Mockup do KF-X

Mockup do KF-X

LYNN, Massachusetts — A GE Aviation entregou o primeiro motor F414-GE-400K em maio à Korea Aerospace Industries Ltd (KAI) para o caça autóctone da próxima geração da Coreia do Sul, conhecido como KF-X.

Desenvolvido para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), o KF-X, equipado com dois F414, proporcionará uma capacidade de missão significativamente maior, raio de combate estendido e vida útil mais longa em comparação com as aeronaves atuais.

“A GE está entusiasmada por alcançar esse marco importante no programa KF-X”, disse Al DiLibero, gerente geral do departamento de motores de combate e treinamento médios da GE. “Nosso sucesso até agora neste programa reflete o forte relacionamento entre a ROKAF, nossos parceiros da indústria sul-coreana e a GE Aviation, e a longa e bem-sucedida história de nossos motores que acionam as aeronaves da ROKAF”.

A Korea Aerospace Industries Ltd (KAI) da Coreia do Sul selecionou a GE Aviation em maio de 2016 para fornecer motores F414-GE-400K para o caça KF-X. A aeronave multifuncional KF-X, um projeto de US$ 7,4 bilhões, está sendo projetada e construída pela KAI. A aeronave KF-X substituirá a frota coreana de F-4D/E Phantom II e F-5E/F Tiger II.

O programa de desenvolvimento está programado para ser concluído em 2026, que inclui a produção de 15 motores de teste de voo F414 e seis protótipos até 2021. Os testes de voo ocorrerão em 2023. As 120 aeronaves KF-X estão programadas para as forças armadas da Coreia do Sul. A GE Aviation fornecerá 240 motores de produção F414 mais peças de reposição.

Modelo em 3D do KF-X

A GE fez parceria com a Coreia do Sul muitas vezes para propulsar aeronaves em seu inventário. Atualmente, os motores F404 da GE equipam o T-50 Golden Eagle sul-coreano, um treinador supersônico de alto desempenho desenvolvido com a KAI para a ROKAF. Os motores de turbina de eixo T700 da GE equipam o helicóptero utilitário coreano Surion. Além disso, os motores F110 da GE propulsionam as aeronaves F-15K da ROKAF.

O motor F414 da GE entrou em serviço em 1998 e voou mais de 4,6 milhões de horas com mais de 1.750 motores entregues. Além do KF-X, o F414 equipa o F/A-18E/F Super Hornet e o EA-18G Growler da Boeing, o JAS 39E/F Gripen da Saab, o Tejas Mark 2 da Índia, e o X-59 Quiet Supersonic Transport da Lockheed Martin e da NASA.

A GE Aviation, uma unidade operacional da GE, é fornecedora líder mundial de motores a jato e turboélice, componentes, sistemas digitais, aviônicos, energia elétrica e mecânica integrados para aeronaves comerciais, militares, comerciais e de aviação geral. A GE Aviation possui uma rede global de serviços para dar suporte a essas ofertas e faz parte da Digital Industrial Company, com máquinas e soluções definidas por software, conectadas, responsivas e preditivas.

Vista em corte do Motor GE F414

FONTE: GE Aviation

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments