KC-390 Millennium realiza missão humanitária no Líbano
Nesta quarta-feira (12), as aeronaves KC-390 Millennium e Embraer 190 (VC-2), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolam, de Guarulhos-SP, com destino a Beirute, no Líbano, para transportar a missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa.
O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviará ajuda humanitária ao Líbano, em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto.
A decisão foi anunciada, no último domingo (09), pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano.
O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.
O KC-390, que realiza pela primeira vez missão de assistência humanitária internacional, transportará 6 toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil.
A carga estará caracterizada como mala diplomática brasileira. Já a aeronave Embraer 190 (VC-2) transportará a comitiva da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro.
A comitiva é integrada por Senadores, autoridades federais e representantes da comunidade libanesa no Brasil, e também especialistas em assistência humanitária.
O Ministério da Saúde enviará medicamentos e insumos básicos de saúde: antibióticos, corticoides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres; e mais 100 mil máscaras cirúrgicas e 300 ventiladores pulmonares mecânicos; e a comunidade de origem libanesa no Brasil, alimentos.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A.
Além das capacidades dos CBERS anteriores, este novo possui mais uma câmera, com resolução de 2 metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.
As duas aeronaves têm previsão de decolagem da Base Aérea de São Paulo (BASP), na tarde de quarta-feira (12/08), rumo a Fortaleza (CE), onde será realizado o primeiro intervalo técnico.
Na sequência, o KC-390 e o VC-2 seguem para a Ilha do Sal e prosseguem para Valência, Espanha. Após, decolam rumo a Beirute, com chegada prevista para a tarde da quinta-feira (13/08). No total, cada aeronave fará cerca de 30 horas de voo.
DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa
300 ventiladores mecânicos? Esta certa esta informação? Me parece uma quantidade muito alta pra um país tão pequeno.
Também não entendi, está sobrando ventilador ? Outra coisa, este avião pode levar 26 toneladas, porque está levando 8 toneladas segundo a Globo?
Primeiro, pela quantidade de insumos necessários/recolhidos, segundo pela autonomia…. Com carga máxima 1 520 m.n. (2 820 km), mais que dobra 3 310 m.n. (6 130 km)…… Mesmo com baixo peso (8 ton), eles terão de fazer 3 paradas técnicas para reabastecimento, até chegar lá…..
Definitivamente não temos aviões preparados para grandes deslocamentos. Vide o que fizemos nos repatriados da china no inicio do ano com o VC2, um embraer 190 fazendo 4 paradas para chegar e mais 4 para voltar.
Eita voo pinga pinga, uma vergonha demorar quase dois dias para chegar a Beirute, qdo que a FAB tera avioes com capacidade de transporte global…..alem da farra, um monte de gente que nao tem nada que fazer la, vai passear .
Pois é Jean, imagina quanto será gasto com cada passageiro desse VC-2 apenas para desejar “boa sorte” ao povo libanês. Já que esses políticos querem ir passear, deixe que vão nos assentos laterais no compartimento de carga do KC, já economizaria uma boa grana.
Poderiam substituir os “representantes da comunidade libanesa”, senadores e outros políticos por médicos, bombeiros e paramédicos. No lugar de um monte de ternos, mais remédios e alimento. Palhaçada de políticos que deveriam receber do povo brasileiro o mesmo tratamento que o povo libanês esta dando aos políticos locais.
Vai estudar um pouco, só um pouquinho de relações exteriores e geopolítica e depois leia seu comentário muchacho.
Olá Tom. Creio que neste momento, o Francisco está certo. Tripoli está um caos. Não faz sentido enviar uma comitiva de autoridades principalmente em um momento de turbulência política após a queda do gabinete. Neste momento, o Líbano precisa de DUAS aeronaves KC390 com suprimentos para saúde, principalmente devido ao surto de Covid que deve começar agora. Aliás, Temer é um ex-presidente mas está respondendo a processos por corrupção. Se por um lado ele seria a maior autoridade brasileira descendente de libaneses, há um problema óbvio nele representar o governo brasileiro. Uma coisa seria se ele tivesse sido convidado pelos… Read more »
Relações exteriores, projetar-se como um país sério. E não terceirizar tudo, e até a própria existência aos EUA, como querem nos fazer crer e ser.
Olá Rodrigo. Tenho criticado bastante a atuação do Itamaraty no atual governo. Há algo entre amadorismo e fanatismo difícil de explicar.
Trípoli? Os aviões vão pro Líbano ou pra Líbia? Não seria Beirute?
Olá Flanker. Você tem razao. Obrigado pelo correção. Beirute.
Excelente!
Só tem que fazer uma vistoria para ver se não estão levando mais cocaína na comitiva brasileira…
Sem comenta que o sargento que foi pego ainda receber o salário e em dia o que é claro um absurdo.
O processo contra ele já foi julgado em última instância?
Dentro de mais ou menos vinte anos será. E a “justiça” será feita.
Bom dia Tutu, vamos respeitar a constituição, uma vez que a mesma preconiza que ninguém será condenado sem que sua sentença seja transitado em julgado, depois disso deverá ser aplicado o que o regulamento da aeronáutica explicita sobre o caso.
Caro Tutu. O problema é outro. A capital do país está em estado de calamidade. Provavelmente passará por um surto de Covid devido a destruição da infraestrutura. O gabinete do governo caiu e o primeiro-ministro pediu demissão. O momento é inoportuno para enviar uma comitiva de autoridades. O melhor seria dois KC390 cheios de material humanitário.
Meu amigo, é um voo humanitário para um país que sofreu uma catástrofe. Tenha um pouco mais de respeito por esses profissionais.
pois eh, acho que nunca tinha lido tanta m….junta. Mais respeito e humanidade fariam bem.
Olá Doug. Os profissionais enviados serão úteis. As autoridades políticas neste momento é um estorvo.
Uma boa ação do nosso governo, em relação ao Líbano, já que o mesmo vive uma situação complicada a um bom tempo. Mas não entendi o porque do Dr Michel Temer fazer essa missão.
Temer é quase como se fosse um embaixador da comunidade libanesa no Brasil. Ele é muito próximo com muitas pessoas influentes do Libano, politicos, empresários etc…
Olá Matheus. Eu entendo que o Temer seja a mais alta autoridade brasileira descendente de libaneses, mas o momento é inoportuno para enviar uma comitiva de autoridades.
Rapaz, bacana mesmo por parte de nosso governo, quem não foi ainda, visitem Foz do Iguaçu onde fica a segunda maior colônia de árabes(onde creio se incluírem os libaneses) do Brasil, cheio de restaurantes árabes e vendem uma tal de shawarma ,que coisa deliciosa, comi isso uma semana inteira todo dia a noite,rs.
Michel Temer é descendente de libanês.
É por que ele virou o Henry Kissinger deste governo fadado ao fracasso.
ele eh filho de libaneses e eh ex-Presidente da Republica. Se nao fosse pelos processos que responde estaria tudo muito bom. Espero que nao decida ficar por la como o Carlos Ghosn ex-renault, senao vai ficar feio para o Governo Federal…
Pela idade o Temer tem risco zero de pegar cadeia..
Não se trata disso. Usar o avião em missões humanitárias dará uma visualização melhor da aeronave mundo afora e mostra que o KC-390 está plenamente operacional, o governo aproveitando dessas situações, usará a imagem da aeronave para conquistar potenciais clientes. Bom, acredito eu né.
Pois é Matheus mas vai explicar isso ,e outra, se não temos o A-330 ,Kc-767 e etc temos que transportar com nosso melhor transportador uai, poderiam usar o C-130 mas , deixar passar essa oportunidade de mostrar a robustez e qualidades do Kc-390 operacional em ação seria uma lástima. Vamo que vamo!!!
Exatamente.
Só uma pergunta: Nesse momento, hoje dia 12/08/2020, você acha que o KC-390 teria mais visibilidade atuando no transporte humanitário para o Líbano ou treinando no Brasil em condições específicas do cargueiro? Acredito que você deva concordar com a questão do Líbano. Mais: O KC-390 é do Brasil, não temos tanta visibilidade militarmente mundo afora, temos que correr atrás de oportunidades. E essa é uma oportunidade. Os russos são extremamente eficientes em sua abordagem na venda de produtos militares. Quando acontece algo de ruim com produtos militares ocidentais, a propaganda russa cai em cima desse fato e destaca as qualidades… Read more »
Depois reclama que a aeronave não consegue vendas. Já ouviu falar em marketing e propaganda?
