Radar AESA do KF-X

SEOUL — A Coreia do Sul produziu um protótipo de um sistema de radar avançado para seu jato de combate nativo em desenvolvimento, disse a agência de compra de armas em 7 de agosto.

O sistema de radar com varredura eletrônica ativa (AESA) está em desenvolvimento desde 2016 pela Agência estatal para o Desenvolvimento de Defesa (ADD) como uma parte importante da aeronave de caça KF-X.

Chamado de olhos da aeronave, o sistema de radar AESA pode detectar e rastrear vários alvos simultaneamente e extensivamente, já que o feixe de ondas de rádio é eletronicamente direcionado para um ponto em diferentes direções sem mover a antena, de acordo com o ADD.

O protótipo será instalado em um mock-up do jato e passará por outros procedimentos devidos, como integração de sistemas e testes de voo, até 2026, de acordo com a Defense Acquisition Program Administration (DAPA).

“Há ceticismo sobre se ele poderia ser desenvolvido com sucesso nativamente sem transferência de tecnologia do exterior, mas finalmente conseguimos”, disse Choi Ho-cheon, oficial do DAPA, durante uma cerimônia para marcar o lançamento do protótipo.

“Espero que o radar e o caça sejam altamente competitivos no mercado global”, disse ele.

A Coreia do Sul lançou o projeto KF-X de 8,8 trilhões de won (US$ 7,43 bilhões) em 2016 para desenvolver o jato de combate autóctone até 2026 para substituir a frota envelhecida do país de aeronaves F-4 e F-5.

O jato sul-coreano é projetado para voar a uma velocidade máxima de Mach 1,81, com alcance de voo de 2.900 quilômetros. Ele apresenta semelhanças externas com o F-35A de quinta geração, de acordo com a Korea Aerospace Industries Co. (KAI) responsável pelo projeto.

Com carga útil máxima de 7.700 quilos, o caça tem 10 pontos duros para mísseis e/ou tanques de combustível. Ele será capaz de transportar vários tipos de mísseis ar-ar, como o IRIS-T da Alemanha e os mísseis Meteor guiados por radar ativo do desenvolvedor europeu MBDA, acrescentou.

FONTE: Agência de notícias Yonhap

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments