EUA aprovam upgrade de US$ 634 milhões para caças F-16 do Chile
WASHINGTON — O Departamento de Estado dos EUA decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira ao governo do Chile de equipamentos e serviços relacionados à modernização do F-16 por um custo estimado de US$ 634,70 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa entregou no dia 23 de julho a certificação exigida, notificando o Congresso sobre essa possível venda.
O governo do Chile solicitou a compra de equipamentos e serviços relacionados para a modernização do F-16 para incluir:
- dezenove (19) sistemas conjuntos de mira montada em capacete (JHMCS);
- seis (6) corpos de bomba inertes para uso geral MK-82 (500LB);
- dois (2) MXU-650KB Air Foil Groups (AFG);
- quarenta e quatro (44) GPS/INS incorporados LN-260 (EGI);
- quarenta e nove (49) rádios táticos conjuntos do sistema de distribuição de informações multifuncionais (MIDS JTRS).
Também estão incluídos aviônicos e upgrades, integração e teste de equipamentos e software do Modo 5; software e suporte de software; Rádios ARC-238; Altímetros de radar de altitude combinada (CARA); Suporte ao Sistema Conjunto de Planejamento de Missões (JMPS); Identificadores Interrogadores Combinados Amigo ou Inimigo (IFF) AN/APX-126, aplicativos criptográficos, equipamento de chave e dispositivos de criptografia; peças e suporte do sistema de armas; componentes de bombas; Módulos de telemetria compacta de alta largura de banda (HCTMs); comunicações seguras e equipamento de navegação de precisão; monitores de aeronaves; peças adicionais de reposição e reparo/devolução; publicações, gráficos e documentação técnica; equipamento de integração e teste; serviços de engenharia, de apoio técnico e logístico do governo dos EUA e contratados; e outros elementos relacionados à logística e apoio ao programa.
O custo total estimado do programa é de US$ 634,70 milhões.
Essa venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um parceiro estratégico na América do Sul.
A venda proposta melhorará a capacidade do Chile de enfrentar ameaças atuais e futuras, modernizando sua frota de F-16, o que permitirá ao Chile manter a soberania e a defesa da pátria, aumentar a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros parceiros e deter potenciais adversários. O Chile não terá dificuldade em absorver as atualizações em suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento não alterará o equilíbrio militar básico na região.
O contratante principal será a Lockheed Martin, Bethesda, MD. Não existem contratos de compensação conhecidos em relação a essa venda potencial.
Este aviso de uma possível venda é exigido por lei e não significa que a venda foi concluída.
FONTE: Defense Security Cooperation Agency
Bem mixuruca este upgrade. Aliais mixuruca é cara da forças aéreas sul-americanas. Pelo menos os chilenos estão muito melhores do que os argentinos que nem tem mais caças na força aérea.
Caro Lucianno. A manutenção de forças armadas em períodos de paz consome recursos que poderiam ser usados em outras demandas urgentes. Felizmente, o cone sul é uma área de baixa atividade militar, o que deveria permitir a manutenção de forças relativamente enxutas. A ausência de ameaças potenciais (como ocorre com o Paquistão, Índia, Coreias, Iran, etc) deveria servir como base para a produção local de material militar de diferentes níveis de complexidade (desde fardas e alimentos, até veículos terrestres, sistemas de inteligência artificial, etc) que poderiam ser produzidos em escala econômica caso houvesse a convergência das aquisições dos países. Países… Read more »
Camargoer, seu comentário é evidentemente impregnado das melhores intenções, mas perceba que, mesmo na Europa – onde há sociedades politicamente muito mais maduras (sem duplo sentido), economicamente muito mais ricas e historicamente muito mais sujeitas ao risco de uma guerra – consegue-se chegar a algum consenso sobre integração de seus aparatos nacionais de defesa, não devemos esperar muita coisa de países sulamericanos.
Olá Pangloss. Há uma enorme desigualdade social nos países da América do Sul e muita diferença entre os países. De um lado, estão as economias industrializadas (Argentina, Brasil, Chile….) do outro países desindustrializados (Paraguaí, Bolívia, Uruguaia…). O desafio é enorme, mas há vários arranjos possíveis. Por exemplo, Paraguaia, Bolívia e Venezuela são praticamente autossuficientes em energia. São vantagens relativas que precisavam ser aproveitadas. Os países industrializados podem manter balanças superavitárias com outros países fora do continente e manter balanças deficitárias com países menores da América do Sul, como estratégia de redução de desigualdade. Há muita coisa para ser feita.
Este Up Grade atende às necessidades imediatas da frota, padronizando o nível operacional de todos os caças e mantem sob controle todas as possíveis ameaças que o Chile possa vir enfrentar no contexto geopolítico em que se desenvolve, permitindo atravessar a presente década com toda a sua frota à frente dos seus possíveis rivais e com calma decidir a manutenção dos seus vetores ou a renovação da frota padronizada a contar da próxima década.
Vc enxerga motivos pro Chile fazer mais do que isso neste momento?
Não fique nervoso! O amigo só disse verdades! Pare com essa “negação”!
Esse argumento de que é uma modernização básica , em função das debilidades dos possíveis adversários não se sustenta. Não era isso que vcs chilenos falavam, lembro a vc que em 2017, vc falou aqui no aéreo que os F 16 do chile já tinham radares AESA, uma das suas grandes mentiras para poder ganhar o debate no grito! Agora que a realidade bateu na porta, então vem essa conversa fiada. Mas não se preocupe chileno, muito em breve o chile anuncia a compra de meia dúzia de caças F 16 bk 70, e então vc poderá dizer que tem… Read more »
O Chile está bem e é um pais organizado.
Está ótimo, de acordo com as últimas manifestações populares. Só não explodiu ainda por causa do lockdown relativo ao coronavirus.
O chile está em convulsão social, as forças armadas convocaram os reservistas para conter os distúrbios e o governo correu para pedir 26 bilhões de dólares ao FMI!
A realidade lá está tão ruim socialmente e economicamente que a pandemia foi até um certo alívio para o governo, porque manteve o povo longe das ruas para protestar.
Olá Glasquis. Concordo com você. A escolha do equipamento militar (inclusive as quantidades) depende de uma avaliação do contexto geopolítico de cada país. Felizmente, o cone sul é uma área de relativa estabilidade. Uma corrida armamentista seria desastroso para a região. De modo geral, defendo a produção nacional ou nacionalizada de equipamentos militares, de tal modo que as compras militares tenham impacto positivo na economia de cada país. A simples importação de material militar não deveria fazer sentido para nenhuma país latino-americano, a não ser em um contexto de amplo compensações comerciais. Creio que as análises que geralmente faço para… Read more »
No momento a Argentina nem tem caças na força aérea. Mas o planejamento não pode ser feito levando em consideração somente a mediocridade dos vizinhos.
Ninguém vai fazer upgrade toda hora, já que vão reformar os caças deveriam fazer um pouco mais do que foi anunciado, até porque o F-16 é uma ótima plataforma.
Caro Luciano, a FACh tem um comportamento diferente em comparação às outras forças da região no que tange a modernizações. O Chile realiza modernizações constantes e assim vai mantendo seu material atualizado. Neste caso, apenas não incluiu os radares mas, se considerar que os F 16 deverão entrar em baixa a contar de 2030/35, não compensa gastar em AESA. Tal vez a FACh já esteja pensando no próximo vetor e assim sendo, já viria com AESA de fábrica. Estaria gastando uma fortuna pra ter os radares em operação durante 15 anos. depois faria o que com eles? Se considerarmos que… Read more »
Não era o que vc dizia em 2017 quando falou que os F 16 do chile já tinham radar AESA. A mentira tem pernas curtas chileno.
E o chile não vai mudar de caça antes de 2040, está em todos os sites chilenos essa informação, então vai ficar com radares obsoletos até lá?
Como dito por um analista militar:
Corda velha com nós novos
.???? Conta mais sobre isso, fiquei interessado. Jurava que ainda voavam na China as suas versões dos vetustos MIG-21.
Esteja certo de que a quantidade de vetustos MIG-21 chineses é bem inferior ao de vetustos F-16 americanos.
Não devemos esquecer do último entrevero entre os dois modelos nos céus de India e Paquistão.
Você acha que F-16 é tão vetusto quanto o Mig-21? Mostra que vc não entende nada desse assunto … e não me venha dizer que porque um Mig-21 derrubou um F-16 torna o caça russo melhor ou mais moderno que o americano.
O “vetusto” F-16V…. “Apenas” incorporou diversas tecnologias disponíveis no F-35, inclusive radar similar !
E como anda o MIG-21 ?
Mixuruca é voar de F-5! Os F-16 do Chile sem essas atualizações já são melhores que nossos F-5 modernizados! Aceita que dói menos!
Tirou as palavras da minha boca, a gente com caças da guerra do Vietnan e um piadista vem dizer que os upgrades chilenos são mixurucas, vai entender…
Piada é caça F 16 sem GPS, sem INS e sem IFF, já imaginou, um piloto num combate aéreo com vários caças no engajamento, e ele não saber quem é amigo ou inimigo, o que vai ter de fogo amigo não vai ser moleza. Bom, talvez para os chilenos isso seja normal. Afinal, quando foram testar os torpedos dos seus scorpenes, esses torpedos deram meia volta e atacaram eles mesmos!
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
Mentiroso
Mentiroso é quem dizia que os F 16 do chile tinham radar AESA, isso em 2017!
Fala sério, vc não tem credibilidade nenhuma.
Grande engano seu amigo, lembre do conflito India /Paquistão, onde 4 velhos mig 21 mais 2 SU 30, colocaram pra correr 12 F16 Bk 50/52 mais 6 caças chineses. Foram 18 contra contra 6, ou 3 pra 1. Então entenda que o que importa é a modernização do caça. Nossos caças são realmente velhos, mas desde 2003 foram modernizados e tem tecnologias que hoje sabemos não ter nos F 16 chilenos. Uma delas é o capacete DASH, que faz toda diferença num combate aéreo. Hoje, temos F 5 com mais tecnologia que os F 16 chilenos que não tem sequer… Read more »
O problema é se os F-5M podem decolar e se manterem em combate.
Vergonha é vc inventar tanta lorota só pra depreciar a força de outro país de graça. O Chile, durante o governo de Ricardo Lagos, comprou da Holanda 18 F 16. 11 A e 7 B. e os levou pro MLU. Neste MLU foram incorporados uma nova computadora de missão modular F-16 (MMC), novas telas de cristal líquido de Honeywell, HUD, instrumentos compativeis con óculos de visão noturna NVG, um INS (Sistema de Navegación Inercial), GPS, AIFF, FCR e a capacidade de portar os misseis BVR AIM-120C5 AMRAAM. Em 2008 foram comprados mais 18 F-16MLU M4, que já vieram modernizados sob o programa Falcon… Read more »
Cala tua boca chileno, não preciso desmentir nada, a matéria postada aqui no site já diz tudo, e foi confirmada pelo ministério de defesa do chile! Vc quer continuar com essas mentiras que foram ditas por anos em sites sem credibilidade do chile, onde, todos que conhecem do assunto diziam que não era verdade. Tivemos a manifestação de oficiais da Holanda que disseram que os F 16 foram depenados quando foram para o chile. Tivemos oficiais da Colômbia que falaram para não comprar caças F 16 de segunda mão, como o chile comprou, porque era bomba. E o MLU feito… Read more »
Não tem não.
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
A matéria e o ministério de defesa do chile estão mentindo, quem sabe das coisas é o site infodefensa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nossa caro Luciano, nos estamos hiper bens né.
Nossos F5M e Gripen,s que ainda nem voam são o supra sumo da América Latina .
Cada coisa viu!
O Brasil está inserido no contexto mixuruca da América do Sul. Pelo menos até chegarem os Gripens.
Sem AESA. Quando os Gripens chegarem teremos os melhores caças da região.
Radar AESA não é tudo, e que tem seus problemas.
