Japão divulga cronograma do programa F-X; Grã-Bretanha vai ajudar a desenvolver seus motores
Em uma reunião do Partido Liberal Democrático do Japão, o Ministério da Defesa japonês divulgou o cronograma para o desenvolvimento do caça F-X.
Reportagens da mídia do Japão dizem que o protótipo estará pronto em 2024 e a primeira aeronave de produção limitada será lançada em 2030.
O novo caça começará a substituir os aviões de combate Mitsubishi F-2 em 2035.
Também foi determinado que o papel da Grã-Bretanha no projeto será ajudar a desenvolver os motores da aeronave.
O papel principal do F-X será o combate ar-ar.
FONTE: Alert 5
E o shin shin?
O shin shin era apenas uma plataforma demonstradora de tecnologia, nunca foi pensado como uma aeronave para entrar em produção
Nunca entendi o que seria um demonstrar de tecnologia.
Que tecnologia?
Radares? Avionicos?
Porque se for furtividade não faz sentido fazer uma “plataforma” e depois fazer outro avião totalmente diferente.
o shin shin era muito pequeno, sem espaço para baia interna de armamentos. Foi uma plataforma para testar o formato e materiais stealth, motores (menores que os pretentidos para o caça final) e avionicos.
Olá Nonato. Talvez seja uma etapa preliminar necessária para conseguir os financiamentos governamentais. Por melhor que seja a tradição da empresa, ela tem que mostrar algum ponto de partida para receber financiamento grande.
Era pra saber o quanto a industrias e os engenheiros eram capaz de fazer uma aeronave furtiva, pelo visto os japas se viram capaz o foram adiante para fazer um avião furtivo da nova geração
Chega ser surpreende a escolha da RR para desenvolver o motor. Não pela RR que é a maior fabricante de motores a reação fora dos USA, com amplo domínio tecnológico tanto na parte civil como militar. O surpreendente é o Japão sair da vassalagem americana.
Caro Lucianno. Os japoneses tentam há anos tirar a sua industria aeroespacial da influência dos EUA. Anos atrás, uma missão do governo japonês visitou a Embraer e o ITA para tentar estabelecer parcerias no setor de materiais estruturais aeroespaciais, exatamente para escapar da influência da Boeing. O problema era que a Embraer queria ser Boeing-Brazil.
Agora seria uma boa oportunidade para EMBRAER estabelecer uma boa parceria com o Japão
A Kawasaki produz um rival (+pesado) do KC390.
A Honda produz jatinhos executivos.
E a Mitsubishi (+ex Bombardier) será um rival para os jatos comerciais e também está no projeto do próximo caça.
Não vejo as três empresas concorrendo umas com as outras em seus respectivos segmentos, nem vejo a Embraer se metendo no meio para provocar concorrência entre elas. A Embraer teria algo a ganhar e em qual segmento seria?
O seu pensamento está correto. Apenas está desatualizado. A Mitsubishi praticamente suspendeu o desenvolvimento do SpaceJet devido a inúmeros problemas. Em referência a Bombardier, seus aviões acima de 50 acentos nunca fizeram frente a família E-Jet.
Se a MHI não tivesse tido um revés financeiro tão grande no ano passado, acredito que ela se interessaria pela parceria.
Da qui até 2035 quando esse caça entrar em operação, EUA, china e Rússia já terão vários esquadrão de caças de 5 geração em suas forças aéreas,da qui a 15 anos é o tempo necessário pra Rússia amadurce seu caça e refina sua tecnologia a ponto de fica em pé de igualdade com o F35 e tempo necessário pra china desenvolver seu próprio motor.
Mas creio eu qui o Japão n vai ter tanta dificuldade já qui é uma potência tecnológica.
Bom eles estão com bastante dificuldades em colocar o MRJ/SpaceJet no mercado, deveria ter sido entregue em 2013 e até agora nada
Não sei qual dificuldade.
O MRJ ta bem posicionado inclusive pegando vendas aonde a Embraer não conseguiu.
A Mitsubishi prometeu entregar ele para as companhias aéreas em 2013, já houve 6 adiamentos de entrega, algumas companhias até cancelaram pedidos por causa disso, a nova previsão agora é que a primeira entrega seja feita entre final de 2021 e meados de 2022, ou seja, quase dez anos após a data prometida inicialmente
Tiveram todo o tipo de problemas, até em escolher que tipo de rebite iriam utilizar.
Se informe melhor sobre o malfadado projeto.
a dificuldade é certificá-lo com as autoridades americanas e européias. “Só” isso.
SpaceJet entrou na geladeira, o projeto simplesmente parou em maio. Escritorios do projeto foram fechados em Seattle e Montreal, reduzido a metade em Nagoya. Os tecnicos foram dispensados. Nao espere nada da Mitsubishi no curto e medio prazo.
Eu acho que a Rússia não tem nenhum interesse em colocar seu avião em pé de igualdade com o F-35.
Não tem capacidade é diferente
Houve inúmeras inovações no F2, tanto que a LM participou no desenvolvimento. Primeiros a instalar radar aesa no F16, asas em matérias compostos.
No ritmo que a Rússia está indo, até 2035 o su57 não estará operacional…
Enquanto a China coloca o J20 para rodar ainda com motores bichados, o Japão já treina com seus F35, eu não acredito que o J20 não tenha problemas, a Rússia tá com problemas, os EUA tá com problemas no F35,
Olá a todos. Até parece o avião do Batman.
Não. Veja abaixo.
Se os chineses comem morcegos… será que esse caça tem alguma chance? XD
Possivelmente será o melhor caça do mundo.
Que viagem.
Amigo não existe essa de “melhor caça do mundo”, existe uma plataforma de armas que serve ou não serve ao seu propósito. Qualquer combate aéreo não depende exclusivamente do caça em si, ele é apenas uma engrenagem de um sistema bem complexo que envolve aeronaves AEW, radares de solo, controle de solo, data link, mísseis empregados e treinamento, muito treinamento para que tudo isso funcione conjuntamente. Temos que virar a página desse pensamento de Formula 1 (equivocado) aonde é o carro que ganha a corrida… Não é somente o caça que determina o sucesso de um combate aéreo moderno, ele… Read more »
Mas sim, os japoneses tem um indústria de defesa madura e muito competente, eles tem todo os ingredientes para construírem um excelente caça de 5ª geração que se utilizado junto com outros sistemas de armas japoneses não serão superados com facilidade por qualquer país que seja!
Esse é o “viés Toyota”, crer que só por ser japonês, também é um produto inerentemente superior que todo o resto.
Obviamente tem muitos produtos japoneses bons/ótimos, mas também tem produtos regulares e muita porcaria…
E assim como no Brasil, no Japão a gigantesca maioria das empresas são de pequeno porte, baixíssima tecnologia e ás vezes com condições de trabalho não tão boas assim. Então, nem todo produto japonês é uma maravilha.
Se há uma força aérea de respeito no cenário mundial é a japonesa, muito falamos da Americana e da Israelense, mas a Japonesa é muito bem equipada, treinada e estruturada.
Ótima noticia
O que este caça me lembrou, e os mais velhos lembrarão também.
Já ouviram falar de Ultraman Jack ?
Acho que não sou tão velho assim :p
Minha época era do Jaspion, Changeman, Jiban, Jiraya etc…
Então vc é véio, aceite.
Lascou xD Já aceitei
Mas que saudades daqueles tempos!!!
2.
Olá Roger. Estas crianças não sabem o que foi o Yamato (passava como Star Blazer na Machete no programa da Xuxa). Estas crianças não sabem o que foi Don Drácula, Princesa Saphire, Os Herculóides, Os brazinhas do espaço, Laboratório Submarino… Agente 86, Sombra guerra e água-fresca, Os ratos do deserto. etc
Camargoer, sou da época de Rintintin e Zorro (capa e espada)
National kid
Peguei essa época também…
Antigamente as pessoas só gostavam dos heróis, bonzinhos e do bem.
Hoje isso virou cafona e chato. A moda agora é adorar os vilões…
Olá Adson. Se você se lembra do Rintintin então vai lembrar fácil do “Shazan, Xerife e Co”.
Somos Adson, somos!
E o Tarzan era o Johnny Weissmuller.
Estava vendo as animações de hoje…Orra
Está certo que as animações do nosso tempo eram bem limitadas e toscas.
Mas as animações de hoje parece que os produtores tomam uma dose de alucinógenos com garapa e energético antes de produzir…
Mas acho que as crianças de hoje pensam a mesma coisa sobre o que assistíamos quando jovens XD
Novos tempos
Não sei qual anime o colega está citando, mas me passa pela cabeça coisas como “Tatami Galaxy”, “Paranoia Agent” ou “FLCL” ou “Sayonara Zetsubo Sensei”.
Olá Roger. Acho que a minha transição do 2D para o 3D aconteceu com “Akira”, apesar de ser um fanático fâ de “Totoro”.
já viu os remakes Camargoer? Muito bons. Yamato 2199 e 2202.
Olá Marcelo. Como minha filha é pequena, não dá para assistir tudo o que eu quero. Contudo, fiquei positivamente surpreendido pela séria “She Ra e as princesas do poder” no Netflix. Totalmente girlpower, mas está bem legal. 5 temporadas e tem começo, meio e fim.
Girl power definitivo é “Panty and Stocking” e tem começo, meio, fim e maldade pós-créditos com o eventual fã.
Túnel do tempo, terra de gigantes, viagem submarina…
Fico pensando se o tempo e o valor investido para desenvolver uma aeronave assim não são grandes demais e que nao seria muito melhor ja comprar uma aeronave pronta, mas ai eu lembro que a única opção para os japoneses seriao F35 que apesar de ja estar operacional e em produção ainda apresenta muitas deficiências e problemas de projeto.
