Caças Su-57 russo e TF-X turco podem se tornar concorrentes no mercado global de armas
MOSCOU – Os caças Su-57 russo e TF-X turco de quinta geração podem se tornar concorrentes em potencial se entrarem no mercado global de armas, disse Dmitry Shugayev, chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSMTC).
“Não podemos descartar a possibilidade de que, em perspectiva, quando nossos parceiros turcos criarem seu caça nacional TF-X, e se essa máquina e nosso Su-57 entrarem no mercado global de armas, eles poderão se tornar concorrentes. Essa é uma realidade normal, estamos sempre prontos para uma competição saudável no jogo justo com as regras “, disse Shugayev em entrevista ao canal de TV turco Ekoturk no início desse mês.
O caça Su-57 de quinta geração é destinado à eliminação de todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e marítimos. O avião apresenta velocidade de cruzeiro supersônica, baias internas para armas, pintura com absorção de ondas de radar e o mais novo complexo de equipamentos a bordo.
O TF-X é um projeto de um caça de quinta geração, desenvolvido pela empresa aeroespacial turca TAI como substituto dos aviões F-16 dos EUA. Em novembro de 2017, o então ministro da Defesa da Turquia, Nurettin Canikli, observou que, enquanto várias nações, incluindo o Reino Unido, estão envolvidas no projeto, a Turquia projetou o avião de forma a não depender em última análise de qualquer nação ou empresa estrangeira.
FONTE: TASS
Algo me diz que poucos estariam dispostos a apostar num caça turco como sua linha de frente na sua força aérea. Especialmente com um “procurador-de-sarna-pra-se-coçar” como o Erdogan na presidência da Turquia.
E tem que se avaliar a capacidade turca de fazer um caça de quinta geração ou até mesmo de 4,5g.
As aeronaves de quinta geração tem todos uma semelhança em seus design. Mas que pintura bonita tem o Su-57…
Verdade em todas as gerações mesmo, acho que a questão mesmo é a corrida pra ver quem descobre o design ideal para a futura geração primeiro.
Bom dia!
Que concorrência? O caça turco ainda nem saiu do papel.
Esses turcos estão mais otimistas que os indianos.
O projeto pode levar 15 a 20 anos ou + para entrar em serviço, ou seja vai estar chegando junto com os primeiros caças de sexta geração! Não se espera muito sucesso para avião turco
Amigo vai levar muito mais tempo que isso, de 10 a 15 anos para vc ter um protótipo maduro, para entrar em serviço ainda vão uns bons anos!
A fala é estratégica. Os russos querem que os turcos comprem seus caças e paguem por ajuda russa no desenvolvimento do TF-X. Ai, ele fala que os turcos se tornarão concorrentes, apenas para deixar os parceiros turcos felizes e esperançosos. Mas, duvido, que nestas parcerias, eles entreguem a cereja do bolo. Ou seja, as tecnologias mais críticas, mais sensíveis, nunca são compartilhadas. E para se tornar realmente um concorrente, os turcos terão que trilhar um caminho sozinho, não ficar somente com as tot repassadas. É uma frase parecida com a da SAAB para o Brasil, de que nós não precisaremos… Read more »
Faz sentido, tanto que é uma reportagem da TASS.
Que besteira isso! Caça turco só existe na prancheta e olhe lá! Os Russos estão décadas a frente dos Turcos e os “analistas” ainda me fazem essa comparação! Não estou aqui para enaltecer caça russo, mas quantos protótipos de caças turcos já estão voando mesmo? Há quantos anos que ele vem sendo desenvolvido? Há quantas décadas mesmo os Turcos dominam a fabricação de motores aeronáuticos para caças? Pq até os Russos ainda estão desenvolvendo o seu motor de 5ª geração, e os Chinas ainda estão trabalhando para conseguir fabricar um motor equivalente aos Russos de 4ª geração. E o povo… Read more »
Está cheio de humoristas nos fóruns de aviação!
“Toda piada tem um fundo de verdade”… no caso, tem muito mais do que um simples “fundo de verdade”.
Essa questão que ele aborda das turbinas é a grande vantagem competitiva do ocidente. Somos muito melhores em metalurgia do que o lado de lá. Os turcos vão comprar que turbina?? Vão partir do zero?!?!? Difícil, bem difícil.
Sempre que se fala em turbina não consigo esquecer da Marinha Chinesa com os seus barcos espetaculares recheados de turbinas provisórias…
O mesmo “preço de banana” que é oferecido o Su-35S ?
Se for, as cascas amarelas da banana são ouro..
Todos fabricantes aeroespaciais russos são estatais (80%). O preço dos caças russos é subjetivo, com certeza é subsidiado pelo governo russo, mesmo os de exportação, pelo interesse de manter a Rússia forte e influente no exterior.
Só lembrando que os EUA também vendem armas subsidiadas. Israel era um exemplo disso. Na década de 70 eles não tinham uma economia, PIB, que permitisse a compra dos F15 e F16, assim como os F4 antes. Os EUA já chegaram a dar armas (vide guerra do Afeganistão), assim como russos e chineses (vide guerra do Vietnam). Não tem anjos nesse meio.
Sim mas no caso dos USA são exceções pontuais conforme interesses americanos.
No caso dos russos é um padrão. O meu comentário é no sentido que o pessoal tem a ilusão que os russos conseguem fazer caças relativamente bons porém baratos, mas isso não ocorre porque eles não seguem a lógica do mercado ocidental, onde o lucro e o retorno do investimento está embutido no preço de venda.
Os mesmos russos que anunciaram Armata a ~U$ 3,5 milhões, depois o “destino” acabou informando a eles um preço superior a U$ 6 milhões. Não confunde o preço para as FAs Russas com o preço de exportação, internamente o Governo compra pelo preço de custo ou até mais baixo, levando as empresas a se endividar ( o que aconteceu ), depois o mesmo governo vai lá e reestrutura a dívida, até às empresas não poder pagar os empréstimos mais, por fim ele “extingue” estas dívidas ( aconteceu há algumas semanas atrás para algumas empresas). Para exportação equipamentos Russos custam menos… Read more »
Se a Turquia continuar peitando os EUA, a Europa e a Rússia ela vai ter que produzir os seus armamentos ou vai ter dificuldade de conseguir armas modernas.
A Turquia até agora andou com maestria sobre o “fio da navalha” da geopolítica de sua região.
Ela sabe mais do que ninguém que é uma força regional decisiva para todos os lados de qualquer disputa. Para Ela falta mesmo um “arsenal nuclear e um bom par de misseis” para se tornar uma versão remasterizada e anabolizada da Coreia do Norte, ficariam a cantar de galo perante a vizinhança toda fazendo desaforo para qualquer um.
Se a matéria fosse de origem turca eu diria que há muito otimismo por parte deles mas como a matéria veio da Russia, parece que estão se preocupando com um caça que nem saiu do papel e em um país que embora seja uma potência militar, não possui tal tecnologia. Ou a Russia prevê mais atrasos na entrega do Su-57, a ponto de dar tempo de um possível caça turco nascer e ser operacional!!!
SUcatão 57 X Caça de Photoshop turco. Que batalha amigos…
So uma pergunta por curiosidade, se o caça su 35 é mais moderno qui o su 30 porq se ver países comprando mais su 30 do que su 35,n era melhor pegar logo o mais letal.
Caro Joanderson, existem 3 fatores que devem ser considerados para responder sua pergunta: 1) Su-35S entrou em serviço em 2014. Existem versões do Su-30 desde 1996. Muitos países compraram o Su-30 antes do Su-35 estar disponível. Se considerar somente aquisições após 2014, verá que não existe grande vantagem de vendas do Su-30. 2) o Preço. O Su-35S é a versão mais avançada do Flanker e também a mais cara. Alguns países podem preferir um caça um pouco inferior e mais barato. 3) o Su-35 é monoplace e o Su-30 é biplace. Alguns países podem preferir possuir um caça biplace por… Read more »
O Su-57 e o Mock up turco vão brigar pelo mercado dos caças “tipo Net” ou seja, caças de 4.5 Geração que o fabricante jura que e de 5 Geração. Nesse nicho creio que quem ainda vai se sair melhor vai ser o KF-X coreano que, junto com o know how adquirido pelos asiáticos em tempos recentes, tem o mérito de se assumir como tal.
O KF-X vai concorrer entre aliados da Otan, aliados americanos. Os caças russos entram em outros mercados. Não os enxergo como grandes concorrentes. Claro, em alguns mercados ambos podem concorrer.
Esses turcos mal conseguem fazer aqueles balões para passeios na Capadócia, vem falar em desenvolver caça de 5ª geração!
Chega de internet hoje, 00:18 já.
Maquete turca contra maquete russa.