Desta vez deu certo e o lançamento da missão SpaceX Demo-2 ocorreu como previsto. A primeira nave espacial tripulada desenvolvida e operada pela iniciativa privada, sob contrato da NASA, foi ao espaço. E você, também quer ir pro espaço? Veja as imagens e informações desse marco da exploração espacial em mais uma matéria oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê 

Depois do adiamento da missão originariamente planejada para a última quarta-feira, cujo lançamento não ocorreu devido às condições meteorológicas, muita expectativa estava depositada na nova tentativa deste sábado. E desta vez o lançamento aconteceu!

O foguete comercial SpaceX Falcon 9, carregando em sua nave Crew Dragon os astronautas astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley da NASA, foi lançado do Centro Espacial  Kennedy às 15h22 locais (16h22 no horário de Brasília). O lançamento foi feito da histórica plataforma 39, de onde saíram as missões Apollo para a Lua, na virada dos anos 60-70.

Para a agência espacial americana e para a companhia privada SpaceX, o lançamento oficialmente inicia uma nova era nas missões tripuladas de astronautas americanos, decolando de instalações no território dos EUA. Alguns minutos após deixar a terra, o controle do voo foi transferido do centro SpaceX instalado no Cabo Canaveral (Flórida) para o quartel-general da empresa em Hawthorne, na Califórnia.

Enquanto isso, os nove motores Merlin do primeiro estágio do foguete Falcon geravam mais de 1,7 milhão de libras de empuxo. O desligamento dos nove motores ocorreu como esperado e foi seguido da separação dos estágios. O segundo possui um único motor Merlin, que queimou por aproximadamente seis minutos.

Praticamente ao mesmo tempo em que o segundo estágio finalizava sua queima, o primeiro estágio descia para pouso no navio-drone da SpaceX, no Oceano Atlântico. Esta é uma inovação desenvolvida pela empresa pertencente ao magnata Elon Musk, permitindo reutilizar o primeiro estágio em futuras missões. A transmissão ao vivo do evento mostrou o estágio já pousado perfeitamente em seu ponto, enquanto se iniciava a separação da nave Crew Dragon do segundo estágio, o que se deu doze minutos após o lançamento.

Nesse ponto a nave finalizou sua subida e iniciou a entrada em órbita, que segundo a NASA foi bem-sucedida. No momento em que esta matéria era publicada, começava uma queima controlada para colocar a Crew Dragon numa trajetória de encontro com a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). A previsão de docagem com a ISS será, conforme informado pela NASA,  às 10h29 deste domingo (11h29 no horário de Brasília).

Nesse meio-tempo, os astronautas Behnken e Hurley deverão assumir controle da nave para os testes de voo manuais, demonstrando a capacidade de controlar a espaçonave em qualquer contingência.

Saiba mais sobre o Commercial Crew Program

A missão representa um marco não só para a empresa SpaceX do magnata Elon Musk, também conhecido por ser o CEO da Tesla Motors, mas também para a NASA. Trata-se da iniciativa “Commercial Crew Program” (grosso modo, programa tripulado comercial), em que a agência espacial deixou a cargo de indústrias aeroespaciais americanas não só o desenvolvimento, mas a operação de uma nova geração de naves espaciais e sistemas de lançamento.

Boeing e SpaceX competiram no programa, cujo objetivo é levar tripulações para órbitas baixas e para a ISS. O projeto da SpaceX mostrou-se melhor que o de sua competidora, que sofreu com falhas de software. Segundo a NASA, o transporte comercial de e para a estação espacial permitirá expandir a utilidade da ISS, com mais tempo de pesquisa e mais oportunidades.

A estação é considerada como fundamental para o entendimento e superação de desafios das missões espaciais de longa duração, como as que se espera realizar para Marte. Passando à iniciativa privada a tarefa de transportar carga e pessoas para órbitas baixas, a NASA espera conseguir expandir seu foco na construção de naves e foguetes para missões longas de exploração do espaço profundo.

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que acaba de lançar o clipe da música “QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?

Esta notícia é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda está se mantendo ativa mesmo nesta pandemia planetária e acaba de lançar seu novo clipe,”QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?“. É uma nova música, que não está no primeiro álbum dos Abduzidos do iê iê iê.

Clique no link ou na imagem acima conferir esse lançamento da banda! Áudio e vídeo foram gravados nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um gravando suas partes em suas casas no meio dessa pandemia do Covid 19.

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita” (Clique no link para acessar o álbum no Spotify ou na imagem abaixo)

Veja também os mais recentes clipes (além do álbum completo) lançados no canal da banda clicando nas imagens abaixo, ou clique aqui para acessar o canal no Youtube.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments