Gasolina contaminada prejudica aviação geral no Brasil
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recomendou aos distribuidores que comercializam gasolina de aviação (GAV), combustível utilizado preferencialmente em aeronaves de pequeno porte, que, em substituição ao Registro de Análise estabelecido nos termos da Resolução ANP nº 5, de 2009, passem a emitir Boletim de Conformidade em todas as quantidades do produto.
A orientação é resultado de uma investigação sobre possível contaminação da GAV distribuída no território nacional. A ANP informou, que, no dia 8 de julho, recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a informação sobre uma ocorrência de possível alteração do produto. Três dias depois foi a vez da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Aopa) formalizar uma ocorrência.
Segundo a ANP, no mesmo dia, a Petrobras divulgou um comunicado no seu site informando que, após testes realizados em seu centro de pesquisas (Cenpes), decidiu interromper, preventivamente, o fornecimento de um lote de gasolina de aviação importada.
A Petrobras informou ainda ter identificado que este lote apresentou um teor de compostos aromáticos diferente dos lotes até então importados, apesar de estar de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela ANP.
Ainda no comunicado, a empresa afirmou que estuda a hipótese da variação da composição química ter impactado os materiais de vedação e revestimento de tanques de combustíveis de aeronaves de pequeno porte.
Diagnóstico
“A Petrobras reforça que ainda não há um diagnóstico completo que permita assegurar a relação de causa e efeito, o que requer um rastreamento em todo o território nacional. Mesmo assim, a companhia preventivamente decidiu interromper o fornecimento desse lote de combustível. Adicionalmente, a Petrobras informa que todos os lotes importados estão dentro dos parâmetros exigidos pela ANP e que dispõe de produto importado para comercialização imediata, mantendo-se, desta forma, o fornecimento de produto ao mercado”, afirmou a companhia.
A petroleira reiterou que todos os produtos que comercializa seguem padrões internacionais. “A gasolina de aviação comercializada é previamente testada para garantir o atendimento às especificações do órgão regulador. A companhia seguirá cooperando com a Agência Nacional de Aviação Civil e ANP”, assegurou.
Conforme a Petrobras, a gasolina de aviação é importada de grandes empresas norte-americanas, a partir do Golfo do México, desde 2018, quando a unidade que produzia o combustível, na Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (RPBC), foi paralisada. A Petrobras acrescentou que, por causa da pandemia de covid-19, a reforma da planta produtora sofreu atraso com a interrupção das obras, mas a previsão é de que a produção seja reiniciada em outubro de 2020.
Também no sábado passado (11), a Anac emitiu o Boletim de Aeronavegabilidade BEA nº 2020-08R1 para informar aos operadores e proprietários de aeronaves que operam com gasolina de aviação, quanto aos riscos associados à operação utilizando combustível contaminado ou adulterado.
A Anac ressaltou, no entanto, que as recomendações tinham caráter informativo e não eram mandatórias, por isso, na sua avaliação, até aquele momento, não se justificava a emissão de Diretriz de Aeronavegabilidade de acordo com os requisitos do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC nº 39.
Investigação
Foi após a evolução do caso que a ANP emitiu ontem (13) as recomendações, com base nos fatos relatados, considerando, ainda, que está em curso uma ação de investigação, que abriu, com acompanhamento da Anac, para avaliar “a situação e identificar indícios e elementos concretos que correlacionem a gasolina de aviação utilizada nas aeronaves e os problemas objeto de denúncias”, apontou.
A ANP recomendou ainda que o revendedor entre em contato com o distribuidor ou, se couber, junto ao revendedor fornecedor, onde adquiriu produto nos últimos meses “para verificar se há recomendação de suspensão preventiva de comercialização em função de recebimento de produto com as características do lote a que se refere a Petrobras”.
A ANP afirmou que as recomendações seguem também a sua obrigação legal de proteção dos interesses dos consumidores quanto à qualidade dos produtos, conforme determina a Lei nº 9.478, de 1997.
“Por fim, a ANP está trabalhando intensamente para identificar o lote de GAV com problemas anunciados pela Petrobras, orientando a retirada e substituição por produto regular, de forma a assegurar a normalidade de suprimento do mercado”, concluiu a nota.
FONTE: ANP
Se eles soubessem o quanto isso é uma tentativa de homicídio contra populações isoladas no norte brasileiro. Tem local que você só consegue tirar um paciente com Cessna 210, Cessna 206 e varias aeronaves de pequeno porte ainda tem os aeroclubes que suspenderam suas próprias operações por causa desse caso e até alguns aviões agrícolas que não querem voar para não arriscar o equipamento. É muita sacanagem os caras tentarem reduzir a importância de algo assim alegando que apenas aeronaves de pequeno porte usam AVGAS
Imagine você se precisássemos das aeronaves agrícolas para combater uma praga de gafanhoto. O que faríamos? É um crime lesa-pátria essa contaminação do combustível.
Pois eh Matheus… Eu moro em Manaus praticamente do lado do Aeroclube de Manaus e apesar ter Caravan que usa QAV vc lembrou muito bem que temos muitos aeronaves que usam GAV e muito delas no interior do Amazonas que são usadas em resgate e transporte de pacientes. Um erro grotesco por parte da BR… Por isso que temos muitos partidários da quebra do monopólio de distribuição do petróleo no país.
Eu trabalho numa das empresa do Aeroclube de Manaus
Caros Colegas. Creio que a produção de combustível para aviação seja uma capacidade estratégica para o país. Considerando que existe demanda doméstica capaz de consumir a produção nacional em escala suficiente para ser economicamente viável, qual seria a explicação para interromper a produção desde 2018?
Olá Colegas. Peço desculpas. O texto explica sim que a unidade de produção está em reforma. Faz sentido a importação nessas condições (acho que a dinâmica dos anúncios que somem e aparecem no meio do texto pode ter me levado ao erro. Explica mas não justifica). Foi mal.
(tentei negativar meu comentário mas o sistema impede). Fica o registro.
Mas não deixa de ser pertinente a sua colocação de como o combustível de aviação é estratégico para o pais e isso nos leva a outra questão: como é possível que só haja uma planta de produção no país? Quanta coisa pode acontecer para paralisar essa produção? E se o mesmo motivo que impedir o funcionamento da unidade de produção também impedir o acesso ao produto importado? Será que não justifica uma redundância – ainda que possa ser ativada apenas temporariamente? Outra coisa: agora tudo é covid19! Tá atrasando a reforma. Ora,desde quando está parado e qual a dificuldade em… Read more »
Olá Nilo. Isso depende da capacidade de produção da unidade, da demanda nacional e da viabilidade de exportação. Por exemplo, os países da América latina compram combustível de quem e por qual preço? Ou será que a manutenção de um estoque estratégico e regulador seria mais apropriada? Sempre vai ter algum econominólogo (mistura de economista com guru astrólogo) dizendo que é mais barato comprar da China (afinal a montanha de minério de Carajás vai durar 200 anos). O problema da COVID19 é real. Atividades como construção civil que demandam grandes equipes trabalhando juntas foram todas afetadas.
Ai, quanta bobagem, essa conversa mole de setor estratégico, se fosse assim tinha que estatizar todos os supermercados, o que é mais estratégico do que comida? <Margaret Thatcher>
Comparação bem descabida Rival, podes discordar que seja um setor estratégico , mas é com certeza bem mais complexo e difícil a implantação de uma refinaria do que um supermercado. Qualquer ze , até eu, monta um mercadinho. Outra, ser estratégico não é sinônimo de estatizar e sim de ter um planejamento, uma linha guia, um foco eespecial e um maior suporte para um determinado setor. Por exemplo nos EUA foi incentivado e favorecido a criação de conglomerados gigantescos para ser mais competitivos, a mesma coisa está tentando fazer a UE , póis muitos países possuem excelentes capacidades mas competem… Read more »
Mas nos Estados Unidos antigamente havia concentração em diversas áreas e eles dividiram.
A Russia juntou tudo…
Caro Rivai. O que seria estratégico seria a capacidade de cultivar. Para isso existe a Embrapa caso contrário o agronegocio estaria dependente da Monsanto ou Cargill.
