PEQUIM — Desde o início da epidemia de COVID-19, as grandes aeronaves de transporte Yun-20 (ou Y-20) da China, produzidas domesticamente, realizam missões no exterior por muitas vezes, fornecendo sucessivamente suprimentos anti-epidêmicos ao Paquistão, Tailândia e outros países.

Recentemente, o avião fez seu primeiro voo para a Rússia para transportar a Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (PLA) para participar do desfile militar realizado na Praça Vermelha de Moscou. O especialista militar Chen Hong disse que, no futuro, o avião de transporte Yun-20 certamente aumentará significativamente a capacidade de combate das tropas do PLA.

Um sólido apoio à Força Aérea do PLA

Na guerra moderna, com zonas de guerra mais amplas e ritmo de guerra mais rápido, países de todo o mundo estão tentando fortalecer a resposta rápida e as capacidades de entrega de longo alcance de suas tropas, para transportar rapidamente suas tropas e armas para áreas em necessidade urgente e economizar tempo para o reforço das tropas de acompanhamento. Sob essa situação, as forças armadas de todos os países estão ansiosas para adotar aeronaves de transporte pesado em larga escala.

Segundo informações de Tang Changhong, projetista-chefe do Yun-20, o peso máximo de decolagem da aeronave é de 220 toneladas e a capacidade máxima de carga é de 66 toneladas.

“Para construir uma moderna Força Aérea do PLA com forte capacidade de combate, é absolutamente necessário adotar grandes aeronaves de transporte como o Yun-20, cuja velocidade é mais de três vezes a dos trens de alta velocidade e mais de 20 vezes a velocidade do transporte marítimo. Ele pode reunir todas as unidades de combate no menor tempo possível, contribuindo muito para o rápido envio de tropas e aumentando a capacidade de combate”, disse Chen Hong.

Ele ainda possui um grande potencial de desenvolvimento

“O avião de transporte Yun-20 é bastante promissor para desenvolvimento futuro”. De acordo com a introdução de Chen Hong, a aeronave de transporte Yun-20 atualmente é movida por motores russos D-30KP-2, que provavelmente serão substituídos pelo WS-20, o motor a jato de grande escala de nova geração desenvolvido localmente. Cada motor pode fornecer mais de 15 toneladas de empuxo.

“Nos últimos anos, a tecnologia de pesquisa e desenvolvimento de motores de caça da China alcançou um desenvolvimento superior, rompendo os gargalos inimagináveis. Novos motores como o WS-20 também serão usados ​​para equipar as grandes aeronaves de transporte militar da China no futuro próximo e desempenhar um papel mais proeminente”, adicionou Chen Hong.

Além disso, o Yun-20 também pode ser adaptado como avião-tanque ou aeronave antissubmarino. Com uma carga útil de até 66 toneladas, pode se tornar um posto de combustível aéreo, para cooperar com os caças com habilidade nas operações de reabastecimento aéreo. Como aeronave antissubmarino, pode transportar uma variedade de equipamentos antissubmarino leves e pesados. Com suas vantagens de peso pesado, longa resistência e longo alcance, seu desempenho será mais poderoso.

Atualmente, a Força Aérea da China (PLAAF) precisa urgentemente de aeronaves de transporte Yun-20. Chen Hong disse que, tendo em vista o objetivo atual da China de construir uma força aérea estratégica, são necessárias pelo menos várias centenas de Yun-20s. “Isso marca um progresso magnífico na história da Força Aérea da China. Acredito que haverá aeronaves ainda mais avançadas para equipar a Força Aérea da China no futuro”, acrescentou Chen.

FONTE: China Military Online

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments