Avião anfíbio AG600 da China conclui voo inaugural sobre o mar
O grande avião anfíbio AG600 da China completou com sucesso seu primeiro voo sobre o mar no dia 26 de julho na cidade costeira de Qingdao, província de Shandong, leste da China, anunciou seu desenvolvedor.
A aeronave decolou do mar ao largo de Qingdao às 10h18 e completou o teste depois de voar por cerca de 31 minutos, disse a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O bem-sucedido voo de domingo no mar é um grande avanço para a aeronave após seu primeiro voo sobre terra em 2017 e a primeira decolagem com um reservatório de água em 2018, disse a AVIC.
Com o nome de código Kunlong, o AG600 é o maior avião anfíbio do mundo e a primeira grande aeronave civil especializada desenvolvida independentemente pela China para atender às necessidades de resgate de emergência e esforços de prevenção e controle de desastres naturais.
É capaz de realizar várias missões anfíbias, como combater incêndios florestais, realizar resgates na água e monitorar o ambiente marinho.
O avião de 37 metros de comprimento é do tamanho de um Boeing 737 e tem uma envergadura de 38,8 metros. Ele tem um peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas e um alcance máximo de voo de 4.500 quilômetros, de acordo com a AVIC.
FONTE: CGTN
Lindão
Tb achei.
Eu acho o ShinMaywa US-2 mais bonito.
O ShinMaywa pode operar em “Estado de Mar V”, limitado a ondas de até 3 metros…impressionante…
Eu curto mais os canadair cl215/415 e de jatos anfibios os Berieve Be200 altair.
O Japonês mais bonito que o Chinês não, mas o Canadense me pareceu taco a taco com o Chinês. Ambos mais bonitos que o Japonês. Mas enfim, isso não importa, desde cada um seja eficiente no que foi projetado a fazer.
Pelo tamanho pode ser adaptado ou ter versões para as mais variadas missões (patrulhamento, combate a incêndios, SAR, antisubmarinos, e é claro transporte )
Pode sim. O AG600 é destinado principalmente a atender às necessidades do país em operações de combate a incêndios florestais e resgate marítimo, conforme a AVIC. Em uma missão de combate a incêndios, a aeronave pode conter até 12 toneladas de água, diretamente da superfície da água ou enchidas manualmente em um aeroporto. Pode usar a água para pulverizar e cobrir uma área de mais de 4.000 metros quadrados. Nas missões de busca e resgate, ele pode voar acima da superfície da água, pousar na água quando necessário e salvar até 50 pessoas em ambientes perigosos. Quando necessário, o AG600 pode… Read more »
A Embraer em parceria com alguma empresa poderia construir um avião desse tipo?
Para que?
Lembra os Antonov e Ilyushin da vida. O Brasil deveria criar vergonha na cara e comprar algo assim para combater nossos incêndios florestais.
Amigo preferimos ter dezenas de aviões de trasporte convencionais, que ficam horas em terra abastecendo os 2 únicos sistemas de combate a incendios que temos.
Lá no meio da Amazônia o avião vai pousar para captar água onde? Se pousa em qualquer rio vale o mesmo dizer que um 390 pousa em qualquer rua!
se o incendio for apagado em 24 horas provavelmente nem precise, mas se for em mais de 24 horas, equipes são desdobradas e dentre elas, as que o mapa da area e preparação da area….
Acho que nos mesmos rios que o saudoso Consolidated PBY Catalina que a FAB operou de 1943 ate 1982 pousava.
Uma coisa é dizer que algo não se usa mais, outra é que não funciona quando de fato funcionou por 50 anos….
Mas o Catalina não era bem menor que esse? Imagino que o tamanho limite os rios em que possa captar água. Acho que o Bombardier nesse caso seria mais adequado.
“Vergonha na cara”? Ah, vc citou a frase mágica…
Com certeza, um país como nossas características ter apenas dois aviões de grande porte com capacidade para apagar incêndios é uma vergonha.
Não pude deixar de lembrar do A400M e suas Hélices.
Esse aqui era maior não ?
Hughes H-4 Hercules
Comprimento66,65 m (219 ft)Envergadura97,54 m (320 ft)Altura24,18 m (79,3 ft)
O H-4 “Spruce Goose” estava mais para Ekranoplano (veículo de efeito solo) do que para avião. De fato, ele “saiu da água” permanecendo no ar por 26 segundos a 21m da água a uma velocidade de 217km/h por cerca de 1,6km. Nessa altitude, a aeronave ainda experimentava efeito de solo.
Nunca mais voou de novo, ou seja é um “Hidro-Kittyhawk”
Foi feito de madeira pois o alumínio era estratégico na época, isso aumentou seu peso.
O Spruce Goose era hidroavião, o AG600 é anfíbio.
Ontem passou o filme dele no cinemax
Monstro!
No bom sentido.
Países com bala na agulha ($$$) e vontade política constroem esse tipo de avião. A nós brasileiros só resta chorar pelos brigadistas que morrem combatendo incêndios florestais com a cara e coragem…
E nos outros países é como? China e Rússia mesmo, possuem o que? A França do Lacron é como? Vira latice…
Resposta sem pé nem cabeça… Nem sei porque vc tá se mordendo… Tá se tirando algum real da sua carteira para responder assim?!? Eu heim…
Um dos primeiros projetos autorais dos chineses. É oq eu digo, o bebê Dragão só está começando, imagina quando tiverem com seu pleno potencial.
Bem bonitão, projeto flexível de uso dual e desenvolvimento próprio, estão de parabéns.
Porém Beriev Be-200 contínua mais bonito!
Taí uma dica pra Embraer…
Dois!
O mercado para esse tipo de aviões não é tão grande, o Canadense CL-415 não conseguiu vender nem 100 unidades desde 1993 isso com toda força da OTAN por trás.
O “brabo” dos aviões anfíbios é o russo Beriev B2-200.
Esse até os americanos compraram pra combater incendios.
https://www.airway.com.br/americanos-usarao-aviao-russo-em-combate-a-incendios-florestais/
Bonito, as florestas em risco de incêndio agradecem. Boa ferramenta de ligação para as ilhotas no meio do Mar da China que estão sendo armadas pelos chineses. As ilhotas são tão pequenas que muitas delas nem sequer comportam um pista de pouso descente (ok… ta bom… as pistas seriam mais alvos, Eu sei que ilhas são estáticas).
Dois CL-145 da canadair no lago Paranoá de prontidão pra combate à incêndios já ajudava viu!
Este avão esta habilitado a operar pousos e decolagens em “Estado do Mar IV”, limitado a ondas de até 2 metros.
Este avião ainda está em teste. voando pela primeira vez.
Ha…sim, então corrigindo.
…” este avião foi construido para atender aos requisitos de operações em estado de mar IV, limitado a ondas de até 2 metros”….
Uma Curiosidade Geral:
Em fins de 1948, a Guarda Costeira Americana estava preocupada em melhorar os aspectos de salvamento em Alto Mar distante e de forma rápida. Surgiram duas propostas de soluções basadas em elementos planadores rebocados por um avião potente de longo alcance: a) Um Giroglider de duas helices, com casco de barco; b) Um Barco com asas destacaveis ( havia um bom inventario a epoca de asas de planadores usados na guerra finalizada. Em ambos os casos, seriam rebocados planando ate o local do desastre e então soltos para descerem com suas tripulações e resgatarem as vitimas. A partir de então,… Read more »
Oh-Oh
Embraer E190 da Aeromexico tem desligamento de motor em voo
https://www.aeroflap.com.br/com-video-embraer-190-da-aeromexico-tem-desligamento-de-motor-em-voo/
Excelente avião! Demonstrou que mesmo com material estranho ingerido (má conservação/limpeza do aeroporto?) e com um bom piloto manteve toda a segurança e retornou com todos, tripulantes a passageiros a salvo.
Dá a impressão que certas matérias tem por objetivo afetar a imagem da EMBRAER….por que a manchete não cita a ingestão de FOG?
Um avião desses não “substituiria” porta aviões?
Imagine alguns desses a 1.000 km da costa.
Em caso de necessidade levantariam vôo e fariam patrulha ou atacariam com mísseis antinavio.
Não seriam supersônicos nem teriam tanta agilidade, mas seriam plataforma de lançamento de mísseis, tipo com 300 km de alcance.
Dependendo do contexto, sim. Alguns colegas não absorvem que sendo o carro chefe da industria belica mundial. O pensamento europeu e muito mais fortemente o americano, imprimem um desenvolvimento no limite orcamentario de forma que extrapole e expurgue concorrentes em países menores. O pensamento da US Navy por exemplo, desenvolve Super Carriers não apenas para alcançar um menor custo por aeronave embarcada, mas para manter um nível de solução impossível a ser perseguido por outras nações. Se ela desenvolver soluções alternativas a Super Carriers, outras nações poderiam acessa-las e isto não convem. Os US desmantelaram toda sua frota antiga de… Read more »
Navios da tonelagem do Joana D´Arc Frances poderiam operar anfibios de diversos tipos, aviões de ataque, caças ou drones…
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Muito prático para quem tem bases aéreas em ilhas. Mesmo com as pistas destruídas, ele pode levar suprimentos. E armas.
Se for uma distancia ao alcance de avião, uma tropa de desembarque rapido pode ser uma solução a navios….ao menos para as primeiras horas da cabeça de praia…., é por isto que os Russos chegaram a operar Ekranoplanos. Agora, se for longe demais como normalmente sao as ambições americanas o navio passa a ser a unica opção…e dai entram os navios aerodromos e anfibios…
Perfeito principalmente para quem tem mares vastos
A China tem muitas pretensões navais e o seu quintal estratégico tanto no Mar da China Meridional quanto no Pacífico é muito grande, desta forma com um grande avião de transporte anfíbio passarão a poder oferecer com muito mais velocidade suporte as suas forças navais desdobradas longe da costa … Não me estranharia nem um pouco se em breve estes aviões anfíbios passem a fazer as funções de um navios de apoio logístico como transferencia de óleo no mar e também entrega de suprimento. As suas ilhas artificiais também muito afastadas do continente podem receber com mais flexibilidade apoio logístico… Read more »
Alguém sabe dizer se já houve algum projeto/estudo da Embraer no segmento?