Um piloto da Força Aérea dos EUA enfrentará um adversário de Inteligência Artificial (IA) em um dogfight simulado na próxima quinta-feira, como parte da competição final no AlphaDogfight Trials da DARPA

Um experiente piloto de F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos lutará com um adversário da inteligência artificial em um dogfight simulado na próxima semana, e será transmitido ao vivo para espectadores registrados.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) está realizando sua terceira e última competição AlphaDogfight de 18 a 20 de agosto. Durante o evento, algoritmos de IA de oito equipes se engajarão em “manobras de combate aéreo simuladas dentro do alcance visual, coloquialmente conhecidas como dogfights”, disse a DARPA em um recente comunicado à imprensa.

O primeiro dia contará com competidores voando seus algoritmos de IA contra cinco adversários de IA desenvolvidos pelo Laboratório de Física Aplicada John Hopkins. O segundo dia terá equipes competindo entre si no espaço digital para determinar qual programa enfrentará um piloto humano em combate aéreo no último dia da competição.

Os interessados ​​em assistir a ação ao vivo devem se inscrever aqui antes do prazo, segunda-feira. A batalha final acontecerá entre 1h30 e 3h30 na quinta-feira.

As oito equipes participantes são Aurora Flight Sciences, EpiSys Science, Georgia Tech Research Institute, Heron Systems, Lockheed Martin, Perspecta Labs, PhysicsAI e SoarTech.

A DARPA está “animada para ver como os algoritmos de IA funcionam uns contra os outros e também contra um humano treinado pela Weapons School”, disse o coronel Dan Javorsek, gerente de programa do Escritório de Tecnologia Estratégica da DARPA, em um comunicado.

No ano passado, a DARPA observou que, embora a IA possa vencer os seres humanos em jogos como o xadrez, não existe IA que “possa superar um humano em um caça a jato em um dogfight de alta velocidade e alto G”, mas a agência está tentando mudar isso, ou pelo menos mover a bola para frente.

As competições AlphaDogfight, a primeira e a segunda das quais foram realizadas em novembro e janeiro, respectivamente, visam o avanço do programa Air Combat Evolution (ACE) da DARPA, cujo foco é a formação de equipes homem-máquina.

“Tem sido incrível ver o quão longe as equipes têm avançado a IA para dogfight autônomo em menos de um ano”, disse Javorsek recentemente.

Javorsek disse no ano passado que “prevemos um futuro no qual a IA lida com as manobras de fração de segundo durante combates dentro do alcance visual, mantendo os pilotos mais seguros e eficazes enquanto orquestram um grande número de sistemas não tripulados em uma teia de efeitos de combate esmagadores.”

Comentando sobre a competição de IA que se aproxima, ele disse em um comunicado recente que não importa quem vença o dogfight, homem ou máquina, já que os AlphaDogfight Trials são sobre confiança.

“Se a IA campeã conquistar o respeito de um piloto de F-16”, disse ele, “estaremos um passo mais perto de alcançar uma equipe homem-máquina eficaz em combate aéreo, que é o objetivo do programa ACE.”

FONTE: MSN

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments