Grécia deve comprar 20 caças furtivos F-35A
A Grécia pretende assinar um contrato para a aquisição de 20 caças furtivos F-35A de quinta geração, no valor de quase US$ 3 bilhões, em 2021 (custo unitário de US$ 85 milhões, com a primeira entrega em 2025-2026.
O acordo também inclui serviços de suporte de treinamento/logística, atualização da infraestrutura. A informação é do e-Αmyna no Twitter.
A Grécia quer comprar os jatos F-35 fabricados nos EUA para complementar seus caças F-16 para ajudar a recuperar a superioridade aérea sobre a vizinha Turquia, segundo o ministro da Defesa Nikos Panagiotopoulos.
A Grécia está tentando reforçar suas defesas e melhorar a cooperação com os parceiros da OTAN, depois que as tensões políticas e militares com a Turquia se intensificaram devido aos direitos territoriais no Mar Egeu e à exploração de petróleo e gás no Chipre.
Os Estados Unidos impediram a Turquia, membro da OTAN, de comprar o caça F-35, depois que o país comprou mísseis de defesa aérea S-400 da Rússia no ano passado.
A Turquia também tem F-16 em seu arsenal militar e possui o segundo maior exército permanente da OTAN depois dos Estados Unidos.