Eurofighter: Airbus vai integrar 115 novos radares E-SCAN
TAUFKIRCHEN, Alemanha — A Airbus recebeu um contrato para o desenvolvimento, fornecimento e integração de 115 radares E-SCAN para a frota de Eurofighter alemã e espanhola. Ele marca o maior pedido até agora do mais moderno radar do mundo, o Captor-E. A assinatura do contrato seguiu a aprovação de ambos os governos nas últimas semanas.
O contrato prevê a entrega e integração de 110 radares Captor-E para a Alemanha e um lote inicial de 5 radares para a Espanha a ser entregue até 2023. O novo sensor equipará os Eurofighters Tranche 2 e Tranche 3, bem como novas aeronaves. Enquanto as instalações da Airbus em Manching, Alemanha e Getafe, Espanha, atuarão como hub de integração geral, o desenvolvimento e a construção do radar serão subcontratados em um consórcio sob a liderança de Hensoldt e Indra e pela participação de outras empresas parceiras do Eurofighter.
“O contrato para o radar Captor-E é uma conquista importante para equipar o Eurofighter com sensores que garantem o domínio de hoje da aeronave também nos cenários de ameaças de amanhã”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space. “Com o Eurofighter, a Alemanha e a Espanha estão investindo em uma forte espinha dorsal da defesa aérea europeia e no projeto líder da indústria de defesa europeia”.
O Eurofighter Captor-E é o radar de varredura eletrônica ativa mais avançado do mundo para aeronaves de combate. O design da estrutura da fuselagem frontal permite que a Eurofighter ofereça a maior matriz digitalizada eletronicamente para maior alcance de detecção e rastreamento, capacidade avançada de ar para superfície e medidas aprimoradas de proteção eletrônica.
A grande superfície da antena também permite um campo de consideração mais amplo do que qualquer outra plataforma, aumentando o desempenho da aeronave e garantindo seu papel como um ativo valioso no ambiente do Future Combat Aircraft System.
O contrato assinado também dará um impulso adicional às licitações de exportação nas quais o Eurofighter atualmente está disputando.
A Airbus é líder global em aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2019, gerou uma receita de € 70 bilhões e empregou uma força de trabalho de cerca de 135.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aeronaves-tanque, combate, transporte e missão, além de uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.
FONTE: Airbus Defence and Space
Vai melhorar ainda mais este excelente caça.
Não entendi, a Alemanha não ia adotar o radar da HENSOLDT, agora anuncia que vai comprar o Captor -E
Como está no texto, a Hensoldt vai liderar um consórcio junto com a Indra para desenvolver e construir o radar.
Ue agora os alemães vão de Captor E da Selex ?
Não iam com o radar da Hensoldt ?
Como está no texto, a Hensoldt vai liderar um consórcio junto com a Indra para desenvolver e construir o radar.
Ainda não entendi o Captor-E ja esta pronto e é um produto da Selex-EX, a não ser que vão desenvolver uma versão modificado do Captor E a requerimentos da Alemanha e Espanha.
Também achei o texto da Airbus bem confuso. A Hensoldt vai desenvolver algo que já foi desenvolvido?
Se for apenas para reproduzir o radar em instalações industriais alemãs está explicado. Mas não é o que está escrito.
Acho que tem um marketing nisso aí, os alemães querem valorizar a participação da Hensoldt em algo que já está pronto.
Realmente agora também fiquei confuso. Estou começando a crer que o tão alardeado “novo” radar da Hensoldt será na verdade uma versão do Captor-E produzido localmente.
É o que parece!
Esse é o “irmão” (gêmeo?) do ES-05 Raven. 🙂
Irmãozão maior!
E o alcance do ES – 05 Raven do gripen de quanto sera?
Luiz, pelo que ja pesquisei o Captor E era pra ter uns 300-350 km para um alvo de 3-5 m^2 de RCS, já o Raven em torno de 160-200 km para o mesmo RCS.
Mas eu não posso colocar isso como um fato, é so o que eu procurei mesmo na internet.
120 Km. O radar que será usado no Gripen E será fornecido pela empresa italiana Leonardo (anteriormente Selex Galileo), sob a forma do modelo ES-05 Raven. Trata-se de um novo radar de varredura eletrônica ativa (AESA), cujo alcance está estimado em 120 km contra um alvo do tamanho de um caça (RCS 5m2). Esse alcance representa um aumento de 30% frente ao alcance do radar PS-05 usado no caça JAS-39C Gripen de geração anterior. O radar Raven, graças a tecnologia “swashplate” permite que a base da antena gire, produzindo um ângulo de varredura de 100º e ele é capaz de… Read more »
Lucciano provavelmente não sera 120km, ate por que o requerimento inicial la dm 2008-09 era de 160km
O artigo deve ta confundindo o radar do Gripen E/F com a modernização com troca de antena dos radares usados atualmente nos Gripen C/D
São radares diferentes.
O texto é claro, não houve confusão. Mas a informação pode estar incorreta. Apenas fiz a transcrição do blog.
Na verdade a real capacidade desses radares não é de conhecimento público, as maiores informações são obtidas através dos fabricantes, que são a parte interessada.
Pois é. As versões mais modernas do PS-05 ainda de varredura mecânica já tinham alance declarado superior a 120 km. O Raven ES-05 deve ser muito superior.
Com certeza. As modificações para o padrão MS20 aumentaram muito o alcance do radar do Gripen C. Isso já foi divulgado pelos suecos. Conseguem operar com o Meteor sem limitações.
Isso é engraçado… O caça entro em serviço lá pra inicio dos anos 2000 e até hoje é um produto inacabado e atrasado perante Americanos e Russos. Igual o radares dos Tornados… principalmente o do F3 que penou e era bem inferior ao que já vinha sendo usado por Americanos e Russos.
Agora eles vem com a mesma conversa de melhor do mundo. Eles adotam não AESA fixo mas com mesma plataforma mecânica igual dos SU-35s
Lá pra 2030 eles terminam…
Não é inacabado. É uma evolução assim como ocorreu nos demais caças modernos.
“Ele marca o maior pedido até agora do mais moderno radar do mundo, o Captor-E.”
Parece propaganda da CAOA: O melhor radar, doooo MUNDOOOOO”
Pois é e ainda tem gente acreditando naquele papo que a Alemanha esta com problemas de prontidão.
BOSCO SENTIMOS SUA FALTA….MISS YOU RS
AN/APG-77 (F-22 RAPTOR): O radar é capaz de varrer 120 graus instantaneamente com feixes múltiplos em seis barras de 1,5 graus em altitude que mudam instantaneamente enquanto o APG-70 do F-15 leva 14 segundos para cobrir esta área. O alcance é de cerca de 400km, quase próximo dos 480km do radar do E-3 AWACS. O processador permite realizar agilidade do feixe – o feixe muda de direção e forma. São 18 modos que mudam rapidamente e são coexistentes. As técnicas de baixa probabilidade de interceptação (LPI) são vários. Como o feixe pode varrer instantaneamente, ele não espalha radiação em todo… Read more »
Julgando apenas pela quantidade de módulos T/R (um pouco simples e superficial demais), o Captor-E, está na mesma classe/nível do AN/APG-80 (F-16E/F Block 60) e do AN/APG-83 SABR (F-16V Block 70/72) que também possuem 1000+ módulos T/R, e seria superior(?) ao RBE 2 AESA do Rafale que parece ter apenas 838 módulos T/R. Mas, é um radar inferior ao: – AN/APG-79 (F/A-18E/F Super Hornet Block 2/3) – 1368 módulos T/R; – AN/APG-63(V)3 (F-15C/D modernizados; F-15SA; F-15QA?) – pelo menos 1500 módulos T/R; – AN/APG-81 (F-35A/B/C) – 1626 módulos T/R; – AN/APG-82 (F-15E Strike Eagle modernizados; F-15QA?) – pelo menos 1500… Read more »
Na verdade o Captor-E terá pelo menos 1.500 módulos. Deverá ter desempenho parecido com o AESA do F-35 e do F-15.