O Dassault Super Mirage 4000
Por Alexandre Galante
O Super Mirage 4000 nasceu como um empreendimento privado da Dassault, basicamente um Mirage 2000 bimotor ampliado com canards.
Seria um interceptador e um caça-bombardeiro da classe de 20 toneladas, muito capaz e com grande potencial no mercado internacional, mas que acabou não entrando em produção por causa do preço elevado.
Seu projeto recebeu influência do avião de ataque Mirage F2 cancelado. O projeto do Super Mirage 4000 recebeu fundos da Arábia Saudita, mas perdeu a concorrência para o F-15 Eagle e o Tornado.
O protótipo voou no dia 9 de março de 1979 e bateu a barreira do som atingindo Mach 1.2. Equipado com dois motores Snecma M.53, o Super Mirage 4000 atingiu Mach 2.2 facilmente no seu sexto voo, em abril de 1979.
Para ser mais leve, o avião foi construído com uso extensivo de fibra de carbono e boro. O controle de voo era fly-by-wire, como no Mirage 2000.
Comparável ao F-15 e ao Su-27
O Super Mirage 4000 era comparável em tamanhoe performance ao F-15 Eagle dos Estados Unidos e foi projetado para ser um interceptador de longo alcance e um caça-bombardeiro capaz.
Em autonomia e razão de subida do Super Mirage 4000 também era comparável ao Sukhoi Su-27 Flanker.
A capacidade de armas chegava a 8.000 kg e na função de interceptador podia levar até 14 mísseis ar-ar.
A Dassault esperava que o Armée de l´air comprasse o Super Mirage 4000 para substituir os bombardeiros Mirage IV, mas a encomenda não se materializou.
O único protótipo acabou sendo usado como demonstrador de tecnologia para o sistema de controle de voo do Rafale.
O governo francês sempre o primeiro a jogar a pá de terra nos projetos da Dassault
Lembra o nosso governo, a Embraer ao longo dos anos deixou de lado bons projetos.
Verdade, no “desgoverno” FHC, no FX1 o mirage 2000-5 BR que seria feito em parceria com EMBRAER era um dos candidatos mais fortes para vencer a concorrência, mas sempre tem um governo para atrapalhar!
Caro Karl. A FAB tinha preferência pelo F39C/D oferecidos. A Embraer cometeu um grande erro ao se associar à Dassault no FX porque ela seria de qualquer modo escolhida para participar da licitação. De qualquer modo, não se muda o passado, apenas o futuro. Bola pra frente.
Não se esqueça de um detalhe, na época Dassault tinha ações da Embraer.
Olá Pampa. Sim, você tem razão. Talvez (do verbo puroachismo) a FAB teria fechado a compra dos F39C/D que seriam montados e finalizados aqui). Às vezes tenho a impressão que a Embraer forçou a barra para a FAB adquirir os M2000-9 desnecessáriamente.
Compra de ações oportunista com o intuito de influenciar politicamente a concorrência do FX-1, não deu certo…
Na verdade a Dassault, junto com a Embraer, quis dar um golpe na FAB. Comprou ações da Embraer e passou a divulgar o Mirage 2000BR como a “solução nacional”. Fez um lobby danado, teve até frente parlamentar em defesa dessa “solução nacional”. E, na verdade, a Embraer seria parceira de qualquer fabricante escolhido pela FAB. Quando o F-X foi engavetado a Dassault rapidinho vendeu sua participação acionária na Embraer, e pouco depois encerrou a produção do Mirage 2000 na França. Ficou claro que se a FAB embarcasse no Mirage 2000, a linha de produção da aeronave, já em final de… Read more »
A Embraer, recém privatizada, tinha em seu portfólio uma última entrega do AMX e o ERJ145, com cadência de produção de uma unidade por mês e dinheiro em caixa até o final do mês. Só! A Embraer era algo que ninguém queria. Em entrevista ao Roda Viva, o então presidente da Embraer, Maurício Botelho, ao ser questionado pela escolha da Dassault, respondeu o seguinte: era muito mais vantajoso a Embraer impor a sua contra parte condições no início do processo do que aguardar a FAB decidir alguma coisa e ela simplesmente ter de acatar as condições oferecidas. Segundo o alto… Read more »
Foi uma grande oportunidade desperdiçada pelo Brasil. Apesar do Mirage 2000 não ser mais um caça “de ponta” na ocasião do FX1, a linha de produção sabidamente seria encerrada na França e transferida para EMBRAER com transferência de tecnologia.
Olá Marcos. O FX focava a aquisição de um esquadrão de caças para o GDA. Claro que ele determinaria as compras sucessivas da FAB até a padronização da frota. O M2000-9 era um excelente caça, contudo a Dassault escolheu (corretamente) priorizar o Rafale. Fico pensando se a Ìndia ou o Egito teriam adquirido o Rafale se eles pudessem adquirir o M2000. O que a FAB pedia desde o FX era acesso ao código fonte. De qualquer modo, olhando retrospectivamente, a escolha do F39E/F foi a melhor solução para a FAB, que teria sido o caminho natural caso a FAB tivesse… Read more »
A decisão pelo cancelamento do FX1 deu-se no governo seguinte.
foi a melhor coisa que aconteceu caso tivesse ido em frente hoje estaríamos com um caça mirage 2000 que já estaria quase ultrapassado.
Sim, afinal já teriam praticamente 20 anos de bons serviços (os primeiros) e quem sabe já teríamos toda uma frota padronizada, desenvolvido hardware como tanques conformais, uma linha de produção nacional e até fornecendo serviços para Índia, Peru, Egito, a Embraer é boa em ganhar dinheiro…
Não é rapaz… Kkkkkkkkkkkkkk
Como pode os mirages 2000-5 de Taiwan já estarem quase aposentados ? foram comprados no final da década de 90 ?
Anos atrás, li em uma matéria sobre os Mirage de Taiwan… A materia citava o ar de Taiwan, que é rico em um tipo de mineral, q acentua o desgaste de tudo o q voa, principalmente as turbinas. A matéria citava a dificuldade da Dassault, e da FA local, em resolver esses problemas…
A última notícia que lí era que estavam contentes com o avião e que não tinham planos para aposentadoria…
Se tem alguém que sabe fazer avião bonito é essa Dassault !!
E o mais legal: tudo tecnologia nacional! Se for para não ser assim, é melhor fazer iagual aos israelenses, comprar pronto, mudando apenas a avionica.
Verdade!!! O que os engenheiros aeronáuticos franceses esbanjaram em charme os automobilísticos eram um desespero de feio.,, engraçado isto!!! Aviões lindos, carros horríveis
Nunca vi um Bugatti feio…
claro que não…olha o nome…pronuncie…Bugatti….Ettore Bugatti…design Italiano….rzrzrz
amigo, o fundador sim, mas jovem foi para a França, a Bugatti é tão francesa quanto o croissant.
Bonitos, de bons desempenhos, mas caros comparados com os similares.
Esse conceito de caro é relativo, uma aeronave de última geração com toda tecnologia embarcada para mais de uma função nunca vai ser “barato” de operar, ou seja não existe material bélico ótimo e de custo baixo.
Bonitos, bons e “baratos”, basta ver os nossos velhos mirage III, usados até o osso pela FAB. E os nossos ex os miragens 2000, poderiam estar voando até hoje e muito bem, mas………..! Complicado!
Não foram “usados até o osso”. Na realidade nossos Mirage III foram até pouco usados. O problema é que a manutenção era complicada, a Dassault cobrava uma fortuna pelas peças e demorava muito para entrega-las para a FAB. Além disso as possíveis modernizações custariam muito caro. Foi mais barato deixar de voar os Mirage III e modernizar os F-5.
A FAB usou o Mirage lll por longos 33 anos (até o osso!) o que atesta a qualidade do projeto. Os caças da década de 60 não foram planejados para durarem tanto tempo, os caças contemporâneos ao Mirage lll já tinham virado sucata enquanto o mesmo ainda estava ativo na FAB e em outras forças aéreas.
Os miragens eram aeronaves com idade avançadas,mas com estrutura com médio uso.
A aposentadoria do Mirage III foi mais para pressionar um desfecho rápido do FX-1, é um caça tão capaz que ainda hoje voa nas cores do Paquistão, caso tivesse recebido a mesma atenção dos F-5 (um caça realmente mais barato, mas ainda sim muito mais limitado) ainda hoje estaria prestando serviços no GDA a espera do Gripen.
O Delta mais bonito já construído na minha opinião. Uma tremenda nave. Seria um páreo duro para qualquer atacante.
Ja este modelo eu acho lógico que o Rafale tenha preenchido a lacuna.
O Mirage 2000 é que não deveria ter parado
Concordo o Mirage-2000 era para ter percorrido o mesmo caminho que o F-16 percorreu até hoje, por fim, esse mercado caiu no colo da SAAB com o Gripen…
Olá JR. Durante o FX, ainda durante FHC, a FAB iria adquiri um esquadrão de caças para o GDA (no teto de US$ 700 milhõs). Os candidatos mais fortes eram o F16, o M2000 e o F39C. A Dassault fez um acordo com a Embraer para montar o M2000 no Brasil. Naquela licitação, eu torcia pelo F39C, apesar de achar o M2000-9 muito mais bonito. No FX2, eu torcia pelo Rafale, mas sabia que o F39E/F seria mais adequado para a FAB. Eu lembro de falarem sobre uma triangulação com os Emirados, de tal modo que a Dassault fornceria os… Read more »
Camaergoer, só para enriquecer o debate:
Na época circulava nas revistas especializadas que o Su-35 era o preferido da FAB, a Sukhoi inclusive havia se associado a Avibras. Creio que ele o Mirage 2000 eram os favoritos, com o Gripen C correndo por fora.
O que se comentava na época era que o Su-35 era o favorito dos pilotos e o Gripen dos brigadeiros, só acho.que se tudo tivesse se resolvido no Fx-1 o Brasil poderia estar recebendo já um segundo.lote só vencedor…
Foi divulgado o seguinte sobre os favoritos da FAB no FX1: 1) Su-35 2) Gripen C 3) F-16 4) Mirage 2000-5 BR 5) MiG-29 Ou seja, o Mirage não era favorito coisa nenhuma. Ficou em penúltimo lugar. A Dassault e a Thales compraram uma fatia na Embraer e a Embraer fazia lobby pelo Mirage 2000 porque tinham um acordo com a Dassault para a montagem dos caças aqui, nas instalações da Embraer. A FAB não gostou. A FAB queria escolher o seu caça e DEPOIS a Embraer faria uma parceria para produção aqui. A Embraer foi convencida a… Read more »
O Mirage 2000-9 é uma versão customizada dos Emirados com parte dos equipamentos eletrônicos sendo fornecidos por uma empresa italiana conforme desejo do cliente.
O Mirage 2000 oferecido ao Brasil era a versão Mk.2 semelhante aos Mirage 2000-5 gregos.
Tanto o 2000-9 quanto o Mk.2 estão no mesmo patamar tecnológico.
A Dassault deveria ter continuado com o Mirage 2000. Poucos países conseguem comprar e manter um Rafale. Deixou todo um nicho de mercado para o F-16 que continua forte até hoje. Não dá para dizer que esse mercado caiu no colo da SAAB porque o Gripen simplesmente não vende!
Não vejo assim Lucianno. Seu raciocínio seria válido caso o M2000 fosse barato, mas não é. Um M2000 hoje custaria quase o mesmo que um Rafale. O F-16 evoluiu e custa quase o mesmo que um Rafale. Vende por causa da influência americana que é bem maior que a francesa. O Rafale tem a garantia de compra de 11 unidades por ano do governo francês, caso não consiga exportação. Fazer o mesmo com o M2000 o governo francês não aceitaria. O M2000 não é tão barato. Aliás, não tem nada de barato. É caro. Quase o mesmo… Read more »
FX1 12 caças:
Mirage 2000 = 1,07 BI (1,259 bi com armas)
Gripen C = U$ 950
F-16 C = U$ 909 depois caiu para U$ 800 mi
MiG-29 = U$ 750 depois caiu para U$ 700 mi
Su-35 = U$ 800 mi depois caiu para U$ 680 mi
https://www.youtube.com/watch?v=jYueaFelZ9U
Interessante notar como o nariz, fuselagem dianteira e canopi do M4000 são semelhantes a do F-15.
