F-35A da USAF sofre colapso do trem de pouso
Incidente ocorreu após pouso na Base da Força Aérea de Hill
O trem de pouso de um caça F-35A Lightning II da USAF entrou em colapso depois de pousar na Base da Força Aérea Hill, em Utah. O avião, atribuído à 388ª Fighter Wing, realizava um voo de treinamento de rotina. O piloto saiu da aeronave e passou por uma avaliação médica de rotina.
Em resposta ao incidente, a pista foi fechada e as aeronaves da Hill AFB em voo no momento do incidente foram desviadas para outros aeroportos. Voos de treinamento adicionais foram pausados até a pista reabrir.
Um conselho formal de revisão de segurança investigará o incidente.
Esta foi a segunda ocorrência com o F-35A em questão de semanas, depois de um acidente na Base Aérea de Eglin, na Flórida, durante o pouso, após uma missão de treinamento de rotina em 20 de maio de 2020.
Outro F-35 sofreu colapso do trem de pouso há menos de dois anos. A aeronave acabou com o nariz na pista da Base Aérea de Eglin, na Flórida.
E tome notícia de falhas no F-35, é um equipamento muito caro para continuar tendo tantas falhas ao longo dos anos. Não vemos tantas falhas nos F-15, F-16, F-18 e F-22.
Pois é e se falar mal do “gordo” é tachado de fanboy de material russo assim como falar mal do Su-57 é ser fanboy do tio Sam.
Fanboy não… RedBoy!
Vc não viu falhas do F-16 pq as falhas eram lá nos anos 70/80, quando ele entrou em operação.
Tem até filme (“afterburn”) contando a história de um piloto que faleceu e a esposa dele processou a General Dynamics.
Outra:
Vc não verá falhas em projetos Russos ou Chineses pq até o médico que contou sobre o Covid “desapareceu”….
Nos 2 países não existe imprensa livre.
Vai falar mal do Putin na Rússia pra ver com quantas balas na nuca uma pessoa comete suicídio! eoihaeoiheao
O SU-57 esta devagar e os chineses se não fosse a espionagem ainda estariam mais devagar que os russos.
Salve Rui! Sumido hem!
Muito bem colocado!!
Ja tentei achar esse filme p ve-lo novamente, mas eh missao impossível! Se alguém souber de algum link, agradeco!
Anthony, vc pode comprar na amazon por 17 dollar. Ou usado por 11 dollars. So trm 5 em estoque.Não vi em bluray, apenas dvd. Devem entregar no Brasil. Talvez tenha na Amazon brasileira.
Rui, mais de 70% da audiencia do blog não tinha nascido nessa época.
Exato Rui! Duas décadas ou mais atrás não existia essa transparência ou, por outra, não existiam interesses legítimos (de quem quer estar informado e saber como são gastos os recursos da defesa) e ilegítimos (candidatos derrotados, etc). Mais ainda, não havia a web e os mensageiros instantâneos para alastrar notícias mais rápido do que fogo em refinaria. O que não mudou muito, na minha modesta opinião, foi a Rússia, onde só se publica o que se “deseja” que seja transparente, ou seja, os sucessos. Nada de fracassos. A China, nova no jogo, duas décadas talvez, segue a… Read more »
E é por isso que nesta questão…
A verdade é que não dá pra afirmar absolutamente nada. Fica mesmo so as estatísticas antigas de confrontos entre aviões dos 3 países !
Saido dos 2 extremos, nem Fan nem Red.
Quantas falhas já ouviu falar dos Thyphon (Eurofigther) logo que entraram em serviço?
Quantas falhas já ouviu falar dos Rafale logo que entraram em serviço?
A quantidade de falhas dos F-35 esta sendo maior que a media dos outros. Apresentar falhas no fim da vida útil de um caça é até esperado, mas não é esse o caso dos F-35.