Caro Andre. Geralmente, tecnologia militar tem aplicação dual (civil e militar). Temos discutido há anos que o sucesso dos jatos regionais da Embraer (135, 145, 175 e 195) resultaram do desenvolvimento tecnológico adquirido com o AMX. Segundo alguns colegas, até mesmo o A29 herdou conhecimento adquirido no programa AMX. Além disso, o KC390 é resultado do conhecimento adquirido nos programas de aviões regionais 175 e 195. Portanto dizer que o desenvolvimento de um programa militar não vale a pena e seria mais barato comprar pronto só faz sentido para um país sem base industrial ou tecnológica.
Ainda bem que esse André usa o é . Nome se balaio é foda….
Olá Andre (não o André). Vamos em frente (não em frenté)
O problema é que a China não vai esperar esse tempo pra mostrar que quer dominar o Pacífico, em poucos anos ela vai ter a maior e mais bem equipada força aérea da região.
Aí que está a problemática é o C e o B, o Japão tem o A e vai ter B ou já tem não sei, junto da China são os únicos países na área com caça 5G
Bem legal, 3a. frente
Era notório que o Japão não tinha dinheiro para financiar este projeto, mas do nada arranjaram o dinheiro? Na Coreia do sul dizem que foi um choque de realidade que forçou o Japão a reanimar este projeto. No Brasil poucos sabem mas Trump está querendo reformular o G7 incluindo nela outros países que poderiam ajudar os EUA a fazer frente ao fortalecimento à ambição militar da china. Esses países são (não me lembro com absoluta certeza se estes são os nomes corretos) a Austrália, India, Coreia do Sul e Russia (Acho que o Brasil também está sendo considerado). Neste… Read more »
muito interessante tudo o que vc escreveu, mas nao acredito que a Coreia do Sul sozinha consiga desenvolver essas armas hipersonicas, uma vez que até os EUA estão tendo percalços recentes, ou se conseguir, lá se vão pelo menos uns 20 anos.
Ouve transferência de tecnologia da Rússia. A Coreia do Sul tem recebido transferência de tecnologia militar russo como pagamento de dívida de forma consistente por vários anos. A Rússia transferiu tecnologia do míssil Iskander.
O míssil é o Hyunmoo 4. Formalmente tem poucas informações oficiais a respeito deste míssil mas existem vários rumores vindos de comentaristas militares. Dizem até que dos 2 testes 1 teria falhado de propósito para que Japão e China não ficassem muito nervoso com o desenvolvimento deste míssil.
https://thediplomat.com/2020/05/report-south-korea-tested-hyunmoo-4-ballistic-missile/
A anos que o Japão quer um caça de quinta geração local, mas os EUA não queriam passar a tecnologia furtiva, eles tiveram que meter a mão na massa, aí surgiu o Shin shin, que mostrou que o país é capaz de fazer um caça furtivo… quanto ao Japão, apesar de amar eles, eles no fundo não mudaram tanto, continuam vendo mundo como o resto, principalmente os asiáticos, esse caso com os coreanos é puro racismo e arrogância.
Sim. É arrogância de fato. Quanto à capacidade tecnológica deles para fazer um caça isso eles tem, mas não sei se em nível suficiente para fazer uma caça de sexta geração sozinhos. O desenvolvimento tecnológico da indústria japonesa estagnou faz tempo logo não sei se eles tem a mesma capacidade que tinham antes. Vamos ver.
Muito demorado isso.
Podem precisar muito antes.
Se bem que têm o F 35…
Daqui 15 anos o Japão estará substituindo seus caças atuais por 5ª geração… Daqui 15 anos nós teremos 36 caças da geração anterior novos, que voarão por 25-35 anos além.
A China, maior problema do Japão estava fabricando MiG-21 até o começo dessa década.
Tudo é uma questão de observar os outros.
pra nossa vergonha o Japão tá trocando F4 por F35
jiraya akira gosth in the shell death note nippon tokyo tele moga kkkk
akira gosth in the shell death note” esses são bons
Ninguém mais vai falar que a tecnologia stealth é apenas um desperdício de dinheiro e que a China e a Rússia já têm radares capazes de detectar essas aeronaves a centenas de quilômetros?
não, cansaram de passar vergonha, agora o J20 é um caça furtivo semi deus, que destroi os inimigos só levantar voo
Mais uma pedrinha no sapato dos bat eaters.
Bem que o Brasil entrar no projeto com a Embraer . Daí teríamos uma segunda aeronave junto com o gripe . Teríamos o gripe na multifunção e esse outro para interceptação ar/ar.
Os japas estão prevendo uma guerra contra os Chinas.
E estão se armando até os dentes.
Notícia de ontem:
https://www.defensenews.com/smr/2020/07/09/us-gives-the-green-light-to-japans-massive-23b-f-35-buy/
Esse novo projeto e os recursos do governo vai ajudar a mitsubishi a reduzir os custos com o projeto da aeronave comercial mrj ou space jet e melhorando as finanças do conglomerado