Ótima iniciativa do governo, dará mais visibilidade ao nosso KC, até porque haverá vários operadores na região ajudando o Líbano, um grande aceno para toda a comunidade árabe pois são grandes parceiros comerciais do agronegócio brasileiro e 10 milhões de brasileiros com ascendência libanesa. Ótima escolha enviar um ex-presidente brasileiro chefiando a missão que é descendente libanês e mostra nossa seriedade em ajudar um povo amigo. Quem critica não tem noção de geopolítica e humanidade.
Ufa, ao menos um comentário sensato que abordou todos os pontos desta ação de ajuda ao povo libanês.
Caro Silva, agradeço o seu comentário, mas ainda temos vários pontos a favor dessa ação. O ex-presidente Temer tem uma rua com seu nome no Líbano, ele tem grande influencia no meio politico brasileiro e até mesmo pasmem no próprio Líbano, isso abre portas para nosso conturbado governo que precisa de apoio para coisas que julgamos serem corretas e proveitosas ao nosso país. Temos grandes lideres aqui no país e no meio politico descentes de libaneses que podem ajudar a votarem com as matérias mais urgentes para o país sair dessa crise. A imagem do nosso país estava meio arranha… Read more »
“Somos sabidamente um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não enviar alimentos para acalente o sofrimento desse povo irmão, seria de m egoísmos tal”. Essa é uma questão muito importante. Levar duas das pouquíssimas coisas que na geopolítica podemos pôr o bilau na mesa no cenário mundial: Agro e Aeronáutica. Sabemos que aquele armazém de Beirute explodiu junto. O porto está quase (ou total) inoperante. Está havendo escassez e inflação de produtos alimentícios básicos. O Brasil, como abriga a maior comunidade libanesa no mundo, dentro do cenário geopolítico, tem a obrigação de levar ajuda. Nessa, nem a oposição pode… Read more »
“Sobre o ex-presidente… Se a ex-primeira dama estiver na comitiva, o poder brando (ou bruto) é bastante potencializado.”
Com certeza.
É uma ótima demonstração do 390, porém, fica claro que sim, deveríamos ter um cargueiro com maior capacidade e alcance, tipo um 400, por exemplo.
Pra quê? se precisar levar mais carga é só enviar mais aviões. Além do mais, o KC-390 pode ser reabastecido em voo.
Então dentro dessa argumentação, que está correta, precisamos na verdade é de 3 a 4 reabastecedores de longo alcance para que o KC-390 possa utlizar sua capacidade de reabastecimento.
Galante,
A informação é que KC390 irá transportar 5 toneladas de materiais. Esse peso é por conta porque é o que esta sendo doado ou por conta do limite de peso em função da distância?
Ou quem sabe pelo volume da carga transportada: volumosa mas leve!
Olá Fernando. Acho que você tem razão. Medicamentos e material médico (como máscaras) são fornecidos em embalagens grandes mas geralmente o peso é pequeno.
Galante, discordo da sua colocação. Fazendo uma analogia, seria o mesmo que uma transportadora dizer que não precisa de uma carreta, pois poderá usar 10 VUCs para fazer o transporte da mesma carga. Agora pensa pelo lado econômico da situação, 10 VUCs precisariam de 10 motoristas (fora equipe de apoio), o custo com pessoal aumenta, o custo com combustível aumenta e por aí vai. A meu ver uma aeronave de maior capacidade é indispensável para uma Força Aérea que almeja alguma capacidade de transporte estratégico, sendo que essa capacidade poderia estar atrelada a um reabastecedor de longo alcance, ou seja,… Read more »
O KC-390 mostrando a sua capacidade, não é o tipo de missão que é boa de se fazer por conta de acontecer após situações graves, mas esse tipo de missão é uma para a qual ele foi projetado.
Como sempre…
O que faltou no KC que foi para o Líbano foi uma imensa bandeira do Brasil pintada tremulando em toda a deriva dele.
Embora eu aplauda a iniciativa de enviar ajuda imediata, eu aplaudiria mais se enviassem um navio com diversos tipos de grãos para lá, porque boa parte do estoque deles estava naquele porto e já era. Eles importam boa parte da comida consumida pela população. Sem comida a crise só vai ficar pior.
Já foi anunciado pelo Governo Federal que isso será realizado, resta saber, quando?
Off topic
Um Gripen cabe dentro de um kc390?
Acho que teria que retirar as asas, mas eu não sei se o Gripe pode fazer isso.
Melhor ter um ex-Presidente representando o Brasil em uma missão humanitária, do que outros ex-presidentes e ex-presidentA, que só fazem denegrir a imagem do Brasil no exterior. Todos ainda são renumerados, e muito bem, por verbas públicas.
Caro Fernando. O problema neste momento seria enviar uma comitiva de autoridades para uma cidade em estado de calamidade e logo após o gabinete do governo ter caído. Em situações normais, poderia ser uma comitiva com qualquer um que o presidente considerasse razoável para representar o governo, até o vice-presidente. Neste momento uma comitiva será apenas um estorvo. Tudo o que eles vão fazer um loco poderiam fazer por vídeo conferência.
quem mais denegre é o atual mesmo.
Primeiro turno.
Motivo é simples, sem concorrência, em suma, W.O.
Somando os dois canhotos mais votados da eleição passada não chega no segundo turno, e o X9 teria que levar uns 80% de votos desses canhotos para chegar lá.. tu acha?
Caro Roberto. O KC390 tem capacidade de carga e está disponível. É mais barato usa-lo do que arrendar um avião comercial. Usar o KC390 está correto. O erro é levar uma comitiva de autoridades para um país em estado de calamidade.
Nada contra o KCtão 390 mas um 747 cargueiro ou um 767 cargueiro faz falta para a FAB em
Olá Leonardo. Creio que um 767 ou 747 cargo ficaria a maior parte do tempo parado. Um pequena frota de 767 ou de Airbus 330 poderiam ser operados em consórcio com a Argentina e o Chile, por exemplo. Eles seriam usados mais e os custos rateados segundo a hora voada por cada país.
Consórcio com argentina? Tá falando sério?? Me diz que foi uma ironia, porque se não pra mim já chega de internet por hoje…
Caro Rodrigo. Na dúvida, não é ironia. Por exemplo, alguns países da OTAN muito menores que a Argentina ou Chile (em tamanho e PIB) operam C17 em consórcio. Atrás de uma árvore se esconde uma enorme floresta..
O KC-390 é uma bela gambiarra, para levar carga pra lá. Aeronave de carácter tático cumprindo missão de envelope estratégico. Isso sem falar na aberração do VC-2… . Se alguém vier me falar que: “é o que tem pra hoje”, “serve pra promover a imagem do KC-390” e outras lamurias sem sentido, desejo o meu mais sincero VTNC!!! . Uma aeronave como o 767 que tinham, poderia realizar o serviço dessas duas aeronaves com folga. Capacidade estratégica de fato. Cadê o 767 ???? . É o mesmo caso da vergonhosa missão pinga-pinga da FAB, para ir até a China buscar… Read more »
Já te saquei faz tempo… não esquenta, Gilmar vai livrar a barra do teu parça e tu vota nele na próxima.
Continua pagando teu babão pra político. É disso que o BR precisa mesmo.
Infelicidade absurda sua ao usar o termo “VTNC” gratuitamente pra quem discorda de sua opinião(meu caso ,como mencionado acima e o de muitos outros). Nessa perdeu muito do apreço que tinha por ti por meio de suas opiniões expressas e conhecimento compartilhado(mesmo discordando muito as vezes).
Obs. CADÊ A MODERAÇÃO QUE PERMITIU TAL FALTA DE RESPEITO AOS DEMAIS ???
Pois é… Já tive comentário retido por muito menos, mesmo sem palavrões ou termos chulos. Parece que a moderação aqui tem dois pesos e duas medidas.. Lamentável.
Olá Tom. Concordo com você sobre a importância de moderação nos comentários. O debate ocorre por muitos colegas terem pontos de vista contrários, complementares e até conflitantes, mas de modo algum a discussão deve ser tomada como um embate pessoal.