Segundo seu raciocinio (???) o F35 so estara no ponto (sem falahas) la pra 2050… Isso se não tivesse sido emitido relatorio do governo americanos apontando dezenas de falhas que não podem ser resolvidas…
Sabe demais vc…
E pra falar que Putin tem esse apoio todo deve ter ido lá no minimo… Acho que aquelas manifestações contra o bloqueio da internet ano passado deve ter sido na URSS e nao na Russia…
O maior problema do F-35 foi na sua gestão, até hoje não entendo, o que deu na cabeça desse pessoal, em achar que ia conseguir desenvolver e produzir ao mesmo tempo, 3 modelos em uma plataforma só, e ainda com baixo custo.
Algo me diz… Que a Boeing vai se dar bem… Numa futura licitação de novos caças !
Gordinho problemático este viu. Já está operacional mesmo com seus trocentos problemas de vários níveis de gravidade e tal. O estado da arte vai ser muito foda quando estiver sem problemas mas até lá ,haja notícia ruim.
Creio q os israelenses devem ter modificado a eletrônica de seus F-35 Adir e nisso estarem tranquilos na operação da máquina.
É o abacaxi voador!
Obs: Não sou fã boy da Rússia
Hauhauhauhauhau!!! Olha, olha !!!rs
Da França talvez , mas da Rússia não.
Da França? rsrsrs adepto da bandeira branca?
No que tange à beleza das aeronaves tbm curto as francesas! 😉
F-35 é como carro de luxo antigo.
Vc tem duas alegrias: Quando compra e quando se desfaz.
Deve ter sido um componente fabricado na china que causou o problema…
A Lockheed tem um departamento específico para criar falhas e danos.
E agora,inaugurou outro dedicado a criar quedas de aviões.
A China não precisa se preocupar com isso.
Tem gente que ainda esta no século 19 em relação a China, e para esses a terra é plana nem desenhando vão conseguir entender as capacidade industrial tecnológica que conseguiram alcançar, por isso lemos comentário como esse de copia, bla bla bla, ou sofrem da síndrome do cebolinha cultural raivoso.
Kings,
Rsrsrsrs.
Já te falei : Não curto China nem Rússia, mas curto teus comentários.
Boa resposta ao “Leitor Sincero “.
Abs.
O sujeito deixa a bola quicando…..
kkkkkkk
SDS.
Alegria em avião quando se desfaz é complicado. hahahahaha
Mais do mesmo : F-35 “Aadvark II”
Rapaz… O que esta havendo com a USAF heim?!? Complicado esse F-35… Será que com seu adversário que era da BOEING teria tantos problemas assim?!? Fica a pergunta…
Pois é Luiz, será???
Credo…. Deus nos livre ter que ver aquele tranco da Boeing a voar durante décadas. O X32 era horrível de ver.
antes da crise do MAX, do KC-46 e da Starliner eu sinceramente achava que sim, mas agora tenho minhas duvidas. Parece que e’ um problema geral nas empresas americanas (busca cega por custo e prazo).
E, ao que parece, envelhecimento do corpo de engenheiros por aquelas bandas(será que não tem mais engenheiros formando por lá não?)tbm está contribuindo.
Parece-me que tem mais a ver com a forma de condução dos projetos. Pulverização da engenharia por inúmeras pequenas empresas, por todo canto do mundo. Soma-se a isso prazos apertados e baixa prioridade em se revisar tudo.
Na boa, a Lockheed Martin está se lixando… o avião, pra ela, já é um sucesso (para ela, repito).
É exatamente esse o ponto, Adriano. Quanto mais problema der mais grana a Lockheed ganha.
Como me disse o mecânico da minha moto(KTM Duke200), uma vez,quando foi buscar peça na concessionária Honda Betim na época do problema no bloco do motor das CB 300//XRE 300 e lá o vendedor mostrou pra ele que a loja havia lucrado mais de 1 milhão em venda de peças(principalmente blocos de motor) enquanto menos de 500 mil com motos novas. 😉
Eles estão de olho em produzir mais gastando menos e não estão nem aí com a qualidade.
Isso mesmo, vide a infinidade de cópias que andam fazendo dos Russos e Chineses…
Obs.: Só que não!
E por falar do KC-46 ele ainda segue com problemas.
https://www.bnnbloomberg.ca/boeing-sees-44-billion-tanker-decision-delayed-by-four-years-1.1448160
De novo?
Interessante que só se vê esse tipo matéria onde a imprensa é livre.
Sabemos disso.
O Snowden tornou público.
Soltou pecinha…
Será que esse caça veio pré-fabricado da China para ficar soltando pecinha… Kkkkkkkkkkkkkkk
Talvez.
Mais um esforço da China para minar a já preocupante situação dos EUA.
F-35 é tão problemático que nem os Chineses querem copiar..
Senhores, este acidente ate que e comum, alguem imaginou que o mais provável e que piloto escedeu limite de pouso. Como bem anotado em 2018 teve acidente igual e se náo teve retrabalho e porque passou limites de pouso. Tem vários casos de pousos fortes sem quebra trem pouso e a aeronave e condenada. Vai ter uma investigação que com fatos tecnicos ira definir responsabilidades, se for falha produto veremos retrabalho.
Fecharam a linha de produção do F22 por essa porcaria aí?
Pois é, e estavam pedindo pra reabrir e tal e dar um tapa na eletrônica do bicho ,além de fabricar,creio eu, mais umas dezenas mas….. olha o que está dando. Deveriam ter deixado o F-35 ficar só no B e C e a USAF ir de F-22 mas…..
Foi um dos maiores erros estratégicos, se o F-22 estivesse em produção ( consequentemente em evolução ) as versões mais recentes com a evolução que tivemos seria muito superior ao F-35! Só agora com o Trump é que conseguiram a verba para fazer o uprade necessário,alguns equipamentos á estão obsoletos, no F-22 para atualizar os seus equipamentos e permitir que ele use as armas mais modernas do inventário da USAF.
Imagina quanto $$$$$$$$$ rodou na mão dos responsáveis
Fecharam a linha porque a últimama unidade tinha custado us$ 400 milhões.
O f22 também partiu o trem de aterragem ao aterrar, não vai muito tempo.
Eu só pensei no quanto vai custar a “lanternagem” kkkkk Vai sair uma grana esse arranhado aí hehehe
Talvez, não.
Os americanos já têm uma oficina especializada em reparar revestimento de F-35.
Sabe como é, né?
Muito trabalho.
kkkkkkkk
Mais grana no bolso do congressista que faz Lobby da Lockheed.
Base urucada ou avião urucado?
Essa matéria ta reptida ou foi a segunda aeronove q tem o mesmo acidente ….ate a foto parece a mesma……. Se for outro incidente so o trem de pouso dianteiro ta quebrando. .vao ter q rever isso ai
Entre o F-22 e o F-35A eu escolheria o F-22, de olhos fechados!
Esse abacaxi voador só serve para gerar assunto de discussão, ponto final.A Lockheed Martin ganhou um contrato para fazer uma avião de 5ª geração mas acabou produzindo um de 5ª categoria e esse contrato não teve um custo prévio aprovado, tipo assim, gastem a vontade não se preocupem, tá tudo liberado. E sabe quando isso vai melhorar? Quando cortarem a grana, que é atualmente sem limites…… isso não pode dar certo.
Ainda o Chile… tem interesse no F – 35.
Bem ou mal são poucos os caças de 5ª geração disponíveis, se não for ele tem que ser os chineses ou o SU-57.
Realmente toda semana tem notícias de algum problema com essa aeronave, o f35 pode ser um dos melhores caças que tem na atualidade mas tem que amadurecer muito para se tornar confiável pois seus problemas vão desde o software até o parafuso que prende algumas estruturas, e não tem como negar que existem problemas que podem ser muito perigosos para o piloto e a capacidade de defesa dos seus utilizadores pois em tempos de paz como esses já estão dando problemas recorrentes imagina em algum conflito onde ele iria ser bastante exigido. Vejo o f35 como um projeto bastante interessante,… Read more »
Tá certo que pousar de barriga pode muito bem ser erro do piloto, mas quando é com a orquinha os dedos apontam pras muitas falhas da LM…
F-35 Baleia soltando pecinhas. Já matou muitos pilotos por falta de oxigênio….
Tinha ideia que o Raptor é que andava a intoxicar pilotos, mas acho que não os matou.
Engraçado ver fan boy sino-russo avacalhando o F35.
Não existem notícias dos caças russos e chineses.
Em tempo, Israelenses não reclamaram ainda da orquinha.
Ponto pra ele.
Claro!
‘Cavalo dado não se olha os dentes’.
Era só o que faltava.
Ganhar o avião e ainda reclamar com quem deu.
Ou vc, realmente, acredita que Israel tem dinheiro para comprar isso?
O máximo que eles fizeram foi estancar as entregas acordadas.
Não sei por qual motivo.
Isso é que dá colocar produto no mercado a toque de caixa.
Aliás, até o WINDOWS é vendido recheado de bugs, quanto mais um avião ou a BOEING se fudeu porque?
De novo?!!! É o pato de ouro manco. Nem Deus na causa.
As falhas do F35 se devem ao Pentágono. Pediram tecnologias que não eram maduras e puseram em produção para ir consertando depois.
Nada que outro cheque em branco não possa resolver!
–
Saudações!
O F-15 tem mais de 48 anos desde o início do projeto……
Vamos fazer o seguinte? Quem aposta que o “Abacaxi voador” vai chegar a mais 15 anos de operação ?????
E a jaca-35 a cada dia vai dando mais prejuizo ao bolso do contribuinte americano.
Nada que uma substituição das peças não resolva! Passa na funilaria do tio Matin que ele faz a lataria e ainda deixa envelopado no estilo, deixa zero bala!
Depois leva na mecânica e tornearia do tio Jacó ele vai desmontar, substituir a peça quebrada e ainda vai dizer se tem conserto na peça que quebrou e se vale a pena, de quebra ele faz um precinho de tio para sobrinho!
Senhores, o avião não é ruim, o problema é a Prista que não é perfeitamente lisa.
Desativar modo irônico.
Leia-se pista ao invés de Prista.
Se ficar difícil para a LM, temos aqui uma empresa que faz trens de pouso com excelência. Qualquer coisa fazemos para eles. kkkkkkkkkkkk
Bom dia, o f22 hoje, do jeito que está é superior ao f35 e em confiabilidade muito, mas muito superior e se tivessem investido no 22, o que investiram no 35, os eua, teriam hoje ou o xwing ou o tie de star wars. Esta opção do pentágono me lembra muito o BRASIL, molhando $$$$ a mão de uns… combinando $$$$ para outros…Pagando $$$ para campanhas políticas, acho que não é só covid que pega e desgraça não…
Bem, veja o F-14 teve um desenvolvimento problemático e hoje tem muita gente que admira e sempre que tem a oportunidade fala em trazê-lo de volta.
Soltou pecinha ? Or foi erro humano ?
Sem dúvida que os projetos chineses e russos estão também cheio de falhas, mas devemos considerar que ambos os países estão iniciando o desenvolvimento de seus caças e com menos recursos disponíveis no desenvolvimento. Sou da época do desenvolvimento dos F-15 e F-16 e na época não tínhamos tanto acesso à informação como hoje. Mas sem dúvida é preocupante a sequência de falhas no projeto que chegam a comprometer a disponibilidade e o envelope de uso do F-35. Vejam que para quem já opera o F-22, esperava-se que F-35 viesse melhor projetado. Inovar demais gera estes riscos, as vezes insuperáveis.
Alguém poderia por favor me dizer se existe uma ( pelo menos uma ! ) parte dessa geringonça que não deu defeito ?
Xiiiii…….mais um soltando a pecinha… Boa sorte para aqueles que adquirirem esse verdadeiro Fiat 147 de asas.