A Icarus Aerospace, com sede em Montreal (Quebec, Canadá) e Tampa (Flórida, EUA), revelou um turboélice bimotor altamente personalizável, que é uma aeronave multifuncional, com design robusto, versátil e tecnologicamente avançado.

O nome do programa é “TAV”, que é uma abreviação em inglês de Veículo Aéreo Tático (Tactical Air Vehicle). A aeronave que nasceu do programa é chamada de Wasp.

Segundo o fabricante, a aeronave opcionalmente tripulada poderia cumprir 90% da capacidade de missão de um caça moderno e custar apenas 15% de um jato de combate moderno.

O Wasp foi projetado com um radar AESA de 360 ​​graus, dois motores de 1.700shp e poderá voar próximo à velocidade de cruzeiro de um jato, sendo capaz de transportar até 8.000 libras de carga útil em onze hardpoints. Será equipado com uma sonda de reabastecimento em voo e um sistema de reabastecimento aéreo automatizado (AAR).

A Icarus anuncia a aeronave para as seguintes missões: Apoio Aéreo Aproximado (CAS), Contra-Insurgência (COIN), Controle Aéreo Avançado (FAC), Escolta Aérea Armada (AAS), Cobertura de Operações Especiais, Busca e Resgate de Combate (C-SAR), proteção de cidades e patrulha de fronteira.

Também pode ser equipado para missões de Patrulha Armada Costeira e Marítima, Guerra Antissubmarino (ASW) e Anti-Pirataria, bem como Vigilância e Reconhecimento de Inteligência (ISR), Guerra Eletrônica (EW), Inteligência de Sinais (SIGINT), COM/INTEL Relay & Battlefield Management.

A fuselagem longa também pode ser projetada para missões de Evacuação Médica, Re-armamento e Reabastecimento. Um tanque de combustível especial pode ser instalado para funcionar como um tanque de reabastecimento.

O Wasp mede 15,5 m de envergadura e 15,85 m de comprimento e pode voar até 36.000 pés de altitude. Poderá ser equipado com bombas e foguetes guiados por laser, munição guiada por GPS, até dois torpedos, sonoboias, mísseis antinavio, mísseis infravermelhos ar-ar, bombas não guiadas convencionais e foguetes.

IMAGENS: Icarus Aerospace

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments