ANKARA, Turquia – A Turkish Aerospace Industries diz que desenvolveu o primeiro simulador baseado em inteligência artificial da Turquia, que será usado nas fases de projeto e desenvolvimento do Hurjet, uma aeronave de ataque leve projetada localmente.

A TAI disse que o simulador de engenharia, Hurjet 270, é projetado para coletar feedback dos pilotos de teste para tornar o design do Hurjet “melhor, mais sólido e mais eficiente”. O simulador também se destina a detectar falhas de projeto no estágio de desenvolvimento. Funcionários da empresa disseram que o simulador apresentará “resolução no nível do olho humano”.

Atilla Dogan, vice-gerente geral de design de aeronaves da TAI, disse à agência de notícias estatal Anadolu que o Hurjet 270 ajudará os engenheiros a melhorar o design de algoritmos de controle de voo e software aviônico com base no feedback dos pilotos de teste.

O treinador armado Hurjet é uma versão de motor a jato do turboélice Hurkus, a primeira aeronave de treinamento básica autóctone da Turquia. A TAI lançou o programa Hurjet em 2018, com o objetivo de realizar o primeiro voo da aeronave em 2022.

O Hurjet terá uma velocidade máxima de Mach 1,2 e pode voar a uma altitude máxima de 45.000 pés. A aeronave terá uma carga útil máxima de 3.000 quilos, incluindo munição, radar e câmera.

O Hurkus-C, a versão armada da variante básica do Hurkus, apresenta munições desenvolvidas localmente, incluindo a CIRIT, TEBER, HGK e LGK. Ele também pode usar bombas guiadas por INS/GPS, bombas convencionais, foguetes não guiados e canhões.

O Hurkus-C também possui partes do fuselagem blindadas, um sistema de autoproteção, um link de dados, designação de alvos a laser, um pod eletro-óptico e infravermelho, um tanque de combustível externo e aviônicos avançados.

Com uma carga útil de 1.500 quilogramas que pode ser usada por meio de sete pontos duros externos, o Hurkus-C pode realizar ataques leves e missões de reconhecimento armado.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Ele esta peitando Europa, Rússia e EUA ou começa a desenvolver as suas armas ou vai ter dificuldade para se armar no futuro. Alguma informação do Mig-29 abatido na Líbia? O piloto ejetou e segundo informações fala russo, ele caiu nas mãos do LNA ou do GNA?

Evgeniy (RF).

Provavelmente, são apenas os ensinamentos das equipes de resgate na Líbia.
Ou é o L-39 abatido em abril.

ADRIANO MADUREIRA

Pode-se dizer oque for dos turcos,mas parados eles não ficam na hora de desenvolver tecnologia militar…

Filipe Prestes

Ainda há espaço nesse nicho de mercado? De cabeça me recordo do FA-50, M-346, Yak-130, T-5, T-7, L-50, L-39 e Pampa III… É um segmento bem concorrido. Não terá vida fácil este treinador turco.

WVJ

Perece mais um pontapé inicial, e não um projeto de treinador comercial.

Jad Bal Ja

Acho que é um projeto sem muita pretensão de vendas, se vier é lucro, mas é difícil. Será mais um produto para consumo interno e reduzir a dependência estrangeira.

Trathanius

O Hurjet lembra muito o EADS Mako/HEAT

Marcelo Bardo

Também achei parecido com o Mako.

Tobyaps

Inteligência Artificial, meu deus! kkk Sempre que ouço ou vejo falar de IA me vem na cabeça um algoritmo “de fundo” com um monte de if, else, for, where, ou dentro de um certo escopo, ou nada além de uma automação, vai entender…

OSEIAS

E tudo começa com um “olá mundo” kkkkk

Gil U

Virou festa usar o termo IA, ate televisões tem isso agora rsrs A verdadeira IA no seu conceito original, de um sistema capaz de aprender e tomar decisões autônomas com base neste
aprendizado, e não em uma pré programação, não deve aparecer nos próximos 30 ou 40 anos, isso na previsão mais otimista.

Last edited 4 anos atrás by Gil U
Tobyaps

Exatamente, virou festa rs. Para mim não nesse século.

Robsonmkt

O design dele parece uma versão alongada e monoturbina dos M-346/Yak-130. Ficou elegante.

Raul

Praticamente idêntico ao AMX… É como se o antigo projeto MFT-LF da Embraer estivesse ganhando vida, em um outro canto do mundo…. Mais de 30 anos depois…

Last edited 4 anos atrás by Raul
Flanker

Design bonito ….me lembra outra aeronave…ou outras.. ..parece um mix de vários designs….ficou bonito. Se irá vingar e se chegará à produção, sendo eficaz, é outra história. Mas, que é bonito, é.
Em uma parte do texto fala em 3 mil kg de carga útil e em outra parte fala em 1500 kg.