Caças F-22 interceptam formações de bombardeiros russos perto do Alasca
Caças F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA, com a ajuda dos KC-135 Stratotankers e um E-3 de Alerta Aéreo e Controle, interceptaram duas formações russas de bombardeiros separadas na costa do Alasca na manhã de 10 de junho.
A primeira era composta por dois bombardeiros Tupolev Tu-95, dois caças Sukhoi Su-35 e uma aeronave de controle e alerta aéreo Beriev A-50, e voou “a menos de 20 milhas náuticas da costa do Alasca”, afirmou o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte em um release. A segunda formação foi composta por um par de Tu-95 e um A-50, e ficou a 32 milhas náuticas da costa, acrescentou.
As aeronaves do NORAD interceptaram as aeronaves russas enquanto viajavam para a Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca, mas nunca entraram no espaço aéreo soberano americano, observou o comando.
Em 10 de junho, o Ministério da Defesa da Rússia enviou um vídeo para o YouTube que mostra cenas de “um voo planejado de 11 horas” de sua aeronave Tu-95MS “sobre as águas neutras dos mares de Chukchi, Bering e Okhotsk, bem como a parte norte do oceano Pacífico.” Embora a legenda eno vídeo não indique a data do voo, a presença de caças F-22 da USAF nas imagens sugere que esses podem ter sido os mesmos bombardeiros que foram interceptados pelo NORAD.
Uma missão de simulação de bombardeio para testar o tempo de reação e tentar obter dados de radar dos caças americanos.
Exatamente !!!
Curioso, já perceberam que em todas essas interceptações os F-22 sempre estão com os tanques externos? Acredito que seja também para ajudar a despistar o RCS.
Possivelmente assim mascaram um pouco o tamanho do sinal.
Of F-22 sempre fazem isso justamente para mascararem o RCS.
Não, é porque eles não tem grande autonomia mesmo com tanques internos. É menos que o Su-27 básico e até menos que o F-35! O supercruise dele é coisa de 400 quilômetros de raio de ação apenas.
Um Tu-95 obviamente vai mais longe que qualquer caça, então é conveniente que a USAF mande o Raptor carregado acompanhar ele enquanto estiver disposto a brincar por lá.
Na época do Lighting na RAF, cada interceptação do Bear era um prejuízo danado, porque um VC-10 tanqueiro tinha sempre que ir junto…
Soma-se o fato de serem missões longas, no Alaska, onde o clima pode complicar de uma hora pra outra e alternar para outro local de pouso pode exigir muito combustível. Em resumo, combustível é segurança, principalmente junto ao polo.
Tanques extras com aeronaves de REVO. Sei.
Eu posso estar errado, mas não acredito que os F-22 usem seus radares nestas interceptações. Devem ser vetorados pelo controle de terra e usam apenas sensores passivos. Não iriam se expor.
Idem para os russos…
Uma manobra clássica!!!
Pois é.
Nada de novo, inclusive no seu “comentário “.
Todas as vezes que postam essas coisas aparece um desavisado aqui e posta o que vc escreveu como se fosse alguma novidade .
Vira o disco !
Exato… Mas como lembrando que se isso acontecesse não iria demorar para termos uma chuva de ogivas nucleares de diversas potências tanto como de um lado como do outro!
Caças da China alguns dias atrás fez um voo no espaço aéreo de Tawian. Acredito que a China esteja fazendo o mesmo que os russos, testando o tempo de reação.
Taiwan é muito complacente… Se um caça entra no meu espaço aéreo eu botava um caça na cola dele imediatamente para entender se quiser me encoleirar, pode até conseguir mas não antes levar umas boas mordidas.
Taiwan mostrou que tem o que lhe falta: bom senso.
Eles sabem que existe uma linha vermelha que nao deve ser ultrapassada… Assim como o Irã quando avisou os EUA que ia atacar a base no Iraque…
Adoro o Tu-95, esse arranjo de hélices duplas é sensacional, acho lindo. Li uma histório que
Nikita Khrushchov transformou um em avião de passageiros e propaganda russa.
Pra mim, o avião mais charmoso.
Tu-114, uma das, senão a mais rápida aeronave turbo-hélice de todos os tempos. Infelizmente uma das aeronaves mais barulhentas de todos os tempos.
Ok. Inédito. E ?
Amigo RS!
Essa do Khruschov não passa de uma lenda. Na realidade , como os Tu-114 ainda estavam sendo desenvolvidos , prepararam 2 maquinas apelidadas de Tu-116 (convertidos dos Tu-95) para usar em caso de necessidade. Mas nunca precisaram e estavam usando posteriormente para outras coisas (inclusive levando astronautas e pessoal do campo de testes nucleares de Semipalatinsk).
Um grande abraço!
Concordo! É um dos aviões movidos a motor com hélices mais de bonitos que existe, além de possuírem um design singular.
Os pilotos todos já devem se conhecer :
– Hey Boris, você de novo por aqui?
– Hello Johnny como vão os meninos?
Antigamente, muitas das interceptações eram bem humoradas com ambos os lados fazendo piadas.
kkkkkk…bem isso
Medo! É o que sentem os americanos ao verem o Tu-95.
Imagina se umas dessas latas velhas cai sobre o Alasca e provoca um desastre ambiental.
O mesmo risco corre-se com o B52.
Os Russo devem pensar o mesmo dos B-52 que são da mesma epoca.
Sim!
Ele cai em uma montanha gelada e provoca uma avalanche, que cai bem em cima da sua cabeça…
Com a queda do avião, serão afetados um urso e duas trutas.
O Alasca é uma porcaria e não tem nada que preste.
King Crab e salmão selvagem (esse salmão chileno que temos no Brasil é uma porcaria perto do selvagem).
Talvez o Claude Troisgos fique chateado.
Com tanto peixe no nosso país tem que importar peixe exótico de país frio para dizer que é uma iguaria… kkk
Kings,
Pedro Bó, o Alaska tem petróleo + petróleo + petróleo. Entendeu?
Tem tanto petróleo, mas tanto petróleo que gasta uma fortuna para extrair petróleo de xisto que não vem do Alasca.
A extração de petróleo na região é cara, ambientalmente ‘proibitiva’ e em quantidades marginais.
Ademais, parece que a indústria do petróleo começou a ver o início de seu declínio de forma mais acentuada.
https://forococheselectricos.com/2020/06/industria-combustibles-fosiles-colapso.html
EntãoRússia se lascou.
Não.
Grande parte do consumo ainda continuará.
É a parte não relacionada à queima de petróleo por veículos automotores.
Esta parte será suprida por países que têm baixo custo de extração.
Sem contar a indústria do gás que está florescendo, principalmente na Rússia.
Vide a construção de enormes gasodutos como o NordSteam 2 (para a Europa), TurrkStream e o Gigante da Sibéria (para a China).
O efeito já imediato é para a produção americana que afundou e não vai se recuperar.
Destruiu os minions mais uma vez….rsrsrs
Muitos destes voaram duas décadas depois do B-52 ter sua linha de produção terminada. Mas estão voando ainda.
Parabéns aos Russos que fizeram tudo conforme manda as regras de voos em espaços aéreo internacional, voaram e voltaram pra casa.
Pela tua figura, você trabalha no politburo.
Qual teu cargo? Não venha com Manoela Dávila da vida…
A manu não faz parte do PC raiz a parada dela é outra, deixei o Politburo estava ficando demasiado burocrático, estou no PC Chinês é mais liberal.
Irônico vc chamar o pc chinês de liberal hahhaha
?????? kkkk kkkk kkkkk esta foi ótima…. Parabéns
Recomendo revisão profunda dos seus conhecimentos sobre a realidade chinesa.
Obs.: Em matéria de liberalismo informo que a Russia esta mais “coxinizada” que o próprio Brasil. “Pão com mortadela” na Russia é coisa relatada em livro mofado em biblioteca.
E aos Americanos? Que mantiveram o padrão de voo regulamentado internacionalmente para esse tipo de encontro??? Realmente os Russos fizeram tudo dentro do regulamento, isso não seria nada de mais, como também os procedimentos dos americanos. Dessa forma, parabéns aos DOIS lados envolvidos nesse fato.
Segue o jogo, de vez em quando a “cor da camisa” determina a torcida pelos times de preferência
Sou espectador não torcedor, um entusiasta da aviação civil e militar, usar a camisa de um time não significa ser condescendente, meus comentários procuro fazer o contra ponto.
