As tripulações das aeronaves Tu-160 e Il-78 de longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) exercitaram o elemento mais difícil do treinamento de voo — o reabastecimento em voo noturno.

Os voos ocorreram em condições climáticas adversas, com forte vento lateral.

Somente equipes experientes estavam envolvidas no turno de voo e realizaram duas operações de reabastecimento durante o voo de muitas horas.

Mais de cinco unidades de aeronaves estiveram envolvidas nos voos. O reabastecimento foi realizado à noite em altitudes superiores a 5 mil metros e a uma velocidade de cerca de 600 quilômetros por hora, usando iluminação adicional instalada nas aeronaves-tanque e nas aeronaves de reabastecimento. Ao mesmo tempo, a distância entre os aviões foi inferior a 30 metros.

A prática desses elementos aéreos é uma das mais complexas e, ao mesmo tempo, necessárias no treinamento de voo das tripulações de longo alcance, permitindo que elas aumentem significativamente o alcance do combate e realizem tarefas com o objetivo pretendido a uma grande distância de suas bases.

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

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Willber Rodrigues

O cockpit do “Cisne Branco” parece ser muito analógico. De qualquer forma, acho o TU-160 o bombardeiro mais bonito que existe

Pedro Rocha

Saudações Willber Rodrigues! Eu pensei a mesma coisa! Eu chuto que esse ai ainda não foi modernizado!

ADRIANO MADUREIRA

Cockpit atual modernizado…
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Rafael Coimbra

Esse cockpit é de um helicóptero. Olha a “alavanca” no lado esquerdo do assento, a configuração dos pedais e a claridade proporcionada pelas vigias próximas aos pés do piloto…

Pedro Rocha

Saudações senhores! Eu vou aproveitar o tópico e perguntar se já foi homologado abastecimento noturno e abastecimento a helicópteros no KC-390. Inclusive utilizando iluminação de baixa visibilidade com NVG.

Nilton L Junior

Não é para fracos.

Leandro Costa

Sem querer encher o saco e nem colocar lenha em fogueira alguma, mas não vejo novidade nisso. Se é novidade para os Russos (e acredito que não seja), os EUA vem fazendo isso desde a década de 1950 tanto com USAF quanto com USN/USMC.

Matheus Santiago

Não é novidade também para os russos, a diferença entre os países é que um mantém a doutrina operacional treinando e o outro que efetivamente realiza essas operações implementando em guerras assim como em treinamentos constantes. Entretanto, nem precisamos argumentar desde 1950, basta colocarmos desde a queda da URSS.   Acredito que desde a queda da URSS, não sobrou dinheiro para a realização constante deste tipo de treinamento, mas sim simulações pontuais. Assim como acredito que isso esteja mudando desde a entrada da Rússia na Síria e o ressurgimento do poder militar russo, e esse tipo de capacidade é muito… Read more »

PACRF

Acredito que a intenção do Poder Aéreo não foi dar um “furo de reportagem”, apresentando uma “novidade”, mas informar seus leitores sobre uma operação de treinamento complexa da força aérea russa.

paulo osta

A cesta da sonda de reabastecimento fica iluminada.
Assim fica mais fácil o contato,boa ideia.

Glaison

Vamos aumentar o desafio?
Bora, realizar reabastecimento em voo a noite, com chuva e voando invertido.

fresney

O bixo é grande pacas, sugestao ao poder aereo fazer um artigo comparando o mesmo junto ao B-1 Lancer

Luiz Trindade

Treinamento server para isso… Se antecipar as condições ambientais hostis e ter soluções de modo que isso não impeça o cumprimento da missão! Estão de parabéns a Força Aérea Russa!