Infelizmente, parece que a Embrapa cria muitos transgênicos.
Poderia criar tecnologia mais natural.
Tipo como enfrentar pragas sem pesticidas.
Mas no desgoverno anterior, a Embrapa criou muitos transgênicos.
Olá Nonato. Existem várias técnicas para adaptar uma espécie vegetal. A mais simples seria por seleção. A cada geração se escolhe a plantinha mais adequada para fazer um novo canteiro e assim sucessivamente. Após algumas gerações a espécie está adaptada. Atualmente tem sido possível clonar a planta adaptada. O importante sempre será ter um banco de sementes das gerações primitivas. Outra possibilidade seria bombardear a planta com radiação ionizante para provocar mutações. Uma terceira opção seria combinar plantas para formarem híbridos. Transgênicos seria introduzir o gene de uma espécie em outra. Além disse, tem sido possível inocular bactérias usando nanotecnologia… Read more »
Olá Camargoer. Apenas para explicação: desde 2010 a RPBC vinha passando por uma extensa modernização de sua capacidade de produção (ex.: produção de Diesel S-10). Porém, entre 2015 e 2018 diversas empreiteiras contratadas quebraram, sucessivamente, deixando um passivo trabalhista e com fornecedores enorme. Alem disso, alguns projetos foram suspensos para revisão, por motivos diversos.
Vou tomar a liberdade de corrigir o colega: elas não quebraram, foram quebradas.
Olá Observador. Eu também não lembro de lotes de combustível produzido pela Petrobras terem problemas. Fica difícil saber se o combustível veio com problemas, se isso ocorreu aqui por acidente ou adulteração criminosa por exemplo por meio da distribuidora. Existe uma máfia na adulteração de gasolina pela adição de solventes (que tem impostos menores). Aliás, além de bingos e revendedoras de carros, postos de gasolina são frequentemente usados para lavagem de dinheiro.
Não tem nada de criminoso, é negligência e incompetência desse dinossauro chamado PTrobrás, fizeram m… só isso. Monopólio traz essas aberrações.
Caro Rivai. A refinaria ou importadora tem responsabidade até o momento que a distribuidora retira o combustível. A distribuidora tem responsabidade até o momento que entrega o combustível para o posto de abastecimento. Além disso, o monopólio do combustível foi derrubado durante o governo FHC.
Uma empresa estatal que não se presta nem a refinar gasolina de aviação geral em território nacional…. e depois vem falar em auto suficiência. Que vergonha.
Meu caro, o Brasil já é auto-suficiente, mas nunca baixaram o preço da gasolina, pelo contrário, só aumentam, toda vez que descobrem um poço novo fico arrepiado, vai ter aumento de gasolina! Essa estatal inútil só está verdadeiramente funcionando a contento agora depois de 2019, antes disso era um antro de corrupção, barnabés, vaga-bundos, essa “empresa” já devia ter sido vendida há muito tempo, falta ter aquilo “roxo”.
Caro Rival. A politica de preços dos combustíveis depende muito do governo (sem entrar no mérito se a política é certa ou errada). Por exemplo, o governo pode manter o valor equalizado pelo preço internacional ou pode criar um fundo de compensação (quando o preço internacional é menor que o preço interno, o excedente é depositado no fundo; quando o preço internacional sobe, o fundo é usado para cobrir custo). O custo de produção influencia apenas uma parte pequena do preço final. Tem os impostos (que pode mudar dependendo do estado) e o custo de distribuição (quanto mais longe de… Read more »
Em 2006, Lula queria inundar o mundo com etanol brasileiro.
Em 2012, até gasolina estávamos importando…
Eficiencia estatal em seu auge
E tem gente querendo que o Brasil produza caças de 5 geração. Não produzimos sequer combustível de aviação.
Deus é brasileiro mesmo, tenho certeza.
Produzimos, sim. Há muito tempo.
Produziu…até 2018. depois foi importado segundo a norma Q.M.S.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra…
Até porque combustível de aviação sabemos produzir e a refinaria está em reforma…
o que o Brasil produz mesmo é corrupto. Nisso é imbatível.
Exato!!! Não há controle de qualidade no que se está importando.
Perfeito Zorann! Já se sabe há muito tempo que o poder de fiscalização das Agência Reguladoras tem diminuído, mas a ANP é uma piada.
Todas as agências reguladoras são uma piada, só servem de cabide de empregos, geram concursos públicos infinitos, milhares de barnabés para produção de documentos que ninguém vai ler, plano de cargos, licença-prêmio, auxílios e benefícios que nenhum outro trabalhador brasileiro possui, a gente trabalha pra sustentar esses vaga-bundos, é isso.
Caro Zorann. Vice precisa considere se a contaminação ou adulteração ocorreu na distribuidora ou no ponto de abastecimento.
A Petrobras e ANP nem sabem dizer onde está este combustível adulterado, é muita várzea…
Quem será responsável pelos possíveis acidentes com estas aeronaves?
Quem paga o prejuízo? Isso é fácil de responder, o meu, o seu, o nosso, dinheiro…
Olá Jugger. Se a contaminação (nem vou falar em adulteração) ocorreu durante a distribuição, só a fiscalização da ANP saberia rastrear. A Petrobras só pode atestar até o momento de fornecer à distribuidora. Não está claro se todo o lote importado estava com problemas ou se isso ocorreu durante a distribuição.
Mas dá pra fazer rastreamento até a fonte de contaminação a partir dos aeroclubes/aeroportos afetados, se é um caminhão, uma empresa, ou todo o lote. Como são muitas reclamações, não é um caso isolado, ao menos lendo as notícias.
Olá Jugger. A investigação cabe a ANP e seria caso de polícia. Nada a ver com a Petrobrás.
Indústrias sérias testam tudo que compram. A indústria metal-mecânica executa testes metalográficos,tração,dureza e impacto em todas as peças ou chapas de aço que recebe, A Petrobras não consegue testar a qualidade de combustíveis.
Caro. Se a adulteração ocorreu na distribuidora ou no ponto de abastecimento, isso nada tem a ver com a Petrobrás.
Percebo muita critica à Petrobras.
Quem disse que não testa?
Quantos carros tiveram recall por peças defeituosas?
Aviões foram “aterrados” por defeito em peças?
Não estou dizendo que o controle de qualidade da Petrobras é bom, mas que não há nenhuma comprovação em contrário.
A questão é a falta de capacidade de rastreio até a fonte da contaminação, numa cadeia de produção séria isso não é um grande problema.
Olá Jugger. Segundo a ANP, o responsável pela qualidade do combustível é o revendedor na ponta, mas a fiscalização é feita pela ANP a partir de denúncias dos consumidores (no Procon, na ANP ou por boletins de ocorrência) e pelas ações de iniciativa da própria ANP.
Pergunta que não quer calar: havia produção desse tipo de combustível aqui no Brasil?
Spoiler:
https://outline.com/HsrvGV
Vi a resposta agora no Jornal da Band: como uma refinaria está em reforma, certa quantidade de gasolina de aviação foi importada dos EUA.
Pelo que estou entendendo se trata de adulteração de combustível.
Mostrou a importância de termos refinarias aqui dentro do Brasil, mas os nossos queridos safados políticos preferem roubar o dinheiro investido nelas
A minha maior surpresa é que não produzimos gasolina desse tipo. Compensa mais importar que prozuzir aqui ou é limitação técnica,? E a petrobras não testa o que compra? Em filmes onde ha transação de cocaina por exemplo até os traficantes tem controle de qualidade usando nariz ou quimicos para atestar a qualidade do produto.
O mercado de combustíveis é livre, qualquer um pode montar uma refinaria, basta querer.
Seja de gasolina comum ou para avião ou mesmo diesel. Agora fica a pergunta, por que ninguém se interessa em montar?
Basta querer? Então por que vc não abre uma? Quem vai investir numa refinaria de milhões de dólares com essa insegurança jurídica e com o governo controlando o preço da gasolina?????? O controle de preços via Petrobras ficou notório durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, ninguém vai querer. Como pode em pleno século XXI o governo ser dono de posto de gasolina? É uma aberração, estatal no Brasil é pra manter uma casta de barnabés, procure no google sobre os “crachás dourados” da PTrobrás.
