… e foram parar no Paquistão

Por Guilherme Poggio

Em 1966 a Força Aérea Brasileira demonstrou interesse num lote de caças F-86 ex-Luftwaffe. O propósito da FAB era substituir os seus Gloster Meteor e F-80C Shooting Star que voavam no 1º Grupo de Aviação de Caça e no 4º Grupo de de Aviação de Caça respectivamente.

Os Sabre haviam sido fabricados sob licença pela Canadair e receberam diversas modificações locais, sendo a principal delas a troca do propulsor original (GE J47) pelo tubo-jato Avro Orenda 14, o que tornava essa variante a mais veloz de todas. No Canadá esta variante do F-86F era conhecida como CL-13B Mk 6.

No entanto, este mesmo lote (90 aeronaves) foi vendido para o governo do Irã pouco tempo depois da demonstração do interesse brasileiro. Era uma negociação muito suspeita, pois a Imperial Força Aérea do Irã já havia recebido parte dos Northrop F-5A através do Programa de Assistência dos Estados Unidos.

O Freedom Fighter era uma aeronave muito mais avançada que o Sabre e naquela época o relacionamento Irã-EUA ia de vento em popa. Mais tarde descobriu-se que os Sabre tinham outro destino.

Após a guerra entre Índia e Paquistão ocorrida em 1965 a Força Aérea Paquistanesa foi ao mercado em busca de novos caças, mas a ONU proibiu seus membros de vender armas aos beligerantes. Os Sabre estavam no topo da lista de compras do Paquistão, que havia adquirido mais de uma centena do modelo F antes da guerra. Para ludibriar as autoridades da OTAN, a compra dos Sabre ex-Luftwaffe foi feita via Irã.

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Rodrigo LD

Escapamos dessa. Acredito que teria sido mais uma daquelas compras inadequadas de material de segunda mão já obsoleto. Melhor mesmo economizar, esperar um pouco e ir de Mirage III e F-5. Abraço, camaradas.

Marcos10

De fato! Acho que o único momento em que a FAB comprou algo no estado da arte foi com os Mirage iii e F-5 e/f. Quando o mundo entrava na era do jato, a FAB embarcava nós P-38. Quando o Mundo foi para os F86 e Mig15, o Brasil ia de Gloster Meteor. Quando o Mundo foi de F104, a FAB tentou embarcar nisso daí. Na virada do milênio fomos atrás de 12 Mirage do primeiro lote que serviu à França. E me desculpem os entusiastas e ufanistas, devíamos estar pensando em F35 nessas alturas. Mas para um país que… Read more »

Karl Bonfim

“Marcos10”, se continuar assim a FAB só vai pensar em um novo caça lá para 2060, o F-35 já deve ser sido substituído por um aparelho de 6ª ou 7º geração, além de estarem esturricando no sol a pino, a céu aberto, nos desertos americanos. Se for de primeiro lote cheio defeitos, o Tio San com toda a sua generosidade, “vai a ter oferecer um lote de graça“, mas vais cobrar uma fortuna para atualiza-los e coloca-los operacionais. Só espere que isso não aconteça!

Rodrigo Maçolla

Concordo em partes com o “Marcelo10” Mais discordo quanto a opção correta e de vanguarda agora teria que pelo F-35, Apesar das capacidades e inovações dele é simplesmente muito caro de comprar e manter… Se fosse para comprar dos americanos seria o F-18 S.Hornet… Mais acho mesmo que opção racional pelo GRIPEN NG feita agora foi a mais acertada, no futuro não muito distante temos a real possibilidade de pular já para um caça de 6º Geração, os suecos já anunciaram que vão começar a planejar este caça possivelmente com a colaboração do Reino Unido, quando este projeto decolar com… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Rodrigo Maçolla
Marcos10

Aviões com novas tecnologias sempre vão custar mais caro. P38 para Gloster. Gloster para Mirage. C130 para KC390.

Leandro Costa

Nunca operamos os P-38 Lightning. Operamos um número não muito grande de P-36’s, e operamos muitos P-40 e P-47, mas nunca os -38.

Faltou falar também dos F-80/T-33 que vieram após os Gloster e antes dos F-5/Mirage III.

Em relação à transporte operamos muuuuuuita coisa. Desde C-47, C-82, C-119, Avros, Buffalos, Hércules, etc.

Marcos10

De fato, Leandro.
Coloquei P38 pensando no P40.

ALISSON PEREIRA DO NASCIMENTO

Não sei se a Saab iria chamar o Brasil para participar do projeto caso ele avance bem só entre os suecos e ingleses, fora que o interessante mesmo seria a Embraer acompanhar esse projeto desde o início, até para assimilar novas técnicas de layout e construção de estruturas aerodinâmicas e tecnologias que não possui atualmente, caso aconteça espero que a Embraer aceite o desafio.

Kleber Peters

Permita-me discordar com relação ao “único momento” com M-3 e F-5. Esqueceste o P-47?

Rui Chapéu

FAB com P-38 ???

Existiu isso?

Octavio Ferreirinha

Não, ele se confundiu. Tivemos Curtiss P-40 Warhawk e Republic P-47 Thunderbolt.

Clésio Luiz

A FAB operou P-40 em primeiro momento e em 1944, o P-47. Em 1944 o P-47 era o que a USAAF tinha de melhor na linha de frente. Era maior, mais sofisticado, mais caro e de armamento mais pesado do que o P-51, e muito mais robusto. Os americanos só colocaram o P-80/F80 na linha de frente, em quantidade, no pós-guerra. E pode apostar que não havia nenhum Meteor ou P-80 disponível para nós naquela época. Embora não fosse o melhor, o Meteor não foi uma compra de todo ruim, considerando a economia brasileira da época e o nosso cenário… Read more »

Last edited 4 anos atrás by Clésio Luiz
JS666

Discordo, Mirage III e F-5 foram na época o que é o Gripen NG hj, modernos mas não o estado de arte. Este na época eram Mirage F-1 e F-4, como o F-35 é hj.

Marcelo M

Exato. O Gripen E está para o F5 Tiger II, assim como o F35 está para o F4. Não custa lembrar que o F5 se mostrou superior em muitos aspectos ao F4. Que nem canhão tinha.

JuggerBR

Mirage III e F-5 eram aeronaves novas, mas só o primeiro podia ser considerado de primeira linha, F-5 foi desenvolvido como avião de segunda linha, com foco na venda pra países amigos. Tanto que o principal uso dele foi na versão T-38 de treinamento e F-5 dos Agressors, coisa que ainda está fazendo até hoje.

Luiz Trindade

De acordo!

Marcelo

e qual aeronave substituiu os Gloster na FAB? Apenas os Mirage III e F-5Es na década de 70?

Fabio Araujo

Foi melhor não receber os F-86 chegaram caças de uma geração posterior!

Marcos10

De certo modo, sim. A FAB andou comprando um lote de P80, mas esses também era da era dos Meteor: primeira geração. Salvo engano, os Meteor serviram na FAB até 1974.

André B

Aliás, o Poder Aéreo argentino das décadas de 50 e 60 é muito interessante e renderia muita postagem boa.

Hugo do Amaral

Memorias de um ex-fabiano. Os EUA não quiseram vender este avião para o Brasil mas o venderam pra Argentina

Leandro Costa

Eu gostaria de saber a fonte disso, porque não faz muito sentido.

J R

Pelo que sei, o problema foi dinheiro, a França já tinha coisa melhor que o Meteor e mesmo assim, compramos o inglês…

Vinicius Momesso

Talves se não fosse 1966, teríamos dezenas ou de aeronaves e material soviético. Ou você ia para à Direita ou ia para a Esquerda.

Last edited 4 anos atrás by Vinicius Momesso
Marcelo M

India comprou o MIG 21. E o Canada bem depois flertou com o Mig 29. Nada impedia!

Rodrigo Maçolla

Apesar de ser um excelente caça na sua geração, já viria pra FAB defasado a tempo de ser substituído…. Nessa a história conta que no final nos demos bem… Apesar de operar o G.Meteor e P80, por mais tempo que o desejável, já fomos depois pra geração correta do mais moderno na época com o Mirage III e F-5E

ZamZam_Pampa

Os Argentinos, que nos anos sessenta já tinham aeronaves da marinha capazes de romper a barreira do som em mergulho, riem de todas essas diatribes dos brasileiros!

GFC_RJ

Não tenha a menor dúvida, Sr. Poggio, de que a situação mudou MUITO.
Infelizmente… Da prazer nenhum dizer isto, até porque a virada foi muito menos pela nossa competência e muito mais pela incompetência deles. Um país belíssimo que está muito abaixo do seu potencial, tal qual o outro que conhecemos muito bem. Abraços.

J R

cada um faz suas escolhas, argentinos gostam de tango, são masoquistas, não conseguem largar o peronismo que só os faz descerem a ladeira…

ZamZam_Pampa

Será que é tão difícil perceber que eles perderam uma guerra, e que ainda pagam o preço da derrota?Estão sendo punidos severamente por levantarem a mão contra o patrão.
Ou acaso não seria punição ter um navio escola da armada cheio de guardas-marinha, detido em um país africano pelo suposto pagamento de dívidas?
Há partes da Argentina em que eles próprios não podem sobrevoar.FONTE: TLV1(youtube)

Dario Renato

Amigo, a derrota nas Falkland é desculpa rasteira para um povo que não assume seus erros e escolhas furadas.
São décadas de escolhas pelo caudilhismo, corporativismo, assistencialismo, imediatismo.