Realmente, coma chegada dos Gripens NG teremos os melhores caças da região porque teremos um vetor melhor que os SU 30 da Venezuela, que hoje é sem dúvidas o caça a ser batido. Mas quando comparamos a eletrônica embarcada dos nossos caças atuais, percebemos que não estamos fora da realidade dos caças dos outros países da região.
Acho que você está equivocado se acha mesmo que os SU-30 venezuelanos são grande coisa.Um combate aéreo não é um jogo de Super Trunfo.Muitos fatores têm de ser levados em consideração.
Dificilmente os SU-30 estão em bom estado,dificilmente a Venezuela teria condições de mantê-los operacionais por muito tempo em um conflito.Eles não têm nada para dar grande apoio aos pilotos,etc.Não durariam 15 minutos no dogfight contra os F-16 chilenos.
Não fale bobagens ! O SU 30 tem mais alcance, mais capacidade de armas, mais hard points, melhor radar e IRST que os F 16 do chile não tem.
Além de que, a força aérea da Venezuela tem caças F 16 e F 5 em operação também há mais de 30 anos, ou seja, fazem combate entre esses caças e sabem a melhor maneira de enfrentar os F 5 e os F 16.
E de novo você achando que guerra é igual a um jogo de Super Trunfo kkkk
Nunca disse isso, vc está errado. se vc olhar minhas postagens, eu sempre falei que não existe super trunfo em guerras.
Quando os Gripens chegarem teremos os melhores caças da região.”
Só faltava os gripen chegarem já defasados ou perdendo pros F 16 que tem (os mais novos do Chile) apenas 15 anos a mais né?
Não fique nervoso! A verdade dói mas não mata! Calma!
Yuri Dogkove, pois é isso mesmo, esse ufanismo bobo e doente de certas pessoas que ainda estamos no século passado, com o EB usando suspensórios , um fuzil FAL com carenagens plásticas e a IMBEL que não tem armas pra entregar, e o pessoal ainda defende, inacreditável!
Estamos melhores que eles nisso também. É bom lembrar o chile comprou cerca de 10000 fuzis novos, se não me falha a memória. Mas que além se ser pouca coisa, até hoje não recebeu tudo em função de vários problemas relacionados a essa compra!
Já faz muitos anos que o Chile fabrica seus próprios fuzis. Inclusive, o Brasil já comprou alguns.
Atualmente o Chile produz o Galil ACE pro seu exercito.
Poderia nos mostrar aonde comprou 10.000 fuzis e aonde mostra que tem problemas com essa compra por gentileza, ou é mais uma notícia tipo:
Fonte: o meu ufanismo.
Não é possível. um cara inicia uma mentira e logo atras vem um monte de caras inventando outras.
O Chile monta seus fuzis galil, bem diferente de produz, e o Montenegro está certo sim. Houve uma compra de fuzis, que até hoje não foram entregues todas as unidades por problemas diversos.
O Brasil não comprou fuzil chileno, me parece que foi uma secretaria de estado que comprou uma única vez.
Glasquis, quando o f 39 chegar terá um excelente nível operacional e tecnológico. É fato que quando estiver operacional será o melhor caça da região.
Eu disse algo diferente disso?
A única dúvida está em considerar como “o melhor caça da região” a um caça sobre o qual tudo gira em conjecturas pois, apenas voam os protótipos.
Mas, seria um absurdo acreditar que um F 16 projetado na década de 70, seria superior a um caça projetado quatro décadas depois.
Mesmo assim, considerando todos os fatores, na atualidade, o Chile só perde em caça pra Venezuela e perde por muito pouco pois as capacidades entre o SU Venezuelano e o F 16 FACh, não são assim tão dissimiles. Mas o Chile compensa com Quantidade e disponibilidade.
Pare! O gripen será o melhor caça das galáxias! Melhor até que a nave espacial do Luke Skywalker. Provavelmente a USAF irá encomendar umas 3.000 unidades made in Brazil. Sou brasileiro e acredito nas centenas de reportagens de marketing da Saab que inundam os sites brasileiros. Invejoso!
4 decadas depois ? heheh
O Gripen foi apenas modernizado… Assim como o F-16, atualmente na versão V (Com diversas tecnologias do F-35).
Tal vez vc tenha razão Chris e por isso o caça se denomina JAS Gripen 39, apenas difere a serie, neste caso E/F assim como os F 16 que tem evoluído tanto que já estamos no Block 70.
O caça GRIPEN é um caça que já está na sua terceira geração Tivemos a versão A/B, depois a C/D e agora a E/F, semelhante ao que ocorreu com os F 16.
Sua linha de pensamento é ridícula quando diz que existe conjecturas sobre o mesmo, e o suposto protótipo que vc fala chegará aqui o Brasil em setembro, ou seja, será um dos 36 que o Brasil comprou.
Com nossos F 5 já basta para enfrentar caças F 16 que nem mira no capacete tem!
https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/forca-aerea-do-chile-exibe-seus-f-16-com-misseis-aim-120-amraam/
Exibiu caças F 16 MLU, que todos sabemos, usa o radar APG 66. O que fazer com mísseis AIM 120 se o caça tem pouca capacidade pra enxergar longe? No fim das contas, é um atirador com um bom fuzil, mas com luneta fraca!
Enquanto não chega quem tem são eles! Fim!
Exato, teremos, ficaremos, seremos, … Brasil pais do gerúndio.Nunca chegamos lá, acho maldição do deitado eternamente em berço esplêndido,
Errado, Brasil, País do presente. Já temos ASTROS 2020, blindados Guarani, submarinos scorpenes, aviões KC 390, helicópteros H 225M, helicópteros Seahawk, Helicópteros de ataque MI 35, Blindados piranha 3C, blindados CLANF, aviões C 295 de transporte e de patrulha persuader, satélite geoestacionário, novos fuzis, torres REMAX e já temos um gripen ng voando! Tudo isso novo, não é porcaria velha de segunda mão!
Submarinos Scorpene o Chile tem desde 2007. 13 anos atrás. Piranha o Chile tem desde a década de 70 e construídos localmente. C 295 O Chile tem há anos com capacidade de guerra anti/submarino e anti/superfície. Satélite, o Chile já vai pro seu terceiro satélite. Fuzis, desde a década de 80 que o Chile produz seus próprios fuzis. Antes de falar mal dos outros, conheça-os um pouco, estude sobre a sua industria e as suas capacidades. Depois de tudo, não deve ser a toa que um pais de 18 milhões de habitantes tem as suas FFAA comparadas às de um… Read more »
Chileno, o chile tem scorpenes desde 2007, isso é fato, mas não foram fabricados no chile e são menos capazes que os scorpenes fabricados no Brasil. Entenda, os nossos scorpenes são maiores, tem mais baterias e por isso podem ficar mais tempo submersos, além de que tem o sistema de defesa contra torpedos que os do chile não tem. Então, por isso compramos em 2008, mas o primeiro só foi ao mar ano passado, em função da fabricação local e da necessidade de construção de um estaleiro e de uma base naval que são as maiores e melhores de todo… Read more »
Enquanto não chega a “modernização” deles, somos nós que temos caças com mira montada no capacete, GPS/INS, rádios criptografados, IFF, 5 aviões radares, 3 aviões Elint, 3 aviões para guerra eletrônica! FIM!
Hoje temos f5 com radar griffo alcance 70 km e derby com alcance 60 km e nez 15 km, barco mais moderno marinha guerra uma corveta barroso com tecnologia década 90 e tanque leo1 década 70 bom , o que posso dizer, fique feliz e durma tranquilo. Sem falar no que esta operacional.
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
Seja bem vindo à realidade
A realidade está na matéria com fonte do pentágono, em outra matéria com a confirmação do Ministro de defesa do Chile e em mais outra recente, onde o governo do Chile desiste dessa “suposta modernização”, porque não tem dinheiro nem para isso. Portanto, chileno, vão ficar sem GPS, sem guia inercial, sem IFF e sem mira no capacete por mais alguns anos! Os F 16 do chile terão que ficar em uso até 2040, e a maioria não tem sequer mira no capacete, todos usam radares pulso doopler já obsoletos e não tem coisas básicas para o combate moderno ou… Read more »
https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/forca-aerea-do-chile-exibe-seus-f-16-com-misseis-aim-120-amraam/
Até nisso estão ruim, apenas 10 caças, onde estão os outros?
Pode ter certeza que os F5 modernizados com apoio dos AWACs que temos (maior frota de aeronaves desse tipo da AL) dariam muita briga pra F 16 Chileno e SU 30 Venezuelano, povo acha que o Chile é Israel, não da pra entender.
Vc falou tudo, não conhecemos as doutrinas de treinamentos, disponibilidade das aeronaves, nível de pilotos, e principalmente como é feita a comunicação entre as aeronaves,, tem nego pensando, que vc coloca 20 caças no ar, a sai atirando pra tudo quanto e lado, o nosso maior trunfo, serão os E99 ( QUANDO MODERNIZADOS), pelo que sei, por enquanto é uma verdadeira torre de Babel ( cada um usa um sistema diferente do outro), ninguém fala com ninguém, com a chegada dos GRIPENS, e implantação de um data link comum, teremos com certeza a melhor força aérea da América Latina.
Aqui qualquer um inventa qualquer mentira sobre o que desconhece. O Chie, durante o governo de Ricardo Lagos, comprou da Holanda 18 F 16. 11 A e 7 B. e os levou pro MLU. Neste MLU foram incorporados uma nova computadora de missão modular F-16 (MMC), novas telas de cristal líquido de Honeywell, HUD, instrumentos compativeis con óculos de visão noturna NVG, um INS (Sistema de Navegación Inercial), GPS, AIFF, FCR e a capacidade de portar os misseis BVR AIM-120C5 AMRAAM. Em 2008 foram comprados mais 18 F-16MLU M4, que já vieram modernizados sob o programa Falcon STAR (Structural Augmentation Roadmap) que aumentou… Read more »
Vc continua mentindo muito chileno, chile só tem 3 P 3 orion , os outros foram pro desmanche.
E veja que somente esses P 3 tem capacidade e autonomia para ir e voltar até a ilha de pascoa sem reabastecimento. Os outros não podem fazer essa tarefa. Os bandeirantes do chile não foram modernizados, estão muito obsoletos. E, por fim, os vulcan são avionetas para patrulha litorânea e visual, porque não dispõe de radares modernos, ou seja, são porcarias chamadas de patrulha!
Os nossos E-99 NUNCA foram ¨torre de Babel¨. Como inventam coisas….De onde tiram isso? Do amigo do Cabo corneteiro?
Seis corpos de bomba MK82? É isso mesmo? Isso fabricamos aqui no Brasil.
Isso mesmo, para quem fica invejando o Chile, não chega nem perto da nossa capacidade industrial e tecnológica.
Quem inveja o Chile desconhece a capacidade industrial e tecnológica que nós temos.
Eu também acho isso. Muito superestimados por aqui.
Com todo respeito aos chilenos, que em muitas áreas estão à frente da gente, a FACh utiliza aviões “Made in Brazil” e estão satisfeitíssimos com eles.
“a FACh utiliza aviões “Made in Brazil” e estão satisfeitíssimos com eles.”
E deveria ser diferente?
Os A 29 e principalmente os Bandeirante, tem prestado grandes serviços e no caso destes últimos, demonstrando enorme capacidade e confiabilidade na execução das suas missões.
Se tu é chileno, não vejo problemas em pagar pau pra fora aérea do teu país. Está mais no seu papel mesmo.
O que irrita é brasileiro pagando pau pra FACh que, com todo o respeito, é bem supervalorizada por aqui. É uma situação tipo argentinos elogiando o cinema brasileiro… faz o menor sentido!
Po… Elogia as notas do Chile no PISA, elogia o grau de abertura econômica, elogia a renda per capita… mas a FACh?! Como assim?!
Quando a FAB estiver satisfeita em usar uma aeronave chilena, aí pode-se até iniciar uma discussão, mas por enquanto…
O chile está tão bem nos seus princípios econômicos que desde outubro do ano passado estão em guerra civil, literalmente. Foram mais de 50 estações do metrô incendiadas, lojas de departamento e comercio em geral depredados, o turismo acabou porque ninguém quer ir lá com essas confusões. O governo chileno chamou os reservistas para poder conter a desordem e também pediu 26 bilhões de dólares em empréstimos ao FMI, o Ministro da saúde caiu porque estava mentindo sobre a quantidade de mortes pela covid! Não creio que tenhamos muito que invejar do chile.
O Chile econômico-socialmente está melhor que a gente uns 10 a 15 anos. Está longe de ser o paraíso na Terra, como muita gente brada, mas… Educação, saneamento, renda per capita, abertura econômica e ambiente de negócios… Os números são objetivos. Negacionismo panfletário e ufanista de facebook não vai mudar a situação real. “50 estações de metrô”. Você tem fontes disso? Eu fui lá em fevereiro deste ano. A coisa ficou feia sim… 3 ou 4 estações de metrô do Centro ainda estavam fechadas, mas a rede estava funcionando. Alguns comércios no Centro fizeram investimentos precários de proteção das portas… Read more »
“ O governo chileno chamou os reservistas para poder conter a desordem”
Mentira sua. O chile não pode convocar reservistas pra conflitos de ordem internos.
Não só chamou, mas decretou estado de sítio e agora está tentando fazer uma nova lei para dar autonomia as forças armadas para defender infraestruturas críticas do chile.
Eu trocaria esse parque industrial bélico pelos índices de saneamento básico do Chile de 92% . 35 milhões de brasileiro não tem acesso a água tratada.
E tem partido que entrou no STF para impedir o Marco do Saneamento Básico… *&^%$#
GabrielBR
O Chile é um país organizado e dentro do que pode. Cuida bem de seus meios de defesa, em proporção a seus oponentes mais imediatos na América do Sul.Como fica difícil prever e aceitar um conflito armado entre países do nosso continente.Ele está bem. Claro que nada se compara ao Brasil, mesmo sendo avacalhado.
saneamento ok…até eu. O problema é se vier a previdência e a dependência de commodities, né? (se bem que o nisso estamos a caminho)
Nós somos essencialmente um país agroexportador e nossa indústria é domestica e produtora de produtos caros e ruins. A Previdência chilena é sustentável e similar ao sistema de previdência capitalizado sueco.
Nós estamos em um grande processo de desindustrialização antes de sermos ricos. Nem por um momento desprezo a importância, inclusive estratégica, de sermos uma potência agroexportadora. Mas isso é “fácil”. Se somos essa potência atualmente muito devemos a políticas de longo prazo e de estado adotadas a uns 40 anos, se não mais, atrás. Mesmo período em que, para nos atermos ao setor defesa, vimos empresas como Engesa, Bernadini, etc ..indo à bancarrota…(sem entrar no mérito mercadológico e gestacional dessas empresas). Quantas toneladas de soja equivalem a um Tamoio ou Osorio????? Esse é o ponto. Quantos empregos e capital tecnológico… Read more »
Santiago é a maior e mais desenvolvida cidade do Chile, eles lá não tem aterro sanitário, são 140 lixões a céu aberto. Imagine como é a realidade no restante do País, sabe nada inocente!
96% dos Chilenos têm acesso a água tratada e 96% dos chilenos têm esgotamento sanitário. Quem não sabe nada é você!
Vai lá ver se é isso o que dizem e depois vem dar sua opinião aqui.
Outra mentira
“eles lá não tem aterro sanitário, são 140 lixões a céu aberto.”
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/chile-lidera-geracao-de-lixo-na-america-latina-mas-recicla-pouco,cc01b78c2b28f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
É muito ressentimento pra um cara só
Muita mentira
“Uma Lei de Política de Resíduos do Chile, que data de 2005, regulamentou a coleta de resíduos e dispôs sua deposição posterior em aterros sanitários e não mais em lixões, aos quais os catadores não têm acesso. À medida que os vazadouros foram desaparecendo também caiu a atividade de reciclagem de base, vital em toda a cadeia.”
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/06/chile-lidera-geracao-de-residuos-na-america-latina-mas-recicla-pouco.html
Mais uma mentira que cai
Não se resolve o problema de 140 lixões em apenas 15 anos, a lei pode existir, mas os resultados ainda são pífios.
Se o Brasil tivesse alguma capacidade tecnológica nossa Força Aérea não voaria de F-5… Acorda cara! Volta para a Terra!
Pesquisa sobre o EMBRAER MFT/LF
Se não quiser aqui tem um link sobre:
https://www.airway.com.br/mft-lf-o-caca-a-jato-da-embraer-que-nao-tivemos/
O que o Brasil não tem é vontade política, capacidade tecnológica temos.
Tem não! Não inventa desculpa! A capacidade se limita ao Super Tucano!
C-390 Millennuim, AMX, E-Jets, etc…
Se prefere fechar os olhos para a realidade, feche, reconheço um teimoso que não quer aprender de longe.
Fonte: Vozes da minha cabeça
Caro Wilson
Ainda em 1975 ou 76, não lembro bem o ano, o próprio coronel Ozires Silva, então presidente da Embraer, me falou sobre este projeto.
Eu até provoquei, perguntando se em 50 anos estaria concluído. Ele respondeu com o bordão em voga:
– Este não é um País que vai pra frente?
Infelizmente não decolou.
Abraço
Legal.
Realmente é uma pena, lembro também já bem mais recente que o presidente da Embraer havia afirmado que a empresa poderia fazer o futuro caça da FAB e que não era preciso comprar um de fora. Acho que consigo encontrar essa matéria.
Achei:
https://www.aereo.jor.br/2009/11/17/embraer-poderia-fabricar-caca-diz-ozires-silva/
E também fabricamos capacetes com miras integradas!
Fabricamos e exportamos! A Suécia encomendou 60 HMD Targo (vão ser fabricados pela AEL)
“Fabricados” na AEL talvez não seja a palavra correta. Talvez a certa seja “montados”, pela AEL. O Targo foi desenvolvido pela Elbit Systems. A AEL é uma subsidiária da Elbit. Existe um jogo político, contratual e de marketing nessa história toda…Tem a tal parceria com o Brasil… Mas os suecos simplesmente poderiam comprar o Targo diretamente de Israel (WAD idem).
Essa confusão entre “Fabricamos” e “Montamos” é muito comum por aqui. Antigamente tinha alguns grandes entendedores (Vader entre outros) com maior senso crítico que colocavam um pouco de ordem. Hoje apenas o Juarez e quem sebe o senhor.
Essa confusão de “fabricamos e montamos” é muito mais comum no chile, que não fabrica nada e diz que fabrica tudo. Aqui no Brasil se fabrica muita coisa sim, podemos citar facilmente radares M 20 , M 60 e M 200(AESA), fuzis IMBEL, satélite amazonas, KC 390, super tucano, torre REMAX, etc. Isso só para citar algumas coisas recentes. Evidentemente, tem coisas que são fabricadas sob licença, outras são apenas montadas e ainda tem aquelas que são projetos Brasileiros , mas que tem equipamentos de fora no recheio. Mas é assim no mundo inteiro. O único fato incontestável, é que… Read more »
Seu comentário recheio de ódio e ressentimento é inócuo. O Chile produz seus próprios fuzis desde a década de 70. Assim como seus Blindados Piranha, seus Patrulheiros Offshore, Munição tanto menor, quanto maior, aviões de instrução e Caças CAS, Navios de especialização e transportes, Lançadores de misseis SLM, Misseis Superfície Ar, Sistemas de mando e control, Gerenciadores de combate, etc. A diferença está em que os setores estratégico militares no Chile são controlados pelo estado. As maiores empresas bélicas do Chile são Estatais dirigidas por Militares. Então, estude um pouco e verá que o senhor sabe pouco ou nada sobre… Read more »
MENTIRAS CHILENAS
SLM tem foguetes israelenses
Fuzis israelenses montados no chile
Não existe míssil superfície ar fabricado no chile
Piranhas fabricados por licença.
Treinador T 35 pilán fabricado por licença
Não existe caça CAS no chile, apenas um treinador a reação fabricado por licença da Espanha e que foi adaptado com armas ar solo.
Patrulheiros fabricados por licença alemã.
Sinceramente. é muita mentira para um chileno só!
Melhor que helibras que leva tot em todo projeto e nunca podemos vender pois eles vendem direto. Iveco ta indo mesmo caminho, vamos ver Gripen.
Pois é.
Não fale bobagens colega, se vc fosse um funcionário da helibrás ou da Iveco vc não dizia isso.
E se essas empresas estivessem no chile esse chileno mentiroso estava aqui contando vantagem!
Olá Cel.Nery. Acho que você tocou no ponto fundamental. Há um enorme campo estratégico para convergir compras militares continentais com diferentes graus de sofisticação. Há coisas que podem ser fabricadas no Brasil e fornecidos para outros países, assim como o Brasil poderia importar outros itens militares complementares dos países vizinhos. É preciso ampliar as trocas comerciais entre os países do cone sul.
Salvo melhor juízo, a Britanite fabrica TODAS as nossas bombas.
Enaex?
Inicialmente li “Birinaite”, precisei ler de novo… 😀
A Britanite é ativo pertencente a ENAEX, Multinacional de origem chileno.
E de que adianta ser dono se as fábricas e os produtos estão instalados no Brasil? Se os técnicos são 100% brasileiros, se o know-how é brasileiro?
Mesmo com a fábrica precisou ir nos Estados Unidos comprar simples bombas de uso geral
Inclusive a Britanite fabrica bombas que o Chile não pode comprar/estocar/fabricar/usar (cluster)
“Inclusive a Britanite fabrica bombas que o Chile não pode comprar/estocar/fabricar/usar (cluster)”
Quais, poderia me dizer ou é apenas uma outra conjectura sua?
“The Republic of Chile signed the Convention on Cluster Munitions on 3 December 2008, ratified on 16 December 2010, and the convention entered into force for the country on 1 June 2011” “In July 2013, Chile completed the destruction of a stockpile of 249 cluster munitions and 25,896 submunitions” “During the Oslo Process in September 2007, Chile stated that it no longer produced cluster munitions and did not intend to produce the weapon in the future.” “Chile completed destruction of the stockpile in July 2013 and announced the completion two months later at the convention’s Fourth Meeting of States Parties.… Read more »
Acho que existe um problema de compreensão de leitura. O fato do Chile ter renunciado voluntariamente ao uso de munições Clúster, e ter destruido os rmanescentes no seu arsenal, não quer dizer que não posa comprar ou usar. Aliás, o Chile é um dos primeiros fabricantes deste tipo de munição na década de 70 que através da empres Cardoen, desenhou, projetou e construiu as suas próprias munições Clúster conhecidas no Chile como Bomba Racimo. Na atualidade, Carlos Cardoen Criador e construtor da Bomba Racimo, vive na região central do Chile e não pode sair do país pois pesa sobre ele… Read more »
Se o Chile for signatário de um tratado internacional que proíbe munições cluster, então não pode fabricar, comprar, vender ou usar esse tipo de munição.
Como o Brasil não assinou esse tratado continua fabricando e vendendo munições cluster, mas ao custo de ter que lidar com questões diplomáticas como ocorreu quando a Arábia Saudita usou essas munições em combate, acho que a última crise das cluster foi em 2018.(Tem matéria na net de anos anteriores sobre isso inclusive).
Sim mas isso não quer dizer que não tem a capacidade de produzir pois já produziu e neste caso, ão é algo tão complexo reativar a produção dessa munição. O caso está em que o Chile tem essa capacidade. Que tenha decidido, voluntariamente, renunciar ao uso desta munição é outra coisa.
Estamos falando de capacidade bélica. Não de direito militar internacional.
A nota apenas diz que o Chile, por vontade própria, renunciou ao uso de munição Clúter mas, não diz em nhum lugar que não pode produzir, estocar ou operar este tipo de munição. Aliás, o Chile, através da empres Cardoen, pfoi um dos primeiros países da região, a projetar, produzir e operar, este tipo de munição. Hoje, o seu proprietario, Carlos Cardoen, se encontra com um mandado de prisão por parte de EEUU por vender este e outros tipos de munições e armamentos ao Irak durante o governo de Hussein.
A mesma pergunta eu faço a você.
E de que adianta estar a fábrica no Brasil se os direitos, royalties, licenças e propriedade dos projetos e da produção é de outro país?
Aliás, poderia me dar a lista de técnicos da Britanite pra ver se realmente são 100% Brasileiros?
Vc está enganado chileno, o projeto do kit de guiagem da britinite é de 2009, anterior a venda da mesma que aconteceu em 2012. No que refere ao kit de guiagem propriamente dito,era a mectron a responsável pelo kit de guiagem, ficando a britanite com a bomba em si. É bom não esquecer que todos os projetos desenvolvidos no Brasil com a participação de instituições fomentadores estatais como FINEP ou mesmo das forças armadas do Brasil através do IME, ITA, DCTA e outros. Tem a patente de uso e comercialização pertencente ao governo Brasileiro. É assim com o guarani, com… Read more »
Sedo anterior ou não, quando a britanite foi vendida, ela foi vendida com todos os seus ativos.
Sobre o Kit, a FACh usa o Kit JDAM pro guiado de bombas. Se precisase de outro, ou, se o sistema britanite/mectron apresenta-se alguma vantagem sobre o JDAM, com certeza a FACh o usaria.
Chile comprou poucos kits JDAM, modo irônico on, kkkkkkk. Certamente não precisa de mais kits , é só pro super trunfo, como sempre!
E só usaria o kit Brasileiro se nosso governo permitisse, pois como disse, não são donos dele.
Caro Glasquis. Acho que existe uma escala. No caso da sede, isso pode trazer benefícios em relação à balança de serviços. Contudo isso não é garantia. A Vale, por exemplo, tem a sede no Brasil mas ela sonegou muito fazendo uma triangulação de vendas usando um escritório na Suíça. Outro ponto importante é a localização da fábrica. Ela pega impostos localmente, gera emprego localmente e faz encomendas de matéria-prima e serviços localmente. Mesmo no caso de parte dos funcionários serem estrangeiros, eles irão pagar imposto de renda localmente, suas famílias estarão no país demandando serviços e consumo localmente. Outro coisa… Read more »
Também achei esse item bem modesto.
Caro coronel, pelo visto os chilenos estão atrelados à contratos de venda do FMS. Ou seja só pode comprar ou fazer manutenção com os americanos.
Vc está enganado. Os MLU e as mnutenções feitas nos F 16 FACh são feitas pela Estatal Chilena ENAER a exeção dos primeiros MLU feitos pela DEDALOUS que não é Americana.
ENAER é a única empresa abaixo do Equador autorizada a dar manutenção e fazer Up Grade em caças Lockheed Martin.
Vc pode ver que até pra este Up Grade não seria contratada nenhuma empresa. Apenas seriam comprados os Kits pra serem montados localmente.
Isso acontece com os Hercules também. Incluso alguns Hercules da região tem feito manutenção na ENAER em Chile
Outra mentira sua chileno, a EMBRAER é dona da OGMA de Portugal, que dá manutenção e faz MLU nos F 16 muito antes do chile sonhar em ter F 16.
Não é dona, apenas acionista e Portugal fica no hemisfério norte.
Acionista com 65% das ações , isso em qualquer parte do mundo significa ser DONO, até mesmo no hemisfério norte!
Chore no travesseiro chileno, que é macio!
Os chinelos são donos da Britanite.
Isso é normal amigo, o Brasil é uma economia de mercado. Não esqueça que o Brasil é dono de uma grande parte dos fundos de aposentadorias chilenas através do ITAU, bem como o mercado de cartão de crédito do chile também é quase um monopólio do mesmo ITAU.
Recentemente foi anunciado que o Brasil vai receber a primeira fabrica de células de baterias de litio/enxofre do mundo, está sendo erguida em Minas. Então é assim que funciona o mundo capitalista.
Imagine Rinaldo Nery, a cara dos que falavam que o chile tinha uma indústria militar qualificada. Não ter capacidade para fabricar corpo de bomba burra é o fim da picada, sem comentários!
Aqui no Brasil, não só fabricamos destas bombas, como fabricamos kits de guiagem inteligente, como os da Friuli. Esses kits foram exportados para a Colombia e foram bastante elogiados pelo excelente desempenho.
Nossa Coronel, até o senhor???
O que faz uma Força Aérea com 6 corpos de bomba MK82 pra 46 Caças?
Nada, apenas atualiza as suas matrizes e autorizações de operação. Depois de tudo, Somos parceiros com a MECTRON na produção desse material não é?
Eu também notei isso, Coronel. Mas além disso, nunce entendi porque a FAB não pulou de F-5 para F-16. Essa seria a progressão mais óbvia ao meu parecer, sem tirar nenhum mérito do Gripen.
João Moita Jr
A FAB preferiu um sistema de armas, sendo a plataforma escolhida o Gripen. o F-16 seria uma compra de “prateleira” o que não era o objetivo da FAB. A Lockheed nem estava entre os finalistas do FX-2. Quanto ao mérito, já foi debatido à exaustão.
Brasil ia para para F/A 18 E/F mas aí veio o Snowden
Caro Carlos. Acho que a FAB queria os F39 desde o início. Havia um enorme lobby pelo F18, mas as condições de venda do equipamento eram piores que as condições oferecidas pelos franceses e pelos suécos.
Pelo que sei a Dilma ia sim comprar o caça americano, o que FAB queria era o Gripem, Rafale e F18, qualquer um agradaria a FAB, mas a preferência era pelo Gripen, e a escolha cabia à Dilma, mas aí vc já sabe o resto.
Concordo com o Sr. João moita Jr.
Lembrando que o custo por hora de vôo do F-39 é bem menor do que o SH e muitíssimo menor da Rainha de Hangar Francesa.
por gentileza, nos mostre qual o custo de hra voo do gripen e do SH
Gripen: 4.700 dólares;
F-16: 7.700 dólares;
F-18 E/F: 11.000 dólares;
F-35: 31.000 dólares;
Tenho um comentário retido com a fonte dessa informação.
Hora de voo do Gripen a menos de 5 mil dólares?? Mais barata que de um F-5M?? Não acredite em tudo que lè.
Acredito que custo hora gripen Brasil sera inferior F16 pois teremos mod brasileira que e mais em conta teoricamente. Porem aqui somos mágicos da ineficiência e impostos.
Alguns adendos, como meu comentário está retido com a fonte dessa informação, vou colocar algumas observações presentes nela.
Os custos apresentados são uma média aproximada dos custos de hora de voo das respectivas aeronaves das Forças Aéreas que os utilizam, não sendo portanto um valor fixo.
Por exemplo eu não citei a versão do F-35, pois a média é dos custos das 3 versões juntas.
Por ser o único estudo que apresenta um comparativo decidi apresentar os valores presentes nele. Esse é um estudo feito pela IHS Jane’s em resposta a um pedido da SAAB.
A hora de voo do Gripen e do F 16 deveriam ser relativamente compatíveis. Sobre isso posso garantir que a hora voo do F 5 é bem mais barata
Vc entenderá que esse valor, 4,7 mil U$ Dollar, foi a estimativa apresentada pela SAAV durante a concorrência. Pra se saber quais os valores reais de operação, só depois do caça entrar em operação.
Com certeza, a SAAB jogaria os custos bem abaixo durante uma concorrência. Depois de tudo, era a opção com menores chances naquela época.
Claro que os custos ainda podem nos surpreender, pra bem ou pra mal.
Pra se saber quais os valores reais de operação, só depois do caça entrar em operação.
Assim como coloquei em meu segundo comentário, esse valor é uma média, possivelmente dos Gripen C/D em operação no mundo, apresentada pela IHS Jane’s. Na época da licitação houve declarações da FAB de que o custo do Gripen NG seria equivalente ao que se gasta com os F-5m. Como o Gripen foi projetado tendo em vista os custo de aquisição e de manutenção, que tinham que ser menores que os do Viggen, considero que o Gripen possa realmente ter uma hora de voo mais barata do que o F-16, sobre os custos reais na FAB só saberemos quando o Gripen… Read more »
O Gripen já existe há décadas e mesmo sendo uma nova versão, a SAAB sabe bem o valor da hora voo. Só resta ficar torcendo contra né chileno?
Vc acompanhou o conflito india/paquistão? percebeu que os EUA deram uma bronca no Paquistão porque os mesmos usaram caças F 16 contra a India?
Sem tirar os méritos do F 16, mas comprar uma arma e depois ter que pedir autorização para usar,não é uma progressão óbvia!
Isso é uma lenda que teima em morrer.
Igual a aquela que diz que o armamento americano tem chip de desativação do sistema.
Muita ingenuidade sua achar que um país deva pedir autorização de uso de armas pra defender seu território.
É sabido que todo país, em sua defesa, usará todo e qualquer armamento que tiver possibilidade de usar.
Eu também li várias matérias informando sobre o pito que os EUA deram no Paquistão, creio e não é lenda.
Caro João. O programa FX era para a aquisição de caças com valor fixado em US$ 700 milhões. Na época, já se falava na preferência pelo F39C/D, contudo houve uma enorme pressão pelo M2000. O F16 teria sido escolhido apenas se as condições financeiras fossem muito vantajosas, porque de um lado havia a oferta de fabricar o M2000 no Brasil ou condições de offset oferecidas pelos suécos. Não existe offset nas compras por meio do FMS.
Estranho a compra e a quantidade. Acho que tem verba desviada para outro proposito licito ou ilícito.
O senhor já esteve operando em algumas CRUZEX, por gentileza, qual a sua opinião da FACh quanto ao seu material, tanto humano quanto seus vetores e armamentos?
São o Israel da América latina. Sempre falei isso: muito profissionais. O padrão dos oficiais chilenos é altíssimo. Muitos cursam o Air War College, em Montgomery, AL. A hipótese de guerra deles com o Peru é muito plausível. Vivem preparados. A Guerra do Pacífico até hoje não teve um fim definitivo.
A eloquência de quem realmente conhece e esteve lá, trabalhando “ombro a ombro” é incontestável.
E é por isso também, que a FACh mantem uma estreitíssima relação de cooperação e intercámbio de experiências com a FAB pois são, sem nenhuma dúvida, as duas melhores e mais capacitadas Forças Aéreas da América Latina.
Depois do comentário do Cel., acho que não resta mais nada pro debate.
Do mesmo modo que o Brasil são os EUA da américa latina!
Só um tapa pra seguir voando atualizados, não chega nem a ser uma MLU.
Os F-16 A/B adquiridos da Holanda tinham sofrido o upgrade para ML na Holanda, os que eles adquiriram novos os F-16 C/D Block 50/52 não sofreram e por conta disso são em termos de equipamentos menos modernos que os A/B apesar de serem mais novos.
Os Block 50 foram atualizados em 2012 e são sim mais modernos e capazes que os MLU. A diferença está na sua configuração. Os Block 50 são uma ponta de lança. Um braço de projeção de ataque em solo inimigo e por isso foram preparados pra atuarem com Derby, que já vem com os codigos fonte abertos pra facilitar a sua configuração, a diferença dos AIM 120 que são usados principalmente nos MLU. Aliás, nunca vi um Block 50 FACh com AIM 120.
Resumo da opera, quando os Gripens chegar, vamos está superiores na America Latrina!
Até o Chile comprar SH ou F35.
Quando a Holanda comprar e se desfizer dos seus F-35 em 40 anos
Haha…que complexo de vira lata…
Fala por ti au au au.
Apenas coloco o que vejo. O Chile tem vontade política de investir nas suas forças armadas.
Não falei nada do Brasil.
Vai depender de qual SH você está falando…
SH Novos? E/F Block III? Se for aí pode ser melhor que o Gripen E/F mesmo, fora isso vai ser bem difícil…
Só faltava tudo isso pra receber os Gripens em 2021 e já tendo defasagem com algum país da América do Sul. Meio absurdo né?
Lembre que os F 16 mais novos do Chile foram fabricados em 2006. Se o Gripen vier em 2021, será no mínimo 15 anos mais novo. Teria lógica perder pra um F 16 de 2006?
Modernização? Sem radar aesa? sem IRST como nos F-16 dos EAU? Sem novos equipamentos de guerra eletrônica?
Calma, o Glasquis já já aparece aqui para fazer controle de dano e dizer que a segunda parte da “modernização” vai ser feita em Israel
Aproveitando o gancho… seria interessante uma matéria sobre os dois navios pelados que o Chile comprou. 70 milhões de dólares (ambos)
Nacionalistas chilenos estão afirmando que por esse preço a Australia entregou mais de 300 mísseis (ESSM, SM-2 e Harpoon)
Vc poderia me dizer então, com o que vieram esses dois navios pois, o que eu vi, apenas foram retiradas as Phalanx mas, tal vez vc deva ter informações mais precisas de quais equipamentos foram retirados da Adelaide ou é apenas conjectura sua ou quem sabe, torcida.
Isso mesmo Marcos, essas fragatas Australianas custaram cerca de 40 milhões de dólares cada, estavam no osso. O debate no chile é muito grande sobre isso. Primeiro vieram sem mísseis certamente, pois esse valor por unidade não paga uma MACAE. Os sites chilenos já disseram muitas coisas, como a grande quantidade de marinheiros para operar o navio, cerca de 170, isso sem o pessoal dos helicópteros. Questionam também as turbinas rolls royce, que perderão a assistência do fabricante em apenas 5 anos. Estão com receio que se repita o que ocorreu com as fragatas classe L, que praticamente viraram rainhas… Read more »
“Veja que eu já falava sobre esses problemas da classe L, inclusive sobre o fim dos mísseis SM 1″ . “Production of the SM-1MR Block VI missile ended in 1987. The missile was retired from U.S. Navy service in 2003. It is expected to reach its “end of shelf life” (read “use by date”) around 2020. The U.S. Navy announced at the International STANDARD Missile Users Group (ISMUG) meeting in 2012 that support for SM-1 will end in 2020. They have urged all SM-1 users around the world to begin planning on replacing SM-1 aboard the ships they plan to… Read more »
Exatamente Bardini, um dos problemas era esse. Os misseis SM1 das fragatas classe L teriam que ser reformados entre 2015 e 2020 para continuarem operantes. Mas , em função do anúncio do fim deles em 2020 isso ficou difícil. Afinal, não é inteligente vc manter operacional um sistema que não terá mais assistência do fabricante e vc próprio não ter capacidade industrial para dar essa assistência! A questão da falta de um helicóptero orgânico limitava o alcance de suas armas ao horizonte radar e a mesma só seria efetiva dentro do alcance máximo de seus mísseis se operasse junto com… Read more »
Então marcos, estamos esperando a sua informação de quais armamentos foram retirados das Adelaide.
TODOS!
A venda proposta deste equipamento não alterará o equilíbrio militar básico na região.
Deveria ser: não alterará o Desequilíbrio existente…
Bem observado.
Alguns foristas chilenos em outros foros estavam falando que o upgrade levaria a frota ao standard Block 70/F-16V. Pelos valores e a descrição não é o que parece.
Devem estar bem tristonhos então
Levaram um banho de água fria, devem estar agora pensando num argumento para tentar desfazer de nossas forças. Tipo, não comprou, não chegou, não está operacional! São esses os argumentos que esse povo nascido em Paiseco de meia pataca fala.
Jamais. Os Block 50 (que são os mais novos) estão com 14 anos, já estão entrando na sua meia vida de serviço. Em princípio, não compensa gastar em AESA num vetor que terá mais 15 anos só. A FACh padroniza a frota e poupa recursos que poderão ser vitais pra renovação da sua frota na próxima década. Além do mais, continua sendo mais poderosa que os seus 3 adversários juntos quanto a Caças se refere.
Foristas chilenos estão chorando muito! kkkkkkkkkkkkkk
Pois é esse cara aí, Glasquis7, já foi bloqueado no blog de tanta besteira que escreveu. Continua a mesma coisa. Tá com inveja. Hahaha
A mim espanta-me você ainda não o ter sido.
Já foi Caro Peter, já foi.
Para que o Chile iria gastar dinheiro com modernização mais cara?A Argentina nem caça tem, estão certos nesse tipo de upgrade.Gastar dinheiro sem necessidade nunca fez sentido.
O rival militar do Chile hoje e’ o Peru e nao a Argentina.
Mas eles tem rusgas com o Peru e com a Bolívia por conta da Guerra do Pacífico que o Chile venceu e ficou com a saída para o mar da Bolívia e um pequeno pedaço do litoral peruano. A Bolívia como a Argentina tem uma força aérea fraca e ultrapassada, mas o Peru tem caças mais modernos como o Mig-29 ( que estão pensando em fazer upgrade ).
O Up grae do Peru já foi feito. Tentaram comprar caças novos, depois decidiram modernizar os existentes, finalmente decidiram por um SMT e acabaram fazendo um Up grade básico denominado SMP em apenas 8 das aeronaves da frota peruana. Se juntar o Peru, a Bolívia e a Argentina, não dá pra bater de frente contra a FACh.
Eu fico realmente abismado que todos os meu comentários vão “para análise” enquanto a turma consegue trazer esse tipo de comentário pra cá. É algo pessoal, turma da moderação?
Pois é.
Não era esse o argumento dos chilenos, diziam que eram os melhores da região, que seus caças eram super modernos e outras baboseiras.
Agora vão ter que engolir caças MIG 29 do Perú com mais tecnologia embarcada que os deles, tipo IRST! kkkkkkkkkkk
Então o Chile não vai de Gripen? O Brasil será o único detentor desse caça extraordinário? Será?
Só o Brasil tem dinheiro pra um projeto desses, o resto vive de compra de oportunidade, sem indústria bélica pra apoiar, esses paises da AS iam se ferrar com um embargo.
Deveria rever seu conceitos. Existe uma industria bélica na America do Sul sim, A diferença está em que no Brasil, essa industria pertence ao setor privado. Nos outros países é do setor público.
Você citou que o Chile produz fuzis, blindados, aeronaves, etc. Só que a maioria desses equipamentos são produzidos sobre licença, blindados piranha, fuzis ACE e por ai vai. Já a indústria bélica Brasileira é a única na AS que desenvolve e fabrica equipamentos modernos, como o Super Tucano, ASTROS, IA 2, C390 milenium, etc. E mesmo os grandes projetos de trânsferência de tecnologia que o Brasil esta fazendo, como o Gripen e o prosub, são grandes demais para outro pais da AS ter condições de fazer, o próprio Chile comprou seus escorpene de prateleira, não os produziu. Você que tem… Read more »
Não. vc leu errado. Em nenhum momento eu quis pintar uma imagem exagerada da Industria Chilena. Isso é uma imagem que vc criou pois, eu não disse em parte alguma que a indústria Chilena se compara à indústria Brasileira. O que eu postei foi que, apesar de vcs não terem conhecimento disso, existe sim, uma boa indústria bélica na América do sul e que em muitos casos ela consegue se sobrepor a problemas que no caso do Brasil são frequentes. Um exemplo disso são as Macaé. Anos com 3 unidades esperando conclusão enquanto que o Peru, Chile, Colômbia e Equador,… Read more »
Além disso sei que existe uma idústria bélica no continente, em paises como o Peru, Chile, Colombia e Argentina, que já teve uma industria bélica bastante respeitável (que desenvolvia seus próprios armamentos). Mas em todos esses paises essa indústria é muito limitada se comparada ao Brasil, talvez por ser em maioria estatal como você diz.
Vão colocar uma mira integrada ao capacete mais moderna em substituição ao sistema que eles tem ou não possuem e vão colocar agora mira integrada ao capacete? E outra coisa não vão colocar um radar AESA?
Eles só tinham mira montada no capacete nos caças F 16 bk 50. Os 36 caças F 16 que vieram da holanda não tinham, e agora somente 19 deles vão receber esse equipamento que é essencial no combate aéreo. Possivelmente serão os menos velhos, da versão MLU M 4, os outros MLU da versão M 2 continuarão sem mira no capacete, uma lástima !
F-5, anos 70, Buah… kkkkkkkkkkkkk
Os F-16 A/B chilenos também são dos anos 70.
F 16 sem mira montada no capacete, sem GPS, sem INS, sem IFF, sem rádio criptografado, Buah… estão disputando com os F 16 da Venezuela kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem disse que os F-16 MLU chilenos não tem GPS, INS e IFF?
Um tal de Alexandre Silva.
Se estão comprando agora, então não tem. E se tem, são obsoletos ou já não funcionam mais, afinal, são caças com bons trinta e poucos anos!
Volta pro colo do Putin vira lata kkkk
Se o ugrade ficar só nisso os nossos Gripens vão ser superiores, para serem equivalentes os chilenos deveriam fazer um upgrade para ficar no padrão do F-16V mas seria muito mais caro. Nesse padrão que estão falando até os Gripens C/D são melhores.
Vc deve entender que os F 16 Chilenos são aeronaves de 2006 (os mais novos). Dificilmente seriam superiores a uma aeronave desenvolvida no mínimo, 16 anos depois. Salvo o caso dos Gripens serem muito ruins, coisa que eu não acredito pois os Suecos não costumam errar a esse ponto. Tal vez a FACh tenha achado desnecessário o gasto nesse tipo de equipamento, num momento em que os seus vetores estão na sua meia vida, ainda mais considerando o enorme GAP que a separa dos seus possíveis adversários (Peru, Bolívia e Argentina) já que o mais perigoso deles, o Peru, conta… Read more »
Glasquis, sua análise tem sentido! As principais ameaças ao Chile são a Bolívia (que praticamente não tem poder aéreo ofensivo), o Peru (com uma aviação de combate bastante limitada) e a Argentina (que já respira sob ajuda de aparelhos a no mínimo uns 15 anos). Ainda assim, me espanta que Santiago esteja levando a cabo uma atualização tão pobre. Isto me leva a crer que a explicação mais provável seria: em breve, a FACh pretende escolher uma nova linhagem de aeronaves de combate para substituir os F-16. Penso que F-35 seja um devaneio, dada a situação dos vizinhos – e… Read more »
Realmente o futuro da FACh é um pouco difícil de decifrar. Pra entender isto te conto uma história: Há poucos anos atras, precisamente em 2010 o Chile tentou comprar helicópteros Black Hawk mas foi negado. A explicação seria que não haveria justificativa pra liberação de tal equipamento pro Chile. Então o Chile negociou e obteve a opção de compra de 9 helicópteros russos. 2 MI-35 e 6 MI-171, uma atualização do polivalente MI 8. Bom EEUU não gostou de ver os russos no Chile e fez tudo o possível pra evitar a compra. Finalmente o Chile condicionou a desistência da… Read more »
Caro glasquis7
Interessante esta história dos helicópteros.
Me chamou a atenção em cedê-los ao Peru. Quem sabe o Peru não seja mais um inimigo em potencial.
Sabe por que a América Latina só não é mais atrasada do que a África? Porque sempre fomos divididos por intrigas, inveja e outros sentimentos mesquinhos.
Está mais do que na hora de nos unirmos, deixando de lado disputas infantis. Que nossa única “guerra” seja a Libertadores da América.
Abraços
Olá Robeto. A FAB adquiriu praticamente 3 esquadrões de F39 novos. O F16 teve chances no FX inicial. Daqui para frente, pelos próximos 30 anos, a FAB vai ter apenas F39.
Muito embora tenha uma probabilidade alta de só termos Gripen pelos próximos 30 anos… Não dá pra cravar esse tipo de certeza. Em 20 anos(sendo otimista) a 5ª geração já terá se alastrado feito praga, talvez mesmo chegando a países da região. Quem sabe um F-35 no Chile, talvez algum chinês ou russo em outros tradicionais compradores desses. Quando chegar o primeiro quinta geração na América do Sul o Gripen passará a atuar em tamanha desvantagem que seria imperativo a aquisição de novos vetores. Isso tudo sem falar sobre o nosso histórico: Temos tradição em comprar projetos para abandoná-los e… Read more »
Olá Fernando. Já fiz uma longa lista de projetos que tiveram início, meio e fim, tanto militares como civis. Vou listar uns poucos que acho importantes. 1. Itaipu (todas as 22 turbinas estão operando). 2. Xavante. 3. fragatas Niterói. 4. RNP (rede nacional de pesquisa, que serviu como eixo para a internet comercial que veio depois). 5 as ultracentrífugas…. e por ai vai. Ao comparar os programas brasileiros que tiveram todo o ciclo como os programas que foram abandonados, a tradição brasileira seria de completar os programas. Concordo com você que futuro é probabilidade (com exceção da morte que é… Read more »
Camaergoer, saudações. Existe aí um problema sobre o conceito geral da coisa e eu explicarei: Por essas métricas, daria pra dizer que o programa dos ikl-209 teve início, meio e fim, algo que não é mentira… Mas passa longe de ser um exemplo de verdade. Quando se compra um projeto a história é sempre a mesma, de que iremos dar continuidade e blá-blá-blá. Por essa mesma lógica os gripens terão sido um sucesso caso cheguem mesmo os 36 encomendados e, absolutamente todos aqui sabem: Se não vier NO MÍNIMO do mínimo o dobro disso, teremos queimado dinheiro numa escala industrial.… Read more »
Caro Fernando. Saudações recíprocas. No caso brasileiro, o sucesso de um programa militar pode ser mensurado por duas grande métricas. De uma lado, se o equipamento militar adquirido cumpriu sua função principal, e do outro pelo seu efeito multiplicador no setor industrial. É preciso avaliar quanto do sucesso da aviação comercial da Embraer resultou dos programas militares anteriores. O único modo de uma tecnologia militar resultar em ganhos é quando tem característica dual e pode ser empregada na produção de bens de consumo para o setor civil.
Camaergoer, não discuto o valor de um AMX da vida, nem da relevância de voltar os gastos em defesa(obrigatórios) para dentro do país, na verdade é justamente por ver essa relevância que teço minhas críticas! O que a MB fez com a expertise dos Tupi? Retrabalhou e nos trouxe o Tikuna, lançado na década passada. Daí vem a questão: precisávamos MESMO ter embarcado noutro projeto caríssimo? Quanto daria pra ter feito em casa com a mesma verba? Quanto nosso povo seria capaz de fazer se jamais tivéssemos parado de projetar e construir? Um submarino nuclear de imediato e sem previsões… Read more »
Podiam pegar essa babilaca, juntar mais um pouco e comprar uns 10 Gripen E (no mínimo um bilhão de dólares, provavelmente mais) de Gavião Peixoto, com início de pagamento no final do último caça entregue. Com 10 Gripen E somados aos que já tem, estariam anos luz em poder aéreo. O Chile com o Gripen E estaria muito à frente do Peru, com seus M2000 e Mig29, se bem que o Mig29 é um caça marrento, mas tecnologicamente defasado. Não vai acrescentar quase nada, e muito caro. Para quem esturrava que iria comprar não sei quantos F-35, tá osso… Como… Read more »
Creio que os americanos não iriam vender o F-35 para o Chile para “não desestabilizar o equilíbrio militar na região”. Na guerra aérea moderna, se não houver sistema de ação em rede, não adiantará possuir nem F-35 que a coisa não vai funcionar. E é aí que o Brasil se destaca e com a chegada dos Gripens vai se destacar ainda mais!
Concordo, também acho que não, mas você deve dizer isso aos chilenos, e não pra nós.
No outro dia o Peru iria na Rússia, S-400 e/ou Su-57 na bagagem de volta. Putin vende dando aquela risadinha dele.
O F 35 já foi oferecido à FACh
https://www.aereo.jor.br/2018/07/10/o-f-35-esta-totalmente-disponivel-para-o-chile-diz-lockheed-martin/
Cara, esses chilenos são piores que os argentinos, querem ganhar no grito mesmo. Veja que o Brasil vem conduzindo pelo menos 7 grandes programas militares nas 3 forças, que são os Guaranis, KC 390, ASTROS 2020, Gripens Ng, PROSUB, Helicópteros H 225 M e as fragatas tamandarés. O custo total desses programas passa facilmente de 30 bilhões de dólares, fora as compras de oportunidade que fizemos, e vem chileno aqui falar m@#da porque comprou meia dúzia de porcaria velha e algumas poucas coisas novas, mas já defasadas tecnologicamente! Fala sério, mequetrefe é a palavra, kkkkkkk!
Aceita que dói menos, Rainha da Sucata! País do futuro…
Aceita que dói menos, Chile nunca será nem País do futuro, somente rainha da sucata. Mas não se preocupe , sempre haverá um super tucano novo pro Chile comprar e saber o que é tecnologia embarcada de 4 geração…
Eu admiro muito a força aérea chilena
É, os F-16’s chilenos farão frente aos gripens, claro que o gripen ainda será mais completo e mais moderno, porém os f-16’s chilenos não ficarão muito atrás não. Mas isso é ótimo, os chilenos nunca foram e nunca serão nosso inimigos.
Radar AESA, IRST (modo passivo), Display único e com um toque de dedo num alvo inimigo o Meteor do Gripen já o engaja na hora, isso também pode ser feito a partir de um E99 ou mesmo de outro Gripen que pode atuar como AEWC. Equipamento de EW muito mais completo e moderno. Li em outro site que o Gripen da FAB vai vir com o BriteCloud. Desenvolvido pelo braço britânico da Leonardo Electronics, o BriteCloud é um jammer de memória de rádio digital descartável de segunda geração (DFRM) projetado para fornecer a aeronaves a jato rápidas com proteção ‘end game’… Read more »
Quero ver esses F 16 chilenos, que hoje já tem mais de 30 anos, chegarem em 2040! Nunca farão frente a um moderno e novo Gripen NG!
Nós voamos o primeiro F-5 até recentemente (cerca de 50 anos). Então não é impossível pra eles. Mas com certeza até 2040 eles terão trocado de plataforma, não tenha dúvidas disso.
O FAB 4856 é o primeiro F-5E fabric ado no mundo (1972) e foi o primeiro modernizado entregue à FAB. Por que vc fala que o voamos até recentemente? Ele foi desativado? Tens a fonte?
Eu vi esse F5 na Base Aérea de Pirassununga não faz muito tempo. Me pareceu que ainda tinha bastante combustível pra queimar.
Vão fazer uma “meia sola”…
A força aérea Chilena ja escolheu o radar aesa que pretendia integrar aos F16?
Esses caças estão chegando na metade de sua vida, ficará operacional até decidirem sobre uma nova aquisição, coisa que provavelmente deve acontecer em 2027. Não faz muito sentido atualizar todos os seus f 16 com um radar AESA, se está quase chegando nesse processo.
Minha nossa senhora do pistão furado, quanta inveja do Chile… os comentários oxigenam toxidade. Nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro. Viva o Chile e sua educação e cordialidade. Quem é Rei não perde a majestade.
Eita viralatismo, é mais contagioso que o covid …. Já debateste com algum chileno ou paraste pra ler algum fórum de defesa chilena ? Arrogantes e malcriados, paiseco que se acha etnicamente europeu( 11% da população é indígena, no Brasil chega a ser 0,5% ) e supostamente superior porque vive rodeado por países como Bolívia e Peru onde a incidência da população indígena é bem maior ( 60 % a Bol E 25% Peru) com complexo de napoleão. Mas pior são os brasileiros com complexo de inferioridade , que pagam pau para qualquer país que tiver um boa narração na… Read more »
Kissinger falando com o chileno Valdes :
“Sr. Ministro, você fez um discurso estranho. Você vem aqui falando da América Latina, mas isso não é importante. Nada importante pode vir do sul. A história nunca foi produzida no sul. O eixo da história começa em Moscou, vai para Bonn, atravessa o oceano até Washington e depois para Tóquio. O que acontece no sul não tem importância. Você está perdendo seu tempo.”
Dificil discordar. O Brasil tem mais é que fazer do que se comparar com minúcias.
Não sei de onde vc tirou essa lenda de que os chilenos se acham europeus. Muito pelo contrário, existe nos chilenos um sentimento muito forte de orgulho pelos seus ancestrais, os Mapuches, povo autóctone da região do Maule que resistiu bravamente à invasão do império Inca e depois foi o único povo que enfrentou o império espanhol dando à Espanha uma guerra de quase 300 anos que culminaria finalmente em 1641 com o reconhecimento por parte dos Espanhóis destes territórios, como territórios autônomos. Os espanhóis lutaram, ocuparam territórios em toda América Latina. ao retornar a Espanha, escreveram contos das suas… Read more »
Prezado me poupe desses mitos nacionais e narrações bairristas, reserve ele para quando estiver com sua patriotada ou em uma sala repleta de adolescentes . Já passei essa fase, agradeço. O massacre dos indigenos por parte do Estado chileno foi o prêmio e reconhecimento desta identidade ancestral. Concetrar eles nas reducciones também foi outra medalha ? O massacre perpetrado pelos carabineros foi mais um reconhecimento verdade ? A discriminação e o conflito atual é tudo fantasia de invejosos do grande Chile. Não vou nem elencar links, matérias, autores para corroborar, porque essa briguinha estapafúrdia de nacionalismos não me interessa (… Read more »
A sua resposta denota a pouca base que o senhor tem pro debate em questão. Apenas promove o ódio contra a imagem do Chile. “O massacre dos indigenos por parte do Estado chileno …” Isso foi no século de 1800, quando tanto o Chile como a Argentina, avançaram sobre os territórios do sul pra ampliar a sua soberania. Historia é algo que vc deve ler, não inventar. Carabineros não faz nenhum massacre. Na atualidade, a população chilena está cotra o governo e carabineros reprime, não apenas aos araucanos mas a toda a população. Olhe as fotos e estude um pouco de… Read more »
Eis a Wenu Foye Junto à Bandeira do Chile
Essa matéria veio para acabar com a grande mentira chamada FACH. Vejam que absurdo, esses F16 chilenos não tem IFF, GPS, radio criptografado e eles não tem capacidade de fabricar carcaças de bomba burra! A questão do capacete JHMCS é outro absurdo e eu já falava disso desde 2009. Nossos caças F5, apesar de serem caças leves e estarem com 40 anos de idade, tem uma tecnologia embarcada superior a esses F16 chilenos, principalmente quando comparamos com os MLU. Percebam que eles não tem uma boa capacidade de operar em pacotes, porque além de ter somente um único avião AEW… Read more »
Nossa preocupação com o Chile é zero. Não nos preocupemos com o que eles têm ou não. Devemos cuidar apenas das nossas fronteiras. Convenhamos, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolivia não representam qualquer perigo hoje ou num futuro próximo. Peru e Colômbia não são inimigos e comb o que já temos podemos contê-los. Já a Venezuela estâ implodindo. A sua miséria já atinge 96% da população. Jamais seria um perigo para o Brasil, ainda que com os nossos atuais caças. A preocupação deve ser com a nossa Amazônia Azul. Devemos ter aviões modernos e suficientes para proteger a nossa marinha nos… Read more »
Estamos debatendo a arrogância e as mentiras propaladas aqui por chilenos. Certamente o chile nunca nos preocupou, seja por ser um parceiro do Brasil há décadas, seja porque esse País nunca teve condições mínimas de enfrentar o Brasil numa guerra.
Quanto a Venezuela, digo que se acaba sozinha, não precisa gastarmos uma bucha de canhão para a derrocada dela.
Apesar de nossos vizinhos não oferecerem riscos imediatos, o Brasil deve se equipar de forma adequada ao território que possui, secos e molhados, para desestimular “gracinhas” de algum debiloide latino com excesso de fantasias. Precisamos de pelo menos mais 6 esquadrões de F-39, acelerar a produção dos KC-390 e adquirir pelo menos um KC de longo alcance. Esse negócio de ficar “desdobrando” é bonito mas na minha opinião é excessão e não regra. Nosso exército precisa de maior mobilidade e para isso, o transporte aéreo pesado é crucial. Em caso de conflito, os KC-390 seriam exigidos ao máximo, suprindo transporte… Read more »
Isso não é 1% dos podres das FFAA do Chile Fragatas com canisters vazios Leo 2a4 não disparava em movimento (pelo menos com garantia de acerto) até 2015 (uma gambiarra foi feita usando peças dos Leos 1) A maioria dos F-16 chilenos (holandeses) chegou ao país com 27 anos de uso Jane’s denunciou em 2019 que o Chile contava com 27 pilotos para os seus “46” F-16 Der Spiegel tem uma matéria informando que cada VCI Marder custou aos chilenos o preço de um carro popular. O Parlamento Alemão deu explicações informando que os veículos estavam em “péssimo estado” As… Read more »
Eu admiro eles. Fazem muito com muito menos. País de 20 milhões de habitantes, e tem 19 F-16 modernizados. Sai somos 212 e se tiver uma guerra agora temos 44 F-5 modernizados..
O Chile conta com 46 F 16 dos quais 36 são MLU Tape 4 (tem um ignorante que inventou um tal de “M8”, nem si de onde tirou isso KKK) e 10 Block 50 +
O Chile está muuuuuito na nossa frente, exatamente o que vc falou, lá eles compram coisas melhores e muito mais avançadas, basta ver os radares 3D que eles tem nas fragatas, aqui no Brasil só tem UM radar 3D, que chegou num navio velho, isso mesmo, apenas UM!!!!!!!!! Enquanto isso, quantos generais, almirantes e brigadeiros nós temos?????? Mais que os EUA.
O Chile só tem duas fragatas com radar 3d, e são cerca de 10 anos mais velhas que o nosso único navio com radar 3d! Portanto , não fale bobagens, observe que estamos construindo 4 submarinos novos ao mesmo tempo, um já entregue e o outro vai ao mar esse ano, o terceiro está para fechar o casco também esse ano. Nossos scorpenes são os melhores da região por ter mais autonomia submerso e ter o sistema de defesa contralto. Ou seja, temos quantidade qualidade, sem falar nos 5 submarinos T 209 ! Com relação a fragatas, já escolhemos e… Read more »
E quantas Fragatas com radares 3D tem o Brasil? Aliás, quantas fragatas na América Latina tem radares 3D?
E só pra sua informação, as Fragatas com Radar 3D ão as 3 Type 23 da ARCh. não duas como vc postou.
Um pouco de relidade aos seus comentários não fria mal.
Chileno, o F16 nutela está certo, porque hoje, dia 31 de agosto, só duas fragatas t 23 estão modernizadas com radar 3d, e uma delas na doca ainda. Deixe de falar mentiras cara, talvez, em 1 ano e meio , todas as t 23 estejam com esse radar.
A questão é que o Chile é um país pequeno, com 10x menos população, e mesmo assim tem uma força aérea e marinha bastante bem estruturadas pra realidade sul americana.
Inclusive a Marinha deles tá muito melhor que a nossa, mesmo a nossa tendo 10X mais recursos. A força aérea tem o gap do Gripen NG que tá chegando ai, e temos os AMX e F-5, mas não é mais que a obrigação temos uma melhor força aérea. Somos um pais 10x maior em população, território, etc..
Concordo.
Bem estruturada, a marinha do chile?
Quais são os meios de sua aviação naval para fazer a função OHTH em alto mar?
E para guerra submarina?
Somente 5 helicópteros velhos com mais de 30 anos!
E para desembarque de infantes?
Nenhum blindado tipo clanf
E para combate em terra?
Nem mesmo um tanque ligeiro velho.
Artilharia de foguetes, nem pensar.
De 4 submarinos, dois estão com quase 40 anos de idade.
A fragata mais nova tem cerca de 30 anos e no momento não existe nenhum programa para substituir as mesmas e muito menos os subs!
Fala sério!
Marcos, falou tudo, vc está bem informado, mas só para complementar, em 2012, se não me engano, fizeram o programa pacer amstel nos F 16 MLU, que era para dar alguns anos a mais de voo para os F 16 MLU M2, trocando o cabeamento e as longarinas . Mesmo assim o programa terminou com apenas 14 caças dos 18 realizando o serviço, ou seja, 4 ficaram de fora e consequentemente foram para o desmanche, mas isso não falam. Em 2014 iniciaram uma modernização para os caças F 16 terem NVG, ou seja , capacidade de voo noturno, coisa que… Read more »
Então explica isto
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
Pra mentir e comer, tem que ter cuidado, pra não morrer engasgado.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É bom mostrar essa matéria para seu ministro de defesa, porque ele diz e vai modernizar os F 16 para terem essas mesmas coisas que mostra na matéria e vc postou, kkkkkkkkk
Alguém aqui está mordendo a língua, e não sou eu, kkkkkk
Será e o Ministro está mentindo para roubar os mais de 600 milhões de dólares? kkkkkkkkk
Ou o chileno mente muito?
https://www.airforce-technology.com/news/newsexelis-flight-tests-upgraded-aidews-on-chilean-f-16-fighter/
A boa nova é que o governo chileno desistiu de fazer essa modernização mequetrefe, os caças chilenos vão continuar por um bom tempo obsoletos, isso vc não posta, kkkkkkkk
Em qual parte da matéria diz que os F 16 não tem esses equipamentos?
O que eu lí é que serão comprados equipamentos novos e mais modernos.
Mas se vc tiver visto onde diz que os F 16 da FACh não tem nem GPS (e isso faria dos pilotos da FACH os melhores do mundo em loalização pois voar isso, de noite e sem GPS seria uma façanha) me mostra que eu também quero ler.
Calma, Glasquis! Acabou de sair notícia do Ministério da Defesa do Chile
Não tinha radar e agora também não tem mais modernização, pelo menos por enquanto. A nota também deixa claro que o Chile não planeja comprar novos vetores para substituir e/ou aumentar a frota (como foi noticiado por “”””””jornalistas””””””” chilenos)
http://twitter.com/mindefchile/status/1286698574768746499
“Não tinha radar e agora também não tem mais modernização, pelo menos por enquanto.”
Olha esta foto. É um MLU armado com AIM 120. Um missil que vai além dos 100 Km de alcance. Me explica, como consegue disparar esse míssil sem radar?
Não tinha radar = no pacote de modernização
E esse CATM do AIM-120 (versão chilena tem alcance variando entre 65 e 85 km) é muito legal
Não,o Chile só tem 2 tipos de AIM 120. O C5 para as baterias Antiaéreas e os MLU e os C7 para os MLU e os Block 50. Mas eu nunca vi um Block 50 com AIM 120, apenas com derby e configurado pra ação ofensiva.
Vc está enganado, porque os C 7 são para as baterias anti aéreas e os C 5 para os F 16. Não faz sentido colocar um míssil que tem desempenho acima de 80 km, em caças que o radar só consegue detectar um alvo de RCS 3 no máximo a 70/80km!
Isso quando falamos do APG 68, se falarmos do APG 66 a coisa fica pior, no máximo 50 km de alcance para esse mesmo alvo!
De onde vc tirou que o radar dos Falcons da Fach são essa versão??? Acho que Vc está especulando. O radar dos F 16 do Chile é o APG 68/(V) 9 com alcance de 290 Km. Vc acha que a gente não sabe ou não conhece o equipamento embarcado nos caças e que vai conseguir enganar com isso? Veja bem, até agora o senhor descobriu que os Falcões do Chile Tem AIM 120 C5 e C7, Que foram largamente modernizados desde que chegaram ao Chile, que foram incorporados uma nova computadora de missão modular F-16 (MMC), novas telas de cristal… Read more »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Radar apg 68 com 290 km de alcance, menino sonhador!
Garoto , 290 km é para um alvo com grande RCS, tipo um airbus A330, nunca para um alvo com RCS 3 !
Vá estudar menino, que vc está escrevendo bobagens demais.
” (versão chilena tem alcance variando entre 65 e 85 km)
https://www.dsca.mil/major-arms-sales/chile-aim-120c-7-amraam-missiles
Sobre a modernização, está suspensa desde Janeiro devido à Pandemia.
“A nota também deixa claro que o Chile não planeja comprar novos vetores para substituir e/ou aumentar a frota”
Isto já é invenção sua pois, a nota não diz absolutamente nada sobre isto. Nem se vai comprar ou se não vai. Mas sabemos que os F 16 deverão passar por esta década sem maiores problemas pois, considerando as ameaças territoriais que o Chile poderia sofrer, esta frota é mais do que suficiente pra garantir a soberania Chilena.
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
boa leitura
Rainha da Sucata!
O governo do Chile solicitou a compra de equipamentos e serviços relacionados para a modernização do F-16 para incluir: dezenove (19) sistemas conjuntos de mira montada em capacete (JHMCS); seis (6) corpos de bomba inertes para uso geral MK-82 (500LB); dois (2) MXU-650KB Air Foil Groups (AFG); quarenta e quatro (44) GPS/INS incorporados LN-260 (EGI); quarenta e nove (49) rádios táticos conjuntos do sistema de distribuição de informações multifuncionais (MIDS JTRS). Vamos ler com calma, quarto item, 44 GPS , um para cada F 16. Se estão comprando agora é porque não tem, simples assim! Realmente, voar por bússola é… Read more »
Penso que voar de “14 Bis” é bem mais complicado… A
Voar de 14 bis é super complicado, veja que os chilenos não conseguiram voar nada até agora!
O F-16 é muito icônico! Chile, a melhor Força Aérea da AL!
F 16 sendo abatido por mirage 2000 da grécia e correndo de 4 caças mig 21 e 2 SU 30 da India, mesmo estando em uma proporção de 3 para 1 é muito icônico! kkkkkkkk
A FACH é melhor que a FAB com certeza, estou falando da Fuerza Aerea da Bolivia! kkkkkkkkkkkkkkk
F-16 <<<<< Mig-29 <<<<<<<<<<<<<<< F-5 Kowsar <<<<< F-5 BR!
F-5 BR é tão melhor que o F-16 assim? N sabia
O guri é matemático, rs
Kkkkkkk
Precisa falar mais nada, né não?
1)Gripen NG
2)SU 30
3)Mig 29
4)KFIR(AESA)
5)F5BR
6)A4BR
7)F16(sem GPS,INS,IFF,EW,DASH,rádio criptografado,etc…)
8)F16 (venezuela)
Vc sumiu, agora que foi pego na mentira não comente mais?
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/28/noticia-fuerza-aerea-chile-exhibe-capacidad-aireaire.html
Falou o chileno que disse que os F 16 chilenos tem radar AESA desde 2017 e que os radares apg 68 podem detectar um caça de rcs 3 a 290 km de distância! kkkkkkkkkk
“Ain, o F-5BR é melhor que o F-16 do Chile porque possui telinha colorida para o piloto jogar tetrix enquanto grita may day…”
“Ain, o F16 FACH é pior que o F5 do Brasil porque não possui telinha colorida para o piloto jogar tetrix enquanto grita may day…”
Chile é o braço direito militar do EUA na AL! O resto é choro!
E você acha isso bom?? sério?? ou seja, o Chile é tão mequetrefe que delega sua defesa a outro país. Argentina é um país que está no limbo, mas ao menos além de realistas, eles são orgulhos de si mesmo como país, ainda que no limbo. Que comentário mais ridículo, rapaz. Isso aí que o Chile vai comprar dos EUA, o Brasil fabrica em boa parte ou pode pedir com transferência de tecnologia, a Israel por exemplo, temos massa crítica pra isso. Quem fez a modernização dos F5 do Chile foi a Northrop Grumman, foi feita no Chile, mas os… Read more »
Vc já deixa de ser objetivo nos seus comentários. O Chile jamais relegou a sua defesa a outros países. Muito pelo contrário. Desde a sua Independência o Chile defendeu seu território, libertou o de alguns dos seus vizinhos e defendeu territórios de vizinhos em guerras.
A Argentina precisou do Peru na guerra das Falklands e depois saiu chorando que ninguém quis ajudá-los contra os ingleses.
Sobre os F 5 FACh, ao dizer que foram modernizados pela Northrop Grumman, demonstra que seus comentários são levianos ao ponto de inventar e mentir pra defender seu argumento que só pretende menosprezar as forças do Chile. Saiba que os F5 foram modernizados inicialmente em Israel, com ampla participação técnica de ENAER pois a FACh tinha consciência de que precisava ser auto-suficiente em tudo quanto pude-se (consciência adquirida graças às penúrias sofridas durante as ameaças de guerra de 1975 por Peru e 1978 por Argentina). Posteriormente todos os processos de manutenção e modernização foram executados dentro de ENAER com TOT… Read more »
Um país servindo como braco armado regional de outro país é vergonhoso demais.
Acho que o atual presidente do Brasil sonha com isso ao apoiar o Trump aberta e incondicionalmente.
Então ele deveria ser presidente do chile hahaha
Qualquer um que não seja o pinhera
Choro é ter uma força aérea que não tem aviação de patrulha, que não tem helicópteros de ataque, que não tem bombardeiros estratégicos, que não tem bombardeiros táticos, que não tem aviões ELINT, que não tem aviões para guerra eletrônica, que tem poucos aviões de transporte, que tem poucos aviões para CAS, que tem só um avião radar e que concentra todas essas capacidades nas mãos de apenas 42 caças que estão completamente obsoletos sem rádio criptografado, sem gps, sem ins, sem guerra eletrônica e sem mira montada no capacete! kkkkkkkkkkkk
Cara, para de mentir.
Parabéns Chile! Grande dia!
Agora eu concordo, Parabéns chile por se assumir medíocre, grande dia!
Realmente, grande dia, finalmente todo mundo ficou sabendo a verdade sobre os F16 chilenos, são caças quase que pelados, nem radar AESA tem, e pelo visto, vão continuar sem ter
É assim, se vc quer ficar nessa negação da realidade, é problema seu, pois é absurdo acreditar que os F 16 do Chile sejam operados de noite, sem radar, sem GPS, sem IFF, etc. O Primeiro lote de 10 caças comprados novos, veio completo, inclusive com misseis BVR, e pra lançar estes misseis é obrigatório um radar, assim como pra operar de noite, é obrigatório o uso de visão noturna e pra isso também precisa de uma série de equipamentos. O segundo lote de 18 caças, compro em 2005, já veio com o MLU feito da Holanda e esse MLU… Read more »
E a roda da economia gira…
https://asianmilitaryreview.com/2020/03/indonesias-upgraded-f-16-takes-flight/
Pois é.
Quantos bilhões gastamos no programa Gripen, e eles não operacionais ainda estão na FAB e vai demorar um bom tempo.
E quando estiverem operacionais na FAB, estarão no mesmo patamar dos F-16 chilenos kkkkk.
E lembrar que nosso “grande” AMX derreteu os F-16 americanos na Rede Flag.
E lembrar que a Embraer tinha o projeto MPFL de um “AMX” supersônico.
E lembrar que com os mesmos bilhões que gastamos no Gripen, poderíamos ter evoluído a plataforma do AMX ou pedido a Embraer para reeditar seu projeto MPFL.
Complicado !
Duas pequenas correções.
Não tem como o Gripen ficar no mesmo patamar dos F-16 chilenos, pois tem uma eletrônica muito mais moderna e bem mais superior.
E o nome do projeto não era MPFL, era MFT/LF que é a sigla de Multi Functional Tactical-Light Fighter
“ e bem mais superior.”
Essa doeu até os olhos.
Se prefere olhar só os erros beleza, lembre-se que você também cometeu um, quando for apresentar uma parte de uma frase deve-se indicar que a mesma é maior normalmente assim:”…e bem mais superior.”.
Também posso muito bem refazer a minha citação, em que vai ficar assim: O Gripen tem uma eletrônica muito mais avançada do que o F-16 chileno e um desempenho muito superior, graça a sua aerodinâmica que permite a realização de curvas sustentadas mais apertadas e reduzido RCS.
Sim mas eu tenho a desculpa de que não sou nativo do idioma. E a sua, qual é?
KKK
Tome-o com humor. Erros num debate são comuns. é legal pegar no pé dos outros.
KKK
A mesma de todo brasileiro, o nível do ensino. Apesar que eu gosto de ler e bastante.
O pior pra mim é quando alguém, brasileiro nativo, busca corrigir outro e comete erros ortográficos, como pro exemplo, comer a acentuação em uma frase.
Por favor, não procure acentuação nas minhas colocações, é o último que vc vai encontrar.
KKK
Vc não é nativo, mas vive aqui há mais de 15 anos, sua desculpa não justifica.
Puxa, o que é isso?
Ciumeira da Força Aérea do Chile? Só falta dizer que até os C-95 do Brasil são melhores que os F-16 do Chile.
Lamentável.
Isso se chama Tupiniquismo! Comem ovo e arrotam caviar!
Tem razão. Não estou entendendo essa vontade de falar mal de um fato corriqueiro (modernização leve, compra de alguns sistemas…), em uma força aérea amiga. É para nos sentirmos melhores? Realmente lamentável.
Ao contrário da FAB, a FACh mantém o hábito de fazer pequenos upgrades. Isso é louvável. Aliás, a modernização dos E-99 vai nesse sentido, felizmente. Porque esperar uma plataforma ficar completamente obsoleta e só então fazer uma intervenção longa e custosa?
Cara, colocar GPS, INS, rádio criptografado, EW e outras coisas mais do suposto pacote, não é fazer up grade, é simplesmente colocar aquilo que já deveria estar lá. Isso é acender uma vela no meio da escuridão tecnológica. Até os super tucanos tem essas tecnologias!
No está colocando, está trocando os anteriores por versões mais recentes.
Um absurdo acreditar nessa história de que os caças chilenos não tem equipamentos que já vem com eles de fábrica desde o Blk 40.
Se não, então é aquela velha tática de desfazer dos outros como médio de distração, pra que não percebam que u não sou tud aquilo que deveria ser.
Já tem. É um pacote de atualização.
Os F 16 da FACh contam com:
Radar APG 68 (V) 9
Litening II pra operações noturnas e meteorologia adversa
ALQ-211(V) 4 AIDEWS. Sistema de Guerra Eletrônica que permite Perturbar radares de superfície, de aeronaves inimigas e de misseis de guia ativa e semi-ativa. Permite também intervenções em ambientes saturados de ECM e ECCM
Sobre o que vc diz que os F 16 do Chile não tem. Dá uma olhada na foto e ma iz se vc sabe o que é isso que indicm as zetas.
Chegando agora, mais atrasado e ineficaz que essa pseudo modernização dos F16 chilenos!
jajajajaja
Os caças F 16 da Turquia e do Paquistão são das versões BK 50/52,e tem tudo isso que só agora os chilenos estão querendo colocar nos seus velhos caças F 16. Percebam como essa pseudo modernização está atrasada e já não é mais eficaz contra adversários minimamente qualificados. A Grécia deixou bem claro, abateu um F16 turco usando um Mirage 2000-5, e mais, a Força aérea Helênica que opera também os caças F 16 bk 50/52 disse textualmente que os Mirages 2000 são melhores que os F 16. Essa opinião da Grécia é muito importante no atual debate, porque ela… Read more »
LOL
Fonte?
As vozes da minha cabeça. Só pode ser.
Aqui no aereo , é só procurar!
Rapaz, que façanha! O glasquis7 jantando todos os ignorantes de uma só vez! Que cara fominha! kkkkk!
O Glasquis7 só janta vc colega?
Rapaz, o Chile tem uma Força Aérea melhor que a Rainha da Sucata! As Viúvas Porcinas estão estéricas com isso!!!
Chile, o único braço direito militar do Tio Sam na AL! Parabéns!!!
Por conta do covid-19 vão adiar o upgrade.
https://www.infodefensa.com/latam/2020/07/24/noticia-chile-posterga-programa-modernizacion.html
Eu não entendo nada de geopolítica e portanto fiquei com algumas dúvidas.
Alguns aqui desmerecem a Força Aérea Chilena pelos motivos acima expostos. Falam que com o Gripen teremos uma FA mais poderosa, etc e tal.
Mas ficam na bronca quando se diz que o Chile poderá comprar outro avião que não o Gripen fabricado no Brasil.
Peraí. É pra sermos mais fortes ou fornecer munição para o “rival”?
Não entendi mesmo.
Caro, acho que desmerecem a FACh por despeito ou vaidade. O Chile nunca foi um rival, muito pelo contrário. Sempre foi parceiro na AL (a Argentina foi, historicamente, um rival comum). O fato é que o Chile tem um PIB quase cinco vezes menor que o Brasileiro, mas tem, hoje, forças armadas comparáveis às nossas. Saudações.
Coisa de quem sabe pouco ou nada sobre o assunto. Mas tem o Cel Nery. Ele conhece bem a FACh pois esteve em algumas CRUZEX. Pergunte a ele qual a opinião que ele tem da FACh.
Olá João. Acho que você faz excelentes questionamentos. A primeira obviedade enviesada é que uma corrida armamentista no cone sul seria desastrosa para todos os países. Depois de muito sofrimento, a América do Sul se tornou uma região estabilizada, mas sem que isso tenha resultado na redução da desigualdade social dentro dos países e entre os países. Nenhum país latino-americano tem capacidade industrial e tecnológica para manter uma corrida armamentista autossustentada. Todos dependeriam de importações, o que consumiria divisas e recursos escassos. Os países latino-americanos precisam de forças armadas com capacidade de dissuasão contra violações agressivas do espaço aéreo e… Read more »
A maioria aqui não entende nada de nada.
O senhor está certo, a maioria aqui não ENTENDEMOS nada.
Falo por mim.
Amigos, acho que não fui bem entendido.
Minha dúvida é: muitos querem que a FAB será a mais poderosa do continente com o Gripen. Mas se o Chile for comprar aviões novos, querem que sejam os Gripen montados no Brasil. Eu particularmente também gostaria de ver todo o continente com Gripen.
Mas isto equilibraria as forças. Afinal, eles querem a FAB a mais poderosa ou só falam isto para chatear?
Abraço
Eles só podem portar aim-9 sidewinder!
Ñ podem portar os BVR!
Mas acho que com a chegada dos Gripen da FAB com os meteor vão exigir do tio Sam a liberação dos amraam!
Os F-5 III , a modernização dos F-5 chilenos, usam o míssil BVR Derby ( o mesmo dos nossos F-5 ), creio que os F-16 já usem o AMRAAM.
https://www.aereo.jor.br/2009/11/13/chile-podera-comprar-100-aim-120c-7/
Isso em 2009. Mais de 10 anos atrás.
Não acredite em tudo o que os foristas postam. A maioria é despeito
Uai foi eles saberem do Gripen já adiantaram a encomenda!rsrs
KKK
Parabéns aos chilenos, essa é a aeronave que atende as necessidades deles.
Em breve teremos o NG, o caça que será o mais capaz do cone sul.
Estaremos a frente de qualquer força aérea latino americana quando obtivermos todas as nossas unidades.
E tomara que nossos parlamentares vejam que um segundo lote não é um gasto em vão, mas sim uma compra necessária para termos uma defesa aérea ainda mais forte.
Para um país do tamanho do Chile sua força aérea esta bem representada
Aqui tem um a venda, baratinho…
https://www.planeandpilotmag.com/news/the-latest/2020/07/24/f-16-fighting-falcon-for-sale-youl-never-guess-how-much-theyre-asking/