O país produzia. Aí entrou um especialista na parada, fechou a fábrica e agora importa. Somente no Brasil.
O texto é claro. Volta a produzir em outubro.
Por falar nisso, a Suíça produz combustível de aviação? Portugal? Dinamarca?
Olá Nonato. Portugal produz 19 mil barris por dia de gasolina para aviação. A Dinamarca produz 4,8 mil barris. O Brasil produzia 94 mil barris por dia (era o 14 produtor mundial); A Suiça produz cerca 800 mil barris por dia. A Suíça tem apenas uma refinaria funcionando, Portugal tem duas. Dinamarca também tem duas refinarias. O Brasil tem 17 refinarias.
OFF- Imagem de míssil hipersônico japonês vazou numa foto publicada no twitter pelo viceministro da defesa!
defensa.com/africa-asia-pacifico/misil-hiperveloz-japones-descubierto-error
BRASIIIIIIILLLLLL. Só chorando mesmo.
Poxa, tou chateado. É isso mesmo?
Nem sequer combustível de aviação é confiável no Brasil???
Caro João. Podemos lembrar que não se pode confiar nos níveis de emissão dos motores alemães, que não se pode confiar nos fundos de investimento nós EUA (devido ao Madoff), que não se pode confiar no secretário de Estado dos EUA quando ele levar fotos e vidrinhos de talco no Condelho de Segurança dos ONU, que não se pode confiar nos informes da CIA sobre a Al Qaeda, que não de pode confiar na indústria de tabaco dos EUA… A lista também seria longa
João, procure ler sobre os “crachás dourados” da PTrobrás e vc vai entender por que o Brasil não funciona, vou colcar um quadro sobre uma determinada e famosa universidade brasileira e vc vai entender por que o Brasil não decola, todos nós trabalhamos para sustentar o serviço público brasileiro, é um câncer que está comendo o corpo.
Olá Rival. Esta tabela precisa ser lida com atenção, senão vira confusão. Você compara a Univ. de Toronto coma a UFRJ (poderia comparar a UT com a USP, ou poderia comparar o MIT com a UNICAMP, ou a Univ. Tokyo com a UNB…. dá no mesmo). 1. Os orçamentos para a pesquisa são obtidos por meio de projetos de pequisa individuais (os chamados “Grants”). Estes recursos não aparecem nessa tabela. Em SP, o orçamento da FAPESP é de R$ 1 bilhão por ano. O orçamento do CNPq costumava ser R$ 3 bilhões, mas agora está próximo a R$ 1 bilhão.… Read more »
Uma agência nacional que só possui alguma ação após algum cliente reclamar. Cabide de empregos. Homologa quantos cnpjs quiserem para virarem fiscais, inclusive fiscais uns dos outros, em todos os setores e receberem baseado nas multas que aplicam, aí sim veríamos outra qualidade em todos os serviços (saúde, energia, combustíveis, telecom, marítimo, rodoviário, etc)
Sagaz, eu mesmo denunciei um posto de abastecimento da cidade onde moro, para a Agência Nacional de Petróleo ANP, por estarem fazendo cambalacho na litragem… A bomba marcava 10 litros mas só colocava 8 no tanque do carro. Eles disseram que era pra fazer um B.O. na delegacia de polícia pois não é da competência deles investigar. Por aí já da pra entender onde começa a corrupção e a omissão que imperam no país. Por sorte o Ipem estava fazendo uma blitz na cidade e atenderam a minha denúncia e o posto foi autuado após testarem todas as bombas e… Read more »
Boa noite a todos. Li a maioria dos comentários e apesar de não ter muito conhecimento sobre aviões, mesmo porque tenho vertigem e pavor de altura, me veio a mente a possibilidade de uma sabotagem para desestabilizar ainda mais a situação do Brasil que já está deficiente diante da epidemia de COVID-19.
Estou sendo pessimista demais ou essa hipótese pode ter fundamento?
Diante da guerra política que temos vivenciado ultimamente, não duvido de mais nada.