Mantenha a tensão e… indiscutivelmente … o orçamento! Ambos os ministérios da defesa agradecem.
Perfeito, imagens como essas liberam as nossas fantasias (vai ter guerra e ainda bem que Eu não vou lutar e sim ver pela TV) e centenas de milhões de dolares para as duas Forças Aéreas.
Fico imaginando se as Forças Armadas do Brasil se utilizasse dessa máxima, sei lá, contra Nicolas Maduro, por exemplo.
Nada demais, apenas um dia normal, um teste de defesa e efetividade. Xadrez
O dia que os Russos forem botar a girimpoca pra piar mesmo os americanos vao achar que são uma dessas interceptações de rotina.
O mesmo pode ser dito para o outro lado…
Você vê um bombardeio com capacidade nuclear em uma rota que pode ocasionar um risco e Você vai deixá-lo passear tranquilamente? Os dois lados envolvidos possuem procedimentos consolidados a mais de 70 anos para essa situação do vídeo. Certamente mais de 90% da audiência do blog nem tinha nascido quando isso começou a ser criado.
TU-95 é impressionante como um bombardeiro a helice possui uma velocidade de 950 km/h…
Na média, deve ser similar ao F-35. hehehehehe
Quando essas interceptaçoes aconteceram aqui perto, na Venezuela, disseram q o Maduro mordeu a isca, mostrou tudo o que tinha e tal… Agora não vi ninguém dizer o mesmo dos americanos… Não poderiam ter mandado os F-15 para essas interceptaçoes?
Olá Argos! O Problema de enviar F-15 é que os armamentos nele instalados sofrem demasiado desgaste, quando comparado aos carregados pelo F-22. Nesse caso a diferença de custo de hora de vôo dos dois pode se igualar ou até pender para o lado do F-22, afinal uma carga de 8 mísseis no estado da arte não é muito barato para jogar fora depois de algumas poucas horas de vôo. Também existe a questão de que os russos estão treinando sério e estão levando junto A-50 e escoltas, conforme manda o figurino e o F-15 não teria chance de se aproximar… Read more »
Concordo, se mandassem os F-15 seriam detectados pelo A-50 com facilidade (F-15 tem alto RCS), que iria vetorar o Su-35 para a defesa do pacote de ataque, seria uma batalha em condições similares, talvez até com vantagem para os russos se for Su-35vsF15C. Já com o F-22 a coisa muda, os americanos ganhariam um tempo precioso até serem detectados pelo A-50.
Flexionar os músculos é sempre bom, principalmente em época de pandemia.
Existem uma séria de Forças Armadas que são especialistas e extremamente mortais em paradas militares.
Não é o caso dos Americanos, País em que parada militar é coisa extremamente rara.
Concordo. Os americanos gostam de ver seus tanques em estradas de outros países, seus aviões voando no céu de outros países e seus navios navegando em zonas marítimas de outros países.
Eu escrevi sobre o F-15 pois pensei em guardar segredo sobre o principal vetor de superioridade aéreo americano. Será que foi por isso que não enviaram o F-35? Ou ele não foi projetado para esse fim? Grato pelas explicações!
Agora quem vai falar que os aviões Russos não conseguem ver os F-22???
Segue o jogo de “gato e rato”
Lata velha que pode carregar uma série de mísseis uns até com ogiva nuclear.
Primeira formação com escolta de 2 su35 e avião radar, ta meio suspeito, bem agressiva. Achava f22 no Alasca meio excessivo, porem vejo que russos estão indo com seu melhor armamento linha e f22 e um belo desencorajador de qualquer aventura putiniana.
Os belos projetos soviéticos no ar, enquanto os novos projetos russo não deixarem de ser apenas projetos é o que há…e lá se vão 30 anos da URSS
Esses F- 22 são imponentes e lindos!
Brincadeira cara essa, para os dois lados…
O petróleo tá barato… é bom queimar um pouco já que está faltando espaço para armazenar.
Os dois lados colocando suas equipagens para trabalhar, nada mais do que isso. E aproveitam para trocar os videos. Virou carne de vaca.
Antes de hipotéticas “interceptações” os mísseis de cruzeiro já teriam sido as dores de cabeça de ambos.
Fico com pena sempre que vejo um raptor. Injustiçado raptor. Teria vendido milhares.