Bombardeiros B-52 sobrevoam países da OTAN em demonstração de força para Putin e Bielo-Rússia
Bombardeiros B-52 da Força Aérea dos EUA voaram em formação cerrada sobre todos os 30 países da OTAN no dia 28 de agosto para marcar o compromisso dos EUA com a Aliança Atlântica e provavelmente como um aviso aos líderes da linha dura como Vladimir Putin da Rússia e Alexander Lukashenko da Bielorrúsia.
Oficiais da USAF disseram que seis dos veneráveis bombardeiros B-52 Stratofortress estão participando da missão de um dia chamada Allied Sky.
Um par de bombardeiros designados para a 5ª Bomb Wing na Base Aérea de Minot, ND, sobrevoará o Canadá e os Estados Unidos, enquanto quatro B-52s de uma Base da Força Aérea Real em Fairford, no Reino Unido, voarão na parte europeia da missão.
Os bombardeiros se conectarão com as forças aéreas de vários membros da OTAN durante o dia, que fornecerão escolta de caça e reabastecimento aéreo.
“Os compromissos de segurança dos EUA com a aliança da OTAN permanecem fortes”, disse o General da Força Aérea Tod Wolters, Comandante Supremo Aliado da OTAN. “A missão da força-tarefa de bombardeiros de hoje é outro exemplo de como a Aliança mantém a prontidão, melhora a interoperabilidade e demonstra nossa capacidade de cumprir os compromissos do outro lado do Atlântico.”
Estados membros da OTAN, da Bélgica ao Reino Unido, estão participando da simulação de bombardeiro.
“Ao aprimorar ainda mais nossos relacionamentos duradouros, enviamos uma mensagem clara aos adversários em potencial sobre nossa prontidão para enfrentar qualquer desafio global”, disse o general Wolters.