A quarta imagem mostra um dos protótipos do Mirage 2000. As primeiras unidades possuiam uma deriva de aparência mais alta e o contorno da união asa/fuselagem diferente.
Mestre Galante, monta uma materia sobre o Folland Gnat!!!
O AlfaJet antes do Alfajet.
isto…rzrzrz…do Gnat antes do Alphajet….kkk…
Mas se fizer do Alphajet, faz junto num mix o Pampa….são primos…
Fico imaginando o nível das propinas que chegaram nesse concorrência da Arábia Saudita, americanos e ingleses foram de uma eficiência impar, deve ter acontecido até um fundo próprio combinando as duas nações para dar conta…
Olá a todos. Acho o M2000 o caça mais lindo já construído, mas fico impressionado com as proporções do M4000. Há quem não goste, mas sou fã também do Lightining inglês, do Victor.. aliás, o carro mais lindo construído foi o Citroen DS da década de 50. O clássico seria azul claro, teto branco com os faróis amarelos.
Lindo demais!!!!!
No mínimo curioso ver um M2000 com pintura parecida com a do Mirage 3.Inclusive acho q renderia uma matéria interessante umas fotos dos Mirage 2000 configurados para missões Ar Solo. Não dos 2000D ou N e sim dos 2000C.
Para mim o mais bonito caça já projetado. Seria o F-15 francês.
Bonitão o menino! Certamente o Rafale foi uma evolução.
Só acho que o radome do 4000 comportaria uma antena de radar bem maior e eficiênciente
Seria Mirage 4000 ou Rafale Beta?
Esse filho de F15 com o Mirage 2000 é uma das coisas mais belas a desafiar a gravidade, uma pena não ter tido sucesso.
Como assim filho de F-15 [com Mirage 2000]??
https://www.boeing.com/resources/boeingdotcom/defense/f-15_strike_eagle/images/f15-infographic.pdf
(F-15SA nas fotos)
A porção frontal do 4000 é praticamente idêntica a versão monoposto do F-15.
Na minha opinião, no quesito beleza, o mirage 2000 é mais bonito, a fuselagem do 4000 atrás do piloto poderia ir até a divisão que fica mais próximo do assento, tipo é no 2000, mas acho que deixaram com o canopi mais prolongado para melhorar a visão do piloto.
Enfim, acho o canopy dele feio, e diferente do 2000, o 4000 abria para a lateral.
Gambiarra, longe de F15, SU27,etc…
Gambiarra linda mas… gambiarra…
Preço altíssimo (provável) , sem resultado!!!
Bibelô Francês!!!
Quanta inveja!
Legal.. mas, como as jacas francesas são caras hein!?
Off topic:
F-15 americano caiu na costa inglesa do Mar do Norte durante treinamento esta manhã
https://www.theguardian.com/uk-news/2020/jun/15/us-air-force-jet-crashes-into-north-sea-during-training-mission
Infelizmente o piloto morreu…
Na minha humilde opinião, o mais bonito avião de toda história.
Um dos poucos casos em que o “mundo da aviação” ficou “menos bonito” com sua ausência.
Teriam sido uma bela dupla 4000/2000. . . .
Obrigado pela matéria.
Não conhecia esse.
Somente o IV de bireator, das épocas de supertrunfo.Que também vale uma materia.
Ficou uma mistura de bico de F15 com jeitão de Rafale.
Que deriva gigante…
O ápice do design aeronáutico da Dassault!
Tanto o Mirage 2000 quanto o Mirage 4000 são belíssimos!
Elegantes e esbeltos.
É uma pena que o Rafale tenha ficado tão esquisito…
Vc deve estar se referindo ao XF-108 Rapier.
O próximo poderia ser o Atlas Carver, um projeto muito interessante, mas que não chegou à fase de protótipo.