De acordo com o Flightradar24 o FAB2855 (KC-390) acaba de decolar de Fortaleza, código de voo BRS55.
Também estou acompanhando! O VC-2 não apareceu pra mim ainda!
Também não apareceu pra mim, fiquei pensando se não seria uma questão relacionada a segurança, pois existe membros do Governo no voo, imagino que por isso o voo do VC-2 não poderá ser acompanhado pelo Flightradar24.
KC-390 deve pousar em Beirute nos próximos minutos.
O BRS55 está no ar indo de Valencia para Beirute agora. Na verdade ao que parece ele já está no aeroporto Beirute Rafic Hariri. To apanhando deste fligthRadar.
Gol de placa geopolítico, gol de placa em política interna, gol de placa diplomático, gol de placa para nossa indústria de defesa.
Fácil entender os comentários da turma do ódio do bem.
Golaço.
Só não convidem ex presidente bebum que os arabes não gostam de quem bebe destilados alcoólicos. Sabem que o cara que bebe faz parte do time do Capeta.
Estão tentando provocar a França?
Fiquei sabendo que muitos figurões foram sentados no banco de lona!
Tanto o envio do kc 390 quanto o da comitiva no emb 190 são bastante oportunos. Vale destacar que um pessoal que perdeu a eleição passada denigre constantemente a imagem do Brasil, e de seus atuais governantes, ora via direitos humanos da ONU, ora via outro setor, igualmente politizado, daquela organização. Teremos agora um fato positivo internacional para o Brasil e seu presidente.
Caro Johnny. A crise no Líbano seria grave demais para achar que vale a pena transforma-la em política partidária. Todos são a favor da ajuda humanitária. Não há divergência quanto a isso. Um das questões em debate seria a conveniência de enviar uma comitiva de autoridades em um momento no atual momento de crise.
Camargoer, o sentido disso é puramente simbólico mas de grande importãncia geopolítica sim!
Putz.. Tá difícil entender isso heim..
De toda forma, fique tranquilo, não será esse gasto com o VC2 que quebrará o Brasil. Felizmente isso nem os desgovernos passados conseguiram.
Olá Rodrigo. Eu entendo o sentido simbólico, o problema é o momento. Beirute (não Tripoli, já me corrigindo) está sob um estado de calamidade. O governo do Líbano caiu. Provavelmente está ocorrendo uma onda de contágio do coronavírus. É um momento inoportuno para a uma comitiva de autoridades ir para Beirute (não Tripoli, preciso ficar atento). A ajuda humanitária é fundamental agora e nos próximos meses. A comitiva de autoridades agora é um estorvo. Sobre os governos passados, o Brasil tem um longo histórico de ajuda humanitária e missões de paz, anterior até á CF88, inclusive recebendo refugiados. A MB,… Read more »
Bom, em relação aos desgovernos do passado recente, não me referia especificamente em relação ao histórico de ajudas humanitárias mundo afora, mas sim aos… (melhor deixar pra lá)
Enfim, como sua opinião é irredutível e a minha também, ficamos assim então.
Abraço.
Olá Rodrigo. Ao longo destes anos, vários colegas mostraram que eu estava errado. O debate não é um jogo de vitoriosos e derrotados (aqui mesmo o Flanker apontou minha confusão entre Tripoli e Beirute. Eu estava errado). Para isso é preciso colocar os argumentos e os fatos. Quais governos brasileiros negaram ajuda humanitária? Quando?. Sobre a comitiva, acho que todos aqui concordam na necessidade de enviar profissionais médicos e da área de saúde para colaborar no esforço de ajuda e é correto envia-los de modo confortável e seguro no VC2. Contudo, por que é necessário enviar autoridades neste momento ao… Read more »
Falando nisso já houve alguma explicação de por que a comitiva foi enviada para lá?
KC 390 FAB 2855 cruzando través de Gibraltar a bombordo e Ceuta a boreste, FL360, track 45.
Muita firula para pouca coisa. Pega e faz. Pronto!
Tá parecendo inauguração de pedra fundamental do projeto de recuperação de poste danificado.
Por que não comentam que dos turistas comandados pelo Temer tirou espaço do avião que transportava remédiso e equipamentos?