F5, não têm interesse que chegue tudo de uma porrada só,
Estava acompanhando esse navio com medo até dos piratas africanos! ?
Passando justamente agora numa área marítima complexa. Mauritânia!
Vou viajar na maionese e não posso provar nada, mas duvido que não tenham representantes das nossas Forças Armadas dentro do navio… Se for assim, podem vir até Barba Negra e Capitão Gancho que o Gripen estará seguro.
Venha gripen ng! Venha fazer história no brasil!
Se passar pela alfandega de Curitiba..já sabe né rss!
Ótima aeronave, mas a quantidade adquirida para o tamanho do nosso país é muito baixa. Sem falar que a situação econômica do país, que vai de pior a desesperadora e sem perspectivas futuras, vai pressionar o orçamento da defesa (já terrivelmente minado com pagamento de soldos, aposentadorias e regalias de marajás ao oficialato!) não importa a quantidade de militares que estejam no governo.
Já estava demorando pra alguém repetir esse mantra.
Já quer por lixo no avião novo…
O problema desse programa é que ele está vinte anos atrasado. Só isso. O resto vai bem.
Tenho impressão que está fora da área de cobertura, pois desde ontem está no mesmo lugar.
Será que foi de propósito? Questão de segurança militar??!?!
No final das contas, qual foi o custo unitário em dólares de cada Gripen? Se não for construir mais aviões além dos 36 caças, porque então vamos pagar o custo da transferência de tecnologia?
Elke Maravilha!
Quando este avião voar dia 23 de agosto já sera um avião da fab em serviço ?
IOC somente no 2o semestre de 21.
Não, não será! Veja o cronograma!! Só no 2⁰ semestre do ano que vem chegam os primeiros que serão entregues ao setor operacional. Esse 1⁰ que está vindo será usado para testes e homologações. Quando terminar essas tarefas, será colocado no mesmo padrão dos outros que já terão sido entregues e será destinado ao setor operativo da Força.
Nicolas Sarkozy tentou: passou o Réveillon aqui, houve comemoração na cidade que fabrica o Rafaele e outros agrados, mas não deu para os Franceses.
Sarkozy levou o Prosub, o HX-BR, o SGDC, noves-fora a Carla Bruni.
Ficou mal na fita não.
Que ansiedade.!
JK os AT-33 ou F-80; os A-1, senão me engano, há uma foto do Sarney, de macacão azul, com o Cmt da BASC de então.
E segue o jogo no (típico) país latino americano, onde gasta-se muito com defesa, mas tem Forças mal equipadas. Enquanto a Força Aérea Sueca tem apenas 2700 efetivos, mas tem 96 Gripens, nós aqui comemoramos que um dia teremos 36.
Para quem tem F5M e AMX , na America Latina, o Gripen NG esta de bom tamanho , e é motivo de comemoração sim.
O Tucano vai voando aos países que o compraram……
Espero que não chegue aqui mareado.
Kkkkl