A Saab participará do Kauhava Air Show, na Finlândia com o caça Gripen E que participada concorrência de caças do país.

A Saab fará uma coletiva de imprensa online para jornalistas e fornecerá mais informações sobre a presença e os planos da Saab na Finlândia, além de mostrar a visão de como a Força Aérea Sueca coopera com os parceiros finlandeses.

A coletiva será transmitida ao vivo no link https://saab.com/kauhava. Todo o evento será proferido em inglês, sem tradução simultânea.

O caça Gripen E demonstrou sua autonomia ampliada voando da Suécia à Finlândia sem precisar de tanques externos de combustível.

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Fabio Araujo

Segundo o Google são 1.021,6 km de carro, mas voando e cruzando o Mar Báltico deve ser bem menor!

Rinaldo Nery

Não é longe. 367 NM. Menos de 1 hora de vôo. Até o F-5 faz.

RenanZ

não seria a 1ª vez, diga-se de passagem

miguel Felicio

Pelo Google deve ser uns 800 Km.

SmokingSnake ?

Dá quase exatos 660km em linha reta, usei a ferramenta régua do google earth e coloquei exatamente sobre os aeroportos, se é preciso não sei.

Fabio Araujo

Toda oportunidade de mostrar o caça é bom, mas algum concorrente vai levar o caça?

DSC

https://www.kauhavaairshow.com/ohjelma/

Segundo o website do evento…,
Todos os caças do HX Challenge estarão em exposição.
Mas o único dos concorrentes que irá voar uma demonstração será um Rafale da Armée de l’Air.

Um Gripen C da Força Aérea Sueca também fará uma demo, mas o “Echo” obviamente que não.

Last edited 4 anos atrás by DSC
DSC

A distância entre Linköping e Kauhava é de ~658km, em linha reta. 🙂

Claudio Moreno

Boa tarde a todos os Senhores!

Além de tudo que foi mencionado pelos colegas acima, vale lembrar que o F39 estava desarmado, o que contribui para uma economia de combustível e maior autonomia.

Mas com tanques subalares e REVO o Gripen chegará aonde for preciso.

CM

GFC_RJ

Também tenho a mesma dúvida.

Bardini

Acho que, caso seja necessário armar as aeronaves, eles utilizariam 2 taques, sendo um em cada asa. Assim, teriam 7 pontos de armas livres nos Echo. Essa configuração entrega 1 ponto a mais do que o Gripen C tem quando equipado com um tanque central.

smichtt

Quando utilizados tanques externos, o combustível nestes é utilizado em primeiro lugar?
Obrigado.

ADRIANO MADUREIRA

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Flanker

Roberto, acredito que poderão ser usados, dependendo do tamanho/diâmetro das cargas levadas nos pilones 5R e 5L. Pela figura , podemos ter uma noção:

Last edited 4 anos atrás by Flanker
ADRIANO MADUREIRA

A pintura do Gripen-E suéco é linda…
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Last edited 4 anos atrás by ADRIANO MADUREIRA
V12 aero

Gostei muito dessa camuflagem!

ADRIANO MADUREIRA

É um Chumbo com cinza..ficou bonito.

Rodrigo M

Apenas promocional, concordo.
Para o pessoal qualquer coisa que aparece é lindo é já querem rsrs.
Eu particularmente não gostei dessa, prefiro o padrão superioridade aérea mesmo.
Mas isso não se discute, gosto é gosto..
Mas pintura tem que ser funcional, se também for bonita ótimo.
Pelo jeito eu chuto dizer que os Gripens na FAB devem voar nesse primeiro momento com a pintura atual que já vimos na primeira unidade.

Cristiano GR

Discordo do “cinza uniforme, é mais que suficiente”. A camuflagem ideal seria com a parte de baixo em tom celeste claro, como da China por exemplo, e por cima um cinza que fosse da cor do chão das bases da FAB. Não é tão bonito, mas é bem eficiente em camuflar o caça tanto no céu como no chão.

ADRIANO MADUREIRA

E falando em Hangaretes,está havendo alguma modificação neles para receber os gripen?

Porque de acordo com o comandante da Ala 2 (Base Aérea), coronel aviador Gustavo Pestana Garcez,está havendo preparativos que estão sendo feitos para a unidade abrigar as novas aeronaves e os seus respectivos esquadrões.

Segundo ele, são mais de 10 obras físicas, entre construção e ampliação de hangares e hangaretes; construção de prédio para o 1º Grupo de Defesa Aérea (grupamento do F-39 Gripen); iluminação do pátio e ampliação da capacidade energética que, nos próximos anos, deverá ser quintuplicada.

Alguma notícia sobre os preparativos Trilogia?

Last edited 4 anos atrás by ADRIANO MADUREIRA
Bjj

Acho que seria interessante a Saab começar a pensar em tanques conformais como proposta para o crescimento contínuo do Gripen. Dizem que os CFTs do F-16 e F-18 block 3 impactam muito pouco no arrasto em velocidades subsonicas bem como no RCS e capacidade de manobra, fora que acaba liberando mais pontos para armas. Sei que já foi estudada essa possibilidade lá atrás, então deve ser plenamente possível.

Um pacote como o proposto para o Advanced Super Hornet então, que além dos CFTs incluía um epw ficaria top demais.

Tutu

Typhoon?

Tomcat4,2

Será o JS-2020 !!!

Bueno

Segue vídeo raro, F5 sem os seus tanques centrais. 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=6ekTvuBSkU0

Joli Le Chat

Uma das melhores ferramentas para a aviação é o Great Circle Mapper.

Para o problema em questão, vejamos a resposta:

http://www.gcmap.com/mapui?P=ESSL-EFKA&MS=wls&DU=km

661 km. É a menor distância entre os dois aeroportos. Usualmente, procedimentos de decolagem e aproximação podem tornar esta distância maior.

M65

Nos anos 80 tem vídeo da Tv Globo de uma decolagem de uma estrada após o pouso forçado por falta de combustível.

IBIZ

Não se falou que o Gripen consumiu todo seu combustível interno percorrendo essa distância. Então é possível que ele possa ter uma autonomia ainda maior nessas condições!