Leandro Costa

Eu concordo totalmente com você Dario, mas acrescento que não somos diferentes.

Billy

F-86 em 1966? Bom que não vieram. Piada hoje, piada ontem, que vem por aí?

carvalho2008

E no Paquistão, virou pato para os Gnats Indianos….foi uma surpresa geral um caça tão pequeno de treinamento ser utilizado de forma tão agressiva contra os veteranos…
https://www.youtube.com/watch?v=k4CZbnrnHUQ&list=PLcbL1YWkIe2ZeGNdZJ7MvWGwXlAakMdob&index=9&t=0s

Rui Chapéu

Que cenas legais!

Fui ver e não tem no netflix, vou ver se acho esse filme em algum lugar

carvalho2008

O filme inteiro está livre no Youtube.

Filme paquistanes, então ao contrário da realidade, vai ver F-86 destruindo Gnats, JF-17 arrasando os M-2000 indianos….cenas baquininhas…

https://www.youtube.com/watch?v=39RfhOCl72Q&t=23s

M Benhur

Acho que está mais do que na hora do Brasil começar a produzir os seus próprios caças, assim como se fez com o KC390 multifuncional, que está sendo produzidos para algumas forças aéreas parceiras do Brasil.

Alexandre Esteves

Se essa compra tivesse saído seria um tremendo desastre. Quando fosse começar a operá-los, veríamos Peru, Argentina de Mirage IIIE.
Atrasaria até a fabricação dos AT-26 na recém inaugurada EMBRAER.

carvalho2008

Os F-86 paquistaneses foram presas dos Folland Gnats indianos, talvez o menor caça a reação ja construido no mundocomment image

carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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Augusto L

Desculpe Carvalho mas pelos dados independentes os paquistaneses destruiram mais aviões indianos do que perderam.

carvalho2008

O Foco é o F-86 Sabre X Gnats…..e os Gnats deram um banho neles…a partir de então ficou apelidado de sabre´s slayer….

carvalho2008

O score dos Gnats girou em torno de 4:1 a seu favor….

Leandro Costa

Carvalho, você que fica atento para essas coisas deve lembrar de uma coisa que pouca gente lembra sobre os Gnats.

Eles estiveram em combate sobre o oriente médio com A Marinha dos EUA na operação Doninha Dorminhoca! Inclusive o grande Topper Harley virou ás durante esta operação! 😀

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carvalho2008

Ahhh…sim!! Muito bem lembrado!!!

Não assisti o filme inteiro, so algumas imagens, mas lembro que a época eu não conhecia o caça e achai que de tão pequeno fosse uma maquete!!!! parecia um brinquedo…E não é que o dito cujo era um caça treinador de verdade!!!????

carvalho2008
carvalho2008

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Ivanmc

Bela imagem dos Gnats, carvalho2008.

carvalho2008

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Conceitos extremos opostos….maxima complexidade…maxima simplicidade….

carvalho2008

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ZamZam_Pampa

Lembra o avião italiano 345

Celso

A FAB nunca possuiu P-38 !

carvalho2008

sim, nunca operou….

Augusto L

Brasil era sim pra ter comprado os F-86 mas no final dos anos 50 e início dos 60.
Como a maiorias das forças aéreas da época na América do Sul.

carvalho2008

este aqui é o do combate dos JF-17 contra os M-2000

https://www.youtube.com/watch?v=Anv3Y95eL9Q

Pedro

Nao sei o que é pior, ter em 1966 um F-86 ou em 2020 um F-5E!

Leandro Costa

Não sabia dessa. E como a maioria aqui, apesar de achar os F-86 lindos, foi uma boa eles não terem vindo, no final das contas.

luiz

mas = no entanto, porém, contudo (veja se o mais ou mas que vc escreveu pode ser substituído por algumas dessas palavras e use “mas”)
mais = sentido de soma. Mais coisas, mais dinheiro.

Fernando

Já pensaram se estes F-86 tivessem vindo para cá? Nossos caçadores estariam voando F-86M hoje em dia….

Jagderband#44

O Brasil não operou o Fouga Magister?

Sérgio David

Sim,operou.Inclusive voaram com a nossa Esquadrilha da Fumaça!

M65

Sim na Esquadrilha da Fumaça.

Leandro Costa

Tem um no MUSAL nas cores da EDA.

Aeronave diminuta mesmo.