F-15EX: USAF celebra contrato para o primeiro lote de aeronaves
WASHINGTON — O Departamento da Força Aérea dos EUA firmou um contrato de quase US$ 1,2 bilhão para o seu primeiro lote de oito aeronaves de caça F-15EX.
O contrato, concedido à Boeing, prevê o design, desenvolvimento, integração, fabricação, teste, verificação, certificação, entrega, manutenção e modificação de aeronaves F-15EX, incluindo peças de reposição, equipamentos de suporte, materiais de treinamento, dados técnicos e suporte técnico.
O F-15EX substituirá os F-15C/Ds mais antigos no inventário da USAF. Oito aeronaves F-15EX foram aprovadas no orçamento do ano fiscal de 2020 e 12 foram solicitadas no orçamento do ano seguinte (FY21). A Força Aérea planeja comprar um total de 76 aeronaves F-15EX nos próximos cinco anos.
“O F-15EX é a maneira mais acessível e imediata de atualizar as capacidades fornecidas pela frota F-15C/D”, disse o general Mike Holmes, comandante do Air Combat Command. “O F-15EX está pronto para combater assim que sair da linha de fabricação.”
O F-15EX é um caça de biposto dotado de recursos exclusivos para os EUA. Possui uma grande capacidade de carga de armas avançadas. A plataforma requer mudanças mínimas nas áreas de conversão operacional, mão de obra adicional e pouca ou nenhuma alteração na infraestrutura, garantindo a continuação da missão.
“Quando entregues, esperamos que as bases atualmente operando o F-15 façam a transição para a nova plataforma EX em questão de meses ao invés de anos”, disse Holmes.
A diferença mais significativa entre o F-15EX e as versões anteriores está na arquitetura Open Mission Systems (OMS). A arquitetura OMS permitirá a rápida inserção das mais recentes tecnologias nas aeronaves. O F-15EX também terá controles de voo fly-by-wire, um novo sistema de guerra eletrônica, sistemas avançados de cockpit e os mais recentes sistemas de missão e recursos de software disponíveis para os F-15 atuais.
“O backbone digital do F-15EX, os sistemas de missão aberta e a capacidade generosa de carga útil se encaixam bem com a nossa visão para futuras guerras centradas em rede”, disse o Dr. Will Roper, secretário assistente da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística. “A atualização contínua dos sistemas e a maneira como eles compartilham dados através da Força Conjunta são essenciais para derrotar ameaças avançadas. O F-15EX foi projetado para evoluir desde o primeiro dia.”
As primeiras oito aeronaves F-15EX serão encaminhadas à Base da Força Aérea de Eglin, na Flórida, para apoiar os esforços de teste. A entrega das duas primeiras aeronaves está prevista para o segundo trimestre do FY21. As seis aeronaves restantes estão programadas para entrega no FY23. A Força Aérea está usando o Processo Estratégico de Base para determinar as bases para os lotes de aeronaves subsequentes.
FONTE: Secretária da Força Aérea dos EUA
Uns 24 destes para servir em Anápolis e complementar os Gripen não seria nada mal.
Concordo contigo. Seria muito interessante até as versões C/D. Mas e o dindin? O Tio Sam libera a máquina para nós?
O Tio Sam libera; quem não libera é Tio Paul Guedes.
Nem um nem outro, o PSOL, PT, PCdoB, REDE, PSB e etc… partidos vermelhos lixos vão entrar com ação no STF derrubando a compra alegando ser desnecessária e desperdício de dinheiro público já que o Brasil não está em guerra.
2,
Vale lembrar que os projetos FX-2, PROSUB, Tamandaré, KC-390 e Super Tucano, por exemplo, não foram concedidos no atual governo, assim como o PMH Atlântico não foi comprado no atual governo. Sem falar no finado NAe São Paulo. Aliás, aguarda-se, ansiosamente, o anúncio de algum projeto de impacto do atual governo para reequipar nossas Forças Armadas. Enquanto isso, mais de 74 mil brasileiros perderam a vida por ausência de projetos, só que na área da saúde.
Fascinante. Chegamos aqui, em 2020 com o pais sucateado, na maioria das areas (menos a financeira, onde somos exemplos no mundo), e ainda temos que ler isso…kkkkkkLembrando que se nao fosse a FAB estariamos de Rafale. O governo da epoca tinha muito interesse nisso. Soh espero que este governo tenha (e parece que tem) muita consciencia e que se fizer algum projeto de impacto na pasta da Defesa, que seja depois de recuperar a economia, o que deve ser inviavel neste Governo, jah que esta crise de 2020 lascou tudo.Como diria aquele ditado popular, nem aqui e nem na China…que… Read more »
Esqueceu do pSdb, com S de socialista, que é de fhc que é muito amigo do chefão da quadrilha vermelha.
E esqueceu também do stf no qual um grupo de advogados nomeados resolveu passar por cima de tudo e exercer as funções dos 3 poderes.
Foi na gestão FHC que o finado NAe São Paulo foi comprado juntamente com os AF-1 Skyhawk, bem como foi em sua gestão que o projeto FX se iniciou e foi concluído, embora não tenham sido contratado. Além disso, foi na gestão FHC que o Super Tucano realizou seu primeiro voo (1999). Ideologias à parte, fatos são fatos.
O A-12 custou U$ 12 mi. Veio quase de graça. Qualquer que fosse o governo, a MB teria essa merreca para comprar o A-12. Os caças A-4 usados também custaram pouco, cerca de U$ 70 mi.
E o FX1 visava somente 12 caças e foi adiado para o próximo governo.
Esses são os fatos.
Mesmo que o Tio Paul Guedes liberasse, seria pouco provável que o Tio Sam liberasse com transferência de tecnologia, como a FAB desejaria.
A compra de F 15 provavelmente não envolveria transferência de tecnologia, mas compra de prateleira.
Diferente do FX 2.
Entendido.
o Tio Sam não liberou nem o ciws Phalanx do A140 Atlantico da MB, quiçá um F15 super avançado.
Liberou para a Arábia Saudita, para o Qatar.
Se não liberasse para o Brasil seria por receio da turma do Maduro…
Assunto ja esclarecido umas 500 vezes. O sistema phalanx e autorizado para o Brasil
Acho que com o dinheiro gasto comprando um desses dá pra adquirir pelo menos dois Gripens. E a FAB precisa de quantidade antes de tudo!
Concordo com você…
Não.
O Gripen E/F tem hoje um preço de cerca de US$80M e o F-15EX igual. 🙂
Prezado DSC
No sítio Airway, em publicação de maio passado, eles falam em 138 milhões de dólares cada um. Nesta postagem de agora do Poder Aéreo, a conta dá 150 milhões, mas o texto fala também em peças de reposição, treinamento, suporte, etc. Portanto, só o avião deve ser mesmo 138 milhões.
Abraço
Pois é…
Acreditar q um bimotor “pesado”, custa o mesmo q um monomotor leve..
É forçar a amizade
O F 35 custa 80 milhões…
Essa conta aí de 1,2 bilhões está estranha e deve incluir o “desenvolvimento “, se bem que eles já desenvolveram o da Arábia Saudita e Qatar.
Esse EX é mais uma atualização do que um avião novo…
https://www.nationaldefensemagazine.org/articles/2019/4/26/fighting-over-fighter-jets-pentagon-plan-to-buy-f-15ex-sparks-controversy
Caro DSC
Cada fonte diz uma coisa. Na wikipédia fala que a versão K já custava 100 milhões de dólares em 2006. O sítio Aeroflap conta que o contrato com o Catar foi de 12 bilhões para 36 aeronaves (333 milhões cada). Irreal. Deve ter muito “opcional” aí.
Cada vez mais acho que este preço de 80/90 milhões é só para a Usaf.
A propósito, segundo a SAAB o Gripen E custa 50 milhões, sem armamentos e manutenção.
Enfim, como diria o Sócrates, só sei que nada sei.
Abraço
A Air Force Mag fala agora em $87.7 milhões, custo ‘flyaway’:
https://www.airforcemag.com/air-force-now-wants-up-to-200-f-15exs/
O valor do contrato sempre envolve mais coisas. O nosso custou U$ 4,5 bi e no momento da assinatura estava em U$ 5,4 bi. Sorte que foi assinado em coroas suecas, que Hoje deve estar próximo de U$ 4 bi.
