ANKARA, Turquia – A Turkish Aerospace Industries diz que desenvolveu o primeiro simulador baseado em inteligência artificial da Turquia, que será usado nas fases de projeto e desenvolvimento do Hurjet, uma aeronave de ataque leve projetada localmente.

A TAI disse que o simulador de engenharia, Hurjet 270, é projetado para coletar feedback dos pilotos de teste para tornar o design do Hurjet “melhor, mais sólido e mais eficiente”. O simulador também se destina a detectar falhas de projeto no estágio de desenvolvimento. Funcionários da empresa disseram que o simulador apresentará “resolução no nível do olho humano”.

Atilla Dogan, vice-gerente geral de design de aeronaves da TAI, disse à agência de notícias estatal Anadolu que o Hurjet 270 ajudará os engenheiros a melhorar o design de algoritmos de controle de voo e software aviônico com base no feedback dos pilotos de teste.

O treinador armado Hurjet é uma versão de motor a jato do turboélice Hurkus, a primeira aeronave de treinamento básica autóctone da Turquia. A TAI lançou o programa Hurjet em 2018, com o objetivo de realizar o primeiro voo da aeronave em 2022.

O Hurjet terá uma velocidade máxima de Mach 1,2 e pode voar a uma altitude máxima de 45.000 pés. A aeronave terá uma carga útil máxima de 3.000 quilos, incluindo munição, radar e câmera.

O Hurkus-C, a versão armada da variante básica do Hurkus, apresenta munições desenvolvidas localmente, incluindo a CIRIT, TEBER, HGK e LGK. Ele também pode usar bombas guiadas por INS/GPS, bombas convencionais, foguetes não guiados e canhões.

O Hurkus-C também possui partes do fuselagem blindadas, um sistema de autoproteção, um link de dados, designação de alvos a laser, um pod eletro-óptico e infravermelho, um tanque de combustível externo e aviônicos avançados.

Com uma carga útil de 1.500 quilogramas que pode ser usada por meio de sete pontos duros externos, o Hurkus-C pode realizar ataques leves e missões de reconhecimento armado.

FONTE: Defense News

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