Divida por 36 Gripen e verá que sai U$ 125 ou U$ 150 mi. O F-15 EX provavelmente custaria mais que o Gripen, mas não o dobro do preço.
Impossivel,2 motores do Gripen custam o valor de um unico do 15. Essa conta aí nao fecha
Além de que os Gripens serão fabricados aqui!
Bem dito. Tomara. Perto da Argentina e Venezuela. PRONTO
E mais…
24 F-35 em Canoas
24 Typhoon em Manaus
24 Su-35 em Natal
Concentramos os Gripen no RJ
=/
Amigo, fala sério? Para que 3 cadeias logísticas diferentes? Vamos invadir quem? Não viaja!
Ele apenas fez o bom uso da ironia amigo (quero acreditar nisso hehehe).
Exatamente. O Gripen irá resolver a nossa deficiência de um caça multifuncao. Devemos nos dedicar a ele nas proximas decadas. Adquirir outro caça eh dar um tiro no pé. Sem falar do custo dele que eh fora da nossa realidade.
4 cadeias: F-35, Su-35, Typhoon e Gripen……loucura completa…..
Na Índia é assim, e pior, funciona…kkkkkkk
Alguns países são competentes em lidar com logísticas absurdas, outros não.
A Índia está falando sério faz muito tempo!rsrsr
Adorei os Sukhoi em Natal. Mais um cartão-postal da cidade!
Esqueceu de incluir pelo menos 24 X-Wing em Brasília.
faltou o J-21 em Santa Maria.
Tinha que colocar os chineses no Campo de Marte em SP para aproveitar a 25 de Março
…mais 24 Rafale em Belém
24 MiG-35 em Campo Grande
😀
Uns 18 F35B em São Leopoldo
Uma logistica para lá de tresloucada, um custo fora de qualquer bom senso……..Isso seria bom em maquetes para colocarmos em nossas salas e ou escritório (para quem gosta obviamente).
Faltou o J-21 em Santa Maria
Já pensou um treinamento com todos esses vetores no ar se enfrentando? Nem precisaria participar do Red Flag…
Exato. Venderianos treinamento avançado para todas as FA do mundo. Em uma pre guerra entre EUA X China os americanos iriam em Natal gastar uns dólares enquanto os chineses iriam em Brasília. Kkkkkk
Caramba! É a CRUZEX 2020?
Ironia sem sentido.
12 F 15 seriam bem-vindos.
O problema é só o dinheiro.
Mas que é bem mais robusto do que o Gripen é.
Radar, alcance, capacidade de levar até 22 mísseis ar-ar, velocidade…
Não seria mau.
A maioria dos países não tem apenas um caça.
Fui ironico pq sempre que surge algo novo no mercado n’os temos o costume de imaginar equipando as nossas forcas armadas. Errado isso, claro que nao? Mas existe todo um planejamento para isto acontecer. Planejar e Executar. Planejar e Executar. Planejar e Executar… Raramente fazemos isso. Eh a primeira vez que a FAB entra num projeto desta envergadura e, dentro das nossas limitacoes orcamentarias, politicas de aquisicoes, iminencia de conflito…no meu ponto de vista nao faz sentido. Eu mesmo defendo um outro vetor na FAB, discuti isto em outro post e a maioria discordou. E claro, quem nao sonharia numa… Read more »
Custo de $27.000 por hora de voo?
É melhor um número maior de Gripens.
O F-15 ainda tem muita coisa para dar, é feito o SU-35 moderno e fatal.
a diferença é que o f15 foi amplamente testado em combate, já o su27 nunca enfrentou um avião ocidental em combate.
Engano seu amigo, recentemente houveram encontros no conflito India vs Paquistão. E tenho uma péssima notícia pra vc, num desse encontros, 4 caças mig 21 e 2 caças SU 30, botaram pra correr 12 caças F 16 e mais 6 caças xing ling que faziam um ataque em pacote e com apoio de AEW-C. É bem verdade que um mig 21 foi abatido, mas 6 contra 18 é uma grande covardia, então o resultado foi excelente pró India e pró caças Russos..E ainda existe a reclamação de um abate de um F 16 feita pela India.
*houve
Quantos F16 foram abatidos pelos Su 30?
2 caças Su 30 contra 12 caças F 16 apoiados por um AEW-C! A pergunta certa é, porque os fodásticos caças F 16 não abateram os obsoletos caças Russos se eram 6 contra 1?
o f16 eh fodastico…nao existem duvidas quanto a isso.
O F15 é fodástico, ao contrário do F 16, que ao longo de sua história só abateu aviões turbo hélices, helicópteros e alguns poucos caças obsoletos. Na hora que o F 16 encontrou um mirage 2000 foi pro saco no fundo do oceano.E nahora que encontrou caças SU 30 e mig 21 modernizados,um foi pro saco e os outros bateram em retirada mesmo estando em maior número!
Ok, admito, exagerei no fodastico. Tambem admito que nao tenho acesso a informacoes tecnicas dos ocorridos que vc citou. Sendo assim, fica dificil analisar estes combates, pq existem muitas variaveis que interferem no campo de batalha. No dogfight recente, o Mirage botou ele no bolso. Mas como chegaram a tal situacao? E o delta tem certa vantagem a curta distancia. Um aviao de superioridade aerea jamais sera superior em todas as variaveis. Quando o nosso A-1 engajou o F16, o piloto brasileiro apostou todas as fichas no primeiro engajamento, se desse errado, nao teria energia para se recuperar. Os avioes… Read more »
f16 abatido por 1 mig21, correto?
Correto.
Então o su27 segue sem vitórias aéreas sobre aviões ocidentais, correto?
Lembrando que o f16 abateu mig29 na Croácia.
F-35 thinking:
To climb or not to climb on the roof?
This is the question.
Se o blog é brasileiro escreva em português, nossa língua, ou não poste nada.
Falo e escrevo inglês fluentime desde os 8 anos de idade, mas divulgo meu idioma, não dos outros. Fica a dica
Cuida só da sua vida, #fikaadica…
José, concordo com vc a falta de nacionalismo é na minha visão um dos maiores e mais perigosos problemas do nosso país, em geral não perdemos a chance de enaltecer os outros e nos ´´viralatear´´. certa vez um estrangeiro falar horrores do nosso país, com alguns em redor achando bonito e dando moral pro sujeito e eu o único a me indignar com aquilo, dai ele começou a falar mal da seleção… enfim só depois de falar mal da seleção é que ele teve que achar outro quiosque pra tomar cerveja na praia.
pelo visto vc, apesar de fluente na língua, não é muito bom de piadas e gastou sua raiva a toa.
Hahahaha grande Oganza, andava sumido faz um tempinho ein
Ainda me lembro dos bons tempos de voce, Bosco, Ivan e Vader discutindo aqui.
Ducha de água fria naqueles que vislumbraram uma USAF totalmente furtiva. Devem permanecer em atividade por pelo menos 20 anos. Ou seja, até 2040 teremos F-15 voando por aí.
Já se provou que é impossível para a indústria aeronáutica acompanhar o desenvolvimento eletrônico, não há tempo para isso.
É preferível usar de projetos confiáveis, aptos a receber todo a tecnologia que se renova a cada dia, e estar sempre pronto a qualquer conflito armado que possa existir.
É isto ai….conforme vivo dizendo…tecnologia atropela tecnologia….
Os F-15EX voarão até 2060!
Tomara. Em 2060 o projeto básico do caça terá 90 anos. Nunca antes…
Que f-35 que nada!
Quase subsonico!
” F-35 o interceptador!”
Rsrsrsr
Viva o glorioso F-15!!
Manda 10 pro Brasil. Precisamos ali na Amazônia. Obrigado.
Mais fácil eles mandarem 10 para atacar a Amazônia!!! (Modo irônico on)
Será que veremos todos os F-22 desativados e F-15 ainda em operação?!
–
Saudações!
Sei que a USAF planeja manter seus F-22 em operação até 2040 pelo menos.
Mas já existe a ideia de os manter operacionais até 2060, se necessário:
https://www.businessinsider.com/air-force-upgrading-f-22-2018-2
https://www.popularmechanics.com/military/aviation/a16574286/how-the-air-force-could-fly-the-f-22-raptor-until-2060/
Sim vão ter que fazer isso pra corrigir a “bela cagada” que fizeram ao para de fabrica-los fechar a fábrica e se livrar de todo ferramental
O ferramental não foi sucateado/destruído. Foi todo armazenado/preservado no Sierra Army Depot na Califórnia. https://www.flightglobal.com/in-focus-end-of-f-22-production-closes-chapter-in-eventful-history/104580.article “…But despite the end of production, the Raptor will remain in the USAF inventory for decades to come and will need further upgrades. The air force has decided to retain the tooling for the aircraft so that it can perform major overhauls or extensive upgrades later. The tooling is being stored at the Sierra Army Depot in California along with extensive video archives to retain production knowledge, Babione says. But it also raises the possibility of restarting production or building F-22 derivatives one day.…” https://www.reuters.com/article/us-fighter-usa-lockheed-idUSTRE7BC09T20111213… Read more »
https://www.aereo.jor.br/2010/07/30/lockheed-vai-preservar-ferramental-do-f-22-para-uso-futuro/
DSC , valeu pela informação eu realmente não sabia….. disso , o que eu lembro que na época pouco depois do do último F-22 fabricado (2012 se não me engano) saiu esta noticia que a linha de produção seria totalmente desativada…. e o ferramental também…. Que bom então, abre perspectiva para uma nova versão do Raptor no futuro 🙂
Parece q sim. Já está difícil mantê-los operacionais hoje, imagine daqui a 10 anos…
12 unidades para o Brasil para ontem por favor !
2!
Meu Caça preferido, com “C” maiúsculo, caça Raiz!! Vida Longa ao Eagle!!
Good bye F 22 !!!! Quem diria…
A USAF tem recursos de sobra para desenvolver e o principal, manter, equipamentos específicos para cada missão. E ambos, com certeza, tem sua “utilidade”.
O F22 é um caça com um nível de furtivamente ímpar.
O EX é caça força bruta.
Uai…
Aí fica a dúvida.
Se tem “recursos de sobra” por que não mais F-22?
Amigo, esta é uma novela bem conhecida por quem acompanha o segmento. Recomendo fazer uma retrospectiva a respeito aqui mesmo no aéreo. Se tiver tempo, leia os comentários separando o joio do trigo.
Ao fim do processo você vai ver que os motivos dariam para escrever um artigo aqui neste mesmo site.
Um voa 24/7 o outro não, o F22 nunca cumpriu com as expectativas do projeto, custos exorbitantes, restrições de operacionalidade e exportação encerraram toda e qualquer possibilidade de sucesso, será retirado do serviço ativo gradualmente…
Ninguém aqui falou em disponibilidade. Ninguém também falou aqui dos problemas do caça, sendo o principal que é custo. Mas sem dúvida alguma ainda é referência no que tange furtividade aliada a superioridade área.
E nenhum caça voa 24/7. O que você pode estar se referindo ao a média de disponibilidade do mesmo. Mas isto tem mais a ver com a manutenção do que com o voo propriamente dito.
24/7 é um termo utilizado pelas FAs Americanas, isso indica estar operacional qualquer dia a qualquer hora sem restrições, o F22 nunca alcançou este índice de disponibilidade, triste realidade, o sucessor já está sendo projetado…
Pararam de fazer o F 22 devido ao preço.
Não tem nada a ver com disponibilidade.
É o melhor caça.
O F 35 é inferior em desempenho e ainda tem muitos problemas.
Se fosse eu mandaria fazer mais uns 100 F 22.
Só que aí teria que atualizar, não fazer exatamente igual há 20 anos.
Aí, essas atualizações podem levar mais um tempo…
O que pode existir são equipes trabalhando 24/7 para garantir uma maior disponibilidade dos equipamentos.
Para que um caça específico tenha uma média maior desta disponibilidade vários fatores são analisados, e vai desde a quantidade do mesmo até a complexidade de manutenção.
E não dá para comparar F15 e F22 em ambos os requisitos.
O último é um caça a frente do seu tempo.
Esse é um termo utilizado pelas FAs Americanas, isso indica estar operacional qualquer dia a qualquer hora e o tempo todo sem restrições, o F22 nunca alcançou este índice de disponibilidade, triste realidade, o sucessor já está sendo projetado…
Pronto, agora vai ter gente questionado logo o F-22… era só o que faltava!
As expectativas do projecto F-22 eram construir o caça mais avançado e letal em existencia, custo não era problema em pleno final de guerra fria. Desde 2004 que ele é o benchmark por qual todos os outros se regem, de tal modo que “abater” um F-22 em dogfight simulado é o santo graal dos pilotos de outros caças da USAF e de paises aliados. Aliás, ao contrário do que você afirma, a restrição de exportação é um testemunho das qualidades. F-4, F-15 e F-35 foram exportados para alidos de 1ª linha pouco depois de estarem operacionais. O F-22 não. Não… Read more »
F117
A melhor decisão…muito melhor que o imprevisível abacaxi voador
Concordo com vocês, no momento precisamos de mais quantidades de Gripens, apesar de os F-15 serem imponentes e muito bonitos…
Más adquirimos um pequeno más GRANDE Guerreiro, como Davi e o Golias.
Tem muita lenha paravqueomar ainda. Os adversários ainda estão engatinhando em projetos fracassados de 5 geração.
E a solução pro mimizento F-35 cheio de frescuras pra voar é comprar mais do cavalo de batalha F-15, há quase 50 anos provando seu valor em cada TO que já voou.
“O contrato, concedido à Boeing, prevê o design, desenvolvimento, integração, fabricação, teste, verificação, certificação, entrega, manutenção e modificação de aeronaves F-15EX” Eu li e reli mas não entendi ainda: esse contrato é para a fabricação de novos caças ou algum tipo de modernização hard de caças F15 C/D já existentes? De qualquer forma um excelente vetor, pronto, já conhecido e provado em combate. Quem precisa cumprir a missão sabe do que precisa e como fazer sem inventar. Só achei meio caro considerando que, segundo o texto, toda a estrutura e pessoal, cadeias de fornecimento, treinamento, ferramental vai ser muito aproveitada,… Read more »
No recorte que você colou não fala em retrofit, reforma, inspeção, troca, nem outras expressões referentes a modernização, então é bichos novos, mesmo…
Só fala modificação, então fiquei na dúvida também… hehehe
É para a fabricação de uma nova versão:
https://www.boeing.com/defense/f-15ex/
Mas a versão EX já existe. Ou não?
No texto diz design, desenvolvimento…
Acho q li em algum outro texto q essa variante já havia sido oferecida ao governo americano…
Ofereceram o projeto e agora ganharam o contrato e vão realizá-lo.
É exatamente a mesma coisa do nosso Gripen E/F. Já existia o Gripen C/D, mas quem ganhou nosso contrato foi uma versão que sequer existia e que está sendo desenvolvida e finalizada agora. Ao fim de tudo já existe um pedido firme por um lote de aeronaves e pré disposição para novos lotes.
Obrigado pelo esclarecimento!
Que avião!
Meu sonho dourado (junto com rafale e su35) e sonhar ainda não custa nada!!!!!!!! Ideal para proteger a calha norte e cairia como uma luva na MB para defesa de costa…
USAF agradeça o Donald Trump também por isso, ele prometeu em campanha e Quando assumiu fez aumentou os gastos militares como um todo.
A volta do F-15 era mais que necessária, já que o F-22 foi descontinuado (ales uma bela de uma cagada isso) e o F-35 ainda tem chão pra se tornar realmente confiável
Lindo.
Para o Brasil: SU-35 ou F-15X?
Está notícia me dá convicção de que, o Brasil acertou na decisão das compras dos GRIPEN!
E mais acertada…
É um excelente vetor, sob certos aspectos melhor que um SU35. Vida longa ao Eagle
Long live the King!
Acho prudente manter mais de uma linha de fornecedores, o F-15 é um monstro sem igual se a furtividade não for necessária, parabéns aos americanos que pode se dar a esse luxo!
Seria uma excelente aeronave para nós como outra linha de defesa. Porém não há necessidade visto termos o Gripen e sendo este multifunção. O que fico perplexo é que poderíamos manter a modernização dos AMX. Infelizmente modernizar oito em 15 anos é um absurdo. Não sei se seria possível fazer a modernização via outra empresa e não a Embraer. A Lookcheed será que faria a modernização em quanto tempo? (uma hipótese). 25 AMX seriam essenciais ainda das 47, creio eu. Grande abraço.
Gostaria de ver o SU 35 na FAB
Desculpem, mas eu penso que, é o melhor!!
E ponto.
Vida longa ao Rei!
Muito sensata, sem